A apropriação da linguagem dos quadrinhos em novos contextos: uma análise de memes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/53357 |
Resumo: | Na presente dissertação, propomos um estudo sobre produções multimodais presentes na rede social Facebook, as quais apresentam elementos típicos da linguagem das histórias em quadrinhos, com a intenção de estabelecer aproximações e disparidades entre memes e tiras cômicas. Segundo Shifman (2014), os memes da internet são produtos digitais com características comuns de conteúdo, forma e/ou posição criados conscientemente pelos usuários da internet e que circulam em forma de imitações/paródias/transformações através de múltiplos usuários na web. A forma do meme é variável e tem seu próprio processo de mutabilidade, o que implica no uso de elementos de outras linguagens de gêneros prévios em sua composição, como é o caso dos quadrinhos. Temos por objetivos específicos analisar quais recursos dos quadrinhos são mais recorrentes nos memes em questão, além de elencar as principais características dos memes estudados a partir da análise do processo de construção de sentido. Para nossa análise, nos valemos de um corpus composto por produções de páginas do Facebook Conselhos do He-man e Este é alguém, as quais levantam discussão sobre a presença de elementos dos quadrinhos na composição destas, em sincronia com nosso objetivo. Entre nossas principais referências sobre conceituação do que são memes estão, Dawkins (1976), Shifman (2014), Calixto (2017), Castro (2017), Porto (2018, b), Luiz (2013) e Zoppi-Fontana (2018). De quadrinhos, apresentamos conceitos de Cagnin (2014) e de Ramos (2011, 2012, 2015 e 2017) sobre elementos da linguagem da arte sequencial e sobre tiras cômicas e piadas. Além disso, nos valemos de conceitos como gênero, multimodalidade e texto a partir de estudiosos da linguagem como Bakhtin (2003), Kress e van Leeuween (2001), Custódio Filho e Cavalcante (2010), Koch e Travaglia (1993), Koch e Elias (2006) e Marcuschi (2008). Citamos, ainda, estudos sobre a linguagem na internet de Nicolau e Magalhães (2013), Barton e Lee (2015) e Carvalho e Kramer (2013). |
id |
UFSP_915f10e69b4598d4c2ed057dcca1ffee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/53357 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Mazo, Amanda Cristina Siqueira [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/4042761251980926http://lattes.cnpq.br/6622602721067546Ramos, Paulo Eduardo [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (Campus Guarulhos)2020-05-27T19:29:57Z2020-05-27T19:29:57Z2019-03-14Mazo, Amanda Cristina Siqueira A apropriação da linguagem dos quadrinhos em novos contextos: uma análise de memes / Amanda Cristina Siqueira Mazo. – Guarulhos, 2019.