Representações Sociais De Estudantes Do Ensino Médio Da Rede Pública E Particular Sobre A Escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrer, Laercio Da Costa [UNIFESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4660884
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50240
Resumo: Esta pesquisa tem por tema o processo de escolarização de jovens do ensino médio. Investiga as relações estabelecidas com o conhecimento no interior de instituições de ensino. O espaço escolar tem se notabilizado como palco valorizado de socialização, trazendo alguns questionamentos. A escola perdeu o caráter de locus do saber? Como os estudantes da escola pública e particular observam o papel exercido pela instituição de ensino em suas vidas? Haverá diferenças na representação dos estudantes vinculados ao ensino público e privado quanto ao papel da escola? A pesquisa tem por objetivo identificar quais as representações sobre a escola para os jovens de ensino médio na atualidade. Visa identificar semelhanças ou constatar diferenças na representação dos estudantes da 3ª série do ensino médio de uma escola pública e de uma escola particular da cidade de São Paulo quanto às expectativas frente à escola e ao conhecimento. Para tanto, utilizar-se-á o referencial teórico de Pierre Bourdieu (conceito de representação) e de Phillippe Perrenoud (ofício de aluno). Os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionário aplicados a estudantes da 3º série do ensino médio. Aborda conceitos sobre a juventude, apresenta dados históricos sobre a identidade do ensino médio e analisa o papel da escola. Os resultados abrem possibilidades de estabelecer convergências e explicitam antagonismos sobre as representações que os jovens possuem sobre o universo escolar, marcado pelas condições objetivas de vida dos estudantes e por sua condição juvenil.
id UFSP_9620b611f8f601833f2d62b29c661e6e
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/50240
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Carrer, Laercio Da Costa [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Penna, Marieta Gouvea De Oliveira [UNIFESP]2019-06-19T14:57:38Z2019-06-19T14:57:38Z2017-01-30https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4660884http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/502402017-0392.pdf03 - Laércio da Costa Carrer.pdfEsta pesquisa tem por tema o processo de escolarização de jovens do ensino médio. Investiga as relações estabelecidas com o conhecimento no interior de instituições de ensino. O espaço escolar tem se notabilizado como palco valorizado de socialização, trazendo alguns questionamentos. A escola perdeu o caráter de locus do saber? Como os estudantes da escola pública e particular observam o papel exercido pela instituição de ensino em suas vidas? Haverá diferenças na representação dos estudantes vinculados ao ensino público e privado quanto ao papel da escola? A pesquisa tem por objetivo identificar quais as representações sobre a escola para os jovens de ensino médio na atualidade. Visa identificar semelhanças ou constatar diferenças na representação dos estudantes da 3ª série do ensino médio de uma escola pública e de uma escola particular da cidade de São Paulo quanto às expectativas frente à escola e ao conhecimento. Para tanto, utilizar-se-á o referencial teórico de Pierre Bourdieu (conceito de representação) e de Phillippe Perrenoud (ofício de aluno). Os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionário aplicados a estudantes da 3º série do ensino médio. Aborda conceitos sobre a juventude, apresenta dados históricos sobre a identidade do ensino médio e analisa o papel da escola. Os resultados abrem possibilidades de estabelecer convergências e explicitam antagonismos sobre as representações que os jovens possuem sobre o universo escolar, marcado pelas condições objetivas de vida dos estudantes e por sua condição juvenil.This research has the theme of schooling process in high school youth. It investigates relationships established with knowledge inside educational institutions. The school environment has become a valued stage of socialization, bringing up some questions. Has the school lost the locus of knowledge? How do the students of public and private schools observe the function of the educational institution in their lives? Will there be differences in the description of students in public and private education regarding the duty of school? The objective of the research is to identify representations about school, for young people in high school in the present time. It aims to recognize similarities or verify differences between students’ narratives in a public school and a private school from São Paulo city, regarding their expectations about school and knowledge.To support for it will be used Pierre Bourdieu (concept of representation) and Phillippe Perrenoud’s (student metier) theoretical references . The data was collected through interviews and questionnaires applied to high school students. It brings concepts about youth, presents historical data about high school identity, and analyzes their role in society. The results demonstrate possibilities to establish convergences and to explain antagonisms about the young people representations in the school universe, marked by the students’ lives objective conditions and their youthful circumstances.