Significações das práticas de leitura de livros infantis no ciclo de alfabetização em duas escolas de contextos distintos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66527 |
Resumo: | A literatura na área da Educação indica que há diferenças na qualidade das oportunidades educacionais oferecidas na rede pública e privada, o que pode ser dimensionado pelo desempenho dos alunos em avaliações estandardizadas, por exemplo. Uma das conclusões de estudos é que um fator preponderante e explicativo da diferença de desempenho entre alunos matriculados em ambas as redes de ensino é o nível socioeconômico dos alunos e de suas famílias (SAMPAIO E GUIMARÃES, 2009; XAVIER E ALVES, 2015; ALVES, SOARES E XAVIER, 2016; ALVEZ E FERRÃO, 2019). Partindo dessa premissa, esta pesquisa tem como objetivo investigar as práticas de letramento literário que têm lugar em dois Programas específicos, o Programa Sala e Espaço de Leitura, da Rede Municipal de São Paulo, e a Leitura literária, em uma escola da Rede Privada de Ensino, em São Paulo. Em ambas as escolas, focalizamos a formação do leitor literário ofertada a alunos que estão no ciclo de alfabetização. Tem como objetivo geral compreender em quais bases as aulas de Leitura, ofertadas pelas escolas citadas acima, se fundamentam, buscando identificar a concepção de leitura, modos de ler, de ser leitor e o acervo mobilizado para a leitura. Para tanto, mobilizamos os quadros teóricos a partir dos Novos Estudos do Letramento (BUNZEN, 2010; DIONÍSIO, 2006; STREET, 2014) e Letramento Literário (ZAPPONE, 2008; ZAPPONE E NASCIMENTO, 2019), o que nos forneceu chaves interpretativas para o fenômeno em foco. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado em dois contextos distintos, por meio de entrevistas semiestruturadas com profissionais da educação diretamente ligados à formação do leitor literário na alfabetização. A partir dos resultados espera-se contribuir para o debate em torno do papel da escola na formação do leitor literário, identificando-se as configurações das oportunidades ofertadas aos alunos de ambas as escolas. Com os resultados desta pesquisa observa-se práticas de letramento literário e acervo mobilizado diferentes em cada uma das escolas, notando-se objetivos específicos e definidos alinhados com a proposta de cada uma das instituições em formar leitores. |
id |
UFSP_88d780fb975606566331af6e1adbf6fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/66527 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Significações das práticas de leitura de livros infantis no ciclo de alfabetização em duas escolas de contextos distintosPortuguêsFormação do LeitorLetramento LiterárioCiclo de alfabetizaçãoA literatura na área da Educação indica que há diferenças na qualidade das oportunidades educacionais oferecidas na rede pública e privada, o que pode ser dimensionado pelo desempenho dos alunos em avaliações estandardizadas, por exemplo. Uma das conclusões de estudos é que um fator preponderante e explicativo da diferença de desempenho entre alunos matriculados em ambas as redes de ensino é o nível socioeconômico dos alunos e de suas famílias (SAMPAIO E GUIMARÃES, 2009; XAVIER E ALVES, 2015; ALVES, SOARES E XAVIER, 2016; ALVEZ E FERRÃO, 2019). Partindo dessa premissa, esta pesquisa tem como objetivo investigar as práticas de letramento literário que têm lugar em dois Programas específicos, o Programa Sala e Espaço de Leitura, da Rede Municipal de São Paulo, e a Leitura literária, em uma escola da Rede Privada de Ensino, em São Paulo. Em ambas as escolas, focalizamos a formação do leitor literário ofertada a alunos que estão no ciclo de alfabetização. Tem como objetivo geral compreender em quais bases as aulas de Leitura, ofertadas pelas escolas citadas acima, se fundamentam, buscando identificar a concepção de leitura, modos de ler, de ser leitor e o acervo mobilizado para a leitura. Para tanto, mobilizamos os quadros teóricos a partir dos Novos Estudos do Letramento (BUNZEN, 2010; DIONÍSIO, 2006; STREET, 2014) e Letramento Literário (ZAPPONE, 2008; ZAPPONE E NASCIMENTO, 2019), o que nos forneceu chaves interpretativas para o fenômeno em foco. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado em dois contextos distintos, por meio de entrevistas semiestruturadas com profissionais da educação diretamente ligados à formação do leitor literário na alfabetização. A partir dos resultados espera-se contribuir para o debate em torno do papel da escola na formação do leitor literário, identificando-se as configurações das oportunidades ofertadas aos alunos de ambas as escolas. Com os resultados desta pesquisa observa-se práticas de letramento literário e acervo mobilizado diferentes em cada uma das escolas, notando-se objetivos específicos e definidos alinhados com a proposta de cada uma das instituições em formar leitores.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloVóvio, Claudia Lemos [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/6082754427382954https://lattes.cnpq.br/8616932751694089Santos, Talita Romano [UNIFESP]2023-01-23T17:27:11Z2023-01-23T17:27:11Z2022-11-30info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion102application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66527porUNIFESP GUARULHOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T07:56:32Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/66527Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-12T07:56:32Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Significações das práticas de leitura de livros infantis no ciclo de alfabetização em duas escolas de contextos distintos Português |
