Pintores na produção de figurinos de bailados - estudo sobre Cícero Dias e Flávio de Carvalho na década de 1930.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ampessan, Paula Alvares [UNIFESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
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Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10401665
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61057
Resumo: Esta pesquisa observa os figurinos de bailados como possíveis objetos da arte que contam histórias a partir de suas concepções conceituais e formais. Os bailados aparecem, neste estudo, como base para investigação da década de 1930, no Brasil, especialmente entre os anos de 1933 e 1934, quando dois artistas brasileiros, Flávio de Carvalho (1899-1973) e Cícero Dias (1907-2003), participam da criação de figurinos para o “Bailado do Deus Morto” e “Jurupary”, respectivamente. As apresentações aconteceram nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, separadamente, e revelam como a modernidade artística desenvolvia-se em cada um destes centros urbanos em meio às tensões do período. Nesta perspectiva, os dois artistas, já amplamente pesquisados por outros estudos em suas atividades de pintores, são revelados, aqui, por meio dos figurinos, focando no aspecto da transferência entre as artes, compreendendo como o figurino é influenciado pelos “pincéis” e até que ponto o trabalho como figurinista determinou suas trajetórias artísticas.
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spelling Pintores na produção de figurinos de bailados - estudo sobre Cícero Dias e Flávio de Carvalho na década de 1930.Painters in the production of bailados costumes - study on Cícero Dias and Flávio de Carvalho in the 1930sFigurino; Flávio de Carvalho; Bailado do Deus Morto; Cícero Dias; Jurupary, 1930.Esta pesquisa observa os figurinos de bailados como possíveis objetos da arte que contam histórias a partir de suas concepções conceituais e formais. Os bailados aparecem, neste estudo, como base para investigação da década de 1930, no Brasil, especialmente entre os anos de 1933 e 1934, quando dois artistas brasileiros, Flávio de Carvalho (1899-1973) e Cícero Dias (1907-2003), participam da criação de figurinos para o “Bailado do Deus Morto” e “Jurupary”, respectivamente. As apresentações aconteceram nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, separadamente, e revelam como a modernidade artística desenvolvia-se em cada um destes centros urbanos em meio às tensões do período. Nesta perspectiva, os dois artistas, já amplamente pesquisados por outros estudos em suas atividades de pintores, são revelados, aqui, por meio dos figurinos, focando no aspecto da transferência entre as artes, compreendendo como o figurino é influenciado pelos “pincéis” e até que ponto o trabalho como figurinista determinou suas trajetórias artísticas.This research looks at “bailados” costumes as possible objects of art that tell stories from their conceptual and formal conceptions. The “bailados” appear in this study as a basis for investigation of the 1930s in Brazil, especially between the years 1933 and 1934, when two Brazilian artists, Flávio de Carvalho (1899-1973) and Cícero Dias (1907-2003), participated in the creation of costumes for “Bailado do Deus Morto” and “Jurupary”, respectively. The presentations took place in the cities of São Paulo and Rio de Janeiro, separately, and reveal how artistic modernity developed in each of these urban centers amid the tensions of the period. In this perspective, the two artists already widely researched by other studies in their activities as painters, are revealed, here, through the costumes, focusing on the aspect of interchange between the arts, understanding how the costume is influenced by the “brushes” and until point the work as a costume designer determined his artistic trajectories.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Federal de São PauloBrandão, Angela [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/6843594697945779http://lattes.cnpq.br/1349339188475854Ampessan, Paula Alvares [UNIFESP]2021-06-18T20:08:49Z2021-06-18T20:08:49Z2020-03-31info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion109 f.application/pdfhttps://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10401665AMPESSAN, Paula A. Pintores na Produção de Figurinos de Bailados - Estudo sobre Cícero Dias e Flávio de Carvalho na Década de 1930. 2020. 109 f. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61057ark:/48912/001300000tk70porGuarulhosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-11T15:27:41Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/61057Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T20:37:49.692982Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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