O que educadores brasileiros pensam sobre o consumo de álcool e outras drogas? Um estudo panorâmico nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Alessandra Mieko Hamasaki [UNIFESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7951506
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59849
Resumo: Esta dissertação é fruto de um levantamento nacional sobre as percepções e os conhecimentos que educadores de todos os níveis de ensino têm sobre o consumo de álcool e drogas. A pesquisa buscou inter-relacionar e comparar os dados sobre as percepções dos educadores com o uso pessoal ou não e diversos aspectos como, conhecimento sobre o tema, realização de cursos, preconceitos, medos, concepções sobre legalização e descriminalização. A instituição escolar constitui-se como um espaço privilegiado para o desenvolvimento de programas de prevenção do uso de álcool e drogas, entretanto a Educação parece não ter assumido um compromisso com o desenvolvimento dessas ações e promoção à saúde. Assim, devido a importância do tema este estudo qualitativo foi desenvolvido e contou com a participação de 1132 educadores que foram convidados a participar através de mídias sociais e e-mail. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário elaborado pelas autoras, composto por 37 questões de aspectos sociodemográficos, profissionais, de percepções sobre uso e prevenção de álcool e outras drogas, e uso pessoal. A pesquisa foi realizada através da plataforma online Surveymonkey e o questionário tendo sido lançado em abril de 2018 e fechado para coleta de dados em outubro do mesmo ano. Para fazer a análise dos dados foi utilizado o programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). A partir dos dados coletados podemos observar que boa parte dos educadores afirmam ter realizado cursos de prevenção, entretanto, as percepções dos educadores em relação a algumas questões apresentam opiniões divergentes quando comparadas ao grupo de educadores que fazem uso de algum tipo de substância e os que nunca experimentaram. Entretanto, em relação a opinião entre os educadores que fizeram curso e os que não fizeram são bastante semelhantes. Assim, concluímos que a desmistificação sobre a abordagem do uso de álcool e outras drogas depende urgentemente de políticas públicas eficientes; projetos que atendam ao público específico de cada comunidade e principalmente incentivo à formação inicial e continuada de qualidade para educadores atuarem como agentes de prevenção, sem medos, preconceitos ou percepções equivocadas.
id UFSP_798ba038f8b78c37b7d311e61dc372fb
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/59849
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Borges, Alessandra Mieko Hamasaki [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Avallone, Denise De Micheli [UNIFESP]2021-01-19T16:36:37Z2021-01-19T16:36:37Z2019-09-30https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7951506https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59849ALESSANDRA MIEKO HAMASAKI BORGES.pdfEsta dissertação é fruto de um levantamento nacional sobre as percepções e os conhecimentos que educadores de todos os níveis de ensino têm sobre o consumo de álcool e drogas. A pesquisa buscou inter-relacionar e comparar os dados sobre as percepções dos educadores com o uso pessoal ou não e diversos aspectos como, conhecimento sobre o tema, realização de cursos, preconceitos, medos, concepções sobre legalização e descriminalização. A instituição escolar constitui-se como um espaço privilegiado para o desenvolvimento de programas de prevenção do uso de álcool e drogas, entretanto a Educação parece não ter assumido um compromisso com o desenvolvimento dessas ações e promoção à saúde. Assim, devido a importância do tema este estudo qualitativo foi desenvolvido e contou com a participação de 1132 educadores que foram convidados a participar através de mídias sociais e e-mail. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário elaborado pelas autoras, composto por 37 questões de aspectos sociodemográficos, profissionais, de percepções sobre uso e prevenção de álcool e outras drogas, e uso pessoal. A pesquisa foi realizada através da plataforma online Surveymonkey e o questionário tendo sido lançado em abril de 2018 e fechado para coleta de dados em outubro do mesmo ano. Para fazer a análise dos dados foi utilizado o programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). A partir dos dados coletados podemos observar que boa parte dos educadores afirmam ter realizado cursos de prevenção, entretanto, as percepções dos educadores em relação a algumas questões