Desenvolvimento e análise avaliativa de uma capacitação em violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes para profissionais do programa de Saúde da Família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Andrea da Luz [UNIFESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9313
Resumo: Objetivos: A tese teve por objetivo desenvolver e avaliar uma estratégia de capacitação na temática da violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes (VICA) para agentes comunitários de saúde e enfermeiros do Programa de Saúde da Família (PSF). A capacitação visou propiciar discussões sobre VICA, transmitir conhecimentos sobre notificação, buscar alternativas para as dificuldades enfrentadas e mobilizar recursos para um trabalho em rede. Métodos: A capacitação foi realizada junto a todas as equipes de PSF (n=7) do município de Embu/SP e a duas equipes de Fortaleza/CE. Foram capacitados 59 profissionais (50 agentes de saúde, oito auxiliares de enfermagem e uma enfermeira) em Embu/SP e 37 profissionais (30 agentes de saúde e sete enfermeiros) em Fortaleza/CE. Os profissionais foram capacitados em grupos (com média de 20 participantes cada), sendo três grupos de Embu/SP e dois de Fortaleza/CE. A capacitação totalizava 27 horas, divididas em nove encontros semanais de três horas de duração, conduzidos por uma dupla de facilitadores treinados, de acordo com as etapas descritas no manual de capacitação. A avaliação da aquisição de conhecimentos e da mudança de atitudes baseou-se nos relatados de caso pelos participantes obtidos em três tempos (T0 - antes da capacitação, T1 - uma semana depois e T2 - três meses depois). A avaliação seguiu três eixos temáticos: (1) identificação de casos, (2) mobilização de recursos para notificação, e (3) mobilização de recursos para acompanhamento das famílias. Resultados: No total, 71 casos de VICA foram narrados, porém 22 participantes não narraram nenhum caso. Evidenciou-se resistência para narrar casos entre alguns profissionais e a identificação restringiu-se aos casos graves. Quanto à capacidade de mobilizar recursos para notificação e acompanhamento dos casos de VICA, foi possível identificar três perfis diferentes de profissionais: (1) aqueles que inicialmente narram casos com encaminhamento ao Conselho Tutelar, porém não pretendem continuar acompanhando os casos; (2) aqueles que relatam casos sem mencionar as condutas tomadas e mostram disposição em notificar, porém não parecem dispostos a acompanhar as famílias; e (3) aqueles que primeiramente expõem casos sem mencionar condutas e continuam reticentes quanto à notificação, mas estão dispostos a acompanhar os casos que venham a identificar futuramente. Conclusão: Os profissionais que melhor assimilaram o conteúdo das etapas da estratégia de capacitação foram os que espontaneamente relataram casos de sua experiência cotidiana, se revelando já sensibilizados e preparados para lidar com o tema da violência. Como cada perfil profissional requer uma forma diferente de abordagem, a capacitação deve se adaptar às necessidades dos participantes para ser efetiva.
