A importância dos laços de amizade no desenvolvimento de competências sociais em adolescentes no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bispo, Ângela Gonçalves da Silva [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/62856
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo contribuir para uma melhor compreensão do sujeito adolescente no contexto escolar a partir do foco no papel das amizades e nas suas possíveis participações para que um adolescente possa desenvolver competência social, qual seja, a capacidade de administrar, de maneira satisfatória, as interações sociais, como característica individual, no contexto da pós-modernidade. Para tanto, pretendemos buscar indícios que respondam à seguinte pergunta: como a questão das amizades aparece nas produções bibliográficas referentes aos adolescentes no contexto escolar? Para responder a esta pergunta, apresentaremos autores que estudam adolescência e a amizade, além de fazermos uma pesquisa bibliográfica nos principais portais e periódicos da educação e da psicologia no Brasil. Por fim, apresentamos uma análise, discussão e categorização do levantamento bibliográfico, com o propósito de estabelecer as relações encontradas. Dentre os resultados obtidos, constatamos que, de fato, a adolescência oferece oportunidades para o desenvolvimento de competência social; que a escola é um ambiente que favorece a formação das amizades que podem perduram ao longo da vida; que essas amizades são importantes para que o adolescente passe a transição à vida adulta de modo mais satisfatório; que as amizades são afetadas pelas novas formas de comunicação da sociedade contemporânea e, por causa disso, torna-se necessário que o mundo adulto, inclusive as instituições que educam adolescentes, ofereçam um ambiente no qual seja possível que eles aprendam o valor das amizades.
id UFSP_93368d24b155ff8d04057ecbdf746c5b
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/62856
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling A importância dos laços de amizade no desenvolvimento de competências sociais em adolescentes no contexto escolarAdolescênciaAmizadesAjustamento adolescenteAdolescenceFriendshipsAdolescent adjustmentEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo contribuir para uma melhor compreensão do sujeito adolescente no contexto escolar a partir do foco no papel das amizades e nas suas possíveis participações para que um adolescente possa desenvolver competência social, qual seja, a capacidade de administrar, de maneira satisfatória, as interações sociais, como característica individual, no contexto da pós-modernidade. Para tanto, pretendemos buscar indícios que respondam à seguinte pergunta: como a questão das amizades aparece nas produções bibliográficas referentes aos adolescentes no contexto escolar? Para responder a esta pergunta, apresentaremos autores que estudam adolescência e a amizade, além de fazermos uma pesquisa bibliográfica nos principais portais e periódicos da educação e da psicologia no Brasil. Por fim, apresentamos uma análise, discussão e categorização do levantamento bibliográfico, com o propósito de estabelecer as relações encontradas. Dentre os resultados obtidos, constatamos que, de fato, a adolescência oferece oportunidades para o desenvolvimento de competência social; que a escola é um ambiente que favorece a formação das amizades que podem perduram ao longo da vida; que essas amizades são importantes para que o adolescente passe a transição à vida adulta de modo mais satisfatório; que as amizades são afetadas pelas novas formas de comunicação da sociedade contemporânea e, por causa disso, torna-se necessário que o mundo adulto, inclusive as instituições que educam adolescentes, ofereçam um ambiente no qual seja possível que eles aprendam o valor das amizades.This course conclusion work aims to contribute to a better understanding of the adolescent subject in the school context from the focus on the role of friendships and their contribution so that the adolescent can develop social competence, that is, to provide an environment in the which he can acquire the ability to satisfactorily manage social interactions, as an individual characteristic, in the context of postmodernity. In order to do so, we intend to seek evidence that answers the following question: how does the question of friendships appear in bibliographic productions referring to adolescents in the school context? To answer this question, we will present authors who study adolescence and friendship, in addition to doing bibliographic research in the main portals and journals of education and psychology in Brazil and psychology in Portugal. In this way, we carried out bibliographic research on the meaning of being a teenager and of establishing relationships that mature in adolescence, a phase of life in which social ties present themselves with demands that require the teenager to acquire cognitive, emotional, and behavioral skills. socially