title |
Significações das práticas de leitura de livros infantis no ciclo de alfabetização em duas escolas de contextos distintos |
spellingShingle |
Significações das práticas de leitura de livros infantis no ciclo de alfabetização em duas escolas de contextos distintos Santos, Talita Romano [UNIFESP] Formação do Leitor Letramento Literário Ciclo de alfabetização |
title_short |
Significações das práticas de leitura de livros infantis no ciclo de alfabetização em duas escolas de contextos distintos |
title_full |
Significações das práticas de leitura de livros infantis no ciclo de alfabetização em duas escolas de contextos distintos |
title_fullStr |
Significações das práticas de leitura de livros infantis no ciclo de alfabetização em duas escolas de contextos distintos |
title_full_unstemmed |
Significações das práticas de leitura de livros infantis no ciclo de alfabetização em duas escolas de contextos distintos |
title_sort |
Significações das práticas de leitura de livros infantis no ciclo de alfabetização em duas escolas de contextos distintos |
author |
Santos, Talita Romano [UNIFESP] |
author_facet |
Santos, Talita Romano [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vóvio, Claudia Lemos [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/6082754427382954 https://lattes.cnpq.br/8616932751694089 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Talita Romano [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação do Leitor Letramento Literário Ciclo de alfabetização |
topic |
Formação do Leitor Letramento Literário Ciclo de alfabetização |
description |
A literatura na área da Educação indica que há diferenças na qualidade das oportunidades educacionais oferecidas na rede pública e privada, o que pode ser dimensionado pelo desempenho dos alunos em avaliações estandardizadas, por exemplo. Uma das conclusões de estudos é que um fator preponderante e explicativo da diferença de desempenho entre alunos matriculados em ambas as redes de ensino é o nível socioeconômico dos alunos e de suas famílias (SAMPAIO E GUIMARÃES, 2009; XAVIER E ALVES, 2015; ALVES, SOARES E XAVIER, 2016; ALVEZ E FERRÃO, 2019). Partindo dessa premissa, esta pesquisa tem como objetivo investigar as práticas de letramento literário que têm lugar em dois Programas específicos, o Programa Sala e Espaço de Leitura, da Rede Municipal de São Paulo, e a Leitura literária, em uma escola da Rede Privada de Ensino, em São Paulo. Em ambas as escolas, focalizamos a formação do leitor literário ofertada a alunos que estão no ciclo de alfabetização. Tem como objetivo geral compreender em quais bases as aulas de Leitura, ofertadas pelas escolas citadas acima, se fundamentam, buscando identificar a concepção de leitura, modos de ler, de ser leitor e o acervo mobilizado para a leitura. Para tanto, mobilizamos os quadros teóricos a partir dos Novos Estudos do Letramento (BUNZEN, 2010; DIONÍSIO, 2006; STREET, 2014) e Letramento Literário (ZAPPONE, 2008; ZAPPONE E NASCIMENTO, 2019), o que nos forneceu chaves interpretativas para o fenômeno em foco. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado em dois contextos distintos, por meio de entrevistas semiestruturadas com profissionais da educação diretamente ligados à formação do leitor literário na alfabetização. A partir dos resultados espera-se contribuir para o debate em torno do papel da escola na formação do leitor literário, identificando-se as configurações das oportunidades ofertadas aos alunos de ambas as escolas. Com os resultados desta pesquisa observa-se práticas de letramento literário e acervo mobilizado diferentes em cada uma das escolas, notando-se objetivos específicos e definidos alinhados com a proposta de cada uma das instituições em formar leitores. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-30 2023-01-23T17:27:11Z 2023-01-23T17:27:11Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66527 |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66527 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
102 application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
UNIFESP GUARULHOS |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268293446369280 |