Educação permanente: contribuições das metodologias ativas em ambientes virtuais de aprendizagem na formação dos profissionais da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Priscila Vieira [UNIFESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://www2.unifesp.br/centros/cedess/mestrado/teses/tese_217_priscila_pacheco.pdf
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51833
Resumo: O trabalho buscou, por meio, da pesquisa acadêmica sobre Metodologias Ativas (MA) e Educação a Distância (EaD), repensar o ambiente tradicional de ensino e aprendizagem, avançar na discussão e constituição de uma educação integradora e ativa. Para isso foi elaborado e validado um curso de “Formação a distância para uso de Metodologias Ativas”. O curso tem o potencial de oferecer formação aos profissionais que atuam na saúde, para que eles possam conhecer métodos didático-pedagógicos que facilitem a prática dos processos de ensino e aprendizagem. É um estudo descritivo exploratório, trata-se de uma pesquisa metodológica e de desenvolvimento com produção tecnológica, que objetivou a construção e avaliação de um curso na modalidade a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Adotado para sua produção o modelo ADDIE - Análise, Design, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação, na linha do Design Instrucional (DI). O curso foi submetido à avaliação quanto aos aspectos pedagógicos e técnicos, por 15 especialistas e foi adequado conforme sugestões. Dentre os principais resultados, pode ser destacada a contribuição ao modelo de Reeves (1997) e a adequação desse modelo ao ensino a distância praticado na atualidade.
id UFSP_786c34383fdad6323fdf722b2b2766c8
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/51833
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Educação permanente: contribuições das metodologias ativas em ambientes virtuais de aprendizagem na formação dos profissionais da saúdePermanent education: contributions of active methodologies in a virtual learning environment in the training of health professionalsProfessional trainingActive learningDistance educationCapacitação profissionalAprendizado ativoEducação a distânciaO trabalho buscou, por meio, da pesquisa acadêmica sobre Metodologias Ativas (MA) e Educação a Distância (EaD), repensar o ambiente tradicional de ensino e aprendizagem, avançar na discussão e constituição de uma educação integradora e ativa. Para isso foi elaborado e validado um curso de “Formação a distância para uso de Metodologias Ativas”. O curso tem o potencial de oferecer formação aos profissionais que atuam na saúde, para que eles possam conhecer métodos didático-pedagógicos que facilitem a prática dos processos de ensino e aprendizagem. É um estudo descritivo exploratório, trata-se de uma pesquisa metodológica e de desenvolvimento com produção tecnológica, que objetivou a construção e avaliação de um curso na modalidade a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Adotado para sua produção o modelo ADDIE - Análise, Design, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação, na linha do Design Instrucional (DI). O curso foi submetido à avaliação quanto aos aspectos pedagógicos e técnicos, por 15 especialistas e foi adequado conforme sugestões. Dentre os principais resultados, pode ser destacada a contribuição ao modelo de Reeves (1997) e a adequação desse modelo ao ensino a distância praticado na atualidade.The work sought, through the academic research on Active Methodologies (MA) and Distance Education (EAD), to rethink the traditional teaching and learning environment, to advance in the discussion and constitution of an integrative and active education. For this, a course on "Distance Learning for Use of Active Methodologies" was developed and validated. The course has the potential to offer training to health professionals, so they can learn didactic-pedagogical methods that facilitate the practice of teaching and learning processes. It is an exploratory descriptive study, it is a methodological research and development with technological production, that aimed at the construction and evaluation of a course in the distance modality, through the Virtual Learning Environment (AVA). Adopted for its production the model ADDIE - Analysis, Design, Development, Implementation and Evaluation, in the line of Instructional Design (DI). The course was submitted to the evaluation of pedagogical and technical aspects by 15 specialists and was adequate as suggested. Among the main results, the contribution to the Reeves model (1997) and the adequacy of this model to distance learning practiced today can be highlighted.Universidade Federal de São PauloBrasilSão PauloUNIFESPEnsino em Ciências da SaúdeTarcia, Rita Maria Lino [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/5091970329164141http://lattes.cnpq.br/1713494505784116Pacheco, Priscila Vieira [UNIFESP]2020-01-22T18:25:17Z2020-01-22T18:25:17Z2018info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion143 f.application/pdfhttp://www2.unifesp.br/centros/cedess/mestrado/teses/tese_217_priscila_pacheco.pdfPACHECO, Priscila Vieira. Educação permanente: contribuições das metodologias ativas em ambientes virtuais de aprendizagem na formação dos profissionais da saúde. 2018. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2018.tese_217_priscila_pacheco.pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51833São Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-02T10:28:13Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/51833Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-02T10:28:13Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação permanente: contribuições das metodologias ativas em ambientes virtuais de aprendizagem na formação dos profissionais da saúde
