A importância dos laços de amizade no desenvolvimento de competências sociais em adolescentes no contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/62856 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo contribuir para uma melhor compreensão do sujeito adolescente no contexto escolar a partir do foco no papel das amizades e nas suas possíveis participações para que um adolescente possa desenvolver competência social, qual seja, a capacidade de administrar, de maneira satisfatória, as interações sociais, como característica individual, no contexto da pós-modernidade. Para tanto, pretendemos buscar indícios que respondam à seguinte pergunta: como a questão das amizades aparece nas produções bibliográficas referentes aos adolescentes no contexto escolar? Para responder a esta pergunta, apresentaremos autores que estudam adolescência e a amizade, além de fazermos uma pesquisa bibliográfica nos principais portais e periódicos da educação e da psicologia no Brasil. Por fim, apresentamos uma análise, discussão e categorização do levantamento bibliográfico, com o propósito de estabelecer as relações encontradas. Dentre os resultados obtidos, constatamos que, de fato, a adolescência oferece oportunidades para o desenvolvimento de competência social; que a escola é um ambiente que favorece a formação das amizades que podem perduram ao longo da vida; que essas amizades são importantes para que o adolescente passe a transição à vida adulta de modo mais satisfatório; que as amizades são afetadas pelas novas formas de comunicação da sociedade contemporânea e, por causa disso, torna-se necessário que o mundo adulto, inclusive as instituições que educam adolescentes, ofereçam um ambiente no qual seja possível que eles aprendam o valor das amizades. |
id |
UFSP_93368d24b155ff8d04057ecbdf746c5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/62856 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
A importância dos laços de amizade no desenvolvimento de competências sociais em adolescentes no contexto escolarAdolescênciaAmizadesAjustamento adolescenteAdolescenceFriendshipsAdolescent adjustmentEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo contribuir para uma melhor compreensão do sujeito adolescente no contexto escolar a partir do foco no papel das amizades e nas suas possíveis participações para que um adolescente possa desenvolver competência social, qual seja, a capacidade de administrar, de maneira satisfatória, as interações sociais, como característica individual, no contexto da pós-modernidade. Para tanto, pretendemos buscar indícios que respondam à seguinte pergunta: como a questão das amizades aparece nas produções bibliográficas referentes aos adolescentes no contexto escolar? Para responder a esta pergunta, apresentaremos autores que estudam adolescência e a amizade, além de fazermos uma pesquisa bibliográfica nos principais portais e periódicos da educação e da psicologia no Brasil. Por fim, apresentamos uma análise, discussão e categorização do levantamento bibliográfico, com o propósito de estabelecer as relações encontradas. Dentre os resultados obtidos, constatamos que, de fato, a adolescência oferece oportunidades para o desenvolvimento de competência social; que a escola é um ambiente que favorece a formação das amizades que podem perduram ao longo da vida; que essas amizades são importantes para que o adolescente passe a transição à vida adulta de modo mais satisfatório; que as amizades são afetadas pelas novas formas de comunicação da sociedade contemporânea e, por causa disso, torna-se necessário que o mundo adulto, inclusive as instituições que educam adolescentes, ofereçam um ambiente no qual seja possível que eles aprendam o valor das amizades.This course conclusion work aims to contribute to a better understanding of the adolescent subject in the school context from the focus on the role of friendships and their contribution so that the adolescent can develop social competence, that is, to provide an environment in the which he can acquire the ability to satisfactorily manage social interactions, as an individual characteristic, in the context of postmodernity. In order to do so, we intend to seek evidence that answers the following question: how does the question of friendships appear in bibliographic productions referring to adolescents in the school context? To answer this question, we will present authors who study adolescence and friendship, in addition to doing bibliographic research in the main portals and journals of education and psychology in Brazil and psychology in Portugal. In this way, we carried out bibliographic research on the meaning of being a teenager and of establishing relationships that mature in adolescence, a phase of life in which social ties present themselves with demands that require the teenager to acquire cognitive, emotional, and behavioral skills. socially accepted. Finally, we present an analysis, discussion, and categorization of the