Horta Da Vida: Uma Cartografia Entre Adolescentes Em Conflito Com A Lei E Uma Experiência Educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Limongelli, Rafael Moraes [UNIFESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5005979
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50229
Resumo: O objetivo desta pesquisa é a produção de uma cartografia com a paisagem constituída em torno do adolescente em conflito com a lei agenciado pela função-educando e disparada pela experiência “Horta da Vida” realizada em 2012, na Unidade de Internação - Leopoldina da Fundação CASA entre adolescentes, famílias, funcionários (as) e educadores (as). Para tanto, é preciso referenciar uma genealogia dos enunciados e forças discursivas que compõem e tramam o menor e o adolescente em conflito com a lei (PASSETTI, 1990, 1995; OLIVEIRA, 2005; AUGUSTO, 2013), bem como posicionar essa genealogia para operar uma cartografia da paisagem – campo de agenciamentos e território de observação – que compõe a ação socioeducativa e educativa da Fundação CASA. Essa cartografia se torna possível através de um arquivo constituído pelo pesquisador no período de 2010-2012, em que atuou como professor da rede pública de São Paulo junto aos jovens (escritos e desenhos entre cartas, diários, trabalhos, avaliação, músicas, etc.) e suas conexões com normativas institucionais, orientações pedagógicas, orientações técnicas e legislações. A fundamentação teórica deste trabalho se apoia na abordagem que Foucault (1979, 1988, 1999, 2004 e 2010a, 2010b) esboçou por arqueologia e os apontamentos de Guattari (2013), Deleuze (1992, 2012a, 2012b, 2014) e Kastrup (2007) sobre cartografia e devir. A hipótese do trabalho sustenta que as ações que operam em linhas de fuga forçam escandir o campo de agenciamento em que se trama a educação na Fundação CASA, fazendo insurgir não-lugares, bolsões de novos possíveis, afectos e perceptos até então indizíveis (COSTA, 2000; TÓTORA, 2005; CARVALHO, 2014). Práticas menores, como a “Horta da Vida”, podem operar por desmontagem no maquinário que as envolve e as produz, fazendo ruir posicionamentos e representações estanques.
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Para tanto, é preciso referenciar uma genealogia dos enunciados e forças discursivas que compõem e tramam o menor e o adolescente em conflito com a lei (PASSETTI, 1990, 1995; OLIVEIRA, 2005; AUGUSTO, 2013), bem como posicionar essa genealogia para operar uma cartografia da paisagem – campo de agenciamentos e território de observação – que compõe a ação socioeducativa e educativa da Fundação CASA. Essa cartografia se torna possível através de um arquivo constituído pelo pesquisador no período de 2010-2012, em que atuou como professor da rede pública de São Paulo junto aos jovens (escritos e desenhos entre cartas, diários, trabalhos, avaliação, músicas, etc.) e suas conexões com normativas institucionais, orientações pedagógicas, orientações técnicas e legislações. A fundamentação teórica deste trabalho se apoia na abordagem que Foucault (1979, 1988, 1999, 2004 e 2010a, 2010b) esboçou por arqueologia e os apontamentos de Guattari (2013), Deleuze (1992, 2012a, 2012b, 2014) e Kastrup (2007) sobre cartografia e devir. A hipótese do trabalho sustenta que as ações que operam em linhas de fuga forçam escandir o campo de agenciamento em que se trama a educação na Fundação CASA, fazendo insurgir não-lugares, bolsões de novos possíveis, afectos e perceptos até então indizíveis (COSTA, 2000; TÓTORA, 2005; CARVALHO, 2014). Práticas menores, como a “Horta da Vida”, podem operar por desmontagem no maquinário que as envolve e as produz, fazendo ruir posicionamentos e representações estanques.The objective of this study is to produce a cartography of the teenagers in conflict with the law related with function-educator and incited by the experience “Garden of Life” realized at Unidade de Internação - Vila Leopoldina of Fundação CASA with teenagers, families, officials and teachers. For that, it’s necessary to make reference to a genealogy of discursive forces that compose the lowest (menor) and the teenager in conflict with the law (PASSETTI, 1990, 1995; SILVEIRA, 2009; AUGUSTO, 2013), as well as position that genealogy to build a cartography of the scenery which compose the social education action of Fundação CASA. That cartography is possible due to an archive built by the researcher between 2010-2012, period in which he acts as a teacher at Fundação CASA Vila Leopoldina. This study works with the theoretical reference of Foucault (1979, 1988, 1999, 2004, 2010a, 2010b), Guattari (2013), Deleuze (2006, 2007 and 2010) and Kastrup (2007). Delving into the possibilities emerged from a function-educator, we intend to posit reflections about the hypothesis of the existence of non-places within an educational experience, producing territories to the affirmation of creation and inventiveness.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2017)53p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Adolescente Em Conflito Com A LeiDeleuzeGuattariCartografiaFundação CasaTeenagers In Conflict With The LawDeleuzeGuattariCartographyFundação CasaHorta Da Vida: Uma Cartografia Entre Adolescentes Em Conflito Com A Lei E Uma Experiência Educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducaçãoEducaçãoEducação: Desigualdade, Diferença E InclusãoORIGINAL14 - Rafael Moraes Limongelli.pdf14 - Rafael Moraes Limongelli.pdfapplication/pdf22386228${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50229/1/14%20-%20Rafael%20Moraes%20Limongelli.pdf58ab996ee8f28cffcdb470f798887756MD51open accessTEXT14 - Rafael Moraes Limongelli.pdf.txt14 - Rafael Moraes Limongelli.pdf.txtExtracted texttext/plain212580${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50229/5/14%20-%20Rafael%20Moraes%20Limongelli.pdf.txt54c654ac928ac8fbce81a32d412b9e1aMD55open accessTHUMBNAIL14 - Rafael Moraes Limongelli.pdf.jpg14 - Rafael Moraes Limongelli.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1901${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50229/7/14%20-%20Rafael%20Moraes%20Limongelli.pdf.jpg16802659019a92e789736a5a744bca8eMD57open access11600/502292023-05-15 10:38:46.079open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/50229Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:38:46Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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