Perspectivas socioambientais e trabalho interdisciplinar: possibilidades de atuação do Assistente Social na promoção do Desenvolvimento Sustentável no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Yasmin Marques dos [UNIFESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
dARK ID: ark:/48912/00130000075hj
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/71823
Resumo: Com o processo de esgotamento de recursos e fenômenos que ressaltam a degradação ambiental no Brasil e no mundo, exige-se uma revisão integrada e sensibilizada do modelo de sociabilidade em que vivemos, a fim de tornar possível a capacidade de utilizar dos meios em níveis pessoais e coletivos para garantir a sobrevivência sem colocar em risco o equilíbrio ambiental. Por meio do presente trabalho apresentaremos a prática profissional enquanto forma de promoção desse novo paradigma que não resulta somente no processo de mudança. O diferencial a ser trabalhado nesse contexto, engloba a educação para além da perspectiva de um modelo sustentável como observamos atualmente. Onde reforçamos a importância de promover a possibilidade de autonomia e emancipação dos indivíduos respeitando o meio onde vivemos. Para a viabilização, expansão e aprofundamento do debate nesse sentido, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável criado em 2015 pela Organização das Nações Unidas, proporcionam um conjunto abrangente e articulado de possibilidades e diálogos que respondam à crises locais, regionais e mundiais. Dessa forma, busca-se na presente pesquisa demonstrar as possibilidades de contribuição da atuação do assistente social no processo de promoção do desenvolvimento sustentável no Brasil, em especial ao Objetivo 10 das ODS, através da importância da mesma com o trabalho interdisciplinar na formulação e execução de políticas públicas para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Ademais, explicitar o entendimento do posicionamento da categoria acerca da questão socioambiental no país e principais discussões acerca do tema da sustentabilidade.
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Onde reforçamos a importância de promover a possibilidade de autonomia e emancipação dos indivíduos respeitando o meio onde vivemos. Para a viabilização, expansão e aprofundamento do debate nesse sentido, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável criado em 2015 pela Organização das Nações Unidas, proporcionam um conjunto abrangente e articulado de possibilidades e diálogos que respondam à crises locais, regionais e mundiais. Dessa forma, busca-se na presente pesquisa demonstrar as possibilidades de contribuição da atuação do assistente social no processo de promoção do desenvolvimento sustentável no Brasil, em especial ao Objetivo 10 das ODS, através da importância da mesma com o trabalho interdisciplinar na formulação e execução de políticas públicas para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Ademais, explicitar o entendimento do posicionamento da categoria acerca da questão socioambiental no país e principais discussões acerca do tema da sustentabilidade.With the process of resource depletion and phenomena that highlight environmental degradation in Brazil and around the world, an integrated and sensitized review of the model of sociability in which we live is required, in order to make possible the ability to use resources at personal levels and collectives to guarantee survival without putting the environmental balance at risk. Through this work we will present professional practice as a way of promoting this new paradigm that does not only result in the process of change. The difference to be worked on in this context encompasses education beyond the perspective of a sustainable model as we currently observe. Where we reinforce the importance of promoting the possibility of autonomy and emancipation of individuals while respecting the environment in which we live. To facilitate, expand and deepen the debate in this sense, the Sustainable Development Goals (SDGs) established by the 2030 Agenda for Sustainable Development created in 2015 by the United Nations, provide a comprehensive and articulated set of possibilities and dialogues that respond to the local, regional and global crises. In this way, this research seeks to demonstrate the possibilities of contribution of the social worker's role in the process of promoting sustainable development in Brazil, especially to Goal 10 of the SDGs, through the importance of the same with interdisciplinary work in the formulation and execution of public policies for Sustainable Development in Brazil. Furthermore, explain the understanding of the category's position on the socio-environmental issue in the country and the main discussions on the topic of sustainability.Universidade Federal de São PauloThomaz, Silvia Maria Tagé [UNIFESP]Fonseca, Gustavo Fernandes Camargo [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/2643979959364811http://lattes.cnpq.br/2147936574575153http://lattes.cnpq.br/6928780963088749Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Santos, Yasmin Marques dos [UNIFESP]2024-09-13T16:02:07Z2024-09-13T16:02:07Z2024-07-03info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion37 f.application/pdfSANTOS, Yasmin Marques dos. Perspectivas socioambientais e trabalho interdisciplinar: possibilidades de atuação do Assistente Social na promoção do Desenvolvimento Sustentável no Brasil. 2024. 37 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de São Paulo, Instituto de Saúde e Sociedade, Santos, 2024.https://hdl.handle.net/11600/71823ark:/48912/00130000075hjporSantos, SPinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-09-14T17:51:07Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/71823Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T20:02:24.045097Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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