Famílias, Relações Intergeracionais E De Gênero: Práticas Compartilhadas De Educação E Cuidado De Crianças Pequenas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5071533 http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50223 |
Resumo: | Esta pesquisa de mestrado apresenta reflexões acerca das famílias contemporâneas considerando as diferentes dinâmicas familiares a partir da ótica das crianças. A pesquisa investiga as práticas compartilhadas no cuidado e na educação de crianças da Educação Infantil numa perspectiva intergeracional e de gênero, envolvendo crianças e familiares, mães e avós. Busca compreender as diferentes funções sociais desempenhadas pelos membros da família na sociedade contemporânea, a forma como são enxergadas pelas crianças e como a instituição de Educação Infantil tem acolhido estas transformações familiares. Tem como referencial teórico os Estudos Feministas, os Estudos de Gênero e os da Sociologia da Infância. Traz os desafios metodológicos de ser professora pesquisadora de crianças pequenas buscando a perspectiva das crianças a partir do desenho e da oralidade, considerando as experiências narradas e interpretadas pelos meninos e meninas em seus desenhos. Os resultados revelam permanências e transformações relacionadas às concepções de família e da função social da mulher, e aponta para tensões e desafios que permeiam as relações de parceria com a instituição de Educação Infantil. A pesquisa procura contribuir para a visibilidade da emergência de novas configurações familiares, pensando a família enquanto instituição que possui uma dinâmica própria e que atua em parceria da instituição de Educação Infantil na promoção de práticas de cuidado e educação de crianças pequenas. Trata-se de uma reflexão que considera as novas demandas sociais, econômicas e culturais que têm transformado a sociedade nas quais as crianças pequenas participam ativamente. |
id |
UFSP_9014d390e2c6c1d61a05c30fb8368013 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/50223 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Gomes, Ana Paula Pereira [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Finco, Daniela [UNIFESP]2019-06-19T14:57:37Z2019-06-19T14:57:37Z2017-08-18https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5071533http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/502232017-0375.pdf08 - Ana Paula Pereira Gomes Gibim.pdfEsta pesquisa de mestrado apresenta reflexões acerca das famílias contemporâneas considerando as diferentes dinâmicas familiares a partir da ótica das crianças. A pesquisa investiga as práticas compartilhadas no cuidado e na educação de crianças da Educação Infantil numa perspectiva intergeracional e de gênero, envolvendo crianças e familiares, mães e avós. Busca compreender as diferentes funções sociais desempenhadas pelos membros da família na sociedade contemporânea, a forma como são enxergadas pelas crianças e como a instituição de Educação Infantil tem acolhido estas transformações familiares. Tem como referencial teórico os Estudos Feministas, os Estudos de Gênero e os da Sociologia da Infância. Traz os desafios metodológicos de ser professora pesquisadora de crianças pequenas buscando a perspectiva das crianças a partir do desenho e da oralidade, considerando as experiências narradas e interpretadas pelos meninos e meninas em seus desenhos. Os resultados revelam permanências e transformações relacionadas às concepções de família e da função social da mulher, e aponta para tensões e desafios que permeiam as relações de parceria com a instituição de Educação Infantil. A pesquisa procura contribuir para a visibilidade da emergência de novas configurações familiares, pensando a família enquanto instituição que possui uma dinâmica própria e que atua em parceria da instituição de Educação Infantil na promoção de práticas de cuidado e educação de crianças pequenas. Trata-se de uma reflexão que considera as novas demandas sociais, econômicas e culturais que têm transformado a sociedade nas quais as crianças pequenas participam ativamente.This master's research presents reflections about the contemporary families considering the different dynamics familiar from the perspective of the children. The research investigates the practices shared in the care and education of children of Early Childhood Education from an intergenerational and gender perspective, involving children and families, mothers and grandparents. It seeks to understand the different social functions performed by family members in contemporary society, the way they are seen by children and how the institution of Early Childhood Education has welcomed these family transformations. Its theoretical reference is Feminist Studies, Gender Studies and Sociology of Childhood. It brings the methodological challenges of being a research teacher of young children seeking the perspective of children from drawing and orality, considering the experiences narrated and interpreted by the boys and girls in their drawings. The results reveal permanences and transformations related to the conceptions of the family and the social function of the woman, and points to the tensions and challenges that permeate the relations of partnership between the institution of Early Childhood Education. The research seeks to contribute to the visibility of the emergence of new family settings, thinking of the family as an institution that has its own dynamics and that works in partnership with the institution of Early Childhood Education in promoting care practices and education of young children. It is a reflection that considers the new social, economic and cultural demands that have transformed the society in which small children participate actively.