Intervenção nutricional e educacional em pré-escolar: projeto Rio Claro - São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fisberg, Mauro [UNIFESP]
Data de Publicação: 1987
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/13877
Resumo: Estabeleceu-se um programa multidisciplinar de intervenção educacional e nutricional dirigido a pré-escolares da cidade de Rio Claro (São Paulo), visando a prevenção e recuperação de desnutridos, utilizando recursos da própria comunidade, sem a necessidade de dotações extraordinárias (Projeto Rio Claro). Uma equipe formada por médicos pediatras, assistentes sociais e auxiliares de saúde, coordenados por um pediatra, utilizou nove pré-escolas municipais como base para o funcionamento de um projeto inter -institucional, estabelecendo a escola como centro de saúde auxiliar. O projeto Rio Claro atingiu 2.700 crianças de 3 a 6 anos de escolas centrais e periféricas da cidade, sendo que 1.821 foram analisadas no decorrer de um período letivo, durante o ano de 1983. A intervenção nutricional constou de um reforço da me renda escolar por meio de alimentos pré-preparados, da administração federal e estadual, alimentos das hortas escolares e municipal, além de genéros ofertados pela comunidade. Uma nutricionista coordenou estagiárias de nutrição na reorganização das condições de alimentação dos escolares através da racionalização de cardápios, estoques, preparo e treinamento dos responsáveis pelos alimentos. Atingiu-se com isto a elevação da ingestão média "per capita" de 5 para 35% das necessidades diárias em calorias. A intervenção educacional consistiu de um programa de prevenção e recuperação de desnutridos, em que as crianças em risco ou afetadas pela desnutrição eram avaliadas na pré-escola, acompanhadas por seus responsáveis, por médicos, nutricionistas e assistentes sociais. Um programa de educação intensivo em sa6 de e nutrição era desenvolvido pela equipe aos pais e crianças da pré-escola, por meio de palestras, discussões e teatralizagao. Paralelamente um programa de treinamento reciproco foi estabele cido entre os integrantes do projeto, com a participação de pro fessoras, diretoras, psicólogas e odontólogos, com posterior tensão à comunidade. ex Para analise do projeto estabeleceram-se avaliações do nível sócio-econômico e antropometria das crianças ao principio e final do programa. Verificou-se que apesar da piora da estado social da população no decorrer do programa (indices sociais ren da independentes de GRAFFAR), não houve aumento da incidência de desnutridos. Em relação a prevalência, verificou-se que os des nutridos evoluiram favoravelmente, avaliados por Indices antropo métricos que permitem a detecção precoce de mudanças, como a va riagao dos canais de percentil (peso para idade). Concluiu-se que a implantação de um amplo projeto mul tidisciplinar a baixos custos, é extremamente viável, com a par ticipagao da comunidade e o interêsse dos responsáveis adminis trativos pela população-alvo.
id UFSP_78a1d2104e29608236c0811d9f6f80d5
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/13877
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Fisberg, Mauro [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Lopez, Fábio Ancona [UNIFESP]2015-12-06T22:57:53Z2015-12-06T22:57:53Z1987FISBERG, Mauro. Intervenção nutricional e educacional em pré-escolar: projeto Rio Claro - São Paulo. 1987. 216 f. Tese (Doutorado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 1987.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/13877Tese-3284.pdfEstabeleceu-se um programa multidisciplinar de intervenção educacional e nutricional dirigido a pré-escolares da cidade de Rio Claro (São Paulo), visando a prevenção e recuperação de desnutridos, utilizando recursos da própria comunidade, sem a necessidade de dotações extraordinárias (Projeto Rio Claro). Uma equipe formada por médicos pediatras, assistentes sociais e auxiliares de saúde, coordenados por um pediatra, utilizou nove pré-escolas municipais como base para o funcionamento de um projeto inter -institucional, estabelecendo a escola como centro de saúde auxiliar. O projeto Rio Claro atingiu 2.700 crianças de 3 a 6 anos de escolas centrais e periféricas da cidade, sendo que 1.821 foram analisadas no decorrer de um período letivo, durante o ano de 1983. A intervenção nutricional constou de um reforço da me renda escolar por meio de alimentos pré-preparados, da administração federal e estadual, alimentos das hortas escolares e municipal, além de genéros ofertados pela comunidade. Uma nutricionista coordenou estagiárias de nutrição na reorganização das condições de alimentação dos escolares através da racionalização de cardápios, estoques, preparo e treinamento dos responsáveis pelos alimentos. Atingiu-se com isto a elevação da ingestão média "per capita" de 5 para 35% das necessidades diárias em calorias. A intervenção educacional consistiu de um programa de prevenção e recuperação de desnutridos, em que as crianças em risco ou afetadas pela desnutrição eram avaliadas na pré-escola, acompanhadas por seus responsáveis, por médicos, nutricionistas e assistentes sociais. Um programa de educação intensivo em sa6 de e nutrição era desenvolvido pela equipe aos pais e crianças da