O medo vermelho em Hollywood: uma análise sociológica de "Pérfida" (1941) e "Estrela do Norte" (1943)
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61717 |
Resumo: | Esta pesquisa propõe as análises fílmicas de "Pérfida" (EUA, 1941, direção de William Wyler) e "Estrela do Norte" (EUA, 1943, direção de Lewis Milestone), com a perspectiva de evidenciar a relação entre os filmes e o movimento de censura conduzido pelo Comitê de Atividades Antiamericanas na indústria cinematográfica hollywoodiana, durante o período nomeado como red scare (medo vermelho). Os longas-metragens citados foram roteirizados por Lillian Hellman (1905-1984), escritora renomada no meio teatral e cinematográfico norte-americano, intimada pelo Comitê em 1951 para prestar esclarecimentos acerca de suas posições políticas. Embora os filmes a serem analisados tenham sido realizados uma década antes do aparecimento de seu nome em uma blacklist, a proposta de analisá-los busca tentar compreender, por meio de dois de seus filmes, sendo eles os produtos nos quais os seus roteiros ficaram associados e conhecidos publicamente, tanto os aspectos críticos dirigidos aos valores de parte da sociedade estadunidense da época (caso de "Pérfida"), quanto a maneira como são representados os valores do mundo comunista (caso de "Estrela do Norte"). A metodologia será a análise interna de filmes, utilizando o roteiro como um dos elementos presentes na produção de sentidos por parte dos dois filmes e não como objeto para análise textual. |
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O medo vermelho em Hollywood: uma análise sociológica de "Pérfida" (1941) e "Estrela do Norte" (1943)Red scare in Hollywood: a sociological analysis of "The Little Foxes" (1941) and "The North Star" (1943)Ciências SociaisSociologia do cinemafilme Pérfidafilme Estrela do NorteHollywood anos 40Comitê de Atividades AntiamericanasEsta pesquisa propõe as análises fílmicas de "Pérfida" (EUA, 1941, direção de William Wyler) e "Estrela do Norte" (EUA, 1943, direção de Lewis Milestone), com a perspectiva de evidenciar a relação entre os filmes e o movimento de censura conduzido pelo Comitê de Atividades Antiamericanas na indústria cinematográfica hollywoodiana, durante o período nomeado como red scare (medo vermelho). Os longas-metragens citados foram roteirizados por Lillian Hellman (1905-1984), escritora renomada no meio teatral e cinematográfico norte-americano, intimada pelo Comitê em 1951 para prestar esclarecimentos acerca de suas posições políticas. Embora os filmes a serem analisados tenham sido realizados uma década antes do aparecimento de seu nome em uma blacklist, a proposta de analisá-los busca tentar compreender, por meio de dois de seus filmes, sendo eles os produtos nos quais os seus roteiros ficaram associados e conhecidos publicamente, tanto os aspectos críticos dirigidos aos valores de parte da sociedade estadunidense da época (caso de "Pérfida"), quanto a maneira como são representados os valores do mundo comunista (caso de "Estrela do Norte"). A metodologia será a análise interna de filmes, utilizando o roteiro como um dos elementos presentes na produção de sentidos por parte dos dois filmes e não como objeto para análise textual.This research intends to use film analysis to discuss "The Little Foxes" (USA, 1941, directed by William Wyler) and "The North Star" (USA, 1943, directed by Lewis Milestone), trying to highlight the relation between these movies and the censorship driven by the House of Un-American Activities Committee, that affected Hollywood’s film industry during the period known as the “red scare”. The mentioned movies were written by Lillian Hellman (1905-1984), renowned writer in the north american theatrical and cinematographic milieu, who was summoned by the HUAC in 1951 to elucidate her personal political positions. Although both movies we selected were made a decade before her name appeared on a blacklist, this research intends to comprehend, through two of her movies, — considering them as products in which her scripts were associated and known publicly — both the critical aspects directed to a part of the american society's values of the time ("The Little Foxes"), and the way in which a communist village is represented ("The North Star"). The methodology used in this research will be the movie’s internal analysis, using the scripts as one of the present elements in the construction of meanings in both movies, and not as an object for textual analysis.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)2017/20936-1Universidade Federal de São PauloRovai, Mauro Luizhttp://lattes.cnpq.br/0720071392894567http://lattes.cnpq.br/6721578280065869Nogueira, Letícia Francolino [UNIFESP]2021-08-27T17:30:41Z2021-08-27T17:30:41Z2021-08-09info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion43 f.application/pdfNOGUEIRA, Letícia Francolino. "O medo vermelho em Hollywood: uma análise sociológica de 'Pérfida' (1941) e 'Estrela do Norte' (1943)". Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2021.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61717porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-09T18:33:17Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/61717Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-09T18:33:17Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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