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2017)144p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Educação InfantilFamíliasGêneroRelações IntergeracionaisSociologia Da InfânciaEarly Childhood EducationFamiliesGenreIntergenerational RelationshipsSociology Of The ChildhoodFamílias, Relações Intergeracionais E De Gênero: Práticas Compartilhadas De Educação E Cuidado De Crianças Pequenasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducaçãoEducaçãoSujeitos, Saberes E Processos EducativosORIGINAL08 - Ana Paula Pereira Gomes Gibim.pdf08 - Ana Paula Pereira Gomes Gibim.pdfapplication/pdf7046987${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50223/1/08%20-%20Ana%20Paula%20Pereira%20Gomes%20Gibim.pdf07027757ceb92a87fd51cd9f46192d88MD51open accessTEXT08 - Ana Paula Pereira Gomes Gibim.pdf.txt08 - Ana Paula Pereira Gomes Gibim.pdf.txtExtracted texttext/plain379918${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50223/5/08%20-%20Ana%20Paula%20Pereira%20Gomes%20Gibim.pdf.txtb8ce2821a50c653876df0ee637458482MD55open accessTHUMBNAIL08 - Ana Paula Pereira Gomes Gibim.pdf.jpg08 - Ana Paula Pereira Gomes Gibim.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3874${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50223/7/08%20-%20Ana%20Paula%20Pereira%20Gomes%20Gibim.pdf.jpg378db037e8bfb0287a631b0850be43c7MD57open access11600/502232023-05-15 10:41:43.987open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/50223Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-25T12:40:53.767143Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Famílias, Relações Intergeracionais E De Gênero: Práticas Compartilhadas De Educação E Cuidado De Crianças Pequenas |
title |
Famílias, Relações Intergeracionais E De Gênero: Práticas Compartilhadas De Educação E Cuidado De Crianças Pequenas |
spellingShingle |
Famílias, Relações Intergeracionais E De Gênero: Práticas Compartilhadas De Educação E Cuidado De Crianças Pequenas Gomes, Ana Paula Pereira [UNIFESP] Educação Infantil Famílias Gênero Relações Intergeracionais Sociologia Da Infância Early Childhood Education Families Genre Intergenerational Relationships Sociology Of The Childhood |
title_short |
Famílias, Relações Intergeracionais E De Gênero: Práticas Compartilhadas De Educação E Cuidado De Crianças Pequenas |
title_full |
Famílias, Relações Intergeracionais E De Gênero: Práticas Compartilhadas De Educação E Cuidado De Crianças Pequenas |
title_fullStr |
Famílias, Relações Intergeracionais E De Gênero: Práticas Compartilhadas De Educação E Cuidado De Crianças Pequenas |
title_full_unstemmed |
Famílias, Relações Intergeracionais E De Gênero: Práticas Compartilhadas De Educação E Cuidado De Crianças Pequenas |
title_sort |
Famílias, Relações Intergeracionais E De Gênero: Práticas Compartilhadas De Educação E Cuidado De Crianças Pequenas |
author |
Gomes, Ana Paula Pereira [UNIFESP] |
author_facet |
Gomes, Ana Paula Pereira [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Ana Paula Pereira [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Finco, Daniela [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Finco, Daniela [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Famílias Gênero Relações Intergeracionais Sociologia Da Infância |
topic |
Educação Infantil Famílias Gênero Relações Intergeracionais Sociologia Da Infância Early Childhood Education Families Genre Intergenerational Relationships Sociology Of The Childhood |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Early Childhood Education Families Genre Intergenerational Relationships Sociology Of The Childhood |
description |
Esta pesquisa de mestrado apresenta reflexões acerca das famílias contemporâneas considerando as diferentes dinâmicas familiares a partir da ótica das crianças. A pesquisa investiga as práticas compartilhadas no cuidado e na educação de crianças da Educação Infantil numa perspectiva intergeracional e de gênero, envolvendo crianças e familiares, mães e avós. Busca compreender as diferentes funções sociais desempenhadas pelos membros da família na sociedade contemporânea, a forma como são enxergadas pelas crianças e como a instituição de Educação Infantil tem acolhido estas transformações familiares. Tem como referencial teórico os Estudos Feministas, os Estudos de Gênero e os da Sociologia da Infância. Traz os desafios metodológicos de ser professora pesquisadora de crianças pequenas buscando a perspectiva das crianças a partir do desenho e da oralidade, considerando as experiências narradas e interpretadas pelos meninos e meninas em seus desenhos. Os resultados revelam permanências e transformações relacionadas às concepções de família e da função social da mulher, e aponta para tensões e desafios que permeiam as relações de parceria com a instituição de Educação Infantil. A pesquisa procura contribuir para a visibilidade da emergência de novas configurações familiares, pensando a família enquanto instituição que possui uma dinâmica própria e que atua em parceria da instituição de Educação Infantil na promoção de práticas de cuidado e educação de crianças pequenas. Trata-se de uma reflexão que considera as novas demandas sociais, econômicas e culturais que têm transformado a sociedade nas quais as crianças pequenas participam ativamente. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-08-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-19T14:57:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-06-19T14:57:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt.fl_str_mv |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5071533 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50223 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
2017-0375.pdf 08 - Ana Paula Pereira Gomes Gibim.pdf |
url |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5071533 http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50223 |
identifier_str_mv |
2017-0375.pdf 08 - Ana Paula Pereira Gomes Gibim.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
144p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50223/1/08%20-%20Ana%20Paula%20Pereira%20Gomes%20Gibim.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50223/5/08%20-%20Ana%20Paula%20Pereira%20Gomes%20Gibim.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50223/7/08%20-%20Ana%20Paula%20Pereira%20Gomes%20Gibim.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
07027757ceb92a87fd51cd9f46192d88 b8ce2821a50c653876df0ee637458482 378db037e8bfb0287a631b0850be43c7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1783460326045384704 |