O medo vermelho em Hollywood: uma análise sociológica de "Pérfida" (1941) e "Estrela do Norte" (1943)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Letícia Francolino [UNIFESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61717
Resumo: Esta pesquisa propõe as análises fílmicas de "Pérfida" (EUA, 1941, direção de William Wyler) e "Estrela do Norte" (EUA, 1943, direção de Lewis Milestone), com a perspectiva de evidenciar a relação entre os filmes e o movimento de censura conduzido pelo Comitê de Atividades Antiamericanas na indústria cinematográfica hollywoodiana, durante o período nomeado como red scare (medo vermelho). Os longas-metragens citados foram roteirizados por Lillian Hellman (1905-1984), escritora renomada no meio teatral e cinematográfico norte-americano, intimada pelo Comitê em 1951 para prestar esclarecimentos acerca de suas posições políticas. Embora os filmes a serem analisados tenham sido realizados uma década antes do aparecimento de seu nome em uma blacklist, a proposta de analisá-los busca tentar compreender, por meio de dois de seus filmes, sendo eles os produtos nos quais os seus roteiros ficaram associados e conhecidos publicamente, tanto os aspectos críticos dirigidos aos valores de parte da sociedade estadunidense da época (caso de "Pérfida"), quanto a maneira como são representados os valores do mundo comunista (caso de "Estrela do Norte"). A metodologia será a análise interna de filmes, utilizando o roteiro como um dos elementos presentes na produção de sentidos por parte dos dois filmes e não como objeto para análise textual.
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