As possíveis contribuições do ensino de ciências para a identidade do Ensino Fundamental II e para a tarefa de alfabetizar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7579 http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000400003 |
Resumo: | Discutimos a identidade do Ensino Fundamental II a partir de consultas a documentos oficiais e a algumas pesquisas sobre o tema, e apontamos a tarefa da alfabetização - ainda que com enfoque diferente daquele empreendido no Ensino Fundamental I - como um possível elemento definidor dessa identidade. Como o conceito de alfabetização não é consensual, utilizamos a proposição do domínio dos signos e dos códigos proposto pelo semiólogo e filósofo francês Roland Barthes, o qual prevê forte dose de emoção e subjetivação nesta tarefa; além de levarmos em consideração as características da sociedade pós-industrial que afetam a todos nós, sobretudo os nossos alunos. Com isso, realizamos um exercício teórico acerca de como o Ensino de Ciências, em suas especificidades, pode contribuir tanto para a própria sedimentação dessa identidade, quanto para a ação alfabetizadora nesse nível de ensino. |
id |
UFSP_88526cfad48e8152e41bc16f03d84490 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/7579 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Silva, Jose Alves da [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:45:14Z2015-06-14T13:45:14Z2013-01-01Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 19, n. 4, p. 811-821, 2013.1516-7313http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7579http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000400003S1516-73132013000400003.pdfS1516-7313201300040000310.1590/S1516-73132013000400003Discutimos a identidade do Ensino Fundamental II a partir de consultas a documentos oficiais e a algumas pesquisas sobre o tema, e apontamos a tarefa da alfabetização - ainda que com enfoque diferente daquele empreendido no Ensino Fundamental I - como um possível elemento definidor dessa identidade. Como o conceito de alfabetização não é consensual, utilizamos a proposição do domínio dos signos e dos códigos proposto pelo semiólogo e filósofo francês Roland Barthes, o qual prevê forte dose de emoção e subjetivação nesta tarefa; além de levarmos em consideração as características da sociedade pós-industrial que afetam a todos nós, sobretudo os nossos alunos. Com isso, realizamos um exercício teórico acerca de como o Ensino de Ciências, em suas especificidades, pode contribuir tanto para a própria sedimentação dessa identidade, quanto para a ação alfabetizadora nesse nível de ensino.We discuss the identity of Elementary School II from official documents and researches on the subject and point out the task of literacy - though with a different approach from that undertaken in Elementary School I - as a possible defining element of that identity. As the concept of literacy is not consensual, we use the proposition in the domain of signs and codes proposed by the French philosopher and semiotician Roland Barthes, which provides a strong dose of emotion and subjectivity into this task, besides taking into consideration the characteristics of post-industrial society that affect all of us, especially our students. And so on, we conducted a theoretical exercise about how science teaching, in its specialist areas, can contribute to this identity, and enhance literacy at a basic educational level.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Departamento de Ciências Exatas e da TerraUNIFESP, Depto. de Ciências Exatas e da TerraSciELO811-821porPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.Ciência & Educação (Bauru)AlfabetizaçãoEnsino Fundamental IIEnsino de ciênciasRoland BarthesIdentidadeLiteracyElementary school IIScience educationRoland BarthesIdentityAs possíveis contribuições do ensino de ciências para a identidade do Ensino Fundamental II e para a tarefa de alfabetizarPossible contributions from science education for the identity of the elementary school II and the task of literacyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS1516-73132013000400003.pdfapplication/pdf143064${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7579/1/S1516-73132013000400003.pdf327787fb9f427add1a11e61c3269901aMD51open accessTEXTS1516-73132013000400003.pdf.txtS1516-73132013000400003.pdf.txtExtracted texttext/plain34613${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7579/9/S1516-73132013000400003.pdf.txt219e80d88c165a00373f88a8b6c7a497MD59open accessTHUMBNAILS1516-73132013000400003.pdf.jpgS1516-73132013000400003.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5617${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7579/11/S1516-73132013000400003.pdf.jpg34fdcca82f2716bc973496ab90a19092MD511open access11600/75792023-06-05 19:31:27.358open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/7579Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T22:31:27Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
As possíveis contribuições do ensino de ciências para a identidade do Ensino Fundamental II e para a tarefa de alfabetizar |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Possible contributions from science education for the identity of the elementary school II and the task of literacy |
title |
As possíveis contribuições do ensino de ciências para a identidade do Ensino Fundamental II e para a tarefa de alfabetizar |
spellingShingle |
As possíveis contribuições do ensino de ciências para a identidade do Ensino Fundamental II e para a tarefa de alfabetizar Silva, Jose Alves da [UNIFESP] Alfabetização Ensino Fundamental II Ensino de ciências Roland Barthes Identidade Literacy Elementary school II Science education Roland Barthes Identity |
title_short |
As possíveis contribuições do ensino de ciências para a identidade do Ensino Fundamental II e para a tarefa de alfabetizar |
title_full |
As possíveis contribuições do ensino de ciências para a identidade do Ensino Fundamental II e para a tarefa de alfabetizar |
title_fullStr |
As possíveis contribuições do ensino de ciências para a identidade do Ensino Fundamental II e para a tarefa de alfabetizar |
title_full_unstemmed |
As possíveis contribuições do ensino de ciências para a identidade do Ensino Fundamental II e para a tarefa de alfabetizar |
title_sort |
As possíveis contribuições do ensino de ciências para a identidade do Ensino Fundamental II e para a tarefa de alfabetizar |
author |
Silva, Jose Alves da [UNIFESP] |
author_facet |
Silva, Jose Alves da [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jose Alves da [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Ensino Fundamental II Ensino de ciências Roland Barthes Identidade |
topic |
Alfabetização Ensino Fundamental II Ensino de ciências Roland Barthes Identidade Literacy Elementary school II Science education Roland Barthes Identity |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Literacy Elementary school II Science education Roland Barthes Identity |
description |
Discutimos a identidade do Ensino Fundamental II a partir de consultas a documentos oficiais e a algumas pesquisas sobre o tema, e apontamos a tarefa da alfabetização - ainda que com enfoque diferente daquele empreendido no Ensino Fundamental I - como um possível elemento definidor dessa identidade. Como o conceito de alfabetização não é consensual, utilizamos a proposição do domínio dos signos e dos códigos proposto pelo semiólogo e filósofo francês Roland Barthes, o qual prevê forte dose de emoção e subjetivação nesta tarefa; além de levarmos em consideração as características da sociedade pós-industrial que afetam a todos nós, sobretudo os nossos alunos. Com isso, realizamos um exercício teórico acerca de como o Ensino de Ciências, em suas especificidades, pode contribuir tanto para a própria sedimentação dessa identidade, quanto para a ação alfabetizadora nesse nível de ensino. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-01-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-14T13:45:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-06-14T13:45:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 19, n. 4, p. 811-821, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7579 http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000400003 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1516-7313 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
S1516-73132013000400003.pdf |
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv |
S1516-73132013000400003 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132013000400003 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 19, n. 4, p. 811-821, 2013. 1516-7313 S1516-73132013000400003.pdf S1516-73132013000400003 10.1590/S1516-73132013000400003 |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7579 http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000400003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
811-821 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7579/1/S1516-73132013000400003.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7579/9/S1516-73132013000400003.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7579/11/S1516-73132013000400003.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
327787fb9f427add1a11e61c3269901a 219e80d88c165a00373f88a8b6c7a497 34fdcca82f2716bc973496ab90a19092 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764250435813376 |