As possíveis contribuições do ensino de ciências para a identidade do Ensino Fundamental II e para a tarefa de alfabetizar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jose Alves da [UNIFESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7579
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000400003
Resumo: Discutimos a identidade do Ensino Fundamental II a partir de consultas a documentos oficiais e a algumas pesquisas sobre o tema, e apontamos a tarefa da alfabetização - ainda que com enfoque diferente daquele empreendido no Ensino Fundamental I - como um possível elemento definidor dessa identidade. Como o conceito de alfabetização não é consensual, utilizamos a proposição do domínio dos signos e dos códigos proposto pelo semiólogo e filósofo francês Roland Barthes, o qual prevê forte dose de emoção e subjetivação nesta tarefa; além de levarmos em consideração as características da sociedade pós-industrial que afetam a todos nós, sobretudo os nossos alunos. Com isso, realizamos um exercício teórico acerca de como o Ensino de Ciências, em suas especificidades, pode contribuir tanto para a própria sedimentação dessa identidade, quanto para a ação alfabetizadora nesse nível de ensino.
id UFSP_88526cfad48e8152e41bc16f03d84490
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/7579
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Silva, Jose Alves da [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:45:14Z2015-06-14T13:45:14Z2013-01-01Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 19, n. 4, p. 811-821, 2013.1516-7313http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7579http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000400003S1516-73132013000400003.pdfS1516-7313201300040000310.1590/S1516-73132013000400003Discutimos a identidade do Ensino Fundamental II a partir de consultas a documentos oficiais e a algumas pesquisas sobre o tema, e apontamos a tarefa da alfabetização - ainda que com enfoque diferente daquele empreendido no Ensino Fundamental I - como um possível elemento definidor dessa identidade. Como o conceito de alfabetização não é consensual, utilizamos a proposição do domínio dos signos e dos códigos proposto pelo semiólogo e filósofo francês Roland Barthes, o qual prevê forte dose de emoção e subjetivação nesta tarefa; além de levarmos em consideração as características da sociedade pós-industrial que afetam a todos nós, sobretudo os nossos alunos. Com isso, realizamos um exercício teórico acerca de como o Ensino de Ciências, em suas especificidades, pode contribuir tanto para a própria sedimentação dessa identidade, quanto para a ação alfabetizadora nesse nível de ensino.We discuss the identity of Elementary School II from official documents and researches on the subject and point out the task of literacy - though with a different approach from that undertaken in Elementary School I - as a possible defining element of that identity. As the concept of literacy is not consensual, we use the proposition in the domain of signs and codes proposed by the French philosopher and semiotician Roland Barthes, which provides a strong dose of emotion and subjectivity into this task, besides taking into consideration the characteristics of post-industrial society that affect all of us, especially our students. And so on, we conducted a theoretical exercise about how science teaching, in its specialist areas, can contribute to this identity, and enhance literacy at a basic educational level.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Departamento de Ciências Exatas e da TerraUNIFESP, Depto. de Ciências Exatas e da TerraSciELO811-821porPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.Ciência & Educação (Bauru)AlfabetizaçãoEnsino Fundamental IIEnsino de ciênciasRoland BarthesIdentidadeLiteracyElementary school IIScience educationRoland BarthesIdentityAs possíveis contribuições do ensino de ciências para a identidade do Ensino Fundamental II e para a tarefa de alfabetizarPossible contributions from science education for the identity of the elementary school II and the task of literacyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS1516-73132013000400003.pdfapplication/pdf143064${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7579/1/S1516-73132013000400003.pdf327787fb9f427add1a11e61c3269901aMD51open accessTEXTS1516-73132013000400003.pdf.txtS1516-73132013000400003.pdf.txtExtracted texttext/plain34613${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7579/9/S1516-73132013000400003.pdf.txt219e80d88c165a00373f88a8b6c7a497MD59open accessTHUMBNAILS1516-73132013000400003.pdf.jpgS1516-73132013000400003.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5617${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7579/11/S1516-73132013000400003.pdf.jpg34fdcca82f2716bc973496ab90a19092MD511open access11600/75792023-06-05 19:31:27.358open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/7579Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T22:31:27Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv As possíveis contribuições do ensino de ciências para a identidade do Ensino Fundamental II e para a tarefa de alfabetizar
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Possible contributions from science education for the identity of the elementary school II and the task of literacy
title As possíveis contribuições do ensino de ciências para a identidade do Ensino Fundamental II e para a tarefa de alfabetizar
spellingShingle As possíveis contribuições do ensino de ciências para a identidade do Ensino Fundamental II e para a tarefa de alfabetizar
Silva, Jose Alves da [UNIFESP]
Alfabetização
Ensino Fundamental II
Ensino de ciências
Roland Barthes
Identidade
Literacy
Elementary school II
Science education
Roland Barthes
Identity
title_short As possíveis contribuições do ensino de ciências para a identidade do Ensino Fundamental II e para a tarefa de alfabetizar
title_full As possíveis contribuições do ensino de ciências para a identidade do Ensino Fundamental II e para a tarefa de alfabetizar
title_fullStr As possíveis contribuições do ensino de ciências para a identidade do Ensino Fundamental II e para a tarefa de alfabetizar
title_full_unstemmed As possíveis contribuições do ensino de ciências para a identidade do Ensino Fundamental II e para a tarefa de alfabetizar
title_sort As possíveis contribuições do ensino de ciências para a identidade do Ensino Fundamental II e para a tarefa de alfabetizar
author Silva, Jose Alves da [UNIFESP]
author_facet Silva, Jose Alves da [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jose Alves da [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Ensino Fundamental II
Ensino de ciências
Roland Barthes
Identidade
topic Alfabetização
Ensino Fundamental II
Ensino de ciências
Roland Barthes
Identidade
Literacy
Elementary school II
Science education
Roland Barthes
Identity
dc.subject.eng.fl_str_mv Literacy
Elementary school II
Science education
Roland Barthes
Identity
description Discutimos a identidade do Ensino Fundamental II a partir de consultas a documentos oficiais e a algumas pesquisas sobre o tema, e apontamos a tarefa da alfabetização - ainda que com enfoque diferente daquele empreendido no Ensino Fundamental I - como um possível elemento definidor dessa identidade. Como o conceito de alfabetização não é consensual, utilizamos a proposição do domínio dos signos e dos códigos proposto pelo semiólogo e filósofo francês Roland Barthes, o qual prevê forte dose de emoção e subjetivação nesta tarefa; além de levarmos em consideração as características da sociedade pós-industrial que afetam a todos nós, sobretudo os nossos alunos. Com isso, realizamos um exercício teórico acerca de como o Ensino de Ciências, em suas especificidades, pode contribuir tanto para a própria sedimentação dessa identidade, quanto para a ação alfabetizadora nesse nível de ensino.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-01-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-14T13:45:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-14T13:45:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 19, n. 4, p. 811-821, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7579
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000400003
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1516-7313
dc.identifier.file.none.fl_str_mv S1516-73132013000400003.pdf
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv S1516-73132013000400003
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132013000400003
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 19, n. 4, p. 811-821, 2013.
1516-7313
S1516-73132013000400003.pdf
S1516-73132013000400003
10.1590/S1516-73132013000400003
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7579
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000400003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 811-821
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7579/1/S1516-73132013000400003.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7579/9/S1516-73132013000400003.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7579/11/S1516-73132013000400003.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 327787fb9f427add1a11e61c3269901a
219e80d88c165a00373f88a8b6c7a497
34fdcca82f2716bc973496ab90a19092
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764250435813376