Sintomas de Burnout estão associados a problemas de saúde mental em professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espolaor, Rosângela Patrícia de Freitas [UNIFESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/71217
Resumo: Este estudo teve como objetivo examinar a relação entre o Burnout e os sintomas de Depressão e Ansiedade em 85 professores do ensino fundamental I nas cidades de Fortaleza e Eusébio, Ceará, nordeste do Brasil. Foram usadas medidas pré-teste coletadas na avaliação basal do ensaio controlado randomizado para avaliar a efetividade do Programa Escolar Elos 2.0 para prevenção de álcool e outras drogas. Para este estudo, os participantes completaram três instrumentos de avaliação: um Questionário Sociodemográfico, Questionários de Avaliação da Síndrome de Burnout e o Questionário de Autorrelato (SRQ). Os resultados mostraram que aproximadamente 9% dos professores apresentaram sintomas de ansiedade e depressão. O Burnout mostrou uma associação significativa com os sintomas de transtornos mentais, explicando 29% da variação observada. Nosso estudo demonstrou a forte associação entre Burnout e sintomas de Depressão e Ansiedade em professores do ensino fundamental I. Isso ressalta a importância de abordar o Burnout como um fator significativo que contribui para os problemas de saúde mental nesta população. Esforços para mitigar os sintomas de Burnout podem potencialmente aliviar o fardo das doenças mentais entre os professores.
id UFSP_7dc8afa0562006212fe96aafa51f18de
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/71217
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Sintomas de Burnout estão associados a problemas de saúde mental em professoresIs Burnout in teachers associated with mental health problemsProfessoresSindrome de BurnoutSaúde MentalEste estudo teve como objetivo examinar a relação entre o Burnout e os sintomas de Depressão e Ansiedade em 85 professores do ensino fundamental I nas cidades de Fortaleza e Eusébio, Ceará, nordeste do Brasil. Foram usadas medidas pré-teste coletadas na avaliação basal do ensaio controlado randomizado para avaliar a efetividade do Programa Escolar Elos 2.0 para prevenção de álcool e outras drogas. Para este estudo, os participantes completaram três instrumentos de avaliação: um Questionário Sociodemográfico, Questionários de Avaliação da Síndrome de Burnout e o Questionário de Autorrelato (SRQ). Os resultados mostraram que aproximadamente 9% dos professores apresentaram sintomas de ansiedade e depressão. O Burnout mostrou uma associação significativa com os sintomas de transtornos mentais, explicando 29% da variação observada. Nosso estudo demonstrou a forte associação entre Burnout e sintomas de Depressão e Ansiedade em professores do ensino fundamental I. Isso ressalta a importância de abordar o Burnout como um fator significativo que contribui para os problemas de saúde mental nesta população. Esforços para mitigar os sintomas de Burnout podem potencialmente aliviar o fardo das doenças mentais entre os professores. This study aimed to examine the relationship between Burnout and symptoms of Depression and Anxiety among 85 elementary school teachers in the cities of Fortaleza and Eusébio, Ceará, northeastern Brazil. Pre-test measures collected in the baseline assessment of the randomized controlled trial to evaluate the effectiveness of the Elos 2.0 School Program for the prevention of alcohol and other drugs were used. For this study, participants completed three assessment instruments: a Sociodemographic Questionnaire, Burnout Syndrome Assessment Questionnaires, and the Self-Report Questionnaire (SRQ). The results showed that approximately 9% of teachers exhibited symptoms of anxiety and depression. Burnout showed a significant association with symptoms of mental disorders, explaining 29% of the observed variance. Our study demonstrated the strong association between Burnout and symptoms of Depression and Anxiety in elementary school teachers. This underscores the importance of addressing Burnout as a significant factor contributing to mental health issues in this population. Efforts to mitigate Burnout symptoms could potentially alleviate the burden of mental illness among teachers.Universidade Federal de São PauloCaetano, Sheila Cavalcante [UNIFESP]lattes.cnpq.br/4054738146503695lattes.cnpq.br/1580603589705410Espolaor, Rosângela Patrícia de Freitas [UNIFESP]2024-06-18T17:45:18Z2024-06-18T17:45:18Z2024-05-10info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion51 f.application/pdfESPOLAOR, Rosângela Patrícia de Freitas. Sintomas de Burnout estão associados a problemas de saúde mental em professores. 