Significações das práticas de leitura de livros infantis no ciclo de alfabetização em duas escolas de contextos distintos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Talita Romano [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66527
Resumo: A literatura na área da Educação indica que há diferenças na qualidade das oportunidades educacionais oferecidas na rede pública e privada, o que pode ser dimensionado pelo desempenho dos alunos em avaliações estandardizadas, por exemplo. Uma das conclusões de estudos é que um fator preponderante e explicativo da diferença de desempenho entre alunos matriculados em ambas as redes de ensino é o nível socioeconômico dos alunos e de suas famílias (SAMPAIO E GUIMARÃES, 2009; XAVIER E ALVES, 2015; ALVES, SOARES E XAVIER, 2016; ALVEZ E FERRÃO, 2019). Partindo dessa premissa, esta pesquisa tem como objetivo investigar as práticas de letramento literário que têm lugar em dois Programas específicos, o Programa Sala e Espaço de Leitura, da Rede Municipal de São Paulo, e a Leitura literária, em uma escola da Rede Privada de Ensino, em São Paulo. Em ambas as escolas, focalizamos a formação do leitor literário ofertada a alunos que estão no ciclo de alfabetização. Tem como objetivo geral compreender em quais bases as aulas de Leitura, ofertadas pelas escolas citadas acima, se fundamentam, buscando identificar a concepção de leitura, modos de ler, de ser leitor e o acervo mobilizado para a leitura. Para tanto, mobilizamos os quadros teóricos a partir dos Novos Estudos do Letramento (BUNZEN, 2010; DIONÍSIO, 2006; STREET, 2014) e Letramento Literário (ZAPPONE, 2008; ZAPPONE E NASCIMENTO, 2019), o que nos forneceu chaves interpretativas para o fenômeno em foco. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado em dois contextos distintos, por meio de entrevistas semiestruturadas com profissionais da educação diretamente ligados à formação do leitor literário na alfabetização. A partir dos resultados espera-se contribuir para o debate em torno do papel da escola na formação do leitor literário, identificando-se as configurações das oportunidades ofertadas aos alunos de ambas as escolas. Com os resultados desta pesquisa observa-se práticas de letramento literário e acervo mobilizado diferentes em cada uma das escolas, notando-se objetivos específicos e definidos alinhados com a proposta de cada uma das instituições em formar leitores.
id UFSP_88d780fb975606566331af6e1adbf6fe
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/66527
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Significações das práticas de leitura de livros infantis no ciclo de alfabetização em duas escolas de contextos distintosPortuguêsFormação do LeitorLetramento LiterárioCiclo de alfabetizaçãoA literatura na área da Educação indica que há diferenças na qualidade das oportunidades educacionais oferecidas na rede pública e privada, o que pode ser dimensionado pelo desempenho dos alunos em avaliações estandardizadas, por exemplo. Uma das conclusões de estudos é que um fator preponderante e explicativo da diferença de desempenho entre alunos matriculados em ambas as redes de ensino é o nível socioeconômico dos alunos e de suas famílias (SAMPAIO E GUIMARÃES, 2009; XAVIER E ALVES, 2015; ALVES, SOARES E XAVIER, 2016; ALVEZ E FERRÃO, 2019). Partindo dessa premissa, esta pesquisa tem como objetivo investigar as práticas de letramento literário que têm lugar em dois Programas específicos, o Programa Sala e Espaço de Leitura, da Rede Municipal de São Paulo, e a Leitura literária, em uma escola da Rede Privada de Ensino, em São Paulo. Em ambas as escolas, focalizamos a formação do leitor literário ofertada a alunos que estão no ciclo de alfabetização. Tem como objetivo geral compreender em quais bases as aulas de Leitura, ofertadas pelas escolas citadas acima, se fundamentam, buscando identificar a concepção de leitura, modos de ler, de ser leitor e o acervo mobilizado para a leitura. Para tanto, mobilizamos os quadros teóricos a partir dos Novos Estudos do Letramento (BUNZEN, 2010; DIONÍSIO, 2006; STREET, 2014) e Letramento Literário (ZAPPONE, 2008; ZAPPONE E NASCIMENTO, 2019), o que nos forneceu chaves interpretativas para o fenômeno em foco. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado em dois contextos distintos, por meio de entrevistas semiestruturadas com profissionais da educação diretamente ligados à formação do leitor literário na alfabetização. A partir dos resultados espera-se contribuir para o debate em torno do papel da escola na formação do leitor literário, identificando-se as configurações das oportunidades ofertadas aos alunos de ambas as escolas. Com os resultados desta pesquisa observa-se práticas de letramento literário e acervo mobilizado diferentes em cada uma das escolas, notando-se objetivos específicos e definidos alinhados com a proposta de cada uma das instituições em formar leitores.