Mineração de dados educacionais para identificar a influência de fatores socioeconômicos no desempenho dos estudantes em exames avaliativos nacionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/72209 |
Resumo: | A mineração de dados educacionais é uma ferramenta de extrema importância e pode auxiliar governos no desenvolvimento de políticas públicas efetivas na área da educação. No Brasil uma rica fonte de informações na área de educação são os microdados de exames nacionais, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), disponibilizados anualmente, que contém diversas informações dos candidatos. Portanto, este trabalho explora o processo do KDD (Knowledge Discovery in Databases) para extrair conhecimentos a partir dos dados do ENEM e do Enade. Utilizou-se o algoritmo Apriori para extrair regras que associam os fatores socioeconômicos com o desempenho dos candidatos. A análise foi feita utilizando os dados do ENEM entre os anos de 2019 a 2022 e os dados do Enade entre os anos de 2016 a 2019, o que possibilitou verificar quais regras persistiram em todos estes anos. Assim, este trabalho identifica quais fatores socioeconômicos desempenham grande influência no desempenho dos candidatos. |
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Mineração de dados educacionais para identificar a influência de fatores socioeconômicos no desempenho dos estudantes em exames avaliativos nacionaismineração de dados educacionaisKDDregras de associaçãofatores socioeconômicosENEMEnadeAprioriA mineração de dados educacionais é uma ferramenta de extrema importância e pode auxiliar governos no desenvolvimento de políticas públicas efetivas na área da educação. No Brasil uma rica fonte de informações na área de educação são os microdados de exames nacionais, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), disponibilizados anualmente, que contém diversas informações dos candidatos. Portanto, este trabalho explora o processo do KDD (Knowledge Discovery in Databases) para extrair conhecimentos a partir dos dados do ENEM e do Enade. Utilizou-se o algoritmo Apriori para extrair regras que associam os fatores socioeconômicos com o desempenho dos candidatos. A análise foi feita utilizando os dados do ENEM entre os anos de 2019 a 2022 e os dados do Enade entre os anos de 2016 a 2019, o que possibilitou verificar quais regras persistiram em todos estes anos. Assim, este trabalho identifica quais fatores socioeconômicos desempenham grande influência no desempenho dos candidatos.Universidade Federal de São PauloMusa, Daniela Leal [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/8606503911561836http://lattes.cnpq.br/6736528206305304Kojio, Kazuhiro Daiti [UNIFESP]2024-10-10T12:54:00Z2024-10-10T12:54:00Z2023-12-20info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion67 f.application/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/72209porSão José dos Campos, SPinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-10-11T04:04:13Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/72209Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-10-11T04:04:13Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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