A influência da idade, da escolaridade e dos hábitos de leitura e escrita no desempenho de adultos e idosos saudáveis em tarefas linguísticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Tania Augusto [UNIFESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/23087
Resumo: Objetivo: Verificar a influencia das variaveis socioculturais e demograficas: idade, escolaridade e habitos de leitura e escrita, em adultos e idosos nos processos linguisticos compreensao oral, emissao oral, compreensao escrita e emissao escrita avaliados a partir de tarefas da bateria MTL-Brasil. Metodo: Trata-se de um estudo retrospectivo em que foram analisados dados originarios da aplicacao da bateria MTL-Brasil por este ser um instrumento atual e com dados normativos para a populacao brasileira. A amostra foi constituida por 464 individuos saudaveis, divididos em dois grupos de acordo com a idade: adultos (19-59 anos) e idosos (60-75 anos); em tres grupos de acordo com a faixa de escolaridade: 5-8 anos, 9-11 anos, 12 ou mais anos de escolaridade e em dois grupos de acordo com a pontuacao obtida em um questionario especifico para verificar os habitos de leitura e escrita: 0-13: baixa frequencia de habitos de leitura e escrita e 14 ou mais: alta frequencia de habitos de leitura e escrita. Resultados: Individuos com maior escolaridade e maiores habitos de leitura e escrita apresentaram melhor desempenho nas tarefas que envolvem a compreensao oral e escrita e a emissao oral e escrita. Como variavel independente, a idade influenciou a compreensao oral. Quando analisou-se a idade como covariante, ela mostrou-se significativa para os processos compreensao oral e emissao escrita e nao influenciou o desempenho nos demais processos avaliados. Nao foi verificada interacao entre as variaveis. Assim como a escolaridade, o aumento dos habitos de leitura e escrita influenciou positivamente o desempenho dos individuos avaliados e hipotetizamos que ela pode exercer funcao neuroprotetora para o envelhecimento. Conclusoes: Foi verificada influencia da idade, da escolaridade e dos habitos de leitura e escrita nos processos linguisticos compreensao oral, emissao oral, compreensao escrita e emissao escrita
id UFSP_8d9ac44ed0144c8ebc74bc5239727c4e
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/23087
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling A influência da idade, da escolaridade e dos hábitos de leitura e escrita no desempenho de adultos e idosos saudáveis em tarefas linguísticasInfluence of schooling, age and reading and writing habits on langague abilities of adults and elderly without linguistic disordersHumanosAdultoMeia-IdadeIdosoLinguagemEfeito IdadeEscolaridadeLeituraHumanosAdultoMeia-IdadeIdosoObjetivo: Verificar a influencia das variaveis socioculturais e demograficas: idade, escolaridade e habitos de leitura e escrita, em adultos e idosos nos processos linguisticos compreensao oral, emissao oral, compreensao escrita e emissao escrita avaliados a partir de tarefas da bateria MTL-Brasil. Metodo: Trata-se de um estudo retrospectivo em que foram analisados dados originarios da aplicacao da bateria MTL-Brasil por este ser um instrumento atual e com dados normativos para a populacao brasileira. A amostra foi constituida por 464 individuos saudaveis, divididos em dois grupos de acordo com a idade: adultos (19-59 anos) e idosos (60-75 anos); em tres grupos de acordo com a faixa de escolaridade: 5-8 anos, 9-11 anos, 12 ou mais anos de escolaridade e em dois grupos de acordo com a pontuacao obtida em um questionario especifico para verificar os habitos de leitura e escrita: 0-13: baixa frequencia de habitos de leitura e escrita e 14 ou mais: alta frequencia de habitos de leitura e escrita. Resultados: Individuos com maior escolaridade e maiores habitos de leitura e escrita apresentaram melhor desempenho nas tarefas que envolvem a compreensao oral e escrita e a emissao oral e escrita. Como variavel independente, a idade influenciou a compreensao oral. Quando analisou-se a idade como covariante, ela mostrou-se significativa para os processos compreensao oral e emissao escrita e nao influenciou o desempenho nos demais processos avaliados. Nao foi verificada interacao entre as variaveis. Assim como a escolaridade, o aumento dos habitos de leitura e escrita influenciou positivamente o desempenho dos individuos avaliados e hipotetizamos que ela pode exercer funcao neuroprotetora para o envelhecimento. Conclusoes: Foi verificada influencia da idade, da escolaridade e dos habitos de leitura e escrita nos processos linguisticos compreensao oral, emissao oral, compreensao escrita e emissao escritaBV UNIFESP: Teses e dissertaçõesCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Ortiz, Karin Zazo [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Nascimento, Tania Augusto [UNIFESP]2015-12-06T23:46:33Z2015-12-06T23:46:33Z2014info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion74 p.application/pdfNASCIMENTO, Tânia Augusto. A influência da idade, da escolaridade e dos hábitos de leitura e escrita no desempenho de adultos e idosos saudáveis em tarefas linguísticas. 2014. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2014.Tese-14308.pdfhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/23087porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-06T13:05:06Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/23087Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-06T13:05:06Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência da idade, da escolaridade e dos hábitos de leitura e escrita no desempenho de adultos e idosos saudáveis em tarefas linguísticas