2024. 51 f. Dissertação (Mestrado em Psiquiatria e Psicologia Médica) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo, 2024.https://hdl.handle.net/11600/71217porSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-14T00:53:39Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/71217Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-14T00:53:39Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sintomas de Burnout estão associados a problemas de saúde mental em professores
Is Burnout in teachers associated with mental health problems
title Sintomas de Burnout estão associados a problemas de saúde mental em professores
spellingShingle Sintomas de Burnout estão associados a problemas de saúde mental em professores
Espolaor, Rosângela Patrícia de Freitas [UNIFESP]
Professores
Sindrome de Burnout
Saúde Mental
title_short Sintomas de Burnout estão associados a problemas de saúde mental em professores
title_full Sintomas de Burnout estão associados a problemas de saúde mental em professores
title_fullStr Sintomas de Burnout estão associados a problemas de saúde mental em professores
title_full_unstemmed Sintomas de Burnout estão associados a problemas de saúde mental em professores
title_sort Sintomas de Burnout estão associados a problemas de saúde mental em professores
author Espolaor, Rosângela Patrícia de Freitas [UNIFESP]
author_facet Espolaor, Rosângela Patrícia de Freitas [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caetano, Sheila Cavalcante [UNIFESP]
lattes.cnpq.br/4054738146503695
lattes.cnpq.br/1580603589705410
dc.contributor.author.fl_str_mv Espolaor, Rosângela Patrícia de Freitas [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores
Sindrome de Burnout
Saúde Mental
topic Professores
Sindrome de Burnout
Saúde Mental
description Este estudo teve como objetivo examinar a relação entre o Burnout e os sintomas de Depressão e Ansiedade em 85 professores do ensino fundamental I nas cidades de Fortaleza e Eusébio, Ceará, nordeste do Brasil. Foram usadas medidas pré-teste coletadas na avaliação basal do ensaio controlado randomizado para avaliar a efetividade do Programa Escolar Elos 2.0 para prevenção de álcool e outras drogas. Para este estudo, os participantes completaram três instrumentos de avaliação: um Questionário Sociodemográfico, Questionários de Avaliação da Síndrome de Burnout e o Questionário de Autorrelato (SRQ). Os resultados mostraram que aproximadamente 9% dos professores apresentaram sintomas de ansiedade e depressão. O Burnout mostrou uma associação significativa com os sintomas de transtornos mentais, explicando 29% da variação observada. Nosso estudo demonstrou a forte associação entre Burnout e sintomas de Depressão e Ansiedade em professores do ensino fundamental I. Isso ressalta a importância de abordar o Burnout como um fator significativo que contribui para os problemas de saúde mental nesta população. Esforços para mitigar os sintomas de Burnout podem potencialmente aliviar o fardo das doenças mentais entre os professores.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-06-18T17:45:18Z
2024-06-18T17:45:18Z
2024-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ESPOLAOR, Rosângela Patrícia de Freitas. Sintomas de Burnout estão associados a problemas de saúde mental em professores. 2024. 51 f. Dissertação (Mestrado em Psiquiatria e Psicologia Médica) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo, 2024.
https://hdl.handle.net/11600/71217
identifier_str_mv ESPOLAOR, Rosângela Patrícia de Freitas. Sintomas de Burnout estão associados a problemas de saúde mental em professores. 2024. 51 f. Dissertação (Mestrado em Psiquiatria e Psicologia Médica) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo, 2024.
url https://hdl.handle.net/11600/71217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 51 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268272468557824