Impacto imediato após demanda vocal no cantor de teatro musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Claudia de Oliveira Lima Camargo [UNIFESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5020778
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50564
Resumo: Objetivos: Avaliar o impacto imediato de demanda vocal no teatro musical e explorar sua relação com a presença de sintomas vocais. Métodos: Participaram desta pesquisa 264 cantores/atores com idade entre 16 e 72 anos e média de 33 anos. Destes, 126 são do sexo feminino e 138 do sexo masculino. Todos os participantes faziam parte dos elencos de cantores/atores de espetáculos de teatro musical em cartaz no momento da coleta dos dados. Os participantes responderam a dois questionários imediatamente após o final de uma apresentação: o primeiro, com 24 questões, elaborado com a finalidade de coletar informações sobre identificação, autoavaliação vocal e caracterização dos participantes, além de verificar a presença de sintomas vocais; o segundo sendo o questionário Evaluation of the Ability to Sing Easily - EASE traduzido e adaptado culturalmente para o português brasileiro como EASE-BR. A EASE-BR explora aspectos de fadiga vocal, índice de risco vocal e preocupação vocal depois de uso de voz profissional. Foram estudadas as relações entre dados demográficos e de uso da voz com as respostas da EASE-BR. Resultados: Cantores apresentaram média baixa de 1,56 sintomas vocais, sendo pigarro (50,76%) e garganta seca (26,52%) os mais referidos. Não houve diferença significativa entre sexo, idade, número de horas de prática de canto e prática de aulas de canto em relação aos escores totais do EASE-BR e suas subescalas. Artistas com mais tempo de prática de canto apresentaram valores menores quanto aos escores total e das subescalas do questionário. Quanto à prática de diversas atividades de voz cantada, cantores que estão no teatro musical e também cantam ópera ou vocal solo apresentaram valores menores no escore total da EASE-BR. Artistas com maior número de sintomas vocais obtiveram escores mais elevados tanto no total como nas subescalas do questionário. Houve fraca correlação entre os sintomas vocais e a EASE-BR. O questionário apresentou boa reprodutibilidade teste-reteste. Conclusão: O impacto imediato de demanda vocal após uma apresentação teatral é percebido como positivo, já que os cantores consideraram suas vozes aptas para uma nova apresentação. EASE-BR mostrou ser útil para identificar mudanças vocais e tem fraca associação com a presença de sintomas vocais.
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Os participantes responderam a dois questionários imediatamente após o final de uma apresentação: o primeiro, com 24 questões, elaborado com a finalidade de coletar informações sobre identificação, autoavaliação vocal e caracterização dos participantes, além de verificar a presença de sintomas vocais; o segundo sendo o questionário Evaluation of the Ability to Sing Easily - EASE traduzido e adaptado culturalmente para o português brasileiro como EASE-BR. A EASE-BR explora aspectos de fadiga vocal, índice de risco vocal e preocupação vocal depois de uso de voz profissional. Foram estudadas as relações entre dados demográficos e de uso da voz com as respostas da EASE-BR. Resultados: Cantores apresentaram média baixa de 1,56 sintomas vocais, sendo pigarro (50,76%) e garganta seca (26,52%) os mais referidos. Não houve diferença significativa entre sexo, idade, número de horas de prática de canto e prática de aulas de canto em relação aos escores totais do EASE-BR e suas subescalas. Artistas com mais tempo de prática de canto apresentaram valores menores quanto aos escores total e das subescalas do questionário. Quanto à prática de diversas atividades de voz cantada, cantores que estão no teatro musical e também cantam ópera ou vocal solo apresentaram valores menores no escore total da EASE-BR. Artistas com maior número de sintomas vocais obtiveram escores mais elevados tanto no total como nas subescalas do questionário. Houve fraca correlação entre os sintomas vocais e a EASE-BR. O questionário apresentou boa reprodutibilidade teste-reteste. Conclusão: O impacto imediato de demanda vocal após uma apresentação teatral é percebido como positivo, já que os cantores consideraram suas vozes aptas para uma nova apresentação. EASE-BR mostrou ser útil para identificar mudanças vocais e tem fraca associação com a presença de sintomas vocais.Objectives: Evaluate the immediate impact of vocal demand in musical theatre singers and explore its relation with the presence of vocal signs and symptoms. Methods: 264 singers/actors with ages from 18 to 72 and mean age of 33 years old took part in this research. 126 were female and 138 were male. All participants were currently performing musical theatre singers when the data was collected. All of them answered two questionnaires immediately after the performance. The first questionnaire was composed by 24 questions and was designed with the purpose of collecting information about identification, voice self-assessment and detailed explanation of the actors' characteristics, besides finding out the existence of vocal symptoms. The second one, Evaluation of the Ability to Sing Easily - EASE translated and culturally adapted to Brazilian Portuguese as EASE-BR. EASE-BR explores vocal fatigue features, pathologic-risk indicators and vocal concern after using the voice professionally. We have studied the relationship between the demographic data and the vocal use with the answers from EASE-BR. Results: Singers showed a low mean of 1.56 vocal symptoms being frequent throat clearing (50,76%) and chronic throat dryness (26.52%) the most mentioned ones. There was no significant difference in relation to age, number of practicing hours, singing lessons according to the total scores and subscales of EASE-BR. Artists with longer singing practice showed lower values at total scores and subscales of EASE-BR. Singers who have been singing opera and vocal solo besides musical theater presented lower values at total scores and subscales of EASE-BR. The ones with a higher number of vocal symptoms obtained higher scores both EASE-BR and subscales’. There was a fragile correlation between EASE-BR and vocal symptoms. The test-retest showed good reproduction. Conclusion: The data showed that singers evaluate the impact of vocal demand positively and considered their voices apt to a new performance. EASE-BR proved to be useful to identify vocal changes and it has a weak association with the presence of vocal symptoms.92 f.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)VozDisfoniaQuestionáriosQualidade vocalCantoFonoaudiologiaFonoterapiaVoiceDysphoniaQuestionnairesVoice qualitySingingFonoaudiologiaSpeech therapyImpacto imediato após demanda vocal no cantor de teatro musicalImmediate impact after vocal demand in musical theatre singerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola Paulista de Medicina (EPM)Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)Comunicação Humana: Normalidade, Transtornos e RepercussõesDiagnóstico, Prevenção E Intervenção nos Distúrbios da VozORIGINALClaudia de Oliveira Lima Camargo Pacheco PDF A.pdfClaudia de Oliveira Lima Camargo Pacheco PDF A.pdfDissertação de mestradoapplication/pdf863620${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50564/1/Claudia%20de%20Oliveira%20Lima%20Camargo%20Pacheco%20PDF%20A.pdfc01e3308b6461622ba15a887c56f5059MD51open access11600/505642023-03-10 14:07:58.6open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/50564Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-25T12:35:53.258330Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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