A escuta especializada dos/as assistentes sociais e o uso desse instrumental na lógica da proteção integral
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/63362 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como tema a Lei 13.431/2017 que versa sobre a Escuta Especializada, com ênfase dos/as Assistentes Sociais e o uso desse instrumental na lógica da proteção social. A Constituição Federal de 1988 em conjunto com a Lei 8069/1990- Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelecem princípios e diretrizes importantes para garantir os direitos da criança e do adolescente, bem como as prerrogativas do compromisso do trabalho profissional dos/das assistentes no campo da defesa desses direitos. O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) formulou a Resolução nº 554/2009 afirmando que: não reconhece como atribuição ou competência de assistentes sociais a inquirição de crianças e adolescentes, vítimas e testemunhas de violência. Desse modo, a escuta especializada fica sob a responsabilidade da rede de serviços municipais (educação, saúde, assistência social e outros) e, os profissionais que escutam a vítima ou testemunha, devendo relatar a fala do/a narrador/a com o intuito de promover o acesso às informações que lhe são confiadas ao nível profissional. Esta pesquisa parte do método da Teoria Social, o qual buscará apreender as particularidades do objeto em estudo, por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Buscará responder o problema dessa pesquisa: quais os limites e desafios quanto à aplicabilidade da lei sobre Escuta Especializada e a eficácia desse procedimento realizado pelas instituições da rede de promoção e proteção? Assim, o objetivo será o de compreender a escuta especializada de criança e adolescente vítima ou testemunha de violência nos serviços municipais de assistência social e seus tensionamentos para assegurar a proteção integral e os direitos do público infantojuvenil. |
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A escuta especializada dos/as assistentes sociais e o uso desse instrumental na lógica da proteção integralEscuta EspecializadaInfantojuvenilProteção IntegralServiço SocialSpecialized ListeningChildhood and TeenagersFull ProtectionSocial WorkEsta pesquisa tem como tema a Lei 13.431/2017 que versa sobre a Escuta Especializada, com ênfase dos/as Assistentes Sociais e o uso desse instrumental na lógica da proteção social. A Constituição Federal de 1988 em conjunto com a Lei 8069/1990- Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelecem princípios e diretrizes importantes para garantir os direitos da criança e do adolescente, bem como as prerrogativas do compromisso do trabalho profissional dos/das assistentes no campo da defesa desses direitos. O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) formulou a Resolução nº 554/2009 afirmando que: não reconhece como atribuição ou competência de assistentes sociais a inquirição de crianças e adolescentes, vítimas e testemunhas de violência. Desse modo, a escuta especializada fica sob a responsabilidade da rede de serviços municipais (educação, saúde, assistência social e outros) e, os profissionais que escutam a vítima ou testemunha, devendo relatar a fala do/a narrador/a com o intuito de promover o acesso às informações que lhe são confiadas ao nível profissional. Esta pesquisa parte do método da Teoria Social, o qual buscará apreender as particularidades do objeto em estudo, por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Buscará responder o problema dessa pesquisa: quais os limites e desafios quanto à aplicabilidade da lei sobre Escuta Especializada e a eficácia desse procedimento realizado pelas instituições da rede de promoção e proteção? Assim, o objetivo será o de compreender a escuta especializada de criança e adolescente vítima ou testemunha de violência nos serviços municipais de assistência social e seus tensionamentos para assegurar a proteção integral e os direitos do público infantojuvenil.This study has as its theme the 13.431/2017 Law, which deals about ‘Specialized Listening’, with emphasis on social workers and the use of this instrument in the logic of social protection. The Federal Constitution of 1988 in conjunction with the Law 8069/1990 – Child and Teenager Statute (ECA) establish important principles and guidelines to ensure the kids and teenagers rights, as well as the prerogatives of the commitment of the assistants’ professional work in the field of those rights’ defence. The Federal Council of Social Services (CFESS) formulated Resolution n°554/2009 saying that: doesn’t recognize as attribution or social workers’ competition the child and teenagers’ inquiry, victims and witnesses of violence. Thus, specialized listening stays under responsibility of services network’s municipal (education, health, social assistance and others) and, the professionals who listen to the victim or witness, must report the narrator’s speech in order to promote access to the information entrusted to him at a professional level. This study is based on the method of Social Theory, which will seek to learn the particularities of the object under study, through bibliographic and documentary research. It will seek to answer the problem of this study: what are the limits and challenges regarding the applicability of the Specialized Listening law and the effectiveness of this procedure carried out by the institutions of the promotion and protection network? So, the purpose will be to understand the specialized listening of kids and adolescents who are victims or witnesses of violence in municipal social assistance services and their tensions to ensure the integral protection and children and adolescents rights.Universidade Federal de São PauloPini, Francisca Rodrigues de Oliveira [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/7613304101759247Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Almeida, Caroline Santos [UNIFESP]Santos, Sonia Gomes dos [UNIFESP]2022-03-04T23:36:34Z2022-03-04T23:36:34Z2022-02-21info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion64 f.application/pdfALMEIDA, Caroline Santos; SANTOS, Sonia Gomes dos. A escuta especializada dos/as assistentes sociais e o uso desse instrumental na lógica da proteção integral. 2022. 64 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2022.https://hdl.handle.net/11600/63362porSantos/SPinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T18:37:24Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/63362Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T18:37:24Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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