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2017)129p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Ensino MédioEscola PúblicaEscola ParticularJuventude E EducaçãoRepresentação SocialHigh SchoolPublic Education SystemPrivate Education SystemYouthful And EducationSocial RepresentationRepresentações Sociais De Estudantes Do Ensino Médio Da Rede Pública E Particular Sobre A Escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducaçãoEducaçãoSujeitos, Saberes E Processos EducativosORIGINAL03 - Laércio da Costa Carrer.pdf03 - Laércio da Costa Carrer.pdfapplication/pdf1899812${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50240/1/03%20-%20La%c3%a9rcio%20da%20Costa%20Carrer.pdf70f1a38d978b592fbd55308fe82dc908MD51open accessTEXT03 - Laércio da Costa Carrer.pdf.txt03 - Laércio da Costa Carrer.pdf.txtExtracted texttext/plain490003${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50240/5/03%20-%20La%c3%a9rcio%20da%20Costa%20Carrer.pdf.txtbde057bfa8b773cc07465e2605635027MD55open accessTHUMBNAIL03 - Laércio da Costa Carrer.pdf.jpg03 - Laércio da Costa Carrer.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3668${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50240/7/03%20-%20La%c3%a9rcio%20da%20Costa%20Carrer.pdf.jpg98451605141b2591783020a5938aaaecMD57open access11600/502402023-05-15 10:37:19.819open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/50240Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:37:19Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Representações Sociais De Estudantes Do Ensino Médio Da Rede Pública E Particular Sobre A Escola
title Representações Sociais De Estudantes Do Ensino Médio Da Rede Pública E Particular Sobre A Escola
spellingShingle Representações Sociais De Estudantes Do Ensino Médio Da Rede Pública E Particular Sobre A Escola
Carrer, Laercio Da Costa [UNIFESP]
Ensino Médio
Escola Pública
Escola Particular
Juventude E Educação
Representação Social
High School
Public Education System
Private Education System
Youthful And Education
Social Representation
title_short Representações Sociais De Estudantes Do Ensino Médio Da Rede Pública E Particular Sobre A Escola
title_full Representações Sociais De Estudantes Do Ensino Médio Da Rede Pública E Particular Sobre A Escola
title_fullStr Representações Sociais De Estudantes Do Ensino Médio Da Rede Pública E Particular Sobre A Escola
title_full_unstemmed Representações Sociais De Estudantes Do Ensino Médio Da Rede Pública E Particular Sobre A Escola
title_sort Representações Sociais De Estudantes Do Ensino Médio Da Rede Pública E Particular Sobre A Escola
author Carrer, Laercio Da Costa [UNIFESP]
author_facet Carrer, Laercio Da Costa [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrer, Laercio Da Costa [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Penna, Marieta Gouvea De Oliveira [UNIFESP]
contributor_str_mv Penna, Marieta Gouvea De Oliveira [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Médio
Escola Pública
Escola Particular
Juventude E Educação
Representação Social
topic Ensino Médio
Escola Pública
Escola Particular
Juventude E Educação
Representação Social
High School
Public Education System
Private Education System
Youthful And Education
Social Representation
dc.subject.eng.fl_str_mv High School
Public Education System
Private Education System
Youthful And Education
Social Representation
description Esta pesquisa tem por tema o processo de escolarização de jovens do ensino médio. Investiga as relações estabelecidas com o conhecimento no interior de instituições de ensino. O espaço escolar tem se notabilizado como palco valorizado de socialização, trazendo alguns questionamentos. A escola perdeu o caráter de locus do saber? Como os estudantes da escola pública e particular observam o papel exercido pela instituição de ensino em suas vidas? Haverá diferenças na representação dos estudantes vinculados ao ensino público e privado quanto ao papel da escola? A pesquisa tem por objetivo identificar quais as representações sobre a escola para os jovens de ensino médio na atualidade. Visa identificar semelhanças ou constatar diferenças na representação dos estudantes da 3ª série do ensino médio de uma escola pública e de uma escola particular da cidade de São Paulo quanto às expectativas frente à escola e ao conhecimento. Para tanto, utilizar-se-á o referencial teórico de Pierre Bourdieu (conceito de representação) e de Phillippe Perrenoud (ofício de aluno). Os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionário aplicados a estudantes da 3º série do ensino médio. Aborda conceitos sobre a juventude, apresenta dados históricos sobre a identidade do ensino médio e analisa o papel da escola. Os resultados abrem possibilidades de estabelecer convergências e explicitam antagonismos sobre as representações que os jovens possuem sobre o universo escolar, marcado pelas condições objetivas de vida dos estudantes e por sua condição juvenil.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-01-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-19T14:57:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-06-19T14:57:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4660884
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50240
dc.identifier.file.none.fl_str_mv 2017-0392.pdf
03 - Laércio da Costa Carrer.pdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4660884
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50240
identifier_str_mv 2017-0392.pdf
03 - Laércio da Costa Carrer.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 129p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50240/1/03%20-%20La%c3%a9rcio%20da%20Costa%20Carrer.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50240/5/03%20-%20La%c3%a9rcio%20da%20Costa%20Carrer.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50240/7/03%20-%20La%c3%a9rcio%20da%20Costa%20Carrer.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 70f1a38d978b592fbd55308fe82dc908
bde057bfa8b773cc07465e2605635027
98451605141b2591783020a5938aaaec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764211331268608