Formação do médico de família e comunidade no contexto da pandemia Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romualdo, Juliana Fernanda [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/11600/66118
Resumo: Introdução. Os anos de 2020 e 2021 ficarão marcados historicamente pela grande pandemia da COVID-19. O coronavírus foi e ainda é responsável por números exorbitantes de contaminação e mortes em todo mundo. Grandes esforços como isolamento social e quarentena foram instituídos como forma de controle da doença, o que gerou diversas transformações nos ambientes social, econômico, educacional e comportamental da população mundial. A formação médica dentro dos programas de residência, tiveram sua rotina de aprendizado modificada devido a grande necessidade de concentração de esforços para contenção da doença. A partir desse contexto, e considerando a realidade do Programa de Residência Médica de Medicina de Família e Comunidade do Município de São Bernardo do Campo do (PRM MFC SBC), foi visto como relevante um estudo das impressões dos residentes sobre sua formação como Médicos de Família e Comunidade em seus cenários de prática. Objetivos. Geral: Analisar as percepções dos residentes do segundo ano do PRM MFC SBC acerca de seu cotidiano e formação profissional durante a pandemia da COVID-19. Específicos: a) Possibilitar um espaço de expressão e reflexão para os residentes sobre a sua prática de formação; b) Investigar a percepção dos residentes com relação ao seu trabalho junto à equipe durante a pandemia; c) Investigar como os residentes avaliam suas ações de cuidado junto aos usuários no contexto da pandemia; d) Descrever a rotina de trabalho e atividades desenvolvidas e experiências durante a formação dos residentes; e) Refletir com a própria experiência a atuação como preceptora do PRM MFC; f) Testemunhar a presença da pandemia COVID-19 dentro de um processo de formação. Método. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório realizado por meio de entrevistas com residentes do segundo ano do programa de residência, a partir de roteiro semi estruturado, focado na vivência profissional no contexto da pandemia A análise das entrevistas após transcrição se deu pela técnica de análise de conteúdo e permitiu a avaliação das informações obtidas através da interpretação objetiva e subjetiva das narrativas, em articulação com referências bibliográficas e observações da pesquisadora. Conclusões: Alguns pontos foram percebidos como interferentes na formação dos residentes como médicos de família no contexto da pandemia. Entre eles estão: a pandemia COVID-19, a preceptoria do programa de residência, o processo de trabalho nos cenários de prática e as relações interpessoais construídas durante a formação.
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Grandes esforços como isolamento social e quarentena foram instituídos como forma de controle da doença, o que gerou diversas transformações nos ambientes social, econômico, educacional e comportamental da população mundial. A formação médica dentro dos programas de residência, tiveram sua rotina de aprendizado modificada devido a grande necessidade de concentração de esforços para contenção da doença. A partir desse contexto, e considerando a realidade do Programa de Residência Médica de Medicina de Família e Comunidade do Município de São Bernardo do Campo do (PRM MFC SBC), foi visto como relevante um estudo das impressões dos residentes sobre sua formação como Médicos de Família e Comunidade em seus cenários de prática. Objetivos. Geral: Analisar as percepções dos residentes do segundo ano do PRM MFC SBC acerca de seu cotidiano e formação profissional durante a pandemia da COVID-19. Específicos: a) Possibilitar um espaço de expressão e reflexão para os residentes sobre a sua prática de formação; b) Investigar a percepção dos residentes com relação ao seu trabalho junto à equipe durante a pandemia; c) Investigar como os residentes avaliam suas ações de cuidado junto aos usuários no contexto da pandemia; d) Descrever a rotina de trabalho e atividades desenvolvidas e experiências durante a formação dos residentes; e) Refletir com a própria experiência a atuação como preceptora do PRM MFC; f) Testemunhar a presença da pandemia COVID-19 dentro de um processo de formação. Método. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório realizado por meio de entrevistas com residentes do segundo ano do programa de residência, a partir de roteiro semi estruturado, focado na vivência profissional no contexto da pandemia A análise das entrevistas após transcrição se deu pela técnica de análise de conteúdo e permitiu a avaliação das informações obtidas através da interpretação objetiva e subjetiva das narrativas, em articulação com referências bibliográficas e observações da pesquisadora. Conclusões: Alguns pontos foram percebidos como interferentes na formação dos residentes como médicos de família no contexto da pandemia. Entre eles estão: a pandemia COVID-19, a preceptoria do programa de residência, o processo de trabalho nos cenários de prática e as relações interpessoais construídas durante a formação.Introduction. The years 2020 and 2021 will be historically marked by the great pandemic of COVID-19. The coronavirus was and still is responsible for exorbitant numbers of contamination and deaths worldwide. Great efforts such as social isolation and quarantine were instituted as a way of controlling the disease, which generated several transformations in the social, economic, educational and behavioral environments of the world population. Medical training within residency programs had their