A influência da idade, da escolaridade e dos hábitos de leitura e escrita no desempenho de adultos e idosos saudáveis em tarefas linguísticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/23087 |
Resumo: | Objetivo: Verificar a influencia das variaveis socioculturais e demograficas: idade, escolaridade e habitos de leitura e escrita, em adultos e idosos nos processos linguisticos compreensao oral, emissao oral, compreensao escrita e emissao escrita avaliados a partir de tarefas da bateria MTL-Brasil. Metodo: Trata-se de um estudo retrospectivo em que foram analisados dados originarios da aplicacao da bateria MTL-Brasil por este ser um instrumento atual e com dados normativos para a populacao brasileira. A amostra foi constituida por 464 individuos saudaveis, divididos em dois grupos de acordo com a idade: adultos (19-59 anos) e idosos (60-75 anos); em tres grupos de acordo com a faixa de escolaridade: 5-8 anos, 9-11 anos, 12 ou mais anos de escolaridade e em dois grupos de acordo com a pontuacao obtida em um questionario especifico para verificar os habitos de leitura e escrita: 0-13: baixa frequencia de habitos de leitura e escrita e 14 ou mais: alta frequencia de habitos de leitura e escrita. Resultados: Individuos com maior escolaridade e maiores habitos de leitura e escrita apresentaram melhor desempenho nas tarefas que envolvem a compreensao oral e escrita e a emissao oral e escrita. Como variavel independente, a idade influenciou a compreensao oral. Quando analisou-se a idade como covariante, ela mostrou-se significativa para os processos compreensao oral e emissao escrita e nao influenciou o desempenho nos demais processos avaliados. Nao foi verificada interacao entre as variaveis. Assim como a escolaridade, o aumento dos habitos de leitura e escrita influenciou positivamente o desempenho dos individuos avaliados e hipotetizamos que ela pode exercer funcao neuroprotetora para o envelhecimento. Conclusoes: Foi verificada influencia da idade, da escolaridade e dos habitos de leitura e escrita nos processos linguisticos compreensao oral, emissao oral, compreensao escrita e emissao escrita |
id |
UFSP_8d9ac44ed0144c8ebc74bc5239727c4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/23087 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
A influência da idade, da escolaridade e dos hábitos de leitura e escrita no desempenho de adultos e idosos saudáveis em tarefas linguísticasInfluence of schooling, age and reading and writing habits on langague abilities of adults and elderly without linguistic disordersHumanosAdultoMeia-IdadeIdosoLinguagemEfeito IdadeEscolaridadeLeituraHumanosAdultoMeia-IdadeIdosoObjetivo: Verificar a influencia das variaveis socioculturais e demograficas: idade, escolaridade e habitos de leitura e escrita, em adultos e idosos nos processos linguisticos compreensao oral, emissao oral, compreensao escrita e emissao escrita avaliados a partir de tarefas da bateria MTL-Brasil. Metodo: Trata-se de um estudo retrospectivo em que foram analisados dados originarios da aplicacao da bateria MTL-Brasil por este ser um instrumento atual e com dados normativos para a populacao brasileira. A amostra foi constituida por 464 individuos saudaveis, divididos em dois grupos de acordo com a idade: adultos (19-59 anos) e idosos (60-75 anos); em tres grupos de acordo com a faixa de escolaridade: 5-8 anos, 9-11 anos, 12 ou mais anos de escolaridade e em dois grupos de acordo com a pontuacao obtida em um questionario especifico para verificar os habitos de leitura e escrita: 0-13: baixa frequencia de habitos de leitura e escrita e 14 ou mais: alta frequencia de habitos de leitura e escrita. Resultados: Individuos com maior escolaridade e maiores habitos de leitura e escrita apresentaram melhor desempenho nas tarefas que envolvem a compreensao oral e escrita e a emissao oral e escrita. Como variavel independente, a idade influenciou a compreensao oral. Quando analisou-se a idade como covariante, ela mostrou-se significativa para os processos compreensao oral e emissao escrita e nao influenciou o desempenho nos demais processos avaliados. Nao foi verificada interacao entre as variaveis. Assim como a escolaridade, o aumento dos habitos de leitura e escrita influenciou positivamente o desempenho dos individuos avaliados e hipotetizamos que ela pode exercer funcao neuroprotetora para o envelhecimento. Conclusoes: Foi verificada influencia da idade, da escolaridade e dos habitos de leitura e escrita nos processos linguisticos compreensao oral, emissao oral, compreensao escrita e emissao escritaBV UNIFESP: Teses e dissertaçõesCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Ortiz, Karin Zazo [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Nascimento, Tania Augusto [UNIFESP]2015-12-06T23:46:33Z2015-12-06T23:46:33Z2014info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion74 p.application/pdfNASCIMENTO, Tânia Augusto. A influência da idade, da escolaridade e dos hábitos de leitura e escrita no desempenho de adultos e idosos saudáveis em tarefas linguísticas. 2014. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2014.Tese-14308.pdfhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/23087porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-06T13:05:06Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/23087Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-06T13:05:06Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência da idade, da escolaridade e dos hábitos de leitura e escrita no desempenho de adultos e idosos saudáveis em tarefas linguísticas Influence of schooling, age and reading and writing habits on langague abilities of adults and elderly without linguistic disorders |
