A Saúde bucal nas escolas públicas: um estudo a partir da ótica de odontólogos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/23488 |
Resumo: | Este estudo assumiu o objetivo de analisar as concepcoes e praticas dos odontologos que atuam no Programa de Saúde da Familia, e que tenham atividades em ambientes escolares. O referencial teorico abrangeu a discussao sobre os processos de Saúde, educacao e a analise da literatura sobre Saúde Bucal com escolares, destacando os componentes educativos nas pesquisas. A metodologia deste estudo qualitativo e exploratorio envolveu 35 odontologos, sendo 18 da cidade de São Paulo e 17 de um municipio da Grande São Paulo. O processo de coleta de dados foi desenvolvido por meio da aplicacao de questionario e realizacao de entrevista semi-estruturada, tendo como nucleos orientadores: concepcoes de Saúde Bucal, as praticas desenvolvidas no ambito da Saúde Bucal com escolares, processos de formacao e atividades desenvolvidas. O processo de analise de dados teve como referencia a analise tematica. Os resultados indicam um perfil caracterizado por uma maioria feminina, faixa etaria predominante de 30-39 anos, graduados entre 1974 e 2003. As praticas educativas envolveram diferentes procedimentos de educacao, estrategias e recursos didaticos, apresentando uma transicao de abordagem centrada no individuo para o coletivo. As trajetorias de formacao dos participantes foram delineadas de acordo com a necessidade da pratica, embasadas pelas experiencias anteriores e a troca de experiencia entre os colegas. As concepcoes de Saúde Bucal foram agrupadas em tres nucleos tematicos: Saúde Bucal como componente da Saúde geral, Saúde Bucal como promocao/prevencao e Saúde Bucal como ausencia do quadro patologico/ dimensao individual. As concepcoes de Saúde Bucal indicaram forte tendencia a promocao/prevencao, mas os odontologos ainda realizam praticas centradas na transmissao de informacoes, com conceitos enraizados em uma odontologia com base tecnico/cientifico e curativista. A Saúde Bucal com escolares tem um papel educativo estrategico na construcao de uma cultura de Saúde que, rompendo com a ausencia de doenca, possa investir na valorizacao das pessoas como construtoras de interacoes com outros, com o mundo e consigo mesmo, em meio a condicionantes politicos, culturais e educacionais |
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A Saúde bucal nas escolas públicas: um estudo a partir da ótica de odontólogosOral health at public school: a research on dentist's viewOdontologiaSaúde BucalPromoção da SaúdeEste estudo assumiu o objetivo de analisar as concepcoes e praticas dos odontologos que atuam no Programa de Saúde da Familia, e que tenham atividades em ambientes escolares. O referencial teorico abrangeu a discussao sobre os processos de Saúde, educacao e a analise da literatura sobre Saúde Bucal com escolares, destacando os componentes educativos nas pesquisas. A metodologia deste estudo qualitativo e exploratorio envolveu 35 odontologos, sendo 18 da cidade de São Paulo e 17 de um municipio da Grande São Paulo. O processo de coleta de dados foi desenvolvido por meio da aplicacao de questionario e realizacao de entrevista semi-estruturada, tendo como nucleos orientadores: concepcoes de Saúde Bucal, as praticas desenvolvidas no ambito da Saúde Bucal com escolares, processos de formacao e atividades desenvolvidas. O processo de analise de dados teve como referencia a analise tematica. Os resultados indicam um perfil caracterizado por uma maioria feminina, faixa etaria predominante de 30-39 anos, graduados entre 1974 e 2003. As praticas educativas envolveram diferentes procedimentos de educacao, estrategias e recursos didaticos, apresentando uma transicao de abordagem centrada no individuo para o coletivo. As trajetorias de formacao dos participantes foram delineadas de acordo com a necessidade da pratica, embasadas pelas experiencias anteriores e a troca de experiencia entre os colegas. As concepcoes de Saúde Bucal foram agrupadas em tres nucleos tematicos: Saúde Bucal como componente da Saúde geral, Saúde Bucal como promocao/prevencao e Saúde Bucal como ausencia do quadro patologico/ dimensao individual. As concepcoes de Saúde Bucal indicaram forte tendencia a promocao/prevencao, mas os odontologos ainda realizam praticas centradas na transmissao de informacoes, com conceitos enraizados em uma odontologia com base tecnico/cientifico e curativista. A Saúde Bucal com escolares tem um papel educativo estrategico na construcao de uma cultura de Saúde que, rompendo com a ausencia de doenca, possa investir na valorizacao das pessoas como construtoras de interacoes com outros, com o mundo e consigo mesmo, em meio a condicionantes politicos, culturais e educacionaisBV UNIFESP: Teses e dissertaçõesUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Matsumura, Lucia Ayako [UNIFESP]2015-12-06T23:46:59Z2015-12-06T23:46:59Z2007info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion127 p.application/pdfMATSUMURA, Lucia Ayako. A saúde bucal nas escolas públicas: um estudo a partir da ótica de odontólogos. 2007. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2007.Tese-10387.pdfhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/23488porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-06T22:46:16Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/23488Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-06T22:46:16Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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