Saúde coletiva nos currículos de fisioterapia: bases para o aprimoramento de uma metodologia de captação de matrizes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Júlia Andrade Freitas Ribeiro de [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/11600/70636
Resumo: Introdução: A inserção do fisioterapeuta no SUS se viabilizou politicamente na Atenção Primária à Saúde em 2008. Assim, o papel do fisioterapeuta se redefine para garantir uma inserção mais ampliada no SUS. Contudo as IES devem pautar o perfil do egresso na direção de uma formação generalista, que transcenda as habilidades clínicas e repense as competências para atuação, também na AB. Objetivos: Analisar o que as Matrizes Curriculares e os Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de graduação de Fisioterapia das Instituições Públicas Brasileiras apresentam sobre as disciplinas relacionadas a Saúde Coletiva. Método: Foram analisadas 47 IES que apresentam o curso de graduação em fisioterapia. Após a seleção das mesmas foi realizada a busca pelos documentos selecionados, no site oficial das universidades e criado um corpus textual piloto contendo informações como: Carga Horária do Curso; Objetivos do Curso; Perfil do Egresso; Eixos Norteadores do Curso; Disciplinas Obrigatórias e Optativas; Relevância e coerência com a demanda geográfica; e Avaliação institucional. Em seguida identificou-se nas Matrizes Curriculares as disciplinas pertencentes a área da saúde coletiva. Os conteúdos sistematizados foram interpretados por meio de uma avaliação crítica sobre os currículos a luz do que preconiza a perspectiva althusseriana. Resultados: A análise dos PPP e das matrizes curriculares permitiu identificar o todo da saúde coletiva nos currículos de fisioterapia das IES. Pode-se destacar a análise das diferenças e semelhanças entre as regiões do país quanto ao conteúdo de saúde coletiva, seus objetivos, a ordem e a frequência que as disciplinas são apresentadas em seus currículos. Neste contexto, vê-se como destaque a região sudeste (SE), pois a mesma apresenta o maior número de disciplinas entre as regiões do país com 30% (38). Considerações Finais: As disciplinas de saúde coletiva se apresentam de forma minimalista frente as demais disciplinas que integram os currículos do curso de fisioterapia, tornando-se apenas mais um papel a ser cumprido. Isso nos mostra a falta de um olhar abrangente para esta área de formação e o quanto esta fragmentação de disciplinas desvaloriza a saúde coletiva bem como sua trajetória profissional já que os conteúdos são apresentados aos egressos de forma pontual.
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Após a seleção das mesmas foi realizada a busca pelos documentos selecionados, no site oficial das universidades e criado um corpus textual piloto contendo informações como: Carga Horária do Curso; Objetivos do Curso; Perfil do Egresso; Eixos Norteadores do Curso; Disciplinas Obrigatórias e Optativas; Relevância e coerência com a demanda geográfica; e Avaliação institucional. Em seguida identificou-se nas Matrizes Curriculares as disciplinas pertencentes a área da saúde coletiva. Os conteúdos sistematizados foram interpretados por meio de uma avaliação crítica sobre os currículos a luz do que preconiza a perspectiva althusseriana. Resultados: A análise dos PPP e das matrizes curriculares permitiu identificar o todo da saúde coletiva nos currículos de fisioterapia das IES. Pode-se destacar a análise das diferenças e semelhanças entre as regiões do país quanto ao conteúdo de saúde coletiva, seus objetivos, a ordem e a frequência que as disciplinas são apresentadas em seus currículos. Neste contexto, vê-se como destaque a região sudeste (SE), pois a mesma apresenta o maior número de disciplinas entre as regiões do país com 30% (38). Considerações Finais: As disciplinas de saúde coletiva se apresentam de forma minimalista frente as demais disciplinas que integram os currículos do curso de fisioterapia, tornando-se apenas mais um papel a ser cumprido. Isso nos mostra a falta de um olhar abrangente para esta área de formação e o quanto esta fragmentação de disciplinas desvaloriza a saúde coletiva bem como sua trajetória profissional já que os conteúdos são apresentados aos egressos de forma pontual.This study sought to improve the methodology for capturing curricular matrices already developed by Galleguillos, Carnut and Guerra (2022), taking physiotherapy degrees as a case. To make this improvement, a qualitative investigation stage was added with key informants from the groups of interest in the research (coordinators, teachers and students) from a selected institution, where the data collected in the analyses of the PPPs and curricular matrices was submitted to the subjects who produced them. In order to test this new stage, conversations were held with key informants (01 