A apropriação da linguagem dos quadrinhos em novos contextos: uma análise de memes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazo, Amanda Cristina Siqueira [UNIFESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/53357
Resumo: Na presente dissertação, propomos um estudo sobre produções multimodais presentes na rede social Facebook, as quais apresentam elementos típicos da linguagem das histórias em quadrinhos, com a intenção de estabelecer aproximações e disparidades entre memes e tiras cômicas. Segundo Shifman (2014), os memes da internet são produtos digitais com características comuns de conteúdo, forma e/ou posição criados conscientemente pelos usuários da internet e que circulam em forma de imitações/paródias/transformações através de múltiplos usuários na web. A forma do meme é variável e tem seu próprio processo de mutabilidade, o que implica no uso de elementos de outras linguagens de gêneros prévios em sua composição, como é o caso dos quadrinhos. Temos por objetivos específicos analisar quais recursos dos quadrinhos são mais recorrentes nos memes em questão, além de elencar as principais características dos memes estudados a partir da análise do processo de construção de sentido. Para nossa análise, nos valemos de um corpus composto por produções de páginas do Facebook Conselhos do He-man e Este é alguém, as quais levantam discussão sobre a presença de elementos dos quadrinhos na composição destas, em sincronia com nosso objetivo. Entre nossas principais referências sobre conceituação do que são memes estão, Dawkins (1976), Shifman (2014), Calixto (2017), Castro (2017), Porto (2018, b), Luiz (2013) e Zoppi-Fontana (2018). De quadrinhos, apresentamos conceitos de Cagnin (2014) e de Ramos (2011, 2012, 2015 e 2017) sobre elementos da linguagem da arte sequencial e sobre tiras cômicas e piadas. Além disso, nos valemos de conceitos como gênero, multimodalidade e texto a partir de estudiosos da linguagem como Bakhtin (2003), Kress e van Leeuween (2001), Custódio Filho e Cavalcante (2010), Koch e Travaglia (1993), Koch e Elias (2006) e Marcuschi (2008). Citamos, ainda, estudos sobre a linguagem na internet de Nicolau e Magalhães (2013), Barton e Lee (2015) e Carvalho e Kramer (2013).
id UFSP_915f10e69b4598d4c2ed057dcca1ffee
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/53357
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Mazo, Amanda Cristina Siqueira [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/4042761251980926http://lattes.cnpq.br/6622602721067546Ramos, Paulo Eduardo [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (Campus Guarulhos)2020-05-27T19:29:57Z2020-05-27T19:29:57Z2019-03-14Mazo, Amanda Cristina Siqueira A apropriação da linguagem dos quadrinhos em novos contextos: uma análise de memes / Amanda Cristina Siqueira Mazo. – Guarulhos, 2019.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/53357Na presente dissertação, propomos um estudo sobre produções multimodais presentes na rede social Facebook, as quais apresentam elementos típicos da linguagem das histórias em quadrinhos, com a intenção de estabelecer aproximações e disparidades entre memes e tiras cômicas. Segundo Shifman (2014), os memes da internet são produtos digitais com características comuns de conteúdo, forma e/ou posição criados conscientemente pelos usuários da internet e que circulam em forma de imitações/paródias/transformações através de múltiplos usuários na web. A forma do meme é variável e tem seu próprio processo de mutabilidade, o que implica no uso de elementos de outras linguagens de gêneros prévios em sua composição, como é o caso dos quadrinhos. Temos por objetivos específicos analisar quais recursos dos quadrinhos são mais recorrentes nos memes em questão, além de elencar as principais características dos memes estudados a partir da análise do processo de construção de sentido. Para nossa análise, nos valemos de um corpus composto por produções de páginas do Facebook Conselhos do He-man e Este é alguém, as quais levantam discussão sobre a presença de elementos dos quadrinhos na composição destas, em sincronia com nosso objetivo. Entre nossas principais referências sobre conceituação do que são memes estão, Dawkins (1976), Shifman (2014), Calixto (2017), Castro (2017), Porto (2018, b), Luiz (2013) e Zoppi-Fontana (2018). De quadrinhos, apresentamos conceitos de Cagnin (2014) e de Ramos (2011, 2012, 2015 e 2017) sobre elementos