Os Bebês Como Tema Na Formação Docente: Um Estudo Sobre Currículos Dos Cursos De Pedagogia Do Estado De São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Suzana Maria De [UNIFESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7001889
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52709
Resumo: This Master's Dissertation Presents The Data Of The Research That Investigates The Presence Of The Theme "Baby" From 0 Years-Old To 2 Years-Old In The Curricula Of Pedagogy Courses In The State Of São Paulo, Brazil. This Study Was Carried Out Through A Keywords Data Collection, Considered As Descriptors, Obtained From The Curriculum Frameworks Of The Analyzed Institutions. In Order To Do This, This Study Considers Some Important Aspects Related To This Specific Theme. These Items Are The Following: The Nursery History In Brazil; The Transition Of Its Administrative Responsibility Towards To The Municipal Education Secretaries; The Society"S Perception On Baby As A Person That Have Legal Rights; The Study About Curriculum And The Way That Are Structured The Pedagogy Courses; And The Fun As A Way To Learn For Babies. Therefore, This Research Presents The Data Obtained From The Data Collecting, Explaining The Main Results And Conclusion About The Theme.
id UFSP_8ac8d8e71aa628fd2e0025fd5b2d5e25
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/52709
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Os Bebês Como Tema Na Formação Docente: Um Estudo Sobre Currículos Dos Cursos De Pedagogia Do Estado De São PauloBabiesEarly Childhood EducationNurseryPlayPedagogy CourseBebêsEducação InfantilCrecheBrincarPedagogiaThis Master's Dissertation Presents The Data Of The Research That Investigates The Presence Of The Theme "Baby" From 0 Years-Old To 2 Years-Old In The Curricula Of Pedagogy Courses In The State Of São Paulo, Brazil. This Study Was Carried Out Through A Keywords Data Collection, Considered As Descriptors, Obtained From The Curriculum Frameworks Of The Analyzed Institutions. In Order To Do This, This Study Considers Some Important Aspects Related To This Specific Theme. These Items Are The Following: The Nursery History In Brazil; The Transition Of Its Administrative Responsibility Towards To The Municipal Education Secretaries; The Society"S Perception On Baby As A Person That Have Legal Rights; The Study About Curriculum And The Way That Are Structured The Pedagogy Courses; And The Fun As A Way To Learn For Babies. Therefore, This Research Presents The Data Obtained From The Data Collecting, Explaining The Main Results And Conclusion About The Theme.Esta Dissertação De Mestrado Apresenta Os Dados Da Pesquisa Que Investiga A Presença Do Tema Bebês De Zero A Dois Anos Nos Currículos Dos Cursos De Pedagogia Do Estado De São Paulo. O Estudo Desenvolveu-Se Por Meio Do Levantamento De Palavras-Chave, Aqui Tratadas Como Descritores, Elencadas Para A Coleta De Dados Nas Grades Dos Cursos Das Instituições De Ensino Pesquisadas. Para Tanto, A Pesquisa Perpassa Alguns Aspectos Relevantes Que Dizem Respeito À Temática Em Tela: O Histórico Das Creches No Brasil; A Transição De Sua Responsabilidade Administrativa Para As Secretarias Municipais De Educação; A Percepção Da Sociedade A Respeito Do Bebê Como Sujeito De Direitos; O Estudo Sobre Currículo E A Forma Como São Estruturados Os Cursos De Pedagogia; E O Brincar Como Forma De Aprender Dos Bebês. Diante Disso, Este Estudo Culmina Na Apresentação Dos Dados Obtidos A Partir Do Levantamento Realizado, Detalhando Os Principais Resultados E Conclusões A Que Se Chegou Acerca Da Temática.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2018)Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Freitas, Marcos Cezar De [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Andrade, Suzana Maria De [UNIFESP]2020-03-25T12:10:24Z2020-03-25T12:10:24Z2018-05-04info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion132 p.application/pdfhttps://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=70018892018-0651.pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52709porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-02T18:15:11Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/52709Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-02T18:15:11Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os Bebês Como Tema Na Formação Docente: Um Estudo Sobre Currículos Dos Cursos De Pedagogia Do Estado De São Paulo
title Os Bebês Como Tema Na Formação Docente: Um Estudo Sobre Currículos Dos Cursos De Pedagogia Do Estado De São Paulo
spellingShingle Os Bebês Como Tema Na Formação Docente: Um Estudo Sobre Currículos Dos Cursos De Pedagogia Do Estado De São Paulo
Andrade, Suzana Maria De [UNIFESP]
Babies
Early Childhood Education
Nursery
Play
Pedagogy Course
Bebês
Educação Infantil
Creche
Brincar
Pedagogia
title_short Os Bebês Como Tema Na Formação Docente: Um Estudo Sobre Currículos Dos Cursos De Pedagogia Do Estado De São Paulo
title_full Os Bebês Como Tema Na Formação Docente: Um Estudo Sobre Currículos Dos Cursos De Pedagogia Do Estado De São Paulo
title_fullStr Os Bebês Como Tema Na Formação Docente: Um Estudo Sobre Currículos Dos Cursos De Pedagogia Do Estado De São Paulo
title_full_unstemmed Os Bebês Como Tema Na Formação Docente: Um Estudo Sobre Currículos Dos Cursos De Pedagogia Do Estado De São Paulo
title_sort Os Bebês Como Tema Na Formação Docente: Um Estudo Sobre Currículos Dos Cursos De Pedagogia Do Estado De São Paulo
author Andrade, Suzana Maria De [UNIFESP]
author_facet Andrade, Suzana Maria De [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Marcos Cezar De [UNIFESP]
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Suzana Maria De [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Babies
Early Childhood Education
Nursery
Play
Pedagogy Course
Bebês
Educação Infantil
Creche
Brincar
Pedagogia
topic Babies
Early Childhood Education
Nursery
Play
Pedagogy Course
Bebês
Educação Infantil
Creche
Brincar
Pedagogia
description This Master's Dissertation Presents The Data Of The Research That Investigates The Presence Of The Theme "Baby" From 0 Years-Old To 2 Years-Old In The Curricula Of Pedagogy Courses In The State Of São Paulo, Brazil. This Study Was Carried Out Through A Keywords Data Collection, Considered As Descriptors, Obtained From The Curriculum Frameworks Of The Analyzed Institutions. In Order To Do This, This Study Considers Some Important Aspects Related To This Specific Theme. These Items Are The Following: The Nursery History In Brazil; The Transition Of Its Administrative Responsibility Towards To The Municipal Education Secretaries; The Society"S Perception On Baby As A Person That Have Legal Rights; The Study About Curriculum And The Way That Are Structured The Pedagogy Courses; And The Fun As A Way To Learn For Babies. Therefore, This Research Presents The Data Obtained From The Data Collecting, Explaining The Main Results And Conclusion About The Theme.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-04
2020-03-25T12:10:24Z
2020-03-25T12:10:24Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7001889
2018-0651.pdf
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52709
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7001889
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52709
identifier_str_mv 2018-0651.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 132 p.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268287791398912