Avaliação do grau de satisfação e do perfil socioeconômico dos pacientes atendidos em ambulatórios de especialidades da disciplina de gastroenterologia da UNIFESP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2952166 http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48897 |
Resumo: | A importância da qualidade, no quesito prestação de serviços para atender da melhor foram possível às necessidades dos usuários, é imprescindível também na área da saúde. Por meio de leis e manuais de serviços, busca-se levar saúde de qualidade à maioria da população no nosso país. O processo de implantação da qualidade nos ambulatórios, nos hospitais e serviços de saúde incentiva a realização de pesquisas, no sentido de identificar e mensurar a satisfação do paciente frente à consulta médica como um todo, tornando-se parte integrante da avaliação de resultados. Foram objetivos do presente estudo, avaliar o grau de satisfação dos pacientes atendidos nos serviços ambulatoriais coordenados pela Disciplina de Gastroenterologia da UNIFESP; conhecer o perfil socioeconômico desses pacientes e relacionar grau de satisfação às variáveis estudadas. Foram entrevistados 240 pacientes correspondendo a 20% dos pacientes atendidos nos principais ambulatórios da Disciplina de Gastroenterologia, durante 4 semanas, nos dois locais de atendimento ambulatorial. Foi aplicado questionário padronizado para fazer a classificação socioeconômica e avaliar o grau de satisfação dos pacientes entrevistados. Dos pacientes que participaram do estudo 55% eram mulheres e a média de idade foi de 53,7 anos. A maioria (30%) tinha ensino fundamental incompleto, seguido do ensino médio completo (26,7%) e 10,8% tinham curso superior completo. Quando ao perfil socioeconômico, 86,8% foram classificados como classes B2, C1 e C2 com renda familiar estimada em torno de 1 a 3 salários mínimos. Quanto à qualidade do atendimento 87% o classificaram como ótimo e bom e 92% declararam estar satisfeitos com o atendimento. Em relação ao espaço físico, conforto e bem estar das salas de espera, salas de atendimento e sanitários, 59% classificaram como ótimo e bom. Apesar de estarem satisfeitos com o atendimento, 55% dos entrevistados se dizem insatisfeitos em relação ao tempo de espera para atendimento. Mais de 75% dos pacientes entrevistados desconhecem os mecanismos de comunicação no caso de queixas ou sugestões. Não verificamos diferenças significativas em relação à idade, ao grau de instrução, renda familiar quando analisamos separadamente cada ambulatório de especialidade e também não encontramos diferença em relação à satisfação quando separamos por ambulatórios de especialidades. Encontramos diferenças entre os graus de satisfação quanto ao grau de instrução e a presença de alunos de graduação no atendimento. O estudo permitiu concluir que a maioria dos pacientes está satisfeita com o atendimento recebido; a maior parte dos pacientes concentra-se nas classes B2, C1 e C2; O grau de instrução mais elevado e a presença de alunos de graduação nos ambulatórios estão associados a menor satisfação no atendimento. Identificamos também oportunidades de melhorias, principalmente em relação ao espaço físico, higiene e limpeza, organização na logística de atendimento, marcação de exames endoscópicos e encaminhamento de sugestões e reclamações. |
id |
UFSP_96b6bb66caca5494393e14f049b2a807 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/48897 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Avaliação do grau de satisfação e do perfil socioeconômico dos pacientes atendidos em ambulatórios de especialidades da disciplina de gastroenterologia da UNIFESPEvaluation of patient's satisfaction and socioeconomic profile of clients attended in the outpatient clinics of Gastroenterology Division - Federal University of Sao PauloSatisfação do pacientePerfil socioeconômicoAssistência ambulatorialQualidade da assistência à saúdeA importância da qualidade, no quesito prestação de serviços para atender da melhor foram possível às necessidades dos usuários, é imprescindível também na área da saúde. Por meio de leis e manuais de serviços, busca-se levar saúde de qualidade à maioria da população no nosso país. O processo de implantação da qualidade nos ambulatórios, nos hospitais e serviços de saúde incentiva a realização de pesquisas, no sentido de identificar e mensurar