Sensibilidade fonológica para rima e aliteração em pré-escolares com transtorno fonológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ranilde Cristiane Cavalcante [UNIFESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Souza, Thaís Nobre Uchôa [UNIFESP], Ávila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6152
http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912011000200009
Resumo: OBJETIVO: Caracterizar o desempenho de um grupo de pré-escolares com transtorno fonológico em tarefas metafonológicas de identificação e produção dos segmentos de rima e aliteração fonológica. MÉTODOS: Participaram 56 pré-escolares de ambos os gêneros, na faixa etária entre 4 e 6 anos de idade, distribuídos em: Grupo Pesquisa, composto por 28 pré-escolares com Transtorno Fonológico; e Grupo de Comparação, composto por 28 pré-escolares com fala normal e sem quaisquer queixas relacionadas à comunicação oral. Foram aplicados: Teste de Linguagem Infantil ABFW - Fonologia; tarefas de identificação e produção de rimas e aliterações, contidas no Teste de Consciência Fonológica: Instrumento de Avaliação Sequencial - CONFIAS. Os dados foram analisados estatisticamente. RESULTADOS: Os pré-escolares com transtorno fonológico mostraram pior desempenho geral de sensibilidade fonológica. Em ambos os grupos, os pré-escolares tiveram mais acertos com o segmento de aliteração e não houve diferença de desempenho entre as tarefas de identificação e produção. No segmento de rima, os pré-escolares apresentaram melhor desempenho na tarefa de identificação. Já no segmento de aliteração, apresentaram melhor desempenho de produção. A produção de rima foi a tarefa mais difícil e a produção de aliteração foi a tarefa mais fácil. CONCLUSÃO: Pré-escolares com transtorno fonológico têm pior desempenho em sensibilidade fonológica do que crianças com fala normal. No entanto, ambos os grupos apresentam melhor desempenho com o segmento de aliteração e não possuem diferenças entre tarefas de identificação e produção.
id UFSP_765ba37ae8ee0b0656de00113bb34df0
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/6152
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Costa, Ranilde Cristiane Cavalcante [UNIFESP]Souza, Thaís Nobre Uchôa [UNIFESP]Ávila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas Faculdade de Fonoaudiologia de Alagoas2015-06-14T13:42:45Z2015-06-14T13:42:45Z2011-01-01Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 23, n. 2, p. 129-134, 2011.2179-6491http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6152http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912011000200009S2179-64912011000200009.pdfS2179-6491201100020000910.1590/S2179-64912011000200009OBJETIVO: Caracterizar o desempenho de um grupo de pré-escolares com transtorno fonológico em tarefas metafonológicas de identificação e produção dos segmentos de rima e aliteração fonológica. MÉTODOS: Participaram 56 pré-escolares de ambos os gêneros, na faixa etária entre 4 e 6 anos de idade, distribuídos em: Grupo Pesquisa, composto por 28 pré-escolares com Transtorno Fonológico; e Grupo de Comparação, composto por 28 pré-escolares com fala normal e sem quaisquer queixas relacionadas à comunicação oral. Foram aplicados: Teste de Linguagem Infantil ABFW - Fonologia; tarefas de identificação e produção de rimas e aliterações, contidas no Teste de Consciência Fonológica: Instrumento de Avaliação Sequencial - CONFIAS. Os dados foram analisados estatisticamente. RESULTADOS: Os pré-escolares com transtorno fonológico mostraram pior desempenho geral de sensibilidade fonológica. Em ambos os grupos, os pré-escolares tiveram mais acertos com o segmento de aliteração e não houve diferença de desempenho entre as tarefas de identificação e produção. No segmento de rima, os pré-escolares apresentaram melhor desempenho na tarefa de identificação. Já no segmento de aliteração, apresentaram melhor desempenho de produção. A produção de rima foi a tarefa mais difícil e a produção de aliteração foi a tarefa mais fácil. CONCLUSÃO: Pré-escolares com transtorno fonológico têm pior desempenho em sensibilidade fonológica do que crianças com fala normal. No entanto, ambos os grupos apresentam melhor desempenho com o segmento de aliteração e não possuem diferenças entre tarefas de identificação e produção.PURPOSE: To characterize the performance of a group of preschool children with phonological disorder in metaphonological tasks of identification and production of rhyme and alliteration. METHODS: Participants were 56 preschool children of both genders, with ages between 4 years and 0 months and 6 years and 11 months, distributed into: Research Group, comprising 28 preschoolers with phonological disorder, and Comparison Group, comprising 28 preschool children with normal speech and no complaints related to oral communication. The following testes were applied: Child Language Test ABFW - Phonology, tasks of identification and product ion of rhymes and alliteration of the Phonological Awareness Test: Instrument of Sequential Assessment - CONFIAS. Data were statistically analyzed. RESULTS: Preschoolers with phonological disorder had worse overall phonological sensitivity performance. In both groups, children had better scores with the segment of alliteration, and there was no difference in performance between the tasks of identification and production. With rhyme segments, preschoolers showed better performance in the identification task, while with alliteration segments they showed better performance in the production task. Rhyme production was the most difficult task, and alliteration production was the easiest. CONCLUSION: Preschoolers with phonological disorder showed worse performance in phonological sensitivity than children with normal speech. However, both groups showed better performance with the alliteration segment, and showed no differences between identification and production tasks.