apresentam opiniões divergentes quando comparadas ao grupo de educadores que fazem uso de algum tipo de substância e os que nunca experimentaram. Entretanto, em relação a opinião entre os educadores que fizeram curso e os que não fizeram são bastante semelhantes. Assim, concluímos que a desmistificação sobre a abordagem do uso de álcool e outras drogas depende urgentemente de políticas públicas eficientes; projetos que atendam ao público específico de cada comunidade e principalmente incentivo à formação inicial e continuada de qualidade para educadores atuarem como agentes de prevenção, sem medos, preconceitos ou percepções equivocadas.This dissertation is the result of a national survey on the perceptions and knowledge that educators at all levels of education have about alcohol and drug use. The research sought to interrelate and compare the data on the perceptions of educators with personal use or not and various aspects such as knowledge about the subject, courses, prejudices, fears, conceptions about legalization and decriminalization. The school institution is a privileged space for the development of programs for the prevention of alcohol and drug use, however Education does not seem to have made a commitment to the development of these actions and health promotion. Thus, due to the importance of the theme this qualitative study was developed and had the participation of 1132 educators who were invited to participate through social media and email. The research instrument used was a questionnaire prepared by the authors, consisting of 37 questions of sociodemographic, professional, perceptions about the use and prevention of alcohol and other drugs, and personal use. The survey was conducted through the online platform Surveymonkey and the questionnaire was launched in April 2018 and closed for data collection in October of the same year. For data analysis, the statistical program Statistical Package for Social Sciences (SPSS) was used. From the collected data we can observe that most educators claim to have taken prevention courses, however, the perceptions of the educators regarding some issues have divergent opinions when compared to the group of educators who use some kind of substance and those who never tried it. However, the opinion between the educators who took the course and those who did not are quite similar. Thus, we conclude that demystifying the approach to alcohol and drug use urgently depends on effective public policies; projects that cater to the specific public of each community and especially encourage the initial and continuing quality education for educators to act as prevention agents, without fears, prejudices or misperceptions.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2019)64 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)DrogasPrevençãoAdolescentesEducadoresEscolaDrugsPreventionTeachersAdolescentsSchoolO que educadores brasileiros pensam sobre o consumo de álcool e outras drogas? Um estudo panorâmico nacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducação e Saúde na Infância e AdolescênciaEducação E SaúdeQuestões Relacionadas À Infância E Adolescência Na Formação De Educadores E Profissionais Da SaúdeORIGINALALESSANDRA MIEKO HAMASAKI BORGES.pdfapplication/pdf551311${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59849/1/ALESSANDRA%20MIEKO%20HAMASAKI%20BORGES.pdfa4acc1c699590a44af7363c601b8fb63MD51open accessTEXTALESSANDRA MIEKO HAMASAKI BORGES.pdf.txtALESSANDRA MIEKO HAMASAKI BORGES.pdf.txtExtracted texttext/plain129007${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59849/5/ALESSANDRA%20MIEKO%20HAMASAKI%20BORGES.pdf.txt4cf4a42b29e3e73bb57d7e1c52abe594MD55open accessTHUMBNAILALESSANDRA MIEKO HAMASAKI BORGES.pdf.jpgALESSANDRA MIEKO HAMASAKI BORGES.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4003${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59849/7/ALESSANDRA%20MIEKO%20HAMASAKI%20BORGES.pdf.jpg23c31ef8afa555aed849b5371e72a954MD57open access11600/598492023-05-15 10:52:19.141open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/59849Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:52:19Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv O que educadores brasileiros pensam sobre o consumo de álcool e outras drogas? Um estudo panorâmico nacional
title O que educadores brasileiros pensam sobre o consumo de álcool e outras drogas? Um estudo panorâmico nacional
spellingShingle O que educadores brasileiros pensam sobre o consumo de álcool e outras drogas? Um estudo panorâmico nacional
Borges, Alessandra Mieko Hamasaki [UNIFESP]
Drogas
Prevenção
Adolescentes