title |
A influência da idade, da escolaridade e dos hábitos de leitura e escrita no desempenho de adultos e idosos saudáveis em tarefas linguísticas |
spellingShingle |
A influência da idade, da escolaridade e dos hábitos de leitura e escrita no desempenho de adultos e idosos saudáveis em tarefas linguísticas Nascimento, Tania Augusto [UNIFESP] Humanos Adulto Meia-Idade Idoso Linguagem Efeito Idade Escolaridade Leitura Humanos Adulto Meia-Idade Idoso |
title_short |
A influência da idade, da escolaridade e dos hábitos de leitura e escrita no desempenho de adultos e idosos saudáveis em tarefas linguísticas |
title_full |
A influência da idade, da escolaridade e dos hábitos de leitura e escrita no desempenho de adultos e idosos saudáveis em tarefas linguísticas |
title_fullStr |
A influência da idade, da escolaridade e dos hábitos de leitura e escrita no desempenho de adultos e idosos saudáveis em tarefas linguísticas |
title_full_unstemmed |
A influência da idade, da escolaridade e dos hábitos de leitura e escrita no desempenho de adultos e idosos saudáveis em tarefas linguísticas |
title_sort |
A influência da idade, da escolaridade e dos hábitos de leitura e escrita no desempenho de adultos e idosos saudáveis em tarefas linguísticas |
author |
Nascimento, Tania Augusto [UNIFESP] |
author_facet |
Nascimento, Tania Augusto [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ortiz, Karin Zazo [UNIFESP] Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Tania Augusto [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Humanos Adulto Meia-Idade Idoso Linguagem Efeito Idade Escolaridade Leitura Humanos Adulto Meia-Idade Idoso |
topic |
Humanos Adulto Meia-Idade Idoso Linguagem Efeito Idade Escolaridade Leitura Humanos Adulto Meia-Idade Idoso |
description |
Objetivo: Verificar a influencia das variaveis socioculturais e demograficas: idade, escolaridade e habitos de leitura e escrita, em adultos e idosos nos processos linguisticos compreensao oral, emissao oral, compreensao escrita e emissao escrita avaliados a partir de tarefas da bateria MTL-Brasil. Metodo: Trata-se de um estudo retrospectivo em que foram analisados dados originarios da aplicacao da bateria MTL-Brasil por este ser um instrumento atual e com dados normativos para a populacao brasileira. A amostra foi constituida por 464 individuos saudaveis, divididos em dois grupos de acordo com a idade: adultos (19-59 anos) e idosos (60-75 anos); em tres grupos de acordo com a faixa de escolaridade: 5-8 anos, 9-11 anos, 12 ou mais anos de escolaridade e em dois grupos de acordo com a pontuacao obtida em um questionario especifico para verificar os habitos de leitura e escrita: 0-13: baixa frequencia de habitos de leitura e escrita e 14 ou mais: alta frequencia de habitos de leitura e escrita. Resultados: Individuos com maior escolaridade e maiores habitos de leitura e escrita apresentaram melhor desempenho nas tarefas que envolvem a compreensao oral e escrita e a emissao oral e escrita. Como variavel independente, a idade influenciou a compreensao oral. Quando analisou-se a idade como covariante, ela mostrou-se significativa para os processos compreensao oral e emissao escrita e nao influenciou o desempenho nos demais processos avaliados. Nao foi verificada interacao entre as variaveis. Assim como a escolaridade, o aumento dos habitos de leitura e escrita influenciou positivamente o desempenho dos individuos avaliados e hipotetizamos que ela pode exercer funcao neuroprotetora para o envelhecimento. Conclusoes: Foi verificada influencia da idade, da escolaridade e dos habitos de leitura e escrita nos processos linguisticos compreensao oral, emissao oral, compreensao escrita e emissao escrita |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2015-12-06T23:46:33Z 2015-12-06T23:46:33Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Tânia Augusto. A influência da idade, da escolaridade e dos hábitos de leitura e escrita no desempenho de adultos e idosos saudáveis em tarefas linguísticas. 2014. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2014. Tese-14308.pdf http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/23087 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Tânia Augusto. A influência da idade, da escolaridade e dos hábitos de leitura e escrita no desempenho de adultos e idosos saudáveis em tarefas linguísticas. 2014. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2014. Tese-14308.pdf |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/23087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
74 p. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268330089906176 |