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Programa de Pós-graduação (Mestrado) em Distúrbios da Comunicação HumanaUniversidade de Ciências da Saúde de Alagoas Faculdade de Fonoaudiologia de AlagoasUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Departamento de FonoaudiologiaUNIFESP, Programa de Pós-graduação (Mestrado) em Distúrbios da Comunicação HumanaUNIFESP, Depto. de FonoaudiologiaSciELO129-134porSociedade Brasileira de FonoaudiologiaJornal da Sociedade Brasileira de FonoaudiologiaDistúrbios da falaPré-escolarTranstornos da articulaçãoTranstornos da linguagemLinguagem infantilSpeech disordersChildpreschoolArticulation disordersLanguage disordersChild languageSensibilidade fonológica para rima e aliteração em pré-escolares com transtorno fonológicoPhonological sensitivity to rhyme and alliteration in preschoolers with phonological disorderinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS2179-64912011000200009.pdfapplication/pdf166314${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6152/1/S2179-64912011000200009.pdf77eeba36f7a3019f94a26873b4dd31e4MD51open accessTEXTS2179-64912011000200009.pdf.txtS2179-64912011000200009.pdf.txtExtracted texttext/plain29436${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6152/2/S2179-64912011000200009.pdf.txt77b9a9dce28b152941ed0fea3d5d8847MD52open access11600/61522021-10-01 11:34:47.535open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/6152Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-25T12:23:14.885896Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Sensibilidade fonológica para rima e aliteração em pré-escolares com transtorno fonológico
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Phonological sensitivity to rhyme and alliteration in preschoolers with phonological disorder
title Sensibilidade fonológica para rima e aliteração em pré-escolares com transtorno fonológico
spellingShingle Sensibilidade fonológica para rima e aliteração em pré-escolares com transtorno fonológico
Costa, Ranilde Cristiane Cavalcante [UNIFESP]
Distúrbios da fala
Pré-escolar
Transtornos da articulação
Transtornos da linguagem
Linguagem infantil
Speech disorders
Child
preschool
Articulation disorders
Language disorders
Child language
title_short Sensibilidade fonológica para rima e aliteração em pré-escolares com transtorno fonológico
title_full Sensibilidade fonológica para rima e aliteração em pré-escolares com transtorno fonológico
title_fullStr Sensibilidade fonológica para rima e aliteração em pré-escolares com transtorno fonológico
title_full_unstemmed Sensibilidade fonológica para rima e aliteração em pré-escolares com transtorno fonológico
title_sort Sensibilidade fonológica para rima e aliteração em pré-escolares com transtorno fonológico
author Costa, Ranilde Cristiane Cavalcante [UNIFESP]
author_facet Costa, Ranilde Cristiane Cavalcante [UNIFESP]
Souza, Thaís Nobre Uchôa [UNIFESP]
Ávila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]
author_role author
author2 Souza, Thaís Nobre Uchôa [UNIFESP]
Ávila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]
author2_role author
author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas Faculdade de Fonoaudiologia de Alagoas
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ranilde Cristiane Cavalcante [UNIFESP]
Souza, Thaís Nobre Uchôa [UNIFESP]
Ávila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Distúrbios da fala
Pré-escolar
Transtornos da articulação
Transtornos da linguagem
Linguagem infantil
topic Distúrbios da fala
Pré-escolar
Transtornos da articulação
Transtornos da linguagem
Linguagem infantil
Speech disorders
Child
preschool
Articulation disorders
Language disorders
Child language
dc.subject.eng.fl_str_mv Speech disorders
Child
preschool
Articulation disorders
Language disorders
Child language
description OBJETIVO: Caracterizar o desempenho de um grupo de pré-escolares com transtorno fonológico em tarefas metafonológicas de identificação e produção dos segmentos de rima e aliteração fonológica. MÉTODOS: Participaram 56 pré-escolares de ambos os gêneros, na faixa etária entre 4 e 6 anos de idade, distribuídos em: Grupo Pesquisa, composto por 28 pré-escolares com Transtorno Fonológico; e Grupo de Comparação, composto por 28 pré-escolares com fala normal e sem quaisquer queixas relacionadas à comunicação oral. Foram aplicados: Teste de Linguagem Infantil ABFW - Fonologia; tarefas de identificação e produção de rimas e aliterações, contidas no Teste de Consciência Fonológica: Instrumento de Avaliação Sequencial - CONFIAS. Os dados foram analisados estatisticamente. RESULTADOS: Os pré-escolares com transtorno fonológico mostraram pior desempenho geral de sensibilidade fonológica. Em ambos os grupos, os pré-escolares tiveram mais acertos com o segmento de aliteração e não houve diferença de desempenho entre as tarefas de identificação e produção. No segmento de rima, os pré-escolares apresentaram melhor desempenho na tarefa de identificação. Já no segmento de aliteração, apresentaram melhor desempenho de produção. A produção de rima foi a tarefa mais difícil e a produção de aliteração foi a tarefa mais fácil. CONCLUSÃO: Pré-escolares com transtorno fonológico têm pior desempenho em sensibilidade fonológica do que crianças com fala normal. No entanto, ambos os grupos apresentam melhor desempenho com o segmento de aliteração e não possuem diferenças entre tarefas de identificação e produção.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-01-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-14T13:42:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-14T13:42:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 23, n. 2, p. 129-134, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6152
http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912011000200009
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2179-6491
dc.identifier.file.none.fl_str_mv S2179-64912011000200009.pdf
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv S2179-64912011000200009
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S2179-64912011000200009
identifier_str_mv Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 23, n. 2, p. 129-134, 2011.
2179-6491
S2179-64912011000200009.pdf
S2179-64912011000200009
10.1590/S2179-64912011000200009
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6152
http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912011000200009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 129-134
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6152/1/S2179-64912011000200009.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6152/2/S2179-64912011000200009.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 77eeba36f7a3019f94a26873b4dd31e4
77b9a9dce28b152941ed0fea3d5d8847
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1783460284546940928