Influence of schooling, age and reading and writing habits on langague abilities of adults and elderly without linguistic disorders
title A influência da idade, da escolaridade e dos hábitos de leitura e escrita no desempenho de adultos e idosos saudáveis em tarefas linguísticas
spellingShingle A influência da idade, da escolaridade e dos hábitos de leitura e escrita no desempenho de adultos e idosos saudáveis em tarefas linguísticas
Nascimento, Tania Augusto [UNIFESP]
Humanos
Adulto
Meia-Idade
Idoso
Linguagem
Efeito Idade
Escolaridade
Leitura
Humanos
Adulto
Meia-Idade
Idoso
title_short A influência da idade, da escolaridade e dos hábitos de leitura e escrita no desempenho de adultos e idosos saudáveis em tarefas linguísticas
title_full A influência da idade, da escolaridade e dos hábitos de leitura e escrita no desempenho de adultos e idosos saudáveis em tarefas linguísticas
title_fullStr A influência da idade, da escolaridade e dos hábitos de leitura e escrita no desempenho de adultos e idosos saudáveis em tarefas linguísticas
title_full_unstemmed A influência da idade, da escolaridade e dos hábitos de leitura e escrita no desempenho de adultos e idosos saudáveis em tarefas linguísticas
title_sort A influência da idade, da escolaridade e dos hábitos de leitura e escrita no desempenho de adultos e idosos saudáveis em tarefas linguísticas
author Nascimento, Tania Augusto [UNIFESP]
author_facet Nascimento, Tania Augusto [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ortiz, Karin Zazo [UNIFESP]
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Tania Augusto [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Humanos
Adulto
Meia-Idade
Idoso
Linguagem
Efeito Idade
Escolaridade
Leitura
Humanos
Adulto
Meia-Idade
Idoso
topic Humanos
Adulto
Meia-Idade
Idoso
Linguagem
Efeito Idade
Escolaridade
Leitura
Humanos
Adulto
Meia-Idade
Idoso
description Objetivo: Verificar a influencia das variaveis socioculturais e demograficas: idade, escolaridade e habitos de leitura e escrita, em adultos e idosos nos processos linguisticos compreensao oral, emissao oral, compreensao escrita e emissao escrita avaliados a partir de tarefas da bateria MTL-Brasil. Metodo: Trata-se de um estudo retrospectivo em que foram analisados dados originarios da aplicacao da bateria MTL-Brasil por este ser um instrumento atual e com dados normativos para a populacao brasileira. A amostra foi constituida por 464 individuos saudaveis, divididos em dois grupos de acordo com a idade: adultos (19-59 anos) e idosos (60-75 anos); em tres grupos de acordo com a faixa de escolaridade: 5-8 anos, 9-11 anos, 12 ou mais anos de escolaridade e em dois grupos de acordo com a pontuacao obtida em um questionario especifico para verificar os habitos de leitura e escrita: 0-13: baixa frequencia de habitos de leitura e escrita e 14 ou mais: alta frequencia de habitos de leitura e escrita. Resultados: Individuos com maior escolaridade e maiores habitos de leitura e escrita apresentaram melhor desempenho nas tarefas que envolvem a compreensao oral e escrita e a emissao oral e escrita. Como variavel independente, a idade influenciou a compreensao oral. Quando analisou-se a idade como covariante, ela mostrou-se significativa para os processos compreensao oral e emissao escrita e nao influenciou o desempenho nos demais processos avaliados. Nao foi verificada interacao entre as variaveis. Assim como a escolaridade, o aumento dos habitos de leitura e escrita influenciou positivamente o desempenho dos individuos avaliados e hipotetizamos que ela pode exercer funcao neuroprotetora para o envelhecimento. Conclusoes: Foi verificada influencia da idade, da escolaridade e dos habitos de leitura e escrita nos processos linguisticos compreensao oral, emissao oral, compreensao escrita e emissao escrita
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-12-06T23:46:33Z
2015-12-06T23:46:33Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, Tânia Augusto. A influência da idade, da escolaridade e dos hábitos de leitura e escrita no desempenho de adultos e idosos saudáveis em tarefas linguísticas. 2014. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2014.
Tese-14308.pdf
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/23087
identifier_str_mv NASCIMENTO, Tânia Augusto. A influência da idade, da escolaridade e dos hábitos de leitura e escrita no desempenho de adultos e idosos saudáveis em tarefas linguísticas. 2014. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2014.
Tese-14308.pdf
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/23087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 74 p.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268330089906176