a satisfação do paciente frente à consulta médica como um todo, tornando-se parte integrante da avaliação de resultados. Foram objetivos do presente estudo, avaliar o grau de satisfação dos pacientes atendidos nos serviços ambulatoriais coordenados pela Disciplina de Gastroenterologia da UNIFESP; conhecer o perfil socioeconômico desses pacientes e relacionar grau de satisfação às variáveis estudadas. Foram entrevistados 240 pacientes correspondendo a 20% dos pacientes atendidos nos principais ambulatórios da Disciplina de Gastroenterologia, durante 4 semanas, nos dois locais de atendimento ambulatorial. Foi aplicado questionário padronizado para fazer a classificação socioeconômica e avaliar o grau de satisfação dos pacientes entrevistados. Dos pacientes que participaram do estudo 55% eram mulheres e a média de idade foi de 53,7 anos. A maioria (30%) tinha ensino fundamental incompleto, seguido do ensino médio completo (26,7%) e 10,8% tinham curso superior completo. Quando ao perfil socioeconômico, 86,8% foram classificados como classes B2, C1 e C2 com renda familiar estimada em torno de 1 a 3 salários mínimos. Quanto à qualidade do atendimento 87% o classificaram como ótimo e bom e 92% declararam estar satisfeitos com o atendimento. Em relação ao espaço físico, conforto e bem estar das salas de espera, salas de atendimento e sanitários, 59% classificaram como ótimo e bom. Apesar de estarem satisfeitos com o atendimento, 55% dos entrevistados se dizem insatisfeitos em relação ao tempo de espera para atendimento. Mais de 75% dos pacientes entrevistados desconhecem os mecanismos de comunicação no caso de queixas ou sugestões. Não verificamos diferenças significativas em relação à idade, ao grau de instrução, renda familiar quando analisamos separadamente cada ambulatório de especialidade e também não encontramos diferença em relação à satisfação quando separamos por ambulatórios de especialidades. Encontramos diferenças entre os graus de satisfação quanto ao grau de instrução e a presença de alunos de graduação no atendimento. O estudo permitiu concluir que a maioria dos pacientes está satisfeita com o atendimento recebido; a maior parte dos pacientes concentra-se nas classes B2, C1 e C2; O grau de instrução mais elevado e a presença de alunos de graduação nos ambulatórios estão associados a menor satisfação no atendimento. Identificamos também oportunidades de melhorias, principalmente em relação ao espaço físico, higiene e limpeza, organização na logística de atendimento, marcação de exames endoscópicos e encaminhamento de sugestões e reclamações. The importance of quality attention in order to provide the best service is indispensable also in health care. The government, supported by laws and guidelines, has the commitment to provide good quality health services to our country's population. The process of implementing quality attention in outpatient clinics, in hospitals and other health services encourages the conduction of surveys to detect and measure patient's satisfaction regarding the health care received and is part of the process of quality improvement. The aims of the present study were to evaluate the grade of patient's satisfaction in different outpatient clinics from the Department of Gastroenterology of the Federal University of Sao Paulo; to analyze the patients' socioeconomic profile and to associate the grade of satisfaction to the different variables analyzed. Two-hundred and forty patients have been interviewed (20% of patients attended in the majority of outpatient clinics) during 4 weeks. A systematic questionnaire was applied to evaluate socioeconomic profile and client satisfaction. Among 240 patients evaluated, 55% were females and the mean age was 53.7 years. The majority (30%) had incomplete fundamental school, followed by high school grade (26.7%) and only 10,8% had completed superior education. Regarding socioeconomic profile, 86.8% were classified as B2, C1 and C2 with a family income of 1 to 3 minimum wage. Concerning quality of attendance, 87% classified it as very good or good and 92% felt satisfied with the service received. Regarding the facilities, including toilets and offices, 59% classified them as very good or good. The cleanness was well evaluated by 70% of patients. Besides being generally satisfied, 55% of patients were unsatisfied with the delay to be