Adolescentes com Diabetes Mellitus tipo 1: os desafios do autocuidado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
dARK ID: | ark:/48912/0013000014wfg |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/71663 |
Resumo: | Dentre as doenças crônicas não transmissíveis, o Diabetes Mellitus destaca-se como relevante problema de saúde pública. Especificamente, o diabetes mellitus tipo 1 (DM1), que acomete principalmente crianças e adolescentes, representa um desafio para as equipes de saúde, considerando a faixa etária e todo o impacto diagnóstico - clínico, social e psicológico. Os adolescentes com DM1, em particular, trazem desafios ainda maiores para um resultado terapêutico mais equilibrado nessa fase da vida. As alterações fisiológicas, psicológicas e sociais afetam diretamente o controle glicêmico, e a resistência às medidas de autocuidado aumentam os riscos de complicações a médio e longo prazo. O estudo teve por objetivo compreender os desafios do autocuidado de adolescentes com DM1 e como os serviços da rede municipal de saúde de São José dos Campos/SP se organizam para prestar-lhes atenção integral. Foi realizado um estudo teórico, por meio de revisão narrativa da literatura e análise de documentos oficiais do Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Diabetes, bem como os materiais norteadores das ações do município cenário da pesquisa. Os principais resultados encontrados mostram que nos documentos oficiais consultados e analisados, observamos a tônica das questões sóciodemográficas, das vulnerabilidades e riscos que são em si determinantes também da saúde destes adolescentes. As dimensões e limitações dos cenários epidemiológicos interferem diretamente na tomada de decisão. Em estudos com os adolescentes, estes relatam sua percepção a respeito dos serviços e profissionais de saúde e que isso define o vínculo e a adesão aos projetos terapêuticos propostos. O estudo fundamentou a elaboração de dois produtos educacionais que poderão ser utilizados como ferramenta de educação em saúde. Os produtos elaborados são um podcast e a linha de cuidado com fluxo que possa oferecer um cuidado integral e estimule o autocuidado emancipatório. |
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Adolescentes com Diabetes Mellitus tipo 1: os desafios do autocuidadoAdolescents with type 1 Diabetes Mellitus: the challenges of self-careDiabetes mellitus tipo 1AdolescentesEducação em saúdeAutocuidadoDentre as doenças crônicas não transmissíveis, o Diabetes Mellitus destaca-se como relevante problema de saúde pública. Especificamente, o diabetes mellitus tipo 1 (DM1), que acomete principalmente crianças e adolescentes, representa um desafio para as equipes de saúde, considerando a faixa etária e todo o impacto diagnóstico - clínico, social e psicológico. Os adolescentes com DM1, em particular, trazem desafios ainda maiores para um resultado terapêutico mais equilibrado nessa fase da vida. As alterações fisiológicas, psicológicas e sociais afetam diretamente o controle glicêmico, e a resistência às medidas de autocuidado aumentam os riscos de complicações a médio e longo prazo. O estudo teve por objetivo compreender os desafios do autocuidado de adolescentes com DM1 e como os serviços da rede municipal de saúde de São José dos Campos/SP se organizam para prestar-lhes atenção integral. Foi realizado um estudo teórico, por meio de revisão narrativa da literatura e análise de documentos oficiais do Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Diabetes, bem como os materiais norteadores das ações do município cenário da pesquisa. Os principais resultados encontrados mostram que nos documentos oficiais consultados e analisados, observamos a tônica das questões sóciodemográficas, das vulnerabilidades e riscos que são em si determinantes também da saúde destes adolescentes. As dimensões e limitações dos cenários epidemiológicos interferem diretamente na tomada de decisão. Em estudos com os adolescentes, estes relatam sua percepção a respeito dos serviços e profissionais de saúde e que isso define o vínculo e a adesão aos projetos terapêuticos propostos. O estudo fundamentou a elaboração de dois produtos educacionais que poderão ser utilizados como ferramenta de educação em saúde. Os produtos elaborados são um podcast e a linha de cuidado com fluxo que possa oferecer um cuidado integral e estimule o autocuidado emancipatório. Among chronic non-communicable diseases, Diabetes Mellitus stands out as a relevant public health problem. Specifically, type 1 diabetes mellitus, which mainly affects children and adolescents, represents a challenge for healthcare teams, considering the age group and the entire diagnostic impact - clinical, social and psychological. Adolescents with DM1, in particular, bring even greater challenges to a more balanced therapeutic outcome at this stage of life. Physiological, psychological and social changes directly affect glycemic control, and resistance to self-care measures increases the risk of complications in the medium and long term. The study aimed to understand the challenges of self-care for adolescents with DM1 and how the services of the municipal health network in São José dos Campos/SP are organized to provide them with comprehensive care. A theoretical study was carried out, through a narrative review of the literature and analysis of official documents from the Ministry of Health and the Brazilian Diabetes Society, as well as the materials guiding the actions of the municipality where the research was carried out. The main results found show that in the official documents consulted and analyzed, we observed the emphasis on sociodemographic issues, vulnerabilities and risks that are in themselves also determinants of the health of these adolescents. The dimensions and limitations of epidemiological scenarios directly interfere with decision-making. In studies with adolescents, they report their perception regarding health services and professionals and that this defines the bond and adherence to the proposed therapeutic projects. The study supported the development of two educational products that could be used as a health education tool. The products created are a podcast and a flow care line that can offer comprehensive care and encourage emancipatory self-care.Universidade Federal de São PauloJurdi, Andréa Perosa Saigh [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/4140547211703368http://lattes.cnpq.br/2332433301055316Moreira, Joselma Silva [UNIFESP]2024-08-27T12:02:38Z2024-08-27T12:02:38Z2024-06-27info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion76 f.application/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/71663ark:/48912/0013000014wfgporSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-27T16:35:14Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/71663Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T20:56:27.739506Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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