Avaliação de atletas adolescentes de voleibol: estilo parental, estresse, humor e autoestima

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manfrinati, Luís Eduardo D'Almeida [UNIFESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3658943
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46817
Resumo: O desenvolvimento esportivo, independente da modalidade, exige o conhecimento e seguimento das regras estabelecidas, o aprendizado psicomotor de habilidades específicas à modalidade, concentração e atenção na execução dos movimentos, treinamento e disciplina. Objetivo: Investigar as características parentais e psicológicas de atletas adolescentes participantes de competição de voleibol. Os objetivos específicos foram: mensurar os estilos parentais; avaliar os níveis de estresse, ansiedade, humor e autoestima; em situações competitivas, investigar o humor e a ansiedade. Métodos: Trata-se de um estudo comparativo, de natureza quantitativa, dividida em 2 estudos: Estudo 1, transversal, composto por 30 participantes, 15 atletas (GA) e 15 não atletas (GNA). Instrumentos: Caracterização dos Participantes, Perfil Sócio Econômico, Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR), Escala de Humor de Brunel (BRUMS), Inventário de Ansiedade Traço-Estado 6 (IDATE), Escala de Estresse para Adolescentes (ESA), Inventário de Estilos Parentais (IEP); Estudo 2, longitudinal, composto por 13 participantes (atletas). Instrumentos: Competitive State Anxiety Inventory 2R (CSAI-2R) e Escala de Humor de Brunel (BRUMS). A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Parecer 664.979). Resultados: no Estudo 1 a mãe foi identificada como a pessoa com o melhor relacionamento para o grupo GA (80%), enquanto no grupo GNA, o pai e a mãe apresentaram o mesmo percentual (53,3%). Os grupos apresentaram predomínio de práticas parentais positivas quando comparadas com as negativas, exceto na relação materna do GNA. Os índices de ansiedade (estado e traço) dos dois grupos foram considerados baixos. A autoestima se revelou superior no GNA quando comparada com o GA e os escores do ESA nos domínios e nas fases indicaram ausência de níveis clínicos de estresse, seja nas subescalas ou quando agrupadas no total. Quanto ao humor, verificou-se que a confusão, depressão e fadiga (estados de humor negativos) foram inferiores, enquanto que o vigor (estado de humor positivo) foi superior. Os grupos se diferiram no que se refere à autoestima, confusão e vigor. No que se refere ao estudo 2, os atletas obtiveram maiores escores de humor e ansiedade competitiva na primeira etapa de estreia fora de casa e os menores escores na terceira etapa, semifinal em casa. Foram encontradas diferenças significativas com relação à tensão entre as etapas, correlacionadas com os estilos parentais obtidos no estudo 1. Conclusões: Constatou-se a importância dos estilos parentais no desenvolvimento esportivo de adolescentes, bem como o impacto do ambiente competitivo na expressão cognitiva e nas reações emocionais de jovens atletas
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spelling http://lattes.cnpq.br/5442923292795249Manfrinati, Luís Eduardo D'Almeida [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/4880244783808033Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Padovani, Ricardo da Costa [UNIFESP]2018-07-27T15:50:54Z2018-07-27T15:50:54Z2016-03-03O desenvolvimento esportivo, independente da modalidade, exige o conhecimento e seguimento das regras estabelecidas, o aprendizado psicomotor de habilidades específicas à modalidade, concentração e atenção na execução dos movimentos, treinamento e disciplina. Objetivo: Investigar as características parentais e psicológicas de atletas adolescentes participantes de competição de voleibol. Os objetivos específicos foram: mensurar os estilos parentais; avaliar os níveis de estresse, ansiedade, humor e autoestima; em situações competitivas, investigar o humor e a ansiedade. Métodos: Trata-se de um estudo comparativo, de natureza quantitativa, dividida em 2 estudos: Estudo 1, transversal, composto por 30 participantes, 15 atletas (GA) e 15 não atletas (GNA). Instrumentos: Caracterização dos Participantes, Perfil Sócio Econômico, Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR), Escala de Humor de Brunel (BRUMS), Inventário de Ansiedade Traço-Estado 6 (IDATE), Escala de Estresse para Adolescentes (ESA), Inventário de Estilos Parentais (IEP); Estudo 2, longitudinal, composto por 13 participantes (atletas). Instrumentos: Competitive State Anxiety Inventory 2R (CSAI-2R) e Escala de Humor de Brunel (BRUMS). A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Parecer 664.979). Resultados: no Estudo 1 a mãe foi identificada como a pessoa com o melhor relacionamento para o grupo GA (80%), enquanto no grupo GNA, o pai e a mãe apresentaram o mesmo percentual (53,3%). Os grupos apresentaram predomínio de práticas parentais positivas quando comparadas com as negativas, exceto na relação materna do GNA. Os índices de ansiedade (estado e traço) dos dois grupos foram considerados baixos. A autoestima se revelou superior no GNA quando comparada com o GA e os escores do ESA nos domínios e nas fases indicaram ausência de níveis clínicos de estresse, seja nas subescalas ou quando agrupadas no total. Quanto ao humor, verificou-se que a confusão, depressão e fadiga (estados de humor negativos) foram inferiores, enquanto que o vigor (estado de humor positivo) foi superior. Os grupos se diferiram no que se refere à autoestima, confusão e vigor. No que se refere ao estudo 2, os atletas obtiveram maiores escores de humor e ansiedade competitiva na primeira etapa de estreia fora de casa e os menores escores na terceira etapa, semifinal em casa. Foram encontradas diferenças significativas com relação à tensão entre as etapas, correlacionadas com os estilos parentais obtidos no estudo 1. Conclusões: Constatou-se a importância dos estilos parentais no desenvolvimento esportivo de adolescentes, bem como o impacto do ambiente competitivo na expressão cognitiva e nas reações emocionais de jovens atletasAny type of sports development requires: knowledge and following established rules; specific psychomotor skills learning; concentration and attention to the movements; regular training; discipline and dedication. Objective: To study the family relations and psychological characteristics of adolescent athletes that participate in volleyball competitions. The specific aims were to measure the paternal and maternal parenting style; to evaluate the levels of stress, anxiety, humor and self-esteem. Methods: It is a comparative and quantitative study, split in two studies: Study 1 sample was formed by 30 volunteers, 15 athletes (GA) and 15 non-athletes (GNA), in a cross-case study. The instruments were Volunteer description, socioeconomic classification, Rosenberg?s self-esteem scale (EAR), Brunel?s mood scale (BRUMS), State-Trait Anxiety Inventory 6 (IDATE), Stress Scale for Adolescents (ESA) and Parental Behavior Inventory. The Study 2 sample was formed by 13 athletes, it?s a longitudinal study in four stages. Instruments: Competitive State Anxiety Inventory 2R (CSAI-2R),Brunel?s mood scale (BRUMS). The study was approved by the Ethics Committee of the Federal University of São Paulo (664.979). Results: In Study 1 the mother was identified by the GA group as the best relationship they had (80%) while in the GNA group both parents had the same percentage (53,3%). The groups presented predominance of positive parental behavior in comparison with the negative, except in the GNA?s maternal behavior. The anxiety levels of both groups were low and the stress scores indicated no signs of clinical disorders in either groups. The mood, the mental confusion, depression, fatigue were lower than vigor. The two groups differed statistically in self-esteem, mental confusion and vigor. GNA?s selfesteem and mental confusion were higher than the GA?s, although GA?s vigor scores were superior. As regards Study 2 the athletes obtained higher scores in competitive mood and anxiety in the opening stage "away from home?. However, lower scores were reached in the third stage, semi-final "at home", after a good performance on the previous stage. The principal discover was the different between the tension at opening and the other stages, which were related to the parental behavior from Study 1. Conclusion: It was noted the importance of parenting styles in the sporting development of adolescents, as well as the impact of the competitive environment in cognitive expression and the emotional reactions of young athletes.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2013 a 2016)127 p.https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3658943MANFRINATI, Luís Eduardo D'Almeida. Avaliação de atletas adolescentes de voleibol: estilo parental, estresse, humor e autoestima. 2016. 127 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Saúde) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2016.2016-0513.pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46817porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Relações familiaresAvaliação psicológicaAdolescentesEsportesFamily relationsPsychological appraisalAdolescentsSport competitionAvaliação de atletas adolescentes de voleibol: estilo parental, estresse, humor e autoestimainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSantos, Instituto de Saúde e Sociedade (ISS)Interdisciplinar em Ciências da SaúdeMultidisciplinarInterdisciplinarORIGINALDissertação_Luís Eduardo D'almeida Manfrinati_PDFA.pdfDissertação de mestradoapplication/pdf1981226https://repositorio.unifesp.br/bitstreams/20b3ba79-303e-4774-8d72-0c1a38158895/download006588138737545155e59eccddc695a0MD5111600/468172024-03-21 18:09:00.629oai:repositorio.unifesp.br/:11600/46817https://repositorio.unifesp.brRepositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652024-03-21T18:09Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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