A escola seletiva como problema educacional uma leitura da Revista Brasileira De Estudos Pedagógicos (1952–1961)
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10255468 https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64832 |
Resumo: | A presente dissertação refere-se a uma pesquisa documental de caráter histórico que adota como principal fonte a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), criada em 1944 e vinculada ao Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), para expor e analisar o modo como foram abordadas, nesse periódico, entre os anos de 1952 e 1961, a reprovação, a repetência, o abandono e o déficit escolar, elementos que expressam o insucesso escolar e que foram tomados, nesta pesquisa, como característicos da escola primária seletiva. O recorte temporal leva em consideração o período em que o Inep foi dirigido por Anísio Teixeira, momento em que se intensificam as pesquisas educacionais, as movimentações em torno da democratização do ensino e, por consequência, as discussões acerca da seletividade da escola. É nesse período, também, que acontecem os debates para a elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei 4024/61, cuja finalidade era definir os rumos da educação no país. Selecionamos, no período considerado, os artigos da RBEP que discutem, direta ou indiretamente, a seletividade da escola e os problemas que a definem. Identificamos os respectivos autores dos artigos, causas apontadas por eles para esses problemas e as propostas para enfrentá-los. Os resultados mostram ampla discussão acerca de questões relacionadas à seletividade escolar, tratada preferencialmente como decorrência da inadequação e da insuficiência da escola e dos sistemas de ensino, pondo em evidência problemas relacionados à formação e à atuação dos professores, à organização da escola e dos sistemas de ensino. Revelam, nas narrativas construídas pelos autores, representações que buscavam dar sentido e visibilidade ao debate que criticava a escola primária como uma instituição extremamente seletiva. Evidenciam ainda a existência de um grupo de autores ― técnicos, pesquisadores e professores ― que ocupavam postos na administração educacional, em instituições de pesquisa educacional ou no magistério superior. Esses autores constituem um grupo ou uma comunidade que partilha ideais e projetos para a educação, ainda que não unívocos. Constroem um modo de enxergar os problemas da escola relacionado às posições ocupadas por eles — em algum ponto do sistema educacional, mas fora da escola primária — o que favorece a percepção de que o insucesso escolar se deve em grande medida a desvios do próprio sistema e da organização escolar e menos a características do aluno ou de sua família. |
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Silva, Fernanda Marques Da [UNIFESP]Universidade Federal de São PauloGualtieri, Regina Candida Ellero [UNIFESP]2022-07-25T12:28:05Z2022-07-25T12:28:05Z2020-12-10https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10255468https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64832FERNANDA MARQUES DA SILVA.pdfA presente dissertação refere-se a uma pesquisa documental de caráter histórico que adota como principal fonte a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), criada em 1944 e vinculada ao Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), para expor e analisar o modo como foram abordadas, nesse periódico, entre os anos de 1952 e 1961, a reprovação, a repetência, o abandono e o déficit escolar, elementos que expressam o insucesso escolar e que foram tomados, nesta pesquisa, como característicos da escola primária seletiva. O recorte temporal leva em consideração o período em que o Inep foi dirigido por Anísio Teixeira, momento em que se intensificam as pesquisas educacionais, as movimentações em torno da democratização do ensino e, por consequência, as discussões acerca da seletividade da escola. É nesse período, também, que acontecem os debates para a elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei 4024/61, cuja finalidade era definir os rumos da educação no país. Selecionamos, no período considerado, os artigos da RBEP que discutem, direta ou indiretamente, a seletividade da escola e os problemas que a definem. Identificamos os respectivos autores dos artigos, causas apontadas por eles para esses problemas e as propostas para enfrentá-los. Os resultados mostram ampla discussão acerca de questões relacionadas à seletividade escolar, tratada preferencialmente como decorrência da inadequação e da insuficiência da escola e dos sistemas de ensino, pondo em evidência problemas relacionados à formação e à atuação dos professores, à organização da escola e dos sistemas de ensino. Revelam, nas narrativas construídas pelos autores, representações que buscavam dar sentido e visibilidade ao debate que criticava a escola primária como uma instituição extremamente seletiva. Evidenciam ainda a existência de um grupo de autores ― técnicos, pesquisadores e professores ― que ocupavam postos na administração educacional, em instituições de pesquisa educacional ou no magistério superior. Esses autores constituem um grupo ou uma comunidade que partilha ideais e projetos para a educação, ainda que não unívocos. Constroem um modo de enxergar os problemas da escola relacionado às posições ocupadas por eles — em algum ponto do sistema educacional, mas fora da escola primária — o que favorece a percepção de que o insucesso escolar se deve em grande medida a desvios do próprio sistema e da organização escolar e menos a características do aluno ou de sua família.The present dissertation refers toa historical documentary research that adopts the Brazilian Journal of Pedagogical Studies(Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos – RBEP),as the main research source, created in 1944 and linked to the National Institute for Educational Research (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais – Inep), to expose and analyze the way in which, between the years 1952 and 1961, failure, repetition, dropout, and school deficits were addressed in this journal, elements that express school failure and that were taken, in this research, as characteristic of the selective primary school. The time frametakes into account