Corporalidades De Meninas E Meninos Na Educação Infantil: Normatividades E (Re)Significações De Gênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Inoue, Laura Tereza De Sa E Benevides [UNIFESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7000421
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52608
Resumo: This Master's Research Aims To Understand The Process Of Social Construction Of The Bodies Of Girls And Boys In Child Education, Seeking To Identify Gender Norms And The Ways That Children (Re)Signify Them. It Was Based On An Ethnographic Study With Five-Years Old Children In A Municipal School Of Early Childhood Education In The City Of São Paulo (Emei). How Does The "Being A Girl" And "Being A Boy" Marks The Corporalities Of Children In Early Childhood Education? How Do Girls And Boys Express Gender Normativities In Their Bodies And How Do They Resignify Them? The Research Has The Sociology Of The Childhood, Studies Of Gender, Feminist Studies And Studies Of The Body As The Theoretical Reference. The Research Outcome Reveals That The Gender Norms Present In The Corporalities Of Girls And Boys, Reflected In The Forms Of Clothing, Adornments, Toys And Fantasies Marked By The Socially Established Expectations Of Femininity And Masculinity. It Shows How Small Children, Through Play And Movements, Experience The
id UFSP_803b4bc0215e2617b3a6a3455b7cd4d2
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/52608
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Corporalidades De Meninas E Meninos Na Educação Infantil: Normatividades E (Re)Significações De GêneroEarly Children EducationGenderCorporalitySociology Of ChildrenChildren's CulturesEducação InfantilSociologia Da InfânciaGêneroCorporalidadesCulturas InfantisThis Master's Research Aims To Understand The Process Of Social Construction Of The Bodies Of Girls And Boys In Child Education, Seeking To Identify Gender Norms And The Ways That Children (Re)Signify Them. It Was Based On An Ethnographic Study With Five-Years Old Children In A Municipal School Of Early Childhood Education In The City Of São Paulo (Emei). How Does The "Being A Girl" And "Being A Boy" Marks The Corporalities Of Children In Early Childhood Education? How Do Girls And Boys Express Gender Normativities In Their Bodies And How Do They Resignify Them? The Research Has The Sociology Of The Childhood, Studies Of Gender, Feminist Studies And Studies Of The Body As The Theoretical Reference. The Research Outcome Reveals That The Gender Norms Present In The Corporalities Of Girls And Boys, Reflected In The Forms Of Clothing, Adornments, Toys And Fantasies Marked By The Socially Established Expectations Of Femininity And Masculinity. It Shows How Small Children, Through Play And Movements, Experience TheEsta Pesquisa De Mestrado Teve Como Objetivo Compreender O Processo De Construção Social Dos Corpos De Meninas E Meninos Na Educação Infantil, Buscando Identificar As Normatividades De Gênero E As Formas Que As Crianças As Ressignificam. Tem Como Base Um Estudo Etnográfico Com Crianças De Cinco Anos De Idade Numa Escola Municipal De Educação Infantil Do Município De São Paulo (Emei), Que Buscou Observar Como O "Ser Menina" E "Ser Menino" Marca As Corporalidades Das Crianças Na Educação Infantil? Como Meninas E Meninos Expressam Em Suas Corporalidades As Normatividades De Gênero E Como As Ressignificam? A Pesquisa Tem Como Referencial Teórico A Sociologia Da Infância, Estudos De Gênero, Estudos Feministas E Estudos Do Corpo. Os Resultados Da Pesquisa Revelam As Normatividades De Gênero Presentes Nas Corporalidades De Meninas E Meninos, Refletidas Nas Formas De Vestimentas, Adornos, Brinquedos E Fantasias Marcados Pelas Expectativas Socialmente Estabelecidas De Feminilidade E Masculinidade. Mostra Como As CrianDados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2018)Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Finco, Daniela [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Inoue, Laura Tereza De Sa E Benevides [UNIFESP]2020-03-25T12:10:15Z2020-03-25T12:10:15Z2018-08-27info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion153 p.application/pdfhttps://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=70004212018-0549.pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52608porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-02T17:16:27Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/52608Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-02T17:16:27Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Corporalidades De Meninas E Meninos Na Educação Infantil: Normatividades E (Re)Significações De Gênero
title Corporalidades De Meninas E Meninos Na Educação Infantil: Normatividades E (Re)Significações De Gênero
spellingShingle Corporalidades De Meninas E Meninos Na Educação Infantil: Normatividades E (Re)Significações De Gênero
Inoue, Laura Tereza De Sa E Benevides [UNIFESP]
Early Children Education
Gender
Corporality
Sociology Of Children
Children's Cultures
Educação Infantil
Sociologia Da Infância
Gênero
Corporalidades
Culturas Infantis
title_short Corporalidades De Meninas E Meninos Na Educação Infantil: Normatividades E (Re)Significações De Gênero
title_full Corporalidades De Meninas E Meninos Na Educação Infantil: Normatividades E (Re)Significações De Gênero
title_fullStr Corporalidades De Meninas E Meninos Na Educação Infantil: Normatividades E (Re)Significações De Gênero
title_full_unstemmed Corporalidades De Meninas E Meninos Na Educação Infantil: Normatividades E (Re)Significações De Gênero
title_sort Corporalidades De Meninas E Meninos Na Educação Infantil: Normatividades E (Re)Significações De Gênero
author Inoue, Laura Tereza De Sa E Benevides [UNIFESP]
author_facet Inoue, Laura Tereza De Sa E Benevides [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Finco, Daniela [UNIFESP]
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Inoue, Laura Tereza De Sa E Benevides [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Early Children Education
Gender
Corporality
Sociology Of Children
Children's Cultures
Educação Infantil
Sociologia Da Infância
Gênero
Corporalidades
Culturas Infantis
topic Early Children Education
Gender
Corporality
Sociology Of Children
Children's Cultures
Educação Infantil
Sociologia Da Infância
Gênero
Corporalidades
Culturas Infantis
description This Master's Research Aims To Understand The Process Of Social Construction Of The Bodies Of Girls And Boys In Child Education, Seeking To Identify Gender Norms And The Ways That Children (Re)Signify Them. It Was Based On An Ethnographic Study With Five-Years Old Children In A Municipal School Of Early Childhood Education In The City Of São Paulo (Emei). How Does The "Being A Girl" And "Being A Boy" Marks The Corporalities Of Children In Early Childhood Education? How Do Girls And Boys Express Gender Normativities In Their Bodies And How Do They Resignify Them? The Research Has The Sociology Of The Childhood, Studies Of Gender, Feminist Studies And Studies Of The Body As The Theoretical Reference. The Research Outcome Reveals That The Gender Norms Present In The Corporalities Of Girls And Boys, Reflected In The Forms Of Clothing, Adornments, Toys And Fantasies Marked By The Socially Established Expectations Of Femininity And Masculinity. It Shows How Small Children, Through Play And Movements, Experience The
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-27
2020-03-25T12:10:15Z
2020-03-25T12:10:15Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7000421
2018-0549.pdf
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52608
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7000421
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52608
identifier_str_mv 2018-0549.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 153 p.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268305581539328