Via revistas e jornais: a seção que ecoa as polêmicas e embates em torno da educação na grande imprensa (1930-1931)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Cleber Soares De [UNIFESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8045933
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59654
Resumo: A seção Através das Revista e Jornais é uma parte da revista pedagógica Escola Nova criada em outubro de 1930, pela Diretoria Geral de Instrução Pública responsável pela organização do ensino paulista. O periódico se dedicava, principalmente, a repercutir, ecoar, reverberar e veicular o que a imprensa comercial à época publicava em suas páginas sobre a educação e sociedade no início da mesma década. Propagandeava-se também o ideário da Sociedade de Educação de São Paulo, entidade privada criada para pensar, construir e influenciar as instituições públicas para a efetivação de um sistema de ensino. Sob a crise e transformações no sistema oligárquico e o acirramento da disputa em torno do Estado, a Escola Nova surgia como continuidade, pois, o órgão público havia construído uma tradição na produção de impressos pedagógicos. No entanto, rompe-se com a tradição e passa a apresentar com mais contundência o seu projeto político educacional, escancararando, desde a sua capa, qual a corrente pedagógica que defendia, apresentava o recrudescimento da batalha do grupo de Lourenço Filho, diretor geral, que comandava o periódico e estava disposto a empreender. A seção Através das Revistas e Jornais, por essa perspectiva, foi o objeto dessa dissertação na qual se preocupou em estudar as polêmicas e embates que, apesar do seu diretor mobilizar uma diversidade de instrumentos discursivos e dispositivos para convencer seu público-leitor, o professorado, havia um consenso tácito em torno do projeto político-educacional incorporado pelas reformas administrativas do governo provisório e da Diretoria Geral de Instrução Pública. As páginas da seção publicavam e traduziam em suas colunas as divergências na condução do projeto autoritário de sociedade.
id UFSP_7a44b5667a5f667c96de25825c6d4720
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/59654
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Souza, Cleber Soares De [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Almeida Neto, Antonio Simplicio De [UNIFESP]2021-01-19T16:34:20Z2021-01-19T16:34:20Z2019-05-23https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8045933https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59654CLEBER SOARES DE SOUZA.pdfA seção Através das Revista e Jornais é uma parte da revista pedagógica Escola Nova criada em outubro de 1930, pela Diretoria Geral de Instrução Pública responsável pela organização do ensino paulista. O periódico se dedicava, principalmente, a repercutir, ecoar, reverberar e veicular o que a imprensa comercial à época publicava em suas páginas sobre a educação e sociedade no início da mesma década. Propagandeava-se também o ideário da Sociedade de Educação de São Paulo, entidade privada criada para pensar, construir e influenciar as instituições públicas para a efetivação de um sistema de ensino. Sob a crise e transformações no sistema oligárquico e o acirramento da disputa em torno do Estado, a Escola Nova surgia como continuidade, pois, o órgão público havia construído uma tradição na produção de impressos pedagógicos. No entanto, rompe-se com a tradição e passa a apresentar com mais contundência o seu projeto político educacional, escancararando, desde a sua capa, qual a corrente pedagógica que defendia, apresentava o recrudescimento da batalha do grupo de Lourenço Filho, diretor geral, que comandava o periódico e estava disposto a empreender. A seção Através das Revistas e Jornais, por essa perspectiva, foi o objeto dessa dissertação na qual se preocupou em estudar as polêmicas e embates que, apesar do seu diretor mobilizar uma diversidade de instrumentos discursivos e dispositivos para convencer seu público-leitor, o professorado, havia um consenso tácito em torno do projeto político-educacional incorporado pelas reformas administrativas do governo provisório e da Diretoria Geral de Instrução Pública. As páginas da seção publicavam e traduziam em suas colunas as divergências na condução do projeto autoritário de sociedade.The section “Através das Revistas e Jornais” (Flipping Through Magazines and Newspapers) is part of a pedagogical journal titled Escola Nova (New School), which was created in October 1930, by the Diretoria Geral de Instrução Pública (General Bureau for Public Education), the office which is responsible for organizing public education in São Paulo. The journal was mainly concerned with discussing, echoing, reverberating and broadcasting what the commercial press of that time published on its pages about education and society in the beginning of the said decade. It also propagated the ideals of the São Paulo Educational Society, a private entity created to think about, build upon and press forward policies by public institutions towards implementing a certain teaching system. Under the crisis and transformations in the oligarchic system and the intensification of the dispute around the State, the New School emerged as some sort of continuity, since this public agency had established a tradition in the production of pedagogical literature. From its front cover, however, the journal made clear what pedagogical trend it followed. This promoted a toughing up of the fight that the followers of Lourenço Filho, the publisher, were willing to wage. For this reason, the section “Através das Revistas e Jornais” became the object of analysis in this dissertation, whose goal was to study the controversies and clashes which resulted from a diverse array of discursive tools and devices used by the publisher in order to convince its readers of the tacit consensus he sought to establish around the political and educational project ingrained in the administrative reforms promoted by the provisional government and the Diretoria Geral de Instrução Pública. The columns of the said section reveal incongruities as to the ways to conduct an authoritarian project of society.