Permanent education: contributions of active methodologies in a virtual learning environment in the training of health professionals
title Educação permanente: contribuições das metodologias ativas em ambientes virtuais de aprendizagem na formação dos profissionais da saúde
spellingShingle Educação permanente: contribuições das metodologias ativas em ambientes virtuais de aprendizagem na formação dos profissionais da saúde
Pacheco, Priscila Vieira [UNIFESP]
Professional training
Active learning
Distance education
Capacitação profissional
Aprendizado ativo
Educação a distância
title_short Educação permanente: contribuições das metodologias ativas em ambientes virtuais de aprendizagem na formação dos profissionais da saúde
title_full Educação permanente: contribuições das metodologias ativas em ambientes virtuais de aprendizagem na formação dos profissionais da saúde
title_fullStr Educação permanente: contribuições das metodologias ativas em ambientes virtuais de aprendizagem na formação dos profissionais da saúde
title_full_unstemmed Educação permanente: contribuições das metodologias ativas em ambientes virtuais de aprendizagem na formação dos profissionais da saúde
title_sort Educação permanente: contribuições das metodologias ativas em ambientes virtuais de aprendizagem na formação dos profissionais da saúde
author Pacheco, Priscila Vieira [UNIFESP]
author_facet Pacheco, Priscila Vieira [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tarcia, Rita Maria Lino [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/5091970329164141
http://lattes.cnpq.br/1713494505784116
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Priscila Vieira [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professional training
Active learning
Distance education
Capacitação profissional
Aprendizado ativo
Educação a distância
topic Professional training
Active learning
Distance education
Capacitação profissional
Aprendizado ativo
Educação a distância
description O trabalho buscou, por meio, da pesquisa acadêmica sobre Metodologias Ativas (MA) e Educação a Distância (EaD), repensar o ambiente tradicional de ensino e aprendizagem, avançar na discussão e constituição de uma educação integradora e ativa. Para isso foi elaborado e validado um curso de “Formação a distância para uso de Metodologias Ativas”. O curso tem o potencial de oferecer formação aos profissionais que atuam na saúde, para que eles possam conhecer métodos didático-pedagógicos que facilitem a prática dos processos de ensino e aprendizagem. É um estudo descritivo exploratório, trata-se de uma pesquisa metodológica e de desenvolvimento com produção tecnológica, que objetivou a construção e avaliação de um curso na modalidade a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Adotado para sua produção o modelo ADDIE - Análise, Design, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação, na linha do Design Instrucional (DI). O curso foi submetido à avaliação quanto aos aspectos pedagógicos e técnicos, por 15 especialistas e foi adequado conforme sugestões. Dentre os principais resultados, pode ser destacada a contribuição ao modelo de Reeves (1997) e a adequação desse modelo ao ensino a distância praticado na atualidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-01-22T18:25:17Z
2020-01-22T18:25:17Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.unifesp.br/centros/cedess/mestrado/teses/tese_217_priscila_pacheco.pdf
PACHECO, Priscila Vieira. Educação permanente: contribuições das metodologias ativas em ambientes virtuais de aprendizagem na formação dos profissionais da saúde. 2018. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2018.
tese_217_priscila_pacheco.pdf
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51833
url http://www2.unifesp.br/centros/cedess/mestrado/teses/tese_217_priscila_pacheco.pdf
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51833
identifier_str_mv PACHECO, Priscila Vieira. Educação permanente: contribuições das metodologias ativas em ambientes virtuais de aprendizagem na formação dos profissionais da saúde. 2018. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2018.
tese_217_priscila_pacheco.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 143 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
Brasil
São Paulo
UNIFESP
Ensino em Ciências da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
Brasil
São Paulo
UNIFESP
Ensino em Ciências da Saúde
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268315802009600