Robótica pedagógica: Arduino e eletrônica nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ispada, Ana Luzia Gomes de Oliveira [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66186
Resumo: Nesta pesquisa, realizada em período de pandemia por Covid 19, investigamos a proposta de ensino de robótica, por meio da realização de atividades didáticas para os anos iniciais do fundamental, considerando alguns aspectos do ensino por investigação e experimentação. Envolvemos a utilização da placa Arduino combinada com sensores e atuadores para reprodução e criação de protótipos robóticos simples programados por meio de linguagens gráficas de problemas e soluções apontadas pelos alunos. Apresentamos a descrição da metodologia de ensino-aprendizado adotada em nossas aulas com os alunos do quinto ano de uma Escola Municipal de Educação Básica de São Bernardo do Campo - SP. Alguns dos resultados obtidos no que se refere a utilização da robótica com crianças de 10 anos em média foram: a possibilidade de desenvolvimento de aulas de programação de modo síncrono e assíncrono, impostas pela necessidade de distanciamento social, com pequenos grupos de crianças; contribuição da robótica educacional e programação para reflexões e raciocínio lógico; afetividade; autonomia; colaboração; trabalho em equipe; o significado do erro, e como está associado ao processo de ensino-aprendizagem e a curiosidade como potencializadores de aprendizagem. Embora não sendo o foco da pesquisa também elencamos alguns aspectos curriculares vinculados a disciplinas contemplados no projeto.
id UFSP_84d0b8a3b49ddfa9a1c8df39eb8d0550
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/66186
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Robótica pedagógica: Arduino e eletrônica nos anos iniciais do ensino fundamentalPedagogical robotics: Arduino and electronics in the early years of elementary schoolRobótica educacionalArduinoEletrônicaEnsino fundamental IAnos iniciaisEducational roboticsElectronicsEarly yearsElementary schoolNesta pesquisa, realizada em período de pandemia por Covid 19, investigamos a proposta de ensino de robótica, por meio da realização de atividades didáticas para os anos iniciais do fundamental, considerando alguns aspectos do ensino por investigação e experimentação. Envolvemos a utilização da placa Arduino combinada com sensores e atuadores para reprodução e criação de protótipos robóticos simples programados por meio de linguagens gráficas de problemas e soluções apontadas pelos alunos. Apresentamos a descrição da metodologia de ensino-aprendizado adotada em nossas aulas com os alunos do quinto ano de uma Escola Municipal de Educação Básica de São Bernardo do Campo - SP. Alguns dos resultados obtidos no que se refere a utilização da robótica com crianças de 10 anos em média foram: a possibilidade de desenvolvimento de aulas de programação de modo síncrono e assíncrono, impostas pela necessidade de distanciamento social, com pequenos grupos de crianças; contribuição da robótica educacional e programação para reflexões e raciocínio lógico; afetividade; autonomia; colaboração; trabalho em equipe; o significado do erro, e como está associado ao processo de ensino-aprendizagem e a curiosidade como potencializadores de aprendizagem. Embora não sendo o foco da pesquisa também elencamos alguns aspectos curriculares vinculados a disciplinas contemplados no projeto.In this research, carried out in a pandemic period by Covid 19, we investigated the proposal of teaching robotics, through the performance of didactic activities for the initial years of elementary school, considering some aspects of teaching by research and experimentation. We involve the use of the Arduino plate combined with sensors and actuators for reproduction and creation of simple robotic prototypes programmed through graphical languages of problems and solutions pointed out by students. We present the description of the teachinglearning methodology adopted in our classes with the fifth year students of a Municipal School of Basic Education of São Bernardo do Campo SP. Some of the results obtained regarding the use of robotics with children aged 10 years on average were: the possibility of developing programming classes synchronously and asynchronously, imposed by the need for social distancing, with small groups of children; contribution of educational robotics and programming to reflections and logical reasoning; Affection; autonomy; collaboration; teamwork; the meaning of error, and how it is associated with the teachinglearning process and curiosity as learning enhancers. Although not the focus of the research we also listed some curricular aspects linked to disciplines contemplated in the ProjectCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Federal de São PauloVieira, Rui Manoel de Bastos [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/7458884068779779http://lattes.cnpq.br/8068670110442740Ispada, Ana Luzia Gomes de Oliveira [UNIFESP]2023-01-02T14:06:22Z2023-01-02T14:06:22Z2022-11-22info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion137 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66186porDiademainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T04:37:17Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/66186Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-12T04:37:17Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Robótica pedagógica: Arduino e eletrônica nos anos iniciais do ensino fundamental
Pedagogical robotics: Arduino and electronics in the early years of elementary school
title Robótica pedagógica: Arduino e eletrônica nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Robótica pedagógica: Arduino e eletrônica nos anos iniciais do ensino fundamental
Ispada, Ana Luzia Gomes de Oliveira [UNIFESP]
Robótica educacional
Arduino
Eletrônica
Ensino fundamental I
Anos iniciais
Educational robotics
Electronics
Early years
Elementary school
title_short Robótica pedagógica: Arduino e eletrônica nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Robótica pedagógica: Arduino e eletrônica nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Robótica pedagógica: Arduino e eletrônica nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Robótica pedagógica: Arduino e eletrônica nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Robótica pedagógica: Arduino e eletrônica nos anos iniciais do ensino fundamental
author Ispada, Ana Luzia Gomes de Oliveira [UNIFESP]
author_facet Ispada, Ana Luzia Gomes de Oliveira [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Rui Manoel de Bastos [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/7458884068779779
http://lattes.cnpq.br/8068670110442740
dc.contributor.author.fl_str_mv Ispada, Ana Luzia Gomes de Oliveira [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Robótica educacional
Arduino
Eletrônica
Ensino fundamental I
Anos iniciais
Educational robotics
Electronics
Early years
Elementary school
topic Robótica educacional
Arduino
Eletrônica
Ensino fundamental I
Anos iniciais
Educational robotics
Electronics
Early years
Elementary school
description Nesta pesquisa, realizada em período de pandemia por Covid 19, investigamos a proposta de ensino de robótica, por meio da realização de atividades didáticas para os anos iniciais do fundamental, considerando alguns aspectos do ensino por investigação e experimentação. Envolvemos a utilização da placa Arduino combinada com sensores e atuadores para reprodução e criação de protótipos robóticos simples programados por meio de linguagens gráficas de problemas e soluções apontadas pelos alunos. Apresentamos a descrição da metodologia de ensino-aprendizado adotada em nossas aulas com os alunos do quinto ano de uma Escola Municipal de Educação Básica de São Bernardo do Campo - SP. Alguns dos resultados obtidos no que se refere a utilização da robótica com crianças de 10 anos em média foram: a possibilidade de desenvolvimento de aulas de programação de modo síncrono e assíncrono, impostas pela necessidade de distanciamento social, com pequenos grupos de crianças; contribuição da robótica educacional e programação para reflexões e raciocínio lógico; afetividade; autonomia; colaboração; trabalho em equipe; o significado do erro, e como está associado ao processo de ensino-aprendizagem e a curiosidade como potencializadores de aprendizagem. Embora não sendo o foco da pesquisa também elencamos alguns aspectos curriculares vinculados a disciplinas contemplados no projeto.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-22
2023-01-02T14:06:22Z
2023-01-02T14:06:22Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66186
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 137 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Diadema
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268290952855552