accepted. Finally, we present an analysis, discussion, and categorization of the bibliographic survey, to establish the relationships found. It is therefore noteworthy that, in fact, adolescence offers opportunities for the development of social competence; school is an environment that favors the formation of friendships that can last throughout life; these friendships are important for the adolescent to pass the transition to adulthood in a more satisfactory way; we identified that friendships are affected by the new forms of communication in contemporary society and thus, it is necessary that the adult world offers new generations of adolescents an environment in which it is possible for them to experience deeper bonds.Universidade Federal de São PauloSilva, José Alves da [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/4588641761085779Bispo, Ângela Gonçalves da Silva [UNIFESP]2022-02-15T12:53:00Z2022-02-15T12:53:00Z2022-01-25info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion50 f.application/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/62856porDiademainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T15:10:23Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/62856Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T15:10:23Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância dos laços de amizade no desenvolvimento de competências sociais em adolescentes no contexto escolar
title A importância dos laços de amizade no desenvolvimento de competências sociais em adolescentes no contexto escolar
spellingShingle A importância dos laços de amizade no desenvolvimento de competências sociais em adolescentes no contexto escolar
Bispo, Ângela Gonçalves da Silva [UNIFESP]
Adolescência
Amizades
Ajustamento adolescente
Adolescence
Friendships
Adolescent adjustment
title_short A importância dos laços de amizade no desenvolvimento de competências sociais em adolescentes no contexto escolar
title_full A importância dos laços de amizade no desenvolvimento de competências sociais em adolescentes no contexto escolar
title_fullStr A importância dos laços de amizade no desenvolvimento de competências sociais em adolescentes no contexto escolar
title_full_unstemmed A importância dos laços de amizade no desenvolvimento de competências sociais em adolescentes no contexto escolar
title_sort A importância dos laços de amizade no desenvolvimento de competências sociais em adolescentes no contexto escolar
author Bispo, Ângela Gonçalves da Silva [UNIFESP]
author_facet Bispo, Ângela Gonçalves da Silva [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, José Alves da [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/4588641761085779
dc.contributor.author.fl_str_mv Bispo, Ângela Gonçalves da Silva [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência
Amizades
Ajustamento adolescente
Adolescence
Friendships
Adolescent adjustment
topic Adolescência
Amizades
Ajustamento adolescente
Adolescence
Friendships
Adolescent adjustment
description Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo contribuir para uma melhor compreensão do sujeito adolescente no contexto escolar a partir do foco no papel das amizades e nas suas possíveis participações para que um adolescente possa desenvolver competência social, qual seja, a capacidade de administrar, de maneira satisfatória, as interações sociais, como característica individual, no contexto da pós-modernidade. Para tanto, pretendemos buscar indícios que respondam à seguinte pergunta: como a questão das amizades aparece nas produções bibliográficas referentes aos adolescentes no contexto escolar? Para responder a esta pergunta, apresentaremos autores que estudam adolescência e a amizade, além de fazermos uma pesquisa bibliográfica nos principais portais e periódicos da educação e da psicologia no Brasil. Por fim, apresentamos uma análise, discussão e categorização do levantamento bibliográfico, com o propósito de estabelecer as relações encontradas. Dentre os resultados obtidos, constatamos que, de fato, a adolescência oferece oportunidades para o desenvolvimento de competência social; que a escola é um ambiente que favorece a formação das amizades que podem perduram ao longo da vida; que essas amizades são importantes para que o adolescente passe a transição à vida adulta de modo mais satisfatório; que as amizades são afetadas pelas novas formas de comunicação da sociedade contemporânea e, por causa disso, torna-se necessário que o mundo adulto, inclusive as instituições que educam adolescentes, ofereçam um ambiente no qual seja possível que eles aprendam o valor das amizades.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-15T12:53:00Z
2022-02-15T12:53:00Z
2022-01-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11600/62856
url https://hdl.handle.net/11600/62856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 50 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Diadema
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268389813649408