attended. More than 75% of patients were unaware about the mechanisms of registration of complains and suggestions. There were no differences regarding levels of satisfaction when comparing age, family income or different specialties. Differences in satisfaction levels were associated with the level of instruction and the presence of undergraduate students. In summary, the present study was able to conclude that the majority of patients self-declared satisfied with the service received; the majority of patients belong to B2, C1 and C2 classes; Patients with higher levels of education and the presence of undergraduate students in the outpatient clinics were associated with lower levels of satisfaction. Opportunities of improvement were also identified, mainly related to the physical ambient, cleanness, logistic procedures, endoscopy appointments and process of registering suggestions and complains.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Ferraz, Maria Lucia Cardoso Gomes [UNIFESP]Toledo, Carlos Fischer de [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/3385037473197165http://lattes.cnpq.br/1870810357457710http://lattes.cnpq.br/5020852565285526Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Costa, Magali Angelica da [UNIFESP]2018-07-30T11:53:43Z2018-07-30T11:53:43Z2015-11-30info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion85 f.application/pdfhttps://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2952166ROMANO, Magali Angelica da Costa. Avaliação do grau de satisfação e do perfil socioeconômico dos pacientes atendidos em ambulatórios de especialidades da disciplina de gastroenterologia da UNIFESP. 2015. 85 f. Dissertação (Mestrado em Gastroenterologia) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2015.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48897porSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-10-02T11:32:21Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/48897Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-10-02T11:32:21Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do grau de satisfação e do perfil socioeconômico dos pacientes atendidos em ambulatórios de especialidades da disciplina de gastroenterologia da UNIFESP Evaluation of patient's satisfaction and socioeconomic profile of clients attended in the outpatient clinics of Gastroenterology Division - Federal University of Sao Paulo |
title |
Avaliação do grau de satisfação e do perfil socioeconômico dos pacientes atendidos em ambulatórios de especialidades da disciplina de gastroenterologia da UNIFESP |
spellingShingle |
Avaliação do grau de satisfação e do perfil socioeconômico dos pacientes atendidos em ambulatórios de especialidades da disciplina de gastroenterologia da UNIFESP Costa, Magali Angelica da [UNIFESP] Satisfação do paciente Perfil socioeconômico Assistência ambulatorial Qualidade da assistência à saúde |
title_short |
Avaliação do grau de satisfação e do perfil socioeconômico dos pacientes atendidos em ambulatórios de especialidades da disciplina de gastroenterologia da UNIFESP |
title_full |
Avaliação do grau de satisfação e do perfil socioeconômico dos pacientes atendidos em ambulatórios de especialidades da disciplina de gastroenterologia da UNIFESP |
title_fullStr |
Avaliação do grau de satisfação e do perfil socioeconômico dos pacientes atendidos em ambulatórios de especialidades da disciplina de gastroenterologia da UNIFESP |
title_full_unstemmed |
Avaliação do grau de satisfação e do perfil socioeconômico dos pacientes atendidos em ambulatórios de especialidades da disciplina de gastroenterologia da UNIFESP |
title_sort |
Avaliação do grau de satisfação e do perfil socioeconômico dos pacientes atendidos em ambulatórios de especialidades da disciplina de gastroenterologia da UNIFESP |
author |
Costa, Magali Angelica da [UNIFESP] |
author_facet |
Costa, Magali Angelica da [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferraz, Maria Lucia Cardoso Gomes [UNIFESP] Toledo, Carlos Fischer de [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/3385037473197165 http://lattes.cnpq.br/1870810357457710 http://lattes.cnpq.br/5020852565285526 Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Magali Angelica da [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação do paciente Perfil socioeconômico Assistência ambulatorial Qualidade da assistência à saúde |