Educadores
Escola
Drugs
Prevention
Teachers
Adolescents
School
title_short O que educadores brasileiros pensam sobre o consumo de álcool e outras drogas? Um estudo panorâmico nacional
title_full O que educadores brasileiros pensam sobre o consumo de álcool e outras drogas? Um estudo panorâmico nacional
title_fullStr O que educadores brasileiros pensam sobre o consumo de álcool e outras drogas? Um estudo panorâmico nacional
title_full_unstemmed O que educadores brasileiros pensam sobre o consumo de álcool e outras drogas? Um estudo panorâmico nacional
title_sort O que educadores brasileiros pensam sobre o consumo de álcool e outras drogas? Um estudo panorâmico nacional
author Borges, Alessandra Mieko Hamasaki [UNIFESP]
author_facet Borges, Alessandra Mieko Hamasaki [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Alessandra Mieko Hamasaki [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Avallone, Denise De Micheli [UNIFESP]
contributor_str_mv Avallone, Denise De Micheli [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Drogas
Prevenção
Adolescentes
Educadores
Escola
topic Drogas
Prevenção
Adolescentes
Educadores
Escola
Drugs
Prevention
Teachers
Adolescents
School
dc.subject.eng.fl_str_mv Drugs
Prevention
Teachers
Adolescents
School
description Esta dissertação é fruto de um levantamento nacional sobre as percepções e os conhecimentos que educadores de todos os níveis de ensino têm sobre o consumo de álcool e drogas. A pesquisa buscou inter-relacionar e comparar os dados sobre as percepções dos educadores com o uso pessoal ou não e diversos aspectos como, conhecimento sobre o tema, realização de cursos, preconceitos, medos, concepções sobre legalização e descriminalização. A instituição escolar constitui-se como um espaço privilegiado para o desenvolvimento de programas de prevenção do uso de álcool e drogas, entretanto a Educação parece não ter assumido um compromisso com o desenvolvimento dessas ações e promoção à saúde. Assim, devido a importância do tema este estudo qualitativo foi desenvolvido e contou com a participação de 1132 educadores que foram convidados a participar através de mídias sociais e e-mail. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário elaborado pelas autoras, composto por 37 questões de aspectos sociodemográficos, profissionais, de percepções sobre uso e prevenção de álcool e outras drogas, e uso pessoal. A pesquisa foi realizada através da plataforma online Surveymonkey e o questionário tendo sido lançado em abril de 2018 e fechado para coleta de dados em outubro do mesmo ano. Para fazer a análise dos dados foi utilizado o programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). A partir dos dados coletados podemos observar que boa parte dos educadores afirmam ter realizado cursos de prevenção, entretanto, as percepções dos educadores em relação a algumas questões apresentam opiniões divergentes quando comparadas ao grupo de educadores que fazem uso de algum tipo de substância e os que nunca experimentaram. Entretanto, em relação a opinião entre os educadores que fizeram curso e os que não fizeram são bastante semelhantes. Assim, concluímos que a desmistificação sobre a abordagem do uso de álcool e outras drogas depende urgentemente de políticas públicas eficientes; projetos que atendam ao público específico de cada comunidade e principalmente incentivo à formação inicial e continuada de qualidade para educadores atuarem como agentes de prevenção, sem medos, preconceitos ou percepções equivocadas.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-09-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-19T16:36:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-19T16:36:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7951506
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59849
dc.identifier.file.none.fl_str_mv ALESSANDRA MIEKO HAMASAKI BORGES.pdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7951506
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59849
identifier_str_mv ALESSANDRA MIEKO HAMASAKI BORGES.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 64 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59849/1/ALESSANDRA%20MIEKO%20HAMASAKI%20BORGES.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59849/5/ALESSANDRA%20MIEKO%20HAMASAKI%20BORGES.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59849/7/ALESSANDRA%20MIEKO%20HAMASAKI%20BORGES.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a4acc1c699590a44af7363c601b8fb63
4cf4a42b29e3e73bb57d7e1c52abe594
23c31ef8afa555aed849b5371e72a954
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764233028403200