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2019)258 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Imprensa PedagógicaHistória Da EducaçãoRevista Escola NovaLourenço FilhoGoverno Provisório De 1930Press PedagogicalHistory Of EducacionMagazine New SchoolLourenço FilhoProvisional Government Of 1930Via revistas e jornais: a seção que ecoa as polêmicas e embates em torno da educação na grande imprensa (1930-1931)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasHistóriaHistória E HistoriografiaPoder, Cultura E SaberesORIGINALCLEBER SOARES DE SOUZA.pdfapplication/pdf3686138${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59654/1/CLEBER%20SOARES%20DE%20SOUZA.pdfdeaa0159779ee01d9296400c870e01c6MD51open accessTEXTCLEBER SOARES DE SOUZA.pdf.txtCLEBER SOARES DE SOUZA.pdf.txtExtracted texttext/plain640346${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59654/2/CLEBER%20SOARES%20DE%20SOUZA.pdf.txtcf5b190f344c03f340060629bf66f8bcMD52open accessTHUMBNAILCLEBER SOARES DE SOUZA.pdf.jpgCLEBER SOARES DE SOUZA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3722${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59654/4/CLEBER%20SOARES%20DE%20SOUZA.pdf.jpgda94b48b487692515bd909b886c86a3fMD54open access11600/596542023-05-15 09:11:57.483open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/59654Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T12:11:57Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Via revistas e jornais: a seção que ecoa as polêmicas e embates em torno da educação na grande imprensa (1930-1931)
title Via revistas e jornais: a seção que ecoa as polêmicas e embates em torno da educação na grande imprensa (1930-1931)
spellingShingle Via revistas e jornais: a seção que ecoa as polêmicas e embates em torno da educação na grande imprensa (1930-1931)
Souza, Cleber Soares De [UNIFESP]
Imprensa Pedagógica
História Da Educação
Revista Escola Nova
Lourenço Filho
Governo Provisório De 1930
Press Pedagogical
History Of Educacion
Magazine New School
Lourenço Filho
Provisional Government Of 1930
title_short Via revistas e jornais: a seção que ecoa as polêmicas e embates em torno da educação na grande imprensa (1930-1931)
title_full Via revistas e jornais: a seção que ecoa as polêmicas e embates em torno da educação na grande imprensa (1930-1931)
title_fullStr Via revistas e jornais: a seção que ecoa as polêmicas e embates em torno da educação na grande imprensa (1930-1931)
title_full_unstemmed Via revistas e jornais: a seção que ecoa as polêmicas e embates em torno da educação na grande imprensa (1930-1931)
title_sort Via revistas e jornais: a seção que ecoa as polêmicas e embates em torno da educação na grande imprensa (1930-1931)
author Souza, Cleber Soares De [UNIFESP]
author_facet Souza, Cleber Soares De [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Cleber Soares De [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida Neto, Antonio Simplicio De [UNIFESP]
contributor_str_mv Almeida Neto, Antonio Simplicio De [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Imprensa Pedagógica
História Da Educação
Revista Escola Nova
Lourenço Filho
Governo Provisório De 1930
topic Imprensa Pedagógica
História Da Educação
Revista Escola Nova
Lourenço Filho
Governo Provisório De 1930
Press Pedagogical
History Of Educacion
Magazine New School
Lourenço Filho
Provisional Government Of 1930
dc.subject.eng.fl_str_mv Press Pedagogical
History Of Educacion
Magazine New School
Lourenço Filho
Provisional Government Of 1930
description A seção Através das Revista e Jornais é uma parte da revista pedagógica Escola Nova criada em outubro de 1930, pela Diretoria Geral de Instrução Pública responsável pela organização do ensino paulista. O periódico se dedicava, principalmente, a repercutir, ecoar, reverberar e veicular o que a imprensa comercial à época publicava em suas páginas sobre a educação e sociedade no início da mesma década. Propagandeava-se também o ideário da Sociedade de Educação de São Paulo, entidade privada criada para pensar, construir e influenciar as instituições públicas para a efetivação de um sistema de ensino. Sob a crise e transformações no sistema oligárquico e o acirramento da disputa em torno do Estado, a Escola Nova surgia como continuidade, pois, o órgão público havia construído uma tradição na produção de impressos pedagógicos. No entanto, rompe-se com a tradição e passa a apresentar com mais contundência o seu projeto político educacional, escancararando, desde a sua capa, qual a corrente pedagógica que defendia, apresentava o recrudescimento da batalha do grupo de Lourenço Filho, diretor geral, que comandava o periódico e estava disposto a empreender. A seção Através das Revistas e Jornais, por essa perspectiva, foi o objeto dessa dissertação na qual se preocupou em estudar as polêmicas e embates que, apesar do seu diretor mobilizar uma diversidade de instrumentos discursivos e dispositivos para convencer seu público-leitor, o professorado, havia um consenso tácito em torno do projeto político-educacional incorporado pelas reformas administrativas do governo provisório e da Diretoria Geral de Instrução Pública. As páginas da seção publicavam e traduziam em suas colunas as divergências na condução do projeto autoritário de sociedade.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-05-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-19T16:34:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-19T16:34:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8045933
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59654
dc.identifier.file.none.fl_str_mv CLEBER SOARES DE SOUZA.pdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8045933
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59654
identifier_str_mv CLEBER SOARES DE SOUZA.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 258 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59654/1/CLEBER%20SOARES%20DE%20SOUZA.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59654/2/CLEBER%20SOARES%20DE%20SOUZA.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59654/4/CLEBER%20SOARES%20DE%20SOUZA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv deaa0159779ee01d9296400c870e01c6
cf5b190f344c03f340060629bf66f8bc
da94b48b487692515bd909b886c86a3f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764209823416320