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloVóvio, Claudia Lemos [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/6082754427382954https://lattes.cnpq.br/8616932751694089Santos, Talita Romano [UNIFESP]2023-01-23T17:27:11Z2023-01-23T17:27:11Z2022-11-30info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion102application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66527porUNIFESP GUARULHOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T07:56:32Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/66527Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-12T07:56:32Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Significações das práticas de leitura de livros infantis no ciclo de alfabetização em duas escolas de contextos distintos
Português
title Significações das práticas de leitura de livros infantis no ciclo de alfabetização em duas escolas de contextos distintos
spellingShingle Significações das práticas de leitura de livros infantis no ciclo de alfabetização em duas escolas de contextos distintos
Santos, Talita Romano [UNIFESP]
Formação do Leitor
Letramento Literário
Ciclo de alfabetização
title_short Significações das práticas de leitura de livros infantis no ciclo de alfabetização em duas escolas de contextos distintos
title_full Significações das práticas de leitura de livros infantis no ciclo de alfabetização em duas escolas de contextos distintos
title_fullStr Significações das práticas de leitura de livros infantis no ciclo de alfabetização em duas escolas de contextos distintos
title_full_unstemmed Significações das práticas de leitura de livros infantis no ciclo de alfabetização em duas escolas de contextos distintos
title_sort Significações das práticas de leitura de livros infantis no ciclo de alfabetização em duas escolas de contextos distintos
author Santos, Talita Romano [UNIFESP]
author_facet Santos, Talita Romano [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vóvio, Claudia Lemos [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/6082754427382954
https://lattes.cnpq.br/8616932751694089
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Talita Romano [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação do Leitor
Letramento Literário
Ciclo de alfabetização
topic Formação do Leitor
Letramento Literário
Ciclo de alfabetização
description A literatura na área da Educação indica que há diferenças na qualidade das oportunidades educacionais oferecidas na rede pública e privada, o que pode ser dimensionado pelo desempenho dos alunos em avaliações estandardizadas, por exemplo. Uma das conclusões de estudos é que um fator preponderante e explicativo da diferença de desempenho entre alunos matriculados em ambas as redes de ensino é o nível socioeconômico dos alunos e de suas famílias (SAMPAIO E GUIMARÃES, 2009; XAVIER E ALVES, 2015; ALVES, SOARES E XAVIER, 2016; ALVEZ E FERRÃO, 2019). Partindo dessa premissa, esta pesquisa tem como objetivo investigar as práticas de letramento literário que têm lugar em dois Programas específicos, o Programa Sala e Espaço de Leitura, da Rede Municipal de São Paulo, e a Leitura literária, em uma escola da Rede Privada de Ensino, em São Paulo. Em ambas as escolas, focalizamos a formação do leitor literário ofertada a alunos que estão no ciclo de alfabetização. Tem como objetivo geral compreender em quais bases as aulas de Leitura, ofertadas pelas escolas citadas acima, se fundamentam, buscando identificar a concepção de leitura, modos de ler, de ser leitor e o acervo mobilizado para a leitura. Para tanto, mobilizamos os quadros teóricos a partir dos Novos Estudos do Letramento (BUNZEN, 2010; DIONÍSIO, 2006; STREET, 2014) e Letramento Literário (ZAPPONE, 2008; ZAPPONE E NASCIMENTO, 2019), o que nos forneceu chaves interpretativas para o fenômeno em foco. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado em dois contextos distintos, por meio de entrevistas semiestruturadas com profissionais da educação diretamente ligados à formação do leitor literário na alfabetização. A partir dos resultados espera-se contribuir para o debate em torno do papel da escola na formação do leitor literário, identificando-se as configurações das oportunidades ofertadas aos alunos de ambas as escolas. Com os resultados desta pesquisa observa-se práticas de letramento literário e acervo mobilizado diferentes em cada uma das escolas, notando-se objetivos específicos e definidos alinhados com a proposta de cada uma das instituições em formar leitores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-30
2023-01-23T17:27:11Z
2023-01-23T17:27:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66527
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 102
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv UNIFESP GUARULHOS
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268293446369280