pré-escola, por meio de palestras, discussões e teatralizagao. Paralelamente um programa de treinamento reciproco foi estabele cido entre os integrantes do projeto, com a participação de pro fessoras, diretoras, psicólogas e odontólogos, com posterior tensão à comunidade. ex Para analise do projeto estabeleceram-se avaliações do nível sócio-econômico e antropometria das crianças ao principio e final do programa. Verificou-se que apesar da piora da estado social da população no decorrer do programa (indices sociais ren da independentes de GRAFFAR), não houve aumento da incidência de desnutridos. Em relação a prevalência, verificou-se que os des nutridos evoluiram favoravelmente, avaliados por Indices antropo métricos que permitem a detecção precoce de mudanças, como a va riagao dos canais de percentil (peso para idade). Concluiu-se que a implantação de um amplo projeto mul tidisciplinar a baixos custos, é extremamente viável, com a par ticipagao da comunidade e o interêsse dos responsáveis adminis trativos pela população-alvo.A multidisciplinary program has been carried out by means of an educational and nutritional intervention for preschool students of Rio Claro City (São Paulo), aiming at the prevention and recuperation of under -nourished children by utilizing the community own resources with no need of extra provisions (Rio Claro Project). A team consisting of pediatrists, social assistants and health service helpers, coordinated by a pediatrist, working with 9 (nine) municipal pre-schools as a has been base for an inter -institutional project which establishes the school as the true center for health support. The Rio Claro Project reached 2.700 children ranging from 3 to 6 years of age of the central and peripherical school around the town, being 1.821 of them analysed during the school period in 1983. The educational intervention comprised inforced school meals by means of previously prepared food received from federal and state government administration, food from the municipal school vegetable gardens, besides food provisions donated by the community. A nutritionist coordinated a group of nutrition trainees for the reorganization of the students feeding through the rationalization of the menus, stocks, preparation and training of the people in charge of the provisions keeping. With these measures it was attained an average per capita of 5 to 35% of daily ingestion of necessary calories. The educational intervention performed a preventive and recuperative under -fed children program, where children with exposure to or affected by under -nourishment, escorted by their parents, were evaluated during the pre-school period by physicians, nutritionists and social assistants. Mn intensive educational program on health and suitable nutriticn was developed by the group towards the parents of the pre-school children through conferences, discussions and dramatization. Parallely, a reciprocal training program was set up among the people involved in the project, with participation of teachers, principals, psychiatrists and odontologists, with extension to the community. For an analysis of the project, the social-economical standards were evaluated and children antropometry was carried out from the start up to the end of the project. It was ascertained that, though social conditions of the people had worsened during the program (social indexes, income, and GRAFFAR) there Was no increase of incidence of under -nourished children. With respect to prevalence, it was found out that the under -nourished children had developed favorably in accordance with anthropometry parameters evaluation carried out, which enables aprecocious detection of physical changes, as variation of growing up rates (weight according with age). The conclusion was that the implantation of an ample multidisciplinary project at low costs is extremely feasible with the participation of the whole community and full interest of the administrators responsible for the focused-population.BV UNIFESP: Teses e dissertações216 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Recuperação NutricionalDesnutrição Proteico-CalóricaIngestão de EnergiaIntervenção nutricional e educacional em pré-escolar: projeto Rio Claro - São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Medicina (EPM)Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria – EPMORIGINALTese-3284.pdfTese-3284.pdfapplication/pdf11582426${dspace.ui.url}/bitstream/11600/13877/2/Tese-3284.pdffbe090da35fafc90303b9294d906a526MD52open accessTEXTTese-3284.pdf.txtTese-3284.pdf.txtExtracted texttext/plain273311${dspace.ui.url}/bitstream/11600/13877/3/Tese-3284.pdf.txtf54a6b596504f124f0e99ba9f973f02fMD53open accessTHUMBNAILTese-3284.pdf.jpgTese-3284.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3708${dspace.ui.url}/bitstream/11600/13877/5/Tese-3284.pdf.jpg5c2a1caeac3983b8c4bc71ae56bae57cMD55open access11600/138772022-07-29 18:04:18.258open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/13877Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652022-07-29T21:04:18Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Intervenção nutricional e educacional em pré-escolar: projeto Rio Claro - São Paulo