topic |
Satisfação do paciente Perfil socioeconômico Assistência ambulatorial Qualidade da assistência à saúde |
description |
A importância da qualidade, no quesito prestação de serviços para atender da melhor foram possível às necessidades dos usuários, é imprescindível também na área da saúde. Por meio de leis e manuais de serviços, busca-se levar saúde de qualidade à maioria da população no nosso país. O processo de implantação da qualidade nos ambulatórios, nos hospitais e serviços de saúde incentiva a realização de pesquisas, no sentido de identificar e mensurar a satisfação do paciente frente à consulta médica como um todo, tornando-se parte integrante da avaliação de resultados. Foram objetivos do presente estudo, avaliar o grau de satisfação dos pacientes atendidos nos serviços ambulatoriais coordenados pela Disciplina de Gastroenterologia da UNIFESP; conhecer o perfil socioeconômico desses pacientes e relacionar grau de satisfação às variáveis estudadas. Foram entrevistados 240 pacientes correspondendo a 20% dos pacientes atendidos nos principais ambulatórios da Disciplina de Gastroenterologia, durante 4 semanas, nos dois locais de atendimento ambulatorial. Foi aplicado questionário padronizado para fazer a classificação socioeconômica e avaliar o grau de satisfação dos pacientes entrevistados. Dos pacientes que participaram do estudo 55% eram mulheres e a média de idade foi de 53,7 anos. A maioria (30%) tinha ensino fundamental incompleto, seguido do ensino médio completo (26,7%) e 10,8% tinham curso superior completo. Quando ao perfil socioeconômico, 86,8% foram classificados como classes B2, C1 e C2 com renda familiar estimada em torno de 1 a 3 salários mínimos. Quanto à qualidade do atendimento 87% o classificaram como ótimo e bom e 92% declararam estar satisfeitos com o atendimento. Em relação ao espaço físico, conforto e bem estar das salas de espera, salas de atendimento e sanitários, 59% classificaram como ótimo e bom. Apesar de estarem satisfeitos com o atendimento, 55% dos entrevistados se dizem insatisfeitos em relação ao tempo de espera para atendimento. Mais de 75% dos pacientes entrevistados desconhecem os mecanismos de comunicação no caso de queixas ou sugestões. Não verificamos diferenças significativas em relação à idade, ao grau de instrução, renda familiar quando analisamos separadamente cada ambulatório de especialidade e também não encontramos diferença em relação à satisfação quando separamos por ambulatórios de especialidades. Encontramos diferenças entre os graus de satisfação quanto ao grau de instrução e a presença de alunos de graduação no atendimento. O estudo permitiu concluir que a maioria dos pacientes está satisfeita com o atendimento recebido; a maior parte dos pacientes concentra-se nas classes B2, C1 e C2; O grau de instrução mais elevado e a presença de alunos de graduação nos ambulatórios estão associados a menor satisfação no atendimento. Identificamos também oportunidades de melhorias, principalmente em relação ao espaço físico, higiene e limpeza, organização na logística de atendimento, marcação de exames endoscópicos e encaminhamento de sugestões e reclamações. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-30 2018-07-30T11:53:43Z 2018-07-30T11:53:43Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2952166 ROMANO, Magali Angelica da Costa. Avaliação do grau de satisfação e do perfil socioeconômico dos pacientes atendidos em ambulatórios de especialidades da disciplina de gastroenterologia da UNIFESP. 2015. 85 f. Dissertação (Mestrado em Gastroenterologia) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2015. http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48897 |
url |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2952166 http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48897 |
identifier_str_mv |
ROMANO, Magali Angelica da Costa. Avaliação do grau de satisfação e do perfil socioeconômico dos pacientes atendidos em ambulatórios de especialidades da disciplina de gastroenterologia da UNIFESP. 2015. 85 f. Dissertação (Mestrado em Gastroenterologia) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2015. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
85 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
São Paulo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268346033504256 |