da linguagem da arte sequencial e sobre tiras cômicas e piadas. Além disso, nos valemos de conceitos como gênero, multimodalidade e texto a partir de estudiosos da linguagem como Bakhtin (2003), Kress e van Leeuween (2001), Custódio Filho e Cavalcante (2010), Koch e Travaglia (1993), Koch e Elias (2006) e Marcuschi (2008). Citamos, ainda, estudos sobre a linguagem na internet de Nicolau e Magalhães (2013), Barton e Lee (2015) e Carvalho e Kramer (2013).In this dissertation we propose a study on multimodal texts found on the social network Facebook, which present typical elements of the comics’ language. Our intention is to establish connections and differences between memes and comic strips. According to Shifman (2014), internet memes are digital products with common characteristics in relation to content, form and/or stance, created, transformed and/or imitated by internet users in a conscious way. Their stances are variable and have their own process of change, using elements from other genres already known, as the comics. Our specific objectives are to analyze which elements from the comics are most used on the selected memes and also to find the main characteristics of these memes having in mind their process of making sense to the reader. For our analysis, we have a corpus composed by productions found on the pages Conselhos do He-Man and Este é alguém, both from Facebook, which contain elements of the language of comics. Among our main references about memes, there are concepts from Dawkins (1976), Shifman (2014), Calixto (2017), Castro (2017), Porto (2018, b), Luiz (2013) and ZoppiFontana (2018). Regarding authors that study comics, we take into account concepts from Cagnin (2014) and Ramos (2011, 2012, 2015 and 2017), mainly about the language of comics, comic strips and jokes. Besides that, we mention some concepts about genre, multimodality and text from researchers on linguistics such as Bakhtin (2003), Kress and van Leeuween (2001), Custódio Filho and Cavalcante (2010), Koch and Travaglia (1993), Koch and Elias (2006) e Marcuschi (2008). About internet language, some ideas from Nicolau e Magalhães (2013), Barton and Lee (2015) e Carvalho and Kramer (2013) were added to our study.121porUniversidade Federal de São PauloTira cômicaIntertextualidadeMemesA apropriação da linguagem dos quadrinhos em novos contextos: uma análise de memesThe appropriation of the language of comics in new contexts: an anylisis of memesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)LetrasEstudos linguísticosLinguagem em novos contextosLetrasPró-reitoria de Pós-graduação e PesquisaORIGINALDISSERTAÇÃO - AMANDA - VERSÃO FINAL.pdfDISSERTAÇÃO - AMANDA - VERSÃO FINAL.pdfDissertaçãoapplication/pdf3068933${dspace.ui.url}/bitstream/11600/53357/1/DISSERTAC%cc%a7A%cc%83O%20-%20AMANDA%20-%20VERSA%cc%83O%20FINAL.pdf500829ab8ed0912fb92684f8d5dbca73MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85468${dspace.ui.url}/bitstream/11600/53357/2/license.txt1acfc48207ec5b7cd0c579987dbcb7eaMD52open accessTEXTDISSERTAÇÃO - AMANDA - VERSÃO FINAL.pdf.txtDISSERTAÇÃO - AMANDA - VERSÃO FINAL.pdf.txtExtracted texttext/plain158874${dspace.ui.url}/bitstream/11600/53357/3/DISSERTAC%cc%a7A%cc%83O%20-%20AMANDA%20-%20VERSA%cc%83O%20FINAL.pdf.txtc4c620a460d6fc2f7f768d89d51a6fccMD53open accessTHUMBNAILDISSERTAÇÃO - AMANDA - VERSÃO FINAL.pdf.jpgDISSERTAÇÃO - AMANDA - VERSÃO FINAL.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3491${dspace.ui.url}/bitstream/11600/53357/5/DISSERTAC%cc%a7A%cc%83O%20-%20AMANDA%20-%20VERSA%cc%83O%20FINAL.pdf.jpgfac02519ccecd243723b29042668197fMD55open access11600/533572023-05-15 09:51:06.901open accessoai:repositorio.unifesp.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T12:51:06Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A apropriação da linguagem dos quadrinhos em novos contextos: uma análise de memes
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The appropriation of the language of comics in new contexts: an anylisis of memes
title A apropriação da linguagem dos quadrinhos em novos contextos: uma análise de memes
spellingShingle A apropriação da linguagem dos quadrinhos em novos contextos: uma análise de memes
Mazo, Amanda Cristina Siqueira [UNIFESP]
Tira cômica
Intertextualidade
Memes
title_short A apropriação da linguagem dos quadrinhos em novos contextos: uma análise de memes
title_full A apropriação da linguagem dos quadrinhos em novos contextos: uma análise de memes