bibliographic survey, to establish the relationships found. It is therefore noteworthy that, in fact, adolescence offers opportunities for the development of social competence; school is an environment that favors the formation of friendships that can last throughout life; these friendships are important for the adolescent to pass the transition to adulthood in a more satisfactory way; we identified that friendships are affected by the new forms of communication in contemporary society and thus, it is necessary that the adult world offers new generations of adolescents an environment in which it is possible for them to experience deeper bonds.Universidade Federal de São PauloSilva, José Alves da [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/4588641761085779Bispo, Ângela Gonçalves da Silva [UNIFESP]2022-02-15T12:53:00Z2022-02-15T12:53:00Z2022-01-25info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion50 f.application/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/62856porDiademainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T15:10:23Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/62856Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T15:10:23Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância dos laços de amizade no desenvolvimento de competências sociais em adolescentes no contexto escolar |
title |
A importância dos laços de amizade no desenvolvimento de competências sociais em adolescentes no contexto escolar |
spellingShingle |
A importância dos laços de amizade no desenvolvimento de competências sociais em adolescentes no contexto escolar Bispo, Ângela Gonçalves da Silva [UNIFESP] Adolescência Amizades Ajustamento adolescente Adolescence Friendships Adolescent adjustment |
title_short |
A importância dos laços de amizade no desenvolvimento de competências sociais em adolescentes no contexto escolar |
title_full |
A importância dos laços de amizade no desenvolvimento de competências sociais em adolescentes no contexto escolar |
title_fullStr |
A importância dos laços de amizade no desenvolvimento de competências sociais em adolescentes no contexto escolar |
title_full_unstemmed |
A importância dos laços de amizade no desenvolvimento de competências sociais em adolescentes no contexto escolar |
title_sort |
A importância dos laços de amizade no desenvolvimento de competências sociais em adolescentes no contexto escolar |
author |
Bispo, Ângela Gonçalves da Silva [UNIFESP] |
author_facet |
Bispo, Ângela Gonçalves da Silva [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, José Alves da [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/4588641761085779 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bispo, Ângela Gonçalves da Silva [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescência Amizades Ajustamento adolescente Adolescence Friendships Adolescent adjustment |
topic |
Adolescência Amizades Ajustamento adolescente Adolescence Friendships Adolescent adjustment |
description |
Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo contribuir para uma melhor compreensão do sujeito adolescente no contexto escolar a partir do foco no papel das amizades e nas suas possíveis participações para que um adolescente possa desenvolver competência social, qual seja, a capacidade de administrar, de maneira satisfatória, as interações sociais, como característica individual, no contexto da pós-modernidade. Para tanto, pretendemos buscar indícios que respondam à seguinte pergunta: como a questão das amizades aparece nas produções bibliográficas referentes aos adolescentes no contexto escolar? Para responder a esta pergunta, apresentaremos autores que estudam adolescência e a amizade, além de fazermos uma pesquisa bibliográfica nos principais portais e periódicos da educação e da psicologia no Brasil. Por fim, apresentamos uma análise, discussão e categorização do levantamento bibliográfico, com o propósito de estabelecer as relações encontradas. Dentre os resultados obtidos, constatamos que, de fato, a adolescência oferece oportunidades para o desenvolvimento de competência social; que a escola é um ambiente que favorece a formação das amizades que podem perduram ao longo da vida; que essas amizades são importantes para que o adolescente passe a transição à vida adulta de modo mais satisfatório; que as amizades são afetadas pelas novas formas de comunicação da sociedade contemporânea e, por causa disso, torna-se necessário que o mundo adulto, inclusive as instituições que educam adolescentes, ofereçam um ambiente no qual seja possível que eles aprendam o valor das amizades. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-15T12:53:00Z 2022-02-15T12:53:00Z 2022-01-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/11600/62856 |
url |
https://hdl.handle.net/11600/62856 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
50 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Diadema |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268389813649408 |