A escolha dos livros de alfabetização para as séries iniciais no PNLD-2010 em Guarulhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cappelin, Gisella Wanderley Queiroz [UNIFESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/11600/67944
Resumo: Este trabalho visa apresentar resultados sobre a pesquisa desenvolvida com o objetivo de analisar as principais características relacionadas à escolha do livro didático de alfabetização destinada aos primeiros anos do Ensino Fundamental. Desta forma, apontaremos como é feito o processo da escolha das coleções de alfabetização pelos professores da rede municipal de Guarulhos. Procuramos observar como ocorre o Programa Nacional do Livro Didático em relação às obras de alfabetização até o ano de 2010, assim como as principais ocorrências que se fizeram presentes, diante do processo de escolha dos livros, no segundo semestre de 2009. Para realizar tal reflexão, trouxemos informações e dados por meio de análise documental e bibliográfica em estudos realizados por Batista (2001, 2003, 2004), Silva, C. (2010), Rangel (2005), entre outros. Buscamos também informações do site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (BRASIL, 2009) e do próprio Guia de Livros Didáticos do PNLD 2010 Letramento e Alfabetização/Língua Portuguesa. Na realização da pesquisa de campo, utilizamos “rodas de conversas” como também a aplicação de questionários a fim de verificar quais são as preocupações dos professores alfabetizadores em relação à escolha do livro didático que será utilizado. Além disso, observamos as condições em que são feitas as escolhas das coleções de alfabetização e quais os principais critérios identificados como importantes pelos professores ao escolher as coleções de alfabetização.O resultado desta pesquisa nos indicou que são pouquíssimas as escolas que fazem o uso do Guia como elemento auxiliador no momento das escolhas das obras, uma vez que a maioria dos professores pesquisados demonstra a falta de orientação diante do PNLD 2010 da rede municipal de Guarulhos, fazendo com que a escolha seja feita rapidamente, com tempo escasso para maiores reflexões do coletivo de professores de cada escola.
id UFSP_932961333886931611d60b07ab657e89
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/67944
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Cappelin, Gisella Wanderley Queiroz [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)http://lattes.cnpq.br/3757050031013762Bunzen Júnior, Clecio dos Santos [UNIFESP]2023-06-07T14:12:34Z2023-06-07T14:12:34Z2010CAPPELIN, Gisella Wanderley Queiroz. A escolha dos livros de alfabetização para as séries iniciais no PNLD-2010 em Guarulhos. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2010.https://repositorio.unifesp.br/11600/67944GISELLAWQC.pdfEste trabalho visa apresentar resultados sobre a pesquisa desenvolvida com o objetivo de analisar as principais características relacionadas à escolha do livro didático de alfabetização destinada aos primeiros anos do Ensino Fundamental. Desta forma, apontaremos como é feito o processo da escolha das coleções de alfabetização pelos professores da rede municipal de Guarulhos. Procuramos observar como ocorre o Programa Nacional do Livro Didático em relação às obras de alfabetização até o ano de 2010, assim como as principais ocorrências que se fizeram presentes, diante do processo de escolha dos livros, no segundo semestre de 2009. Para realizar tal reflexão, trouxemos informações e dados por meio de análise documental e bibliográfica em estudos realizados por Batista (2001, 2003, 2004), Silva, C. (2010), Rangel (2005), entre outros. Buscamos também informações do site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (BRASIL, 2009) e do próprio Guia de Livros Didáticos do PNLD 2010 Letramento e Alfabetização/Língua Portuguesa. Na realização da pesquisa de campo, utilizamos “rodas de conversas” como também a aplicação de questionários a fim de verificar quais são as preocupações dos professores alfabetizadores em relação à escolha do livro didático que será utilizado. Além disso, observamos as condições em que são feitas as escolhas das coleções de alfabetização e quais os principais critérios identificados como importantes pelos professores ao escolher as coleções de alfabetização.O resultado desta pesquisa nos indicou que são pouquíssimas as escolas que fazem o uso do Guia como elemento auxiliador no momento das escolhas das obras, uma vez que a maioria dos professores pesquisados demonstra a falta de orientação diante do PNLD 2010 da rede municipal de Guarulhos, fazendo com que a escolha seja feita rapidamente, com tempo escasso para maiores reflexões do coletivo de professores de cada escola.This document presents results on research carried out to analyze the main characteristics related to the choice of literacy textbook for the first years of elementary school. Thus, we point out how is the process of choosing from the literacy textbooks teachers in the municipal Guarulhos. Observed as is the National Textbook Program in relation to works of literacy by the year 2010, we also note the major events that were present before the process of choosing books in the second half of 2009. To accomplish this reflection, we have brought information and data through documentary analysis and literature on studies by Batista (2001, 2003,2004), Silva, C. (2010) Rangel (2005), among others. We seek information brought the site of the National Education Development (BRAZIL, 2009) and the Textbook Guide PNLD 2010 Literacy and Literacy / Portuguese. In conducting the field research, we use "open group interview " as well as the questionnaires to check what are the concerns of literacy teachers in relation to the choice of textbooks to be used. Moreover, we