title_fullStr A apropriação da linguagem dos quadrinhos em novos contextos: uma análise de memes
title_full_unstemmed A apropriação da linguagem dos quadrinhos em novos contextos: uma análise de memes
title_sort A apropriação da linguagem dos quadrinhos em novos contextos: uma análise de memes
author Mazo, Amanda Cristina Siqueira [UNIFESP]
author_facet Mazo, Amanda Cristina Siqueira [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4042761251980926
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6622602721067546
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazo, Amanda Cristina Siqueira [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Paulo Eduardo [UNIFESP]
contributor_str_mv Ramos, Paulo Eduardo [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Tira cômica
Intertextualidade
Memes
topic Tira cômica
Intertextualidade
Memes
description Na presente dissertação, propomos um estudo sobre produções multimodais presentes na rede social Facebook, as quais apresentam elementos típicos da linguagem das histórias em quadrinhos, com a intenção de estabelecer aproximações e disparidades entre memes e tiras cômicas. Segundo Shifman (2014), os memes da internet são produtos digitais com características comuns de conteúdo, forma e/ou posição criados conscientemente pelos usuários da internet e que circulam em forma de imitações/paródias/transformações através de múltiplos usuários na web. A forma do meme é variável e tem seu próprio processo de mutabilidade, o que implica no uso de elementos de outras linguagens de gêneros prévios em sua composição, como é o caso dos quadrinhos. Temos por objetivos específicos analisar quais recursos dos quadrinhos são mais recorrentes nos memes em questão, além de elencar as principais características dos memes estudados a partir da análise do processo de construção de sentido. Para nossa análise, nos valemos de um corpus composto por produções de páginas do Facebook Conselhos do He-man e Este é alguém, as quais levantam discussão sobre a presença de elementos dos quadrinhos na composição destas, em sincronia com nosso objetivo. Entre nossas principais referências sobre conceituação do que são memes estão, Dawkins (1976), Shifman (2014), Calixto (2017), Castro (2017), Porto (2018, b), Luiz (2013) e Zoppi-Fontana (2018). De quadrinhos, apresentamos conceitos de Cagnin (2014) e de Ramos (2011, 2012, 2015 e 2017) sobre elementos da linguagem da arte sequencial e sobre tiras cômicas e piadas. Além disso, nos valemos de conceitos como gênero, multimodalidade e texto a partir de estudiosos da linguagem como Bakhtin (2003), Kress e van Leeuween (2001), Custódio Filho e Cavalcante (2010), Koch e Travaglia (1993), Koch e Elias (2006) e Marcuschi (2008). Citamos, ainda, estudos sobre a linguagem na internet de Nicolau e Magalhães (2013), Barton e Lee (2015) e Carvalho e Kramer (2013).
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-03-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-27T19:29:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-27T19:29:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Mazo, Amanda Cristina Siqueira A apropriação da linguagem dos quadrinhos em novos contextos: uma análise de memes / Amanda Cristina Siqueira Mazo. – Guarulhos, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/53357
identifier_str_mv Mazo, Amanda Cristina Siqueira A apropriação da linguagem dos quadrinhos em novos contextos: uma análise de memes / Amanda Cristina Siqueira Mazo. – Guarulhos, 2019.
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/53357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 121
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (Campus Guarulhos)
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/53357/1/DISSERTAC%cc%a7A%cc%83O%20-%20AMANDA%20-%20VERSA%cc%83O%20FINAL.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/53357/2/license.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/53357/3/DISSERTAC%cc%a7A%cc%83O%20-%20AMANDA%20-%20VERSA%cc%83O%20FINAL.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/53357/5/DISSERTAC%cc%a7A%cc%83O%20-%20AMANDA%20-%20VERSA%cc%83O%20FINAL.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 500829ab8ed0912fb92684f8d5dbca73
1acfc48207ec5b7cd0c579987dbcb7ea
c4c620a460d6fc2f7f768d89d51a6fcc
fac02519ccecd243723b29042668197f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764262322470912