Um estudo sobre a abordagem de desenvolvimento de software embarcado utilizando o TI-RTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Aloysio Augusto Rabello de [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65920
Resumo: Ao desenvolver um sistema embarcado, é possível ou não a utilização de um