title Intervenção nutricional e educacional em pré-escolar: projeto Rio Claro - São Paulo
spellingShingle Intervenção nutricional e educacional em pré-escolar: projeto Rio Claro - São Paulo
Fisberg, Mauro [UNIFESP]
Recuperação Nutricional
Desnutrição Proteico-Calórica
Ingestão de Energia
title_short Intervenção nutricional e educacional em pré-escolar: projeto Rio Claro - São Paulo
title_full Intervenção nutricional e educacional em pré-escolar: projeto Rio Claro - São Paulo
title_fullStr Intervenção nutricional e educacional em pré-escolar: projeto Rio Claro - São Paulo
title_full_unstemmed Intervenção nutricional e educacional em pré-escolar: projeto Rio Claro - São Paulo
title_sort Intervenção nutricional e educacional em pré-escolar: projeto Rio Claro - São Paulo
author Fisberg, Mauro [UNIFESP]
author_facet Fisberg, Mauro [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fisberg, Mauro [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopez, Fábio Ancona [UNIFESP]
contributor_str_mv Lopez, Fábio Ancona [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Recuperação Nutricional
Desnutrição Proteico-Calórica
Ingestão de Energia
topic Recuperação Nutricional
Desnutrição Proteico-Calórica
Ingestão de Energia
description Estabeleceu-se um programa multidisciplinar de intervenção educacional e nutricional dirigido a pré-escolares da cidade de Rio Claro (São Paulo), visando a prevenção e recuperação de desnutridos, utilizando recursos da própria comunidade, sem a necessidade de dotações extraordinárias (Projeto Rio Claro). Uma equipe formada por médicos pediatras, assistentes sociais e auxiliares de saúde, coordenados por um pediatra, utilizou nove pré-escolas municipais como base para o funcionamento de um projeto inter -institucional, estabelecendo a escola como centro de saúde auxiliar. O projeto Rio Claro atingiu 2.700 crianças de 3 a 6 anos de escolas centrais e periféricas da cidade, sendo que 1.821 foram analisadas no decorrer de um período letivo, durante o ano de 1983. A intervenção nutricional constou de um reforço da me renda escolar por meio de alimentos pré-preparados, da administração federal e estadual, alimentos das hortas escolares e municipal, além de genéros ofertados pela comunidade. Uma nutricionista coordenou estagiárias de nutrição na reorganização das condições de alimentação dos escolares através da racionalização de cardápios, estoques, preparo e treinamento dos responsáveis pelos alimentos. Atingiu-se com isto a elevação da ingestão média "per capita" de 5 para 35% das necessidades diárias em calorias. A intervenção educacional consistiu de um programa de prevenção e recuperação de desnutridos, em que as crianças em risco ou afetadas pela desnutrição eram avaliadas na pré-escola, acompanhadas por seus responsáveis, por médicos, nutricionistas e assistentes sociais. Um programa de educação intensivo em sa6 de e nutrição era desenvolvido pela equipe aos pais e crianças da pré-escola, por meio de palestras, discussões e teatralizagao. Paralelamente um programa de treinamento reciproco foi estabele cido entre os integrantes do projeto, com a participação de pro fessoras, diretoras, psicólogas e odontólogos, com posterior tensão à comunidade. ex Para analise do projeto estabeleceram-se avaliações do nível sócio-econômico e antropometria das crianças ao principio e final do programa. Verificou-se que apesar da piora da estado social da população no decorrer do programa (indices sociais ren da independentes de GRAFFAR), não houve aumento da incidência de desnutridos. Em relação a prevalência, verificou-se que os des nutridos evoluiram favoravelmente, avaliados por Indices antropo métricos que permitem a detecção precoce de mudanças, como a va riagao dos canais de percentil (peso para idade). Concluiu-se que a implantação de um amplo projeto mul tidisciplinar a baixos custos, é extremamente viável, com a par ticipagao da comunidade e o interêsse dos responsáveis adminis trativos pela população-alvo.
publishDate 1987
dc.date.issued.fl_str_mv 1987
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-06T22:57:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-12-06T22:57:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FISBERG, Mauro. Intervenção nutricional e educacional em pré-escolar: projeto Rio Claro - São Paulo. 1987. 216 f. Tese (Doutorado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 1987.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/13877
dc.identifier.file.none.fl_str_mv Tese-3284.pdf
identifier_str_mv FISBERG, Mauro. Intervenção nutricional e educacional em pré-escolar: projeto Rio Claro - São Paulo. 1987. 216 f. Tese (Doutorado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 1987.
Tese-3284.pdf
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/13877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 216 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/13877/2/Tese-3284.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/13877/3/Tese-3284.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/13877/5/Tese-3284.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fbe090da35fafc90303b9294d906a526
f54a6b596504f124f0e99ba9f973f02f
5c2a1caeac3983b8c4bc71ae56bae57c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764150375448576