learning routine modified due to the great need to concentrate efforts to contain the disease. From this context, and considering the reality of the Family and Community Medicine Residency Program of the Municipality of São Bernardo do Campo do (PRM MFC SBC), a study of the residents' impressions about their training as Health Physicians was seen as relevant. Family and Community in their practice scenarios. Goals. General: To analyze the perceptions of PRM MFC SBC second-year residents about their daily lives and professional training during the COVID-19 pandemic. Method. This is an exploratory qualitative study carried out through interviews with residents of the second year of the residency program, based on a semi-structured script, focused on professional experience in the context of the pandemic. of content and allowed the evaluation of the information obtained through the objective and subjective interpretation of the narratives, in conjunction with bibliographic references and the researcher's observations. Conclusions: The following were perceived as interfering in the training as family doctors in the context of the pandemic: the COVID-19 pandemic, the preceptorship of the residency program, the work process in the practice scenarios and the interpersonal relationships built during training.96 f.porUniversidade Federal de São PauloResidência MédicaMedicina de Família e ComunidadeEstratégia Saúde da FamíliaAtenção Primária em SaúdeMedical ResidencyFamily and Community MedicineFamily Health StrategyPrimary Health CareFormação do médico de família e comunidade no contexto da pandemia Covid-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPInstituto de Saúde e Sociedade (ISS)Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde)Saúde ColetivaAtenção à Saúde, acesso e qualidade na Atenção Básica em SaúdeORIGINALDissertação_Juliana Fernanda Romualdo_PDFA.pdfDissertação_Juliana Fernanda Romualdo_PDFA.pdfDissertação de mestradoapplication/pdf1828801${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66118/11/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Juliana%20Fernanda%20Romualdo_PDFA.pdf538fd3528c18f3ff74e0372feb20d6f7MD511open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85835${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66118/10/license.txt048c765ed7722cda8aa504c6d1c103ffMD510open accessTEXTDissertação_Juliana Fernanda Romualdo_PDFA.pdf.txtDissertação_Juliana Fernanda Romualdo_PDFA.pdf.txtExtracted texttext/plain196355${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66118/12/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Juliana%20Fernanda%20Romualdo_PDFA.pdf.txt1a618ea992d4a3423c0942580b79ca65MD512open accessTHUMBNAILDissertação_Juliana Fernanda Romualdo_PDFA.pdf.jpgDissertação_Juliana Fernanda Romualdo_PDFA.pdf.jpgIM 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Family Health Strategy
Primary Health Care
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Family and Community Medicine
Family Health Strategy
Primary Health Care
description Introdução. Os anos de 2020 e 2021 ficarão marcados historicamente pela grande pandemia da COVID-19. O coronavírus foi e ainda é responsável por números exorbitantes de contaminação e mortes em todo mundo. Grandes esforços como isolamento social e quarentena foram instituídos como forma de controle da doença, o que gerou diversas transformações nos ambientes social, econômico, educacional e comportamental da população mundial. A formação médica dentro dos programas de residência, tiveram sua rotina de aprendizado modificada devido a grande necessidade de concentração de esforços para contenção da doença. A partir desse contexto, e considerando a realidade do Programa de Residência Médica de Medicina de Família e Comunidade do Município de São Bernardo do Campo do (PRM MFC SBC), foi visto como relevante um estudo das impressões dos residentes sobre sua formação como Médicos de Família e Comunidade em seus cenários de prática. Objetivos. Geral: Analisar as percepções dos residentes do segundo ano do PRM MFC SBC acerca de seu cotidiano e formação profissional durante a pandemia da COVID-19. Específicos: a) Possibilitar um espaço de expressão e reflexão para os residentes sobre a sua prática de formação; b) Investigar a percepção dos residentes com relação ao seu trabalho junto à equipe durante a pandemia; c) Investigar como os residentes avaliam suas ações de cuidado junto aos usuários no contexto da pandemia; d) Descrever a rotina de trabalho e atividades desenvolvidas e experiências durante a formação dos residentes; e) Refletir com a própria experiência a atuação como preceptora do PRM MFC; f) Testemunhar a presença da pandemia COVID-19 dentro de um processo de formação. Método. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório realizado por meio de entrevistas com residentes do segundo ano do programa de residência, a partir de roteiro semi estruturado, focado na vivência profissional no contexto da pandemia A análise das entrevistas após transcrição se deu pela técnica de análise de conteúdo e permitiu a avaliação das informações obtidas através da interpretação objetiva e subjetiva das narrativas, em articulação com referências bibliográficas e observações da pesquisadora. Conclusões: Alguns pontos foram percebidos como interferentes na formação dos residentes como médicos de família no contexto da pandemia. Entre eles estão: a pandemia COVID-19, a preceptoria do programa de residência, o processo de trabalho nos cenários de prática e as relações interpessoais construídas durante a formação.
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