coordinator, 01 teacher and 01 student) from a university in the South, in which the aim was to understand the knowledge offered about collective health in physiotherapy courses, for the active participation and performance of the subjects, with a view to the practice scenario in primary care. It was conducted online using the Google Meet platform, where three dimensions were addressed: 1) guiding principles and compulsory subjects; 2) theoretical and practical training in public health; and 3) professional training. The audio of the conversation was recorded, transcribed and the data content analysed. In view of this, it was concluded that the improvement of the recording methodology contributed to advances in the use of the protocol already drawn up, producing paths that made it possible to better identify the need to articulate the knowledge, skills, values and attitudes present in the PPPs and curricular matrices, as well as the involvement of coordinators, teachers and students in all stages of the process of producing these essential tools for higher education.Não recebi financiamentoleonardo.carnut@unifesp.br148 f.https://repositorio.unifesp.br/11600/70636porUniversidade Federal de São PauloFisioterapiaSaúde coletivaCurrículoInstituição de ensino superiorSaúde coletiva nos currículos de fisioterapia: bases para o aprimoramento de uma metodologia de captação de matrizesPublic health in physiotherapy curricula: bases for improving a matrices capture methodologyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola Paulista de Enfermagem (EPE)3972956864Mestrado em Ensino em Ciências da SaúdeFormação em saúdeAvaliação, currículo, docência e formação em saúdeORIGINALDissertação Julia Andrade pdf 3A.pdfDissertação Julia Andrade pdf 3A.pdfDissertaçãoapplication/pdf1761702https://repositorio.unifesp.br/bitstreams/8695ee45-1923-45fb-bdff-2610731f3be8/download0ae004e40e377579936e45d0c4bdfcf6MD54Produto Educacional - Julia Andrade pdf 3A.pdfProduto Educacional - Julia Andrade pdf 3A.pdfProduto Educacionalapplication/pdf809675https://repositorio.unifesp.br/bitstreams/66928592-55d2-4485-a92c-758134f9a0a5/downloaddc84f94fc714d38c788c616b38a14217MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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author Souza, Júlia Andrade Freitas Ribeiro de [UNIFESP]
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Saúde coletiva
Currículo
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description Introdução: A inserção do fisioterapeuta no SUS se viabilizou politicamente na Atenção Primária à Saúde em 2008. Assim, o papel do fisioterapeuta se redefine para garantir uma inserção mais ampliada no SUS. Contudo as IES devem pautar o perfil do egresso na direção de uma formação generalista, que transcenda as habilidades clínicas e repense as competências para atuação, também na AB. Objetivos: Analisar o que as Matrizes Curriculares e os Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de graduação de Fisioterapia das Instituições Públicas Brasileiras apresentam sobre as disciplinas relacionadas a Saúde Coletiva. Método: Foram analisadas 47 IES que apresentam o curso de graduação em fisioterapia. Após a seleção das mesmas foi realizada a busca pelos documentos selecionados, no site oficial das universidades e criado um corpus textual piloto contendo informações como: Carga Horária do Curso; Objetivos do Curso; Perfil do Egresso; Eixos Norteadores do Curso; Disciplinas Obrigatórias e Optativas; Relevância e coerência com a demanda geográfica; e Avaliação institucional. Em seguida identificou-se nas Matrizes Curriculares as disciplinas pertencentes a área da saúde coletiva. Os conteúdos sistematizados foram interpretados por meio de uma avaliação crítica sobre os currículos a luz do que preconiza a perspectiva althusseriana. Resultados: A análise dos PPP e das matrizes curriculares permitiu identificar o todo da saúde coletiva nos currículos de fisioterapia das IES. Pode-se destacar a análise das diferenças e semelhanças entre as regiões do país quanto ao conteúdo de saúde coletiva, seus objetivos, a ordem e a frequência que as disciplinas são apresentadas em seus currículos. Neste contexto, vê-se como destaque a região sudeste (SE), pois a mesma apresenta o maior número de disciplinas entre as regiões do país com 30% (38). Considerações Finais: As disciplinas de saúde coletiva se apresentam de forma minimalista frente as demais disciplinas que integram os currículos do curso de fisioterapia, tornando-se apenas mais um papel a ser cumprido. Isso nos mostra a falta de um olhar abrangente para esta área de formação e o quanto esta fragmentação de disciplinas desvaloriza a saúde coletiva bem como sua trajetória profissional já que os conteúdos são apresentados aos egressos de forma pontual.
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