the period in which Inep was directed by Anísio Teixeira —a time when educational research intensifies, movements around the democratization of education, and, consequently, the discussions about school selectivity. It is also in this period that the debates take place for the drafting of the National Education Guidelines and Bases Law (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB), Law 4024/61, which would define the direction of education in the country. We select, in the period considered, the articles of RBEP that discuss, directly or indirectly, the selectivity of the school and the problems that define it. We identify the respective authors of the articles, causes pointed out by them for these problems, and the proposals to facing them. The results reveal, in the narratives constructed by the authors, representations that sought to give meaning and visibility to the debate that placed the school primary as an extremely selective institution. Show wide discussion of issues related to school selectivity, treated preferentially as due to the inadequacy and insufficiency of the school, highlighting problems related to the training and performance of teachers, the organization of the school, and education systems. These representations also show the existence of a group of authors — technicians, researchers and teachers — who held positions in the educational administration, higher education, or research educational institutions. Thus, the research reveals, from the investigation of the trajectory and performance of the authors at the time, who besides forming a group or a community and sharing projects for education and common ideals, although not univocal, the authors build a way of looking at the problems of the selective school that is directly related to the positions they occupy. None of them worked in primary school and directly held the student or his family responsible for the failure of school. The fact of considering failures, repetition, abandonment, and deficit school as characteristic aspects of the selective school, reveals that they considered these problems a disturbance of the system itself, to which they haveattributed the responsibility for the selectivity of the primary school.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2020)146 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Escola SeletivaRBEPRepetênciaAbandono EscolarDéficit EscolarSelective SchoolRBEPRepetitionSchool DropoutSchool DeficitA escola seletiva como problema educacional uma leitura da Revista Brasileira De Estudos Pedagógicos (1952–1961)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducaçãoEducaçãoHistória Da Educação: Sujeitos, Objetos E PráticasORIGINALFERNANDA MARQUES DA SILVA.pdfFERNANDA MARQUES DA SILVA.pdfapplication/pdf896676${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64832/1/FERNANDA%20MARQUES%20DA%20SILVA.pdf2e516ce72629d70f6a6cc29ac3164f70MD51open accessTEXTFERNANDA MARQUES DA SILVA.pdf.txtFERNANDA MARQUES DA SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain375664${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64832/8/FERNANDA%20MARQUES%20DA%20SILVA.pdf.txt05d626f00bdb843e558e07c3c82898abMD58open accessTHUMBNAILFERNANDA MARQUES DA SILVA.pdf.jpgFERNANDA MARQUES DA SILVA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3657${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64832/10/FERNANDA%20MARQUES%20DA%20SILVA.pdf.jpg02a9fb3c2a6a22434ead826994629960MD510open access11600/648322023-05-15 10:39:27.21open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/64832Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:39:27Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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A presente dissertação refere-se a uma pesquisa documental de caráter histórico que adota como principal fonte a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), criada em 1944 e vinculada ao Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), para expor e analisar o modo como foram abordadas, nesse periódico, entre os anos de 1952 e 1961, a reprovação, a repetência, o abandono e o déficit escolar, elementos que expressam o insucesso escolar e que foram tomados, nesta pesquisa, como característicos da escola primária seletiva. O recorte temporal leva em consideração o período em que o Inep foi dirigido por Anísio Teixeira, momento em que se intensificam as pesquisas educacionais, as movimentações em torno da democratização do ensino e, por consequência, as discussões acerca da seletividade da escola. É nesse período, também, que acontecem os debates para a elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei 4024/61, cuja finalidade era definir os rumos da educação no país. Selecionamos, no período considerado, os artigos da RBEP que discutem, direta ou indiretamente, a seletividade da escola e os problemas que a definem. Identificamos os respectivos autores dos artigos, causas apontadas por eles para esses problemas e as propostas para enfrentá-los. Os resultados mostram ampla discussão acerca de questões relacionadas à seletividade escolar, tratada preferencialmente como decorrência da inadequação e da insuficiência da escola e dos sistemas de ensino, pondo em evidência problemas relacionados à formação e à atuação dos professores, à organização da escola e dos sistemas de ensino. Revelam, nas narrativas construídas pelos autores, representações que buscavam dar sentido e visibilidade ao debate que criticava a escola primária como uma instituição extremamente seletiva. Evidenciam ainda a existência de um grupo de autores ― técnicos, pesquisadores e professores ― que ocupavam postos na administração educacional, em instituições de pesquisa educacional ou no magistério superior. Esses autores constituem um grupo ou uma comunidade que partilha ideais e projetos para a educação, ainda que não unívocos. Constroem um modo de enxergar os problemas da escola relacionado às posições ocupadas por eles — em algum ponto do sistema educacional, mas fora da escola primária — o que favorece a percepção de que o insucesso escolar se deve em grande medida a desvios do próprio sistema e da organização escolar e menos a características do aluno ou de sua família. |
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