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/53357Na presente dissertação, propomos um estudo sobre produções multimodais presentes na rede social Facebook, as quais apresentam elementos típicos da linguagem das histórias em quadrinhos, com a intenção de estabelecer aproximações e disparidades entre memes e tiras cômicas. Segundo Shifman (2014), os memes da internet são produtos digitais com características comuns de conteúdo, forma e/ou posição criados conscientemente pelos usuários da internet e que circulam em forma de imitações/paródias/transformações através de múltiplos usuários na web. A forma do meme é variável e tem seu próprio processo de mutabilidade, o que implica no uso de elementos de outras linguagens de gêneros prévios em sua composição, como é o caso dos quadrinhos. Temos por objetivos específicos analisar quais recursos dos quadrinhos são mais recorrentes nos memes em questão, além de elencar as principais características dos memes estudados a partir da análise do processo de construção de sentido. Para nossa análise, nos valemos de um corpus composto por produções de páginas do Facebook Conselhos do He-man e Este é alguém, as quais levantam discussão sobre a presença de elementos dos quadrinhos na composição destas, em sincronia com nosso objetivo. Entre nossas principais referências sobre conceituação do que são memes estão, Dawkins (1976), Shifman (2014), Calixto (2017), Castro (2017), Porto (2018, b), Luiz (2013) e Zoppi-Fontana (2018). De quadrinhos, apresentamos conceitos de Cagnin (2014) e de Ramos (2011, 2012, 2015 e 2017) sobre elementos da linguagem da arte sequencial e sobre tiras cômicas e piadas. Além disso, nos valemos de conceitos como gênero, multimodalidade e texto a partir de estudiosos da linguagem como Bakhtin (2003), Kress e van Leeuween (2001), Custódio Filho e Cavalcante (2010), Koch e Travaglia (1993), Koch e Elias (2006) e Marcuschi (2008). Citamos, ainda, estudos sobre a linguagem na internet de Nicolau e Magalhães (2013), Barton e Lee (2015) e Carvalho e Kramer (2013).In this dissertation we propose a study on multimodal texts found on the social network Facebook, which present typical elements of the comics’ language. Our intention is to establish connections and differences between memes and comic strips. According to Shifman (2014), internet memes are digital products with common characteristics in relation to content, form and/or stance, created, transformed and/or imitated by internet users in a conscious way. Their stances are variable and have their own process of change, using elements from other genres already known, as the comics. Our specific objectives are to analyze which elements from the comics are most used on the selected memes and also to find the main characteristics of these memes having in mind their process of making sense to the reader. For our analysis, we have a corpus composed by productions found on the pages Conselhos do He-Man and Este é alguém, both from Facebook, which contain elements of the language of comics. Among our main references about memes, there are concepts from Dawkins (1976), Shifman (2014), Calixto (2017), Castro (2017), Porto (2018, b), Luiz (2013) and ZoppiFontana (2018). Regarding authors that study comics, we take into account concepts from Cagnin (2014) and Ramos (2011, 2012, 2015 and 2017), mainly about the language of comics, comic strips and jokes. Besides that, we mention some concepts about genre, multimodality and text from researchers on linguistics such as Bakhtin (2003), Kress and van Leeuween (2001), Custódio Filho and Cavalcante (2010), Koch and Travaglia (1993), Koch and Elias (2006) e Marcuschi (2008). About internet language, some ideas from Nicolau e Magalhães (2013), Barton and Lee (2015) e Carvalho and Kramer (2013) were added to our study.121porUniversidade Federal de São PauloTira cômicaIntertextualidadeMemesA apropriação da linguagem dos quadrinhos em novos contextos: uma análise de memesThe appropriation of the language of comics in new contexts: an anylisis of memesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)LetrasEstudos linguísticosLinguagem em novos contextosLetrasPró-reitoria de Pós-graduação e PesquisaORIGINALDISSERTAÇÃO - AMANDA - VERSÃO FINAL.pdfDISSERTAÇÃO - AMANDA - VERSÃO FINAL.pdfDissertaçãoapplication/pdf3068933${dspace.ui.url}/bitstream/11600/53357/1/DISSERTAC%cc%a7A%cc%83O%20-%20AMANDA%20-%20VERSA%cc%83O%20FINAL.pdf500829ab8ed0912fb92684f8d5dbca73MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85468${dspace.ui.url}/bitstream/11600/53357/2/license.txt1acfc48207ec5b7cd0c579987dbcb7eaMD52open accessTEXTDISSERTAÇÃO - AMANDA - VERSÃO FINAL.pdf.txtDISSERTAÇÃO - AMANDA - VERSÃO FINAL.pdf.txtExtracted texttext/plain158874${dspace.ui.url}/bitstream/11600/53357/3/DISSERTAC%cc%a7A%cc%83O%20-%20AMANDA%20-%20VERSA%cc%83O%20FINAL.pdf.txtc4c620a460d6fc2f7f768d89d51a6fccMD53open accessTHUMBNAILDISSERTAÇÃO - AMANDA - VERSÃO FINAL.pdf.jpgDISSERTAÇÃO - AMANDA - VERSÃO FINAL.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3491${dspace.ui.url}/bitstream/11600/53357/5/DISSERTAC%cc%a7A%cc%83O%20-%20AMANDA%20-%20VERSA%cc%83O%20FINAL.pdf.jpgfac02519ccecd243723b29042668197fMD55open access11600/533572023-05-15 09:51:06.901open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/53357VEVSTU9TIEUgQ09OREnDh8OVRVMgUEFSQSBPIExJQ0VOQ0lBTUVOVE8gRE8gQVJRVUlWQU1FTlRPLCBSRVBST0RVw4fDg08gRSBESVZVTEdBw4fDg08gUMOaQkxJQ0EgREUgQ09OVEXDmkRPIE5PIFJFUE9TSVTDk1JJTyBJTlNUSVRVQ0lPTkFMIFVOSUZFU1AgKHZlcnPDo28gMS4wKQoKMS4gRXUsIEFtYW5kYSBDcmlzdGluYSBTaXF1ZWlyYSBNYXpvIChhbWFuZGFjc21hem9AZ21haWwuY29tKSwgcmVzcG9uc8OhdmVsIHBlbG8gdHJhYmFsaG8g4oCcQSBhcHJvcHJpYcOnw6NvIGRhIGxpbmd1YWdlbSBkb3MgcXVhZHJpbmhvcyBlbSBub3ZvcyBjb250ZXh0b3M6IHVtYSBhbsOhbGlzZSBkZSBtZW1lc+KAnSBlL291IHVzdcOhcmlvLWRlcG9zaXRhbnRlIG5vIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIFVOSUZFU1AsIGFzc2VndXJvIG5vIHByZXNlbnRlIGF0byBxdWUgc291IHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhdHJpbW9uaWFpcyBlL291IGRpcmVpdG9zIGNvbmV4b3MgcmVmZXJlbnRlcyDDoCB0b3RhbGlkYWRlIGRhIE9icmEgb3JhIGRlcG9zaXRhZGEgZW0gZm9ybWF0byBkaWdpdGFsLCBiZW0gY29tbyBkZSBzZXVzIGNvbXBvbmVudGVzIG1lbm9yZXMsIGVtIHNlIHRyYXRhbmRvIGRlIG9icmEgY29sZXRpdmEsIGNvbmZvcm1lIG8gcHJlY2VpdHVhZG8gcGVsYSBMZWkgOS42MTAvOTggZS9vdSBMZWkgOS42MDkvOTguIE7Do28gc2VuZG8gZXN0ZSBvIGNhc28sIGFzc2VndXJvIHRlciBvYnRpZG8gZGlyZXRhbWVudGUgZG9zIGRldmlkb3MgdGl0dWxhcmVzIGF1dG9yaXphw6fDo28gcHLDqXZpYSBlIGV4cHJlc3NhIHBhcmEgbyBkZXDDs3NpdG8gZSBwYXJhIGEgZGl2dWxnYcOnw6NvIGRhIE9icmEsIGFicmFuZ2VuZG8gdG9kb3Mgb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZSBjb25leG9zIGFmZXRhZG9zIHBlbGEgYXNzaW5hdHVyYSBkb3MgcHJlc2VudGVzIHRlcm1vcyBkZSBsaWNlbmNpYW1lbnRvLCBkZSBtb2RvIGEgZWZldGl2YW1lbnRlIGlzZW50YXIgYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBTw6NvIFBhdWxvIChVTklGRVNQKSBlIHNldXMgZnVuY2lvbsOhcmlvcyBkZSBxdWFscXVlciByZXNwb25zYWJpbGlkYWRlIHBlbG8gdXNvIG7Do28tYXV0b3JpemFkbyBkbyBtYXRlcmlhbCBkZXBvc2l0YWRvLCBzZWphIGVtIHZpbmN1bGHDp8OjbyBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBVTklGRVNQLCBzZWphIGVtIHZpbmN1bGHDp8OjbyBhIHF1YWlzcXVlciBzZXJ2acOnb3MgZGUgYnVzY2EgZSBkZSBkaXN0cmlidWnDp8OjbyBkZSBjb250ZcO6ZG8gcXVlIGZhw6dhbSB1c28gZGFzIGludGVyZmFjZXMgZSBlc3Bhw6dvIGRlIGFybWF6ZW5hbWVudG8gcHJvdmlkZW5jaWFkb3MgcGVsYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBTw6NvIFBhdWxvIChVTklGRVNQKSBwb3IgbWVpbyBkZSBzZXVzIHNpc3RlbWFzIGluZm9ybWF0aXphZG9zLgoKMi4gQSBjb25jb3Jkw6JuY2lhIGNvbSBlc3RhIGxpY2Vuw6dhIHRlbSBjb21vIGNvbnNlcXXDqm5jaWEgYSB0cmFuc2ZlcsOqbmNpYSwgYSB0w610dWxvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGUgbsOjby1vbmVyb3NvLCBpc2VudGEgZG8gcGFnYW1lbnRvIGRlIHJveWFsdGllcyBvdSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBjb250cmFwcmVzdGHDp8OjbywgcGVjdW5pw6FyaWEgb3UgbsOjbywgw6AgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGUgU8OjbyBQYXVsbyAoVU5JRkVTUCkgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGFybWF6ZW5hciBkaWdpdGFsbWVudGUsIGRlIHJlcHJvZHV6aXIgZSBkZSBkaXN0cmlidWlyIG5hY2lvbmFsIGUgaW50ZXJuYWNpb25hbG1lbnRlIGEgT2JyYSwgaW5jbHVpbmRvLXNlIG8gc2V1IHJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCwgcG9yIG1laW9zIGVsZXRyw7RuaWNvcyBhbyBww7pibGljbyBlbSBnZXJhbCwgZW0gcmVnaW1lIGRlIGFjZXNzbyBhYmVydG8uCgozLiBBIHByZXNlbnRlIGxpY2Vuw6dhIHRhbWLDqW0gYWJyYW5nZSwgbm9zIG1lc21vcyB0ZXJtb3MgZXN0YWJlbGVjaWRvcyBubyBpdGVtIDIsIHN1cHJhLCBxdWFscXVlciBkaXJlaXRvIGRlIGNvbXVuaWNhw6fDo28gYW8gcMO6YmxpY28gY2Fiw612ZWwgZW0gcmVsYcOnw6NvIMOgIE9icmEgb3JhIGRlcG9zaXRhZGEsIGluY2x1aW5kby1zZSBvcyB1c29zIHJlZmVyZW50ZXMgw6AgcmVwcmVzZW50YcOnw6NvIHDDumJsaWNhIGUvb3UgZXhlY3XDp8OjbyBww7pibGljYSwgYmVtIGNvbW8gcXVhbHF1ZXIgb3V0cmEgbW9kYWxpZGFkZSBkZSBjb211bmljYcOnw6NvIGFvIHDDumJsaWNvIHF1ZSBleGlzdGEgb3UgdmVuaGEgYSBleGlzdGlyLCBub3MgdGVybW9zIGRvIGFydGlnbyA2OCBlIHNlZ3VpbnRlcyBkYSBMZWkgOS42MTAvOTgsIG5hIGV4dGVuc8OjbyBxdWUgZm9yIGFwbGljw6F2ZWwgYW9zIHNlcnZpw6dvcyBwcmVzdGFkb3MgYW8gcMO6YmxpY28gcGVsYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBTw6NvIFBhdWxvIChVTklGRVNQKS4KCjQuIEVzdGEgbGljZW7Dp2EgYWJyYW5nZSwgYWluZGEsIG5vcyBtZXNtb3MgdGVybW9zIGVzdGFiZWxlY2lkb3Mgbm8gaXRlbSAyLCBzdXByYSwgdG9kb3Mgb3MgZGlyZWl0b3MgY29uZXhvcyBkZSBhcnRpc3RhcyBpbnTDqXJwcmV0ZXMgb3UgZXhlY3V0YW50ZXMsIHByb2R1dG9yZXMgZm9ub2dyw6FmaWNvcyBvdSBlbXByZXNhcyBkZSByYWRpb2RpZnVzw6NvIHF1ZSBldmVudHVhbG1lbnRlIHNlamFtIGFwbGljw6F2ZWlzIGVtIHJlbGHDp8OjbyDDoCBvYnJhIGRlcG9zaXRhZGEsIGVtIGNvbmZvcm1pZGFkZSBjb20gbyByZWdpbWUgZml4YWRvIG5vIFTDrXR1bG8gViBkYSBMZWkgOS42MTAvOTguCgo1LiBTZSBhIE9icmEgZGVwb3NpdGFkYSBmb2kgb3Ugw6kgb2JqZXRvIGRlIGZpbmFuY2lhbWVudG8gcG9yIGluc3RpdHVpw6fDtWVzIGRlIGZvbWVudG8gw6AgcGVzcXVpc2Egb3UgcXVhbHF1ZXIgb3V0cmEgc2VtZWxoYW50ZSwgdm9jw6ogb3UgbyB0aXR1bGFyIGFzc2VndXJhIHF1ZSBjdW1wcml1IHRvZGFzIGFzIG9icmlnYcOnw7VlcyBxdWUgbGhlIGZvcmFtIGltcG9zdGFzIHBlbGEgaW5zdGl0dWnDp8OjbyBmaW5hbmNpYWRvcmEgZW0gcmF6w6NvIGRvIGZpbmFuY2lhbWVudG8sIGUgcXVlIG7Do28gZXN0w6EgY29udHJhcmlhbmRvIHF1YWxxdWVyIGRpc3Bvc2nDp8OjbyBjb250cmF0dWFsIHJlZmVyZW50ZSDDoCBwdWJsaWNhw6fDo28gZG8gY29udGXDumRvIG9yYSBzdWJtZXRpZG8gYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgVU5JRkVTUC4KCjYuIENhc28gYSBPYnJhIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhIGVuY29udHJlLXNlIGxpY2VuY2lhZGEgc29iIHVtYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zIChxdWFscXVlciB2ZXJzw6NvKSwgc29iIGEgbGljZW7Dp2EgR05VIEZyZWUgRG9jdW1lbnRhdGlvbiBMaWNlbnNlIChxdWFscXVlciB2ZXJzw6NvKSwgb3Ugb3V0cmEgbGljZW7Dp2EgcXVhbGlmaWNhZGEgY29tbyBsaXZyZSBzZWd1bmRvIG9zIGNyaXTDqXJpb3MgZGEgRGVmaW5pdGlvbiBvZiBGcmVlIEN1bHR1cmFsIFdvcmtzIChkaXNwb27DrXZlbCBlbTogaHR0cDovL2ZyZWVkb21kZWZpbmVkLm9yZy9EZWZpbml0aW9uKSBvdSBGcmVlIFNvZnR3YXJlIERlZmluaXRpb24gKGRpc3BvbsOtdmVsIGVtOiBodHRwOi8vd3d3LmdudS5vcmcvcGhpbG9zb3BoeS9mcmVlLXN3Lmh0bWwpLCBvIGFycXVpdm8gcmVmZXJlbnRlIMOgIE9icmEgZGV2ZSBpbmRpY2FyIGEgbGljZW7Dp2EgYXBsaWPDoXZlbCBlbSBjb250ZcO6ZG8gbGVnw612ZWwgcG9yIHNlcmVzIGh1bWFub3MgZSwgc2UgcG9zc8OtdmVsLCB0YW1iw6ltIGVtIG1ldGFkYWRvcyBsZWfDrXZlaXMgcG9yIG3DoXF1aW5hLiBBIGluZGljYcOnw6NvIGRhIGxpY2Vuw6dhIGFwbGljw6F2ZWwgZGV2ZSBzZXIgYWNvbXBhbmhhZGEgZGUgdW0gbGluayBwYXJhIG9zIHRlcm1vcyBkZSBsaWNlbmNpYW1lbnRvIG91IHN1YSBjw7NwaWEgaW50ZWdyYWwuCgo3LiBBdGVzdGEgcXVlIGEgT2JyYSBzdWJtZXRpZGEgbsOjbyBjb250w6ltIHF1YWxxdWVyIGluZm9ybWHDp8OjbyBjb25maWRlbmNpYWwgc3VhIG91IGRlIHRlcmNlaXJvcy4KCjguIENvbmNlZGUgw6AgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGUgU8OjbyBQYXVsbyAoVU5JRkVTUCkgbyBkaXJlaXRvIG7Do28gZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlYWxpemFyIHF1YWlzcXVlciBhbHRlcmHDp8O1ZXMgbmEgbcOtZGlhIG91IG5vIGZvcm1hdG8gZG8gYXJxdWl2byBwYXJhIHByb3DDs3NpdG9zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28gZGlnaXRhbCwgZGUgYWNlc3NpYmlsaWRhZGUgZSBkZSBtZWxob3IgaWRlbnRpZmljYcOnw6NvIGRvIHRyYWJhbGhvIHN1Ym1ldGlkby4KCkFvIGNvbmNsdWlyIGFzIGV0YXBhcyBkbyBwcm9jZXNzbyBkZSBzdWJtaXNzw6NvIGRlIGFycXVpdm9zIG5vIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIFVOSUZFU1AsIGF0ZXN0byBxdWUgbGkgZSBjb25jb3JkZWkgaW50ZWdyYWxtZW50ZSBjb20gb3MgdGVybW9zIGFjaW1hIGRlbGltaXRhZG9zLCBzZW0gZmF6ZXIgcXVhbHF1ZXIgcmVzZXJ2YSBlIG5vdmFtZW50ZSBjb25maXJtYW5kbyBxdWUgY3VtcHJvIG9zIHJlcXVpc2l0b3MgaW5kaWNhZG9zIG5vIGl0ZW5zIG1lbmNpb25hZG9zIGFudGVyaW9ybWVudGUuCgpIYXZlbmRvIHF1YWxxdWVyIGRpc2NvcmTDom5jaWEgZW0gcmVsYcOnw6NvIGFvcyBwcmVzZW50ZXMgdGVybW9zIG91IG7Do28gc2UgdmVyaWZpY2FuZG8gbyBleGlnaWRvIG5vcyBpdGVucyBhbnRlcmlvcmVzLCB2b2PDqiBkZXZlIGludGVycm9tcGVyIGltZWRpYXRhbWVudGUgbyBwcm9jZXNzbyBkZSBzdWJtaXNzw6NvLiBBIGNvbnRpbnVpZGFkZSBkbyBwcm9jZXNzbyBlcXVpdmFsZSDDoCBjb25jb3Jkw6JuY2lhIGUgw6AgYXNzaW5hdHVyYSBkZXN0ZSBkb2N1bWVudG8sIGNvbSB0b2RhcyBhcyBjb25zZXF1w6puY2lhcyBuZWxlIHByZXZpc3Rhcywgc3VqZWl0YW5kby1zZSBvIHNpZ25hdMOhcmlvIGEgc2Fuw6fDtWVzIGNpdmlzIGUgY3JpbWluYWlzIGNhc28gbsOjbyBzZWphIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhdHJpbW9uaWFpcyBlL291IGNvbmV4b3MgYXBsaWPDoXZlaXMgw6AgT2JyYSBkZXBvc2l0YWRhIGR1cmFudGUgZXN0ZSBwcm9jZXNzbywgb3UgY2FzbyBuw6NvIHRlbmhhIG9idGlkbyBwcsOpdmlhIGUgZXhwcmVzc2EgYXV0b3JpemHDp8OjbyBkbyB0aXR1bGFyIHBhcmEgbyBkZXDDs3NpdG8gZSB0b2RvcyBvcyB1c29zIGRhIE9icmEgZW52b2x2aWRvcy4KClBhcmEgYSBzb2x1w6fDo28gZGUgcXVhbHF1ZXIgZMO6dmlkYSBxdWFudG8gYW9zIHRlcm1vcyBkZSBsaWNlbmNpYW1lbnRvIGUgcXVhbnRvIGFvIHByb2Nlc3NvIGRlIHN1Ym1pc3PDo28sIGVudmllIHVtYSBtZW5zYWdlbSBwYXJhIG8gZW5kZXJlw6dvIGRlIGUtbWFpbDogcmVwb3NpdG9yaW8udW5pZmVzcEBnbWFpbC5jb20uCgpTw6NvIFBhdWxvLCBXZWQgQXByIDIyIDE5OjM5OjUyIEJSVCAyMDIwLgo=Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T12:51:06Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A apropriação da linguagem dos quadrinhos em novos contextos: uma análise de memes |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The appropriation of the language of comics in new contexts: an anylisis of memes |
title |
A apropriação da linguagem dos quadrinhos em novos contextos: uma análise de memes |
spellingShingle |
A apropriação da linguagem dos quadrinhos em novos contextos: uma análise de memes Mazo, Amanda Cristina Siqueira [UNIFESP] Tira cômica Intertextualidade Memes |
title_short |
A apropriação da linguagem dos quadrinhos em novos contextos: uma análise de memes |
title_full |
A apropriação da linguagem dos quadrinhos em novos contextos: uma análise de memes |
title_fullStr |
A apropriação da linguagem dos quadrinhos em novos contextos: uma análise de memes |
title_full_unstemmed |
A apropriação da linguagem dos quadrinhos em novos contextos: uma análise de memes |
title_sort |
A apropriação da linguagem dos quadrinhos em novos contextos: uma análise de memes |
author |
Mazo, Amanda Cristina Siqueira [UNIFESP] |
author_facet |
Mazo, Amanda Cristina Siqueira [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4042761251980926 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6622602721067546 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mazo, Amanda Cristina Siqueira [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ramos, Paulo Eduardo [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Ramos, Paulo Eduardo [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tira cômica Intertextualidade Memes |
topic |
Tira cômica Intertextualidade Memes |
description |
Na presente dissertação, propomos um estudo sobre produções multimodais presentes na rede social Facebook, as quais apresentam elementos típicos da linguagem das histórias em quadrinhos, com a intenção de estabelecer aproximações e disparidades entre memes e tiras cômicas. Segundo Shifman (2014), os memes da internet são produtos digitais com características comuns de conteúdo, forma e/ou posição criados conscientemente pelos usuários da internet e que circulam em forma de imitações/paródias/transformações através de múltiplos usuários na web. A forma do meme é variável e tem seu próprio processo de mutabilidade, o que implica no uso de elementos de outras linguagens de gêneros prévios em sua composição, como é o caso dos quadrinhos. Temos por objetivos específicos analisar quais recursos dos quadrinhos são mais recorrentes nos memes em questão, além de elencar as principais características dos memes estudados a partir da análise do processo de construção de sentido. Para nossa análise, nos valemos de um corpus composto por produções de páginas do Facebook Conselhos do He-man e Este é alguém, as quais levantam discussão sobre a presença de elementos dos quadrinhos na composição destas, em sincronia com nosso objetivo. Entre nossas principais referências sobre conceituação do que são memes estão, Dawkins (1976), Shifman (2014), Calixto (2017), Castro (2017), Porto (2018, b), Luiz (2013) e Zoppi-Fontana (2018). De quadrinhos, apresentamos conceitos de Cagnin (2014) e de Ramos (2011, 2012, 2015 e 2017) sobre elementos da linguagem da arte sequencial e sobre tiras cômicas e piadas. Além disso, nos valemos de conceitos como gênero, multimodalidade e texto a partir de estudiosos da linguagem como Bakhtin (2003), Kress e van Leeuween (2001), Custódio Filho e Cavalcante (2010), Koch e Travaglia (1993), Koch e Elias (2006) e Marcuschi (2008). Citamos, ainda, estudos sobre a linguagem na internet de Nicolau e Magalhães (2013), Barton e Lee (2015) e Carvalho e Kramer (2013). |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-03-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-05-27T19:29:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-27T19:29:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Mazo, Amanda Cristina Siqueira A apropriação da linguagem dos quadrinhos em novos contextos: uma análise de memes / Amanda Cristina Siqueira Mazo. – Guarulhos, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/53357 |
identifier_str_mv |
Mazo, Amanda Cristina Siqueira A apropriação da linguagem dos quadrinhos em novos contextos: uma análise de memes / Amanda Cristina Siqueira Mazo. – Guarulhos, 2019. |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/53357 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
121 |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (Campus Guarulhos) |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/53357/1/DISSERTAC%cc%a7A%cc%83O%20-%20AMANDA%20-%20VERSA%cc%83O%20FINAL.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/53357/2/license.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/53357/3/DISSERTAC%cc%a7A%cc%83O%20-%20AMANDA%20-%20VERSA%cc%83O%20FINAL.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/53357/5/DISSERTAC%cc%a7A%cc%83O%20-%20AMANDA%20-%20VERSA%cc%83O%20FINAL.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
500829ab8ed0912fb92684f8d5dbca73 1acfc48207ec5b7cd0c579987dbcb7ea c4c620a460d6fc2f7f768d89d51a6fcc fac02519ccecd243723b29042668197f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764262322470912 |