Retrato de artista no ateliê: a representação de pintores e escultores pelos pincéis de seus contemporâneos no Brasil (1878-1919)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aquino Gomes, Natália Cristina [UNIFESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51953
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo o estudo de retratos de artistas no ateliê, de pintores e escultores atuantes ao longo do século XIX e início do século XX no Brasil, realizados por seus contemporâneos. Nestes retratos, os artistas são representados por seus pares em ateliês, elegantemente posando ou individualmente em meio ao ofício e também coletivamente, ao lado de outros artistas ou amigos. Buscamos entender de que maneira a modalidade do retrato de artista no ateliê denota a importância e afirmação de sua figura como pintor ou escultor, além da legitimação de sua posição social enquanto artista, por meio do reconhecimento de seu ofício. Levamos em consideração os modelos visuais e gêneros internacionais e os estudos atuais sobre a temática do ateliê e também a questão do autorretrato, sobretudo, como ponto de análise e comparação entre as obras, identificando ainda as diferenças e semelhanças na imagem feita por si próprio e por outro artista. Abordamos também a questão da literatura e a presença dos artistas e de seus ateliês nos romances do século XIX, a fim de investigarmos como estes assuntos foram narrados nas páginas lidas pela sociedade da época. Recuperamos a discussão bibliográfica sobre a representação do artista e do ateliê, assim como a crítica de arte do período em jornais ou revistas da época. Verificamos se os retratos estudados foram expostos nas Exposições Gerais de Belas Artes ou em mostras individuais e investigamos as possíveis relações entre estes retratos e a fotografia, visto que muitos artistas eram partidários da técnica de captura de imagens na produção de suas obras e alguns destes foram registrados em seus ateliês por meio da técnica. Além disso, também nos dedicamos a analisar as condições socioculturais dos ateliês retratados, a fim de compreender e ampliar as questões artísticas existentes no período, as relações sociais mantidas entre os artistas (retratado e retratista) e a instituição acadêmica, assim como seus locais de trabalho no Rio de Janeiro e no exterior.
id UFSP_99dcaccb72df95faa180de9445a15c03
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/51953
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Aquino Gomes, Natália Cristina [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/1594049463362035http://lattes.cnpq.br/8651231758923233Dias, Elaine Cristina [UNIFESP]Guarulhos2020-02-23T00:24:00Z2020-02-23T00:24:00Z2019-05-30AQUINO GOMES, Natália Cristina de. Retrato de artista no ateliê: a representação de pintores e escultores pelos pincéis de seus contemporâneos no Brasil (1878-1919). Dissertação (mestrado em História da Arte) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História da Arte, Guarulhos, 2019, 250 f.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51953Esta pesquisa tem como objetivo o estudo de retratos de artistas no ateliê, de pintores e escultores atuantes ao longo do século XIX e início do século XX no Brasil, realizados por seus contemporâneos. Nestes retratos, os artistas são representados por seus pares em ateliês, elegantemente posando ou individualmente em meio ao ofício e também coletivamente, ao lado de outros artistas ou amigos. Buscamos entender de que maneira a modalidade do retrato de artista no ateliê denota a importância e afirmação de sua figura como pintor ou escultor, além da legitimação de sua posição social enquanto artista, por meio do reconhecimento de seu ofício. Levamos em consideração os modelos visuais e gêneros internacionais e os estudos atuais sobre a temática do ateliê e também a questão do autorretrato, sobretudo, como ponto de análise e comparação entre as obras, identificando ainda as diferenças e semelhanças na imagem feita por si próprio e por outro artista. Abordamos também a questão da literatura e a presença dos artistas e de seus ateliês nos romances do século XIX, a fim de investigarmos como estes assuntos foram narrados nas páginas lidas pela sociedade da época. Recuperamos a discussão bibliográfica sobre a representação do artista e do ateliê, assim como a crítica de arte do período em jornais ou revistas da época. Verificamos se os retratos estudados foram expostos nas Exposições Gerais de Belas Artes ou em mostras individuais e investigamos as possíveis relações entre estes retratos e a fotografia, visto que muitos artistas eram partidários da técnica de captura de imagens na produção de suas obras e alguns destes foram registrados em seus ateliês por meio da técnica. Além disso, também nos dedicamos a analisar as condições socioculturais dos ateliês retratados, a fim de compreender e ampliar as questões artísticas existentes no período, as relações sociais mantidas entre os artistas (retratado e retratista) e a instituição acadêmica, assim como seus locais de trabalho no Rio de Janeiro e no exterior.This research has as objective the study of portraits of artists in the studio, of painters and sculptors working throughout the 19th and early 20th centuries in Brazil, performed by their contemporaries. In these portraits, artists are represented by their peers in ateliers, elegantly