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Os profissionais foram capacitados em grupos (com média de 20 participantes cada), sendo três grupos de Embu/SP e dois de Fortaleza/CE. A capacitação totalizava 27 horas, divididas em nove encontros semanais de três horas de duração, conduzidos por uma dupla de facilitadores treinados, de acordo com as etapas descritas no manual de capacitação. A avaliação da aquisição de conhecimentos e da mudança de atitudes baseou-se nos relatados de caso pelos participantes obtidos em três tempos (T0 - antes da capacitação, T1 - uma semana depois e T2 - três meses depois). A avaliação seguiu três eixos temáticos: (1) identificação de casos, (2) mobilização de recursos para notificação, e (3) mobilização de recursos para acompanhamento das famílias. Resultados: No total, 71 casos de VICA foram narrados, porém 22 participantes não narraram nenhum caso. Evidenciou-se resistência para narrar casos entre alguns profissionais e a identificação restringiu-se aos casos graves. Quanto à capacidade de mobilizar recursos para notificação e acompanhamento dos casos de VICA, foi possível identificar três perfis diferentes de profissionais: (1) aqueles que inicialmente narram casos com encaminhamento ao Conselho Tutelar, porém não pretendem continuar acompanhando os casos; (2) aqueles que relatam casos sem mencionar as condutas tomadas e mostram disposição em notificar, porém não parecem dispostos a acompanhar as famílias; e (3) aqueles que primeiramente expõem casos sem mencionar condutas e continuam reticentes quanto à notificação, mas estão dispostos a acompanhar os casos que venham a identificar futuramente. Conclusão: Os profissionais que melhor assimilaram o conteúdo das etapas da estratégia de capacitação foram os que espontaneamente relataram casos de sua experiência cotidiana, se revelando já sensibilizados e preparados para lidar com o tema da violência. Como cada perfil profissional requer uma forma diferente de abordagem, a capacitação deve se adaptar às necessidades dos participantes para ser efetiva.Objectives: To develop and evaluate a training program on intrafamilial violence against children and adolescents for community health workers and nurses from the Family Health Program (FHP). Methods: The training program was applied to all FHP teams (n=7) from Embu city-São Paulo State and two FHP teams from Fortaleza city-Ceará State. Fifty-nine professionals (50 community health workers, eight nursing assistants and one nurse) were trained in Embu, and 37 professionals (30 community health workers and seven nurses) were trained in Fortaleza. Professionals were trained in groups (20 participants per group in average), being three groups from Embu and two from Fortaleza. The training program included 27 hours, divided in nine workshop sections (three-hour weekly meetings) conducted by a pair of trained instructors, based on the steps described in the training manual. The evaluation of knowledge acquisition and change in attitudes was based on case reports by participants obtained in three points in time (T0 - before training, T1 - one week after training, and T2 - three months after training). The evaluation followed three thematic axes: (1) case identification, (2) gathering of resources for notification, and (3) gathering of resources for the follow-up of families. Results: In total, 71 cases of intrafamilial violence against children and adolescents were reported by participants, but 22 of them did not report any cases. Resistance to report cases was observed among some professionals, and identification was restricted to severe cases. Regarding the ability of gathering resources for notification and follow-up of children/adolescents victims of intrafamilial violence, it was possible to identify three different professional profiles: (1) those who initially report cases with referral to the Tutorial Council, but were not intending to follow them up; (2) those who report cases without mentioning decisions taken and are inclined to notify, but do not seem inclined to follow the families up; (3) those who initially report cases without mentioning decisions taken and remain reluctant about the notification, but are inclined to follow-up cases they might identify in the future. Conclusion: Professionals that have better absorbed the content from the training program steps were those who spontaneously reported cases from their daily experience, revealing to be already sensitized and prepared to deal with the thematic of violence. Because each professional profile requires a different approach from the training program, it must be tailored to the needs of participants in order to be effective.TEDEBV UNIFESP: Teses e dissertações109 p.MACHADO, Andrea da Luz. Desenvolvimento e Análise Avaliativa de uma Capacitação em Violência Intrafamiliar contra Crianças e Adolescentes para Profissionais do Programa de Saúde da Família. 2011. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2011.Publico-12720.pdfhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9313porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Capacitação profissionalEstudos de avaliaçãoMaus-tratos infantisPrograma de saúde da famíliaViolência domésticaEstratégia saúde da famíliaPessoal de saúdeEvaluation studiesFamily health programProfessional trainingDomestic violenceFamily health strategyHealth personnelDesenvolvimento e análise avaliativa de uma capacitação em violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes para profissionais do programa de Saúde da FamíliaDevelopment and Evaluation Analysis of a Training Program in Domestic Violence against Children and Adolescents for Professionals of Family Health Programinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Medicina (EPM)Psiquiatria e Psicologia Médica - EPMORIGINALPublico-12720.pdfapplication/pdf1411508https://repositorio.unifesp.br/bitstreams/a2a9a7b6-6997-4840-8e8e-b74cd8c19ad8/download56c73bac59ca8105777b1a4ff582bc8fMD51TEXT11600/93132024-03-19 21:58:24.113oai:repositorio.unifesp.br/:11600/9313https://repositorio.unifesp.brRepositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652024-03-19T21:58:24Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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