observe the conditions under which choices are made from the literacy textbooks and what the main criteria identified as important for teachers to choose the literacy textbooks .The result in this research indicated that very few schools who use the Guide it also helps when the choices of works, being that most teachers surveyed demonstrates the lack of guidance on the PNLD 2010 the municipal Guarulhos making the choice is made quickly, with limited time for further reflection of the collective of teachers from each school.102 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)PNLDLivro Didático de AlfabetizaçãoEscolha do Livro didático pelos professoresPNLDLiteracy textbooksSelection of Textbooks for teachersA escolha dos livros de alfabetização para as séries iniciais no PNLD-2010 em GuarulhosThe choice Textbook of Literacy in early grades PNLD 2010 in Guarulhosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)Pedagogia11600/679442023-06-07 11:12:34.175metadata only accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/67944Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-07T14:12:34Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv A escolha dos livros de alfabetização para as séries iniciais no PNLD-2010 em Guarulhos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The choice Textbook of Literacy in early grades PNLD 2010 in Guarulhos
title A escolha dos livros de alfabetização para as séries iniciais no PNLD-2010 em Guarulhos
spellingShingle A escolha dos livros de alfabetização para as séries iniciais no PNLD-2010 em Guarulhos
Cappelin, Gisella Wanderley Queiroz [UNIFESP]
PNLD
Livro Didático de Alfabetização
Escolha do Livro didático pelos professores
PNLD
Literacy textbooks
Selection of Textbooks for teachers
title_short A escolha dos livros de alfabetização para as séries iniciais no PNLD-2010 em Guarulhos
title_full A escolha dos livros de alfabetização para as séries iniciais no PNLD-2010 em Guarulhos
title_fullStr A escolha dos livros de alfabetização para as séries iniciais no PNLD-2010 em Guarulhos
title_full_unstemmed A escolha dos livros de alfabetização para as séries iniciais no PNLD-2010 em Guarulhos
title_sort A escolha dos livros de alfabetização para as séries iniciais no PNLD-2010 em Guarulhos
author Cappelin, Gisella Wanderley Queiroz [UNIFESP]
author_facet Cappelin, Gisella Wanderley Queiroz [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3757050031013762
dc.contributor.author.fl_str_mv Cappelin, Gisella Wanderley Queiroz [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bunzen Júnior, Clecio dos Santos [UNIFESP]
contributor_str_mv Bunzen Júnior, Clecio dos Santos [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv PNLD
Livro Didático de Alfabetização
Escolha do Livro didático pelos professores
topic PNLD
Livro Didático de Alfabetização
Escolha do Livro didático pelos professores
PNLD
Literacy textbooks
Selection of Textbooks for teachers
dc.subject.eng.fl_str_mv PNLD
Literacy textbooks
Selection of Textbooks for teachers
description Este trabalho visa apresentar resultados sobre a pesquisa desenvolvida com o objetivo de analisar as principais características relacionadas à escolha do livro didático de alfabetização destinada aos primeiros anos do Ensino Fundamental. Desta forma, apontaremos como é feito o processo da escolha das coleções de alfabetização pelos professores da rede municipal de Guarulhos. Procuramos observar como ocorre o Programa Nacional do Livro Didático em relação às obras de alfabetização até o ano de 2010, assim como as principais ocorrências que se fizeram presentes, diante do processo de escolha dos livros, no segundo semestre de 2009. Para realizar tal reflexão, trouxemos informações e dados por meio de análise documental e bibliográfica em estudos realizados por Batista (2001, 2003, 2004), Silva, C. (2010), Rangel (2005), entre outros. Buscamos também informações do site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (BRASIL, 2009) e do próprio Guia de Livros Didáticos do PNLD 2010 Letramento e Alfabetização/Língua Portuguesa. Na realização da pesquisa de campo, utilizamos “rodas de conversas” como também a aplicação de questionários a fim de verificar quais são as preocupações dos professores alfabetizadores em relação à escolha do livro didático que será utilizado. Além disso, observamos as condições em que são feitas as escolhas das coleções de alfabetização e quais os principais critérios identificados como importantes pelos professores ao escolher as coleções de alfabetização.O resultado desta pesquisa nos indicou que são pouquíssimas as escolas que fazem o uso do Guia como elemento auxiliador no momento das escolhas das obras, uma vez que a maioria dos professores pesquisados demonstra a falta de orientação diante do PNLD 2010 da rede municipal de Guarulhos, fazendo com que a escolha seja feita rapidamente, com tempo escasso para maiores reflexões do coletivo de professores de cada escola.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-07T14:12:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-07T14:12:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAPPELIN, Gisella Wanderley Queiroz. A escolha dos livros de alfabetização para as séries iniciais no PNLD-2010 em Guarulhos. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/11600/67944
dc.identifier.file.none.fl_str_mv GISELLAWQC.pdf
identifier_str_mv CAPPELIN, Gisella Wanderley Queiroz. A escolha dos livros de alfabetização para as séries iniciais no PNLD-2010 em Guarulhos. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2010.
GISELLAWQC.pdf
url https://repositorio.unifesp.br/11600/67944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 102 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764271870803968