posing or individually in the midst of the craft and also collectively, alongside other artists or friends. We seek to understand how the modality of the artist's portrait in the studio denotes the importance and affirmation of his figure as a painter or sculptor, as well as the legitimation of his social position as an artist, through the recognition of his craft. We take into account the visual models and international genres and the current studies on the subject of the studio and also the question of the self-portrait, above all, as a point of analysis and comparison between the works, also identifying the differences and similarities in the image made by itself and by another artist. We also address the issue of literature and the presence of artists and their workshops in the novels of the nineteenth century, in order to investigate how these subjects were narrated in the pages read by society at the time. We recover the bibliographical discussion about the representation of the artist and the studio, as well as the art criticism of the period in newspapers or magazines of the time. We verified whether the portraits studied were exhibited at the General Fine Arts Exhibitions or in individual exhibitions and investigated the possible relationships between these portraits and photography, since many artists were in favor of the technique of capturing images in the production of their works and some of these were registered in their workshops through the technique. In addition, we also analyze the sociocultural conditions of the studios portrayed in order to understand and expand the artistic issues that existed in the period, the social relations maintained between the artists (portrayed and portrayed) and the academic institution, as well as their places of work in Rio de Janeiro and abroad.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 16/26221-1FAPESP: 18/05802-1250 f.porUniversidade Federal de São PauloArte brasileiraSéculo XIXInício do século XXRetratoAteliêPortraitStudioBrazilian art19th centuryEarly 20th centuryRetrato de artista no ateliê: a representação de pintores e escultores pelos pincéis de seus contemporâneos no Brasil (1878-1919)Portrait of artist in the studio: the representation of painters and sculptors by the brushes of their contemporaries in Brazil (1878-1919).info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)História da ArteHistória da arteArte, Circulações e TransferênciasHistória da ArteORIGINALDissertação - Natália Cristina de Aquino Gomes.pdfDissertação - Natália Cristina de Aquino Gomes.pdfTexto completoapplication/pdf3073266${dspace.ui.url}/bitstream/11600/51953/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Nat%c3%a1lia%20Cristina%20de%20Aquino%20Gomes.pdf01c09e9c74b96d496ce2287a5db3c840MD51open accessCaderno de imagens da dissertação - Natália Cristina de Aquino Gomes.pdfCaderno de imagens da dissertação - Natália Cristina de Aquino Gomes.pdfImagensapplication/pdf20309529${dspace.ui.url}/bitstream/11600/51953/2/Caderno%20de%20imagens%20da%20disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Nat%c3%a1lia%20Cristina%20de%20Aquino%20Gomes.pdf5a11c69986804855686cb528e399f660MD52open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85521${dspace.ui.url}/bitstream/11600/51953/3/license.txtbb4e953583e627381e18bf7e301b7cd6MD53open accessTEXTDissertação - Natália Cristina de Aquino Gomes.pdf.txtDissertação - Natália Cristina de Aquino Gomes.pdf.txtExtracted texttext/plain812698${dspace.ui.url}/bitstream/11600/51953/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Nat%c3%a1lia%20Cristina%20de%20Aquino%20Gomes.pdf.txtbe3a10e35b5c0ece20f339852793fee9MD54open accessCaderno de imagens da dissertação - Natália Cristina de Aquino Gomes.pdf.txtCaderno de imagens da dissertação - Natália Cristina de Aquino Gomes.pdf.txtExtracted texttext/plain201707${dspace.ui.url}/bitstream/11600/51953/7/Caderno%20de%20imagens%20da%20disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Nat%c3%a1lia%20Cristina%20de%20Aquino%20Gomes.pdf.txt78d5e14a214ac36eb9c0b0c604507b0eMD57open accessTHUMBNAILDissertação - Natália Cristina de Aquino Gomes.pdf.jpgDissertação - Natália Cristina de Aquino Gomes.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3710${dspace.ui.url}/bitstream/11600/51953/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Nat%c3%a1lia%20Cristina%20de%20Aquino%20Gomes.pdf.jpgf61862b9f6a7b6e6f5199965e6cedfe9MD56open accessCaderno de imagens da dissertação - Natália Cristina de Aquino Gomes.pdf.jpgCaderno de imagens da dissertação - Natália Cristina de Aquino Gomes.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3979${dspace.ui.url}/bitstream/11600/51953/9/Caderno%20de%20imagens%20da%20disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Nat%c3%a1lia%20Cristina%20de%20Aquino%20Gomes.pdf.jpgb73cfa7e0fc0d0ec2c2347b5bcd47106MD59open access11600/519532023-05-15 09:29:35.99open accessoai:repositorio.unifesp.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T12:29:35Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Retrato de artista no ateliê: a representação de pintores e escultores pelos pincéis de seus contemporâneos no Brasil (1878-1919)
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Portrait of artist in the studio: the representation of painters and sculptors by the brushes of their contemporaries in Brazil (1878-1919).
title Retrato de artista no ateliê: a representação de pintores e escultores pelos pincéis de seus contemporâneos no Brasil (1878-1919)
spellingShingle Retrato de artista no ateliê: a representação de pintores e escultores pelos pincéis de seus contemporâneos no Brasil (1878-1919)
Aquino Gomes, Natália Cristina [UNIFESP]
Arte brasileira
Século XIX
Início do século XX
Retrato
Ateliê
Portrait
Studio
Brazilian art
19th century
Early 20th century
title_short Retrato de artista no ateliê: a representação de pintores e escultores pelos pincéis de seus contemporâneos no Brasil (1878-1919)
title_full Retrato de artista no ateliê: a representação de pintores e escultores pelos pincéis de seus contemporâneos no Brasil (1878-1919)
title_fullStr Retrato de artista no ateliê: a representação de pintores e escultores pelos pincéis de seus contemporâneos no Brasil (1878-1919)
title_full_unstemmed Retrato de artista no ateliê: a representação de pintores e escultores pelos pincéis de seus contemporâneos no Brasil (1878-1919)
title_sort Retrato de artista no ateliê: a representação de pintores e escultores pelos pincéis de seus contemporâneos no Brasil (1878-1919)
author Aquino Gomes, Natália Cristina [UNIFESP]
author_facet Aquino Gomes, Natália Cristina [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1594049463362035
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8651231758923233
dc.contributor.author.fl_str_mv Aquino Gomes, Natália Cristina [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dias, Elaine Cristina [UNIFESP]
contributor_str_mv Dias, Elaine Cristina [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte brasileira
Século XIX
Início do século XX
Retrato
Ateliê
topic Arte brasileira
Século XIX
Início do século XX
Retrato
Ateliê
Portrait
Studio
Brazilian art
19th century
Early 20th century
dc.subject.eng.fl_str_mv Portrait
Studio
Brazilian art
19th century
Early 20th century
description Esta pesquisa tem como objetivo o estudo de retratos de artistas no ateliê, de pintores e escultores atuantes ao longo do século XIX e início do século XX no Brasil, realizados por seus contemporâneos. Nestes retratos, os artistas são representados por seus pares em ateliês, elegantemente posando ou individualmente em meio ao ofício e também coletivamente, ao lado de outros artistas ou amigos. Buscamos entender de que maneira a modalidade do retrato de artista no ateliê denota a importância e afirmação de sua figura como pintor ou escultor, além da legitimação de sua posição social enquanto artista, por meio do reconhecimento de seu ofício. Levamos em consideração os modelos visuais e gêneros internacionais e os estudos atuais sobre a temática do ateliê e também a questão do autorretrato, sobretudo, como ponto de análise e comparação entre as obras, identificando ainda as diferenças e semelhanças na imagem feita por si próprio e por outro artista. Abordamos também a questão da literatura e a presença dos artistas e de seus ateliês nos romances do século XIX, a fim de investigarmos como estes assuntos foram narrados nas páginas lidas pela sociedade da época. Recuperamos a discussão bibliográfica sobre a representação do artista e do ateliê, assim como a crítica de arte do período em jornais ou revistas da época. Verificamos se os retratos estudados foram expostos nas Exposições Gerais de Belas Artes ou em mostras individuais e investigamos as possíveis relações entre estes retratos e a fotografia, visto que muitos artistas eram partidários da técnica de captura de imagens na produção de suas obras e alguns destes foram registrados em seus ateliês por meio da técnica. Além disso, também nos dedicamos a analisar as condições socioculturais dos ateliês retratados, a fim de compreender e ampliar as questões artísticas existentes no período, as relações sociais mantidas entre os artistas (retratado e retratista) e a instituição acadêmica, assim como seus locais de trabalho no Rio de Janeiro e no exterior.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-05-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-23T00:24:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-23T00:24:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AQUINO GOMES, Natália Cristina de. Retrato de artista no ateliê: a representação de pintores e escultores pelos pincéis de seus contemporâneos no Brasil (1878-1919). Dissertação (mestrado em História da Arte) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História da Arte, Guarulhos, 2019, 250 f.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51953
identifier_str_mv AQUINO GOMES, Natália Cristina de. Retrato de artista no ateliê: a representação de pintores e escultores pelos pincéis de seus contemporâneos no Brasil (1878-1919). Dissertação (mestrado em História da Arte) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História da Arte, Guarulhos, 2019, 250 f.
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 250 f.
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Guarulhos
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/51953/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Nat%c3%a1lia%20Cristina%20de%20Aquino%20Gomes.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/51953/2/Caderno%20de%20imagens%20da%20disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Nat%c3%a1lia%20Cristina%20de%20Aquino%20Gomes.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/51953/3/license.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/51953/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Nat%c3%a1lia%20Cristina%20de%20Aquino%20Gomes.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/51953/7/Caderno%20de%20imagens%20da%20disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Nat%c3%a1lia%20Cristina%20de%20Aquino%20Gomes.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/51953/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Nat%c3%a1lia%20Cristina%20de%20Aquino%20Gomes.pdf.jpg
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/51953/9/Caderno%20de%20imagens%20da%20disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Nat%c3%a1lia%20Cristina%20de%20Aquino%20Gomes.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 01c09e9c74b96d496ce2287a5db3c840
5a11c69986804855686cb528e399f660
bb4e953583e627381e18bf7e301b7cd6
be3a10e35b5c0ece20f339852793fee9
78d5e14a214ac36eb9c0b0c604507b0e
f61862b9f6a7b6e6f5199965e6cedfe9
b73cfa7e0fc0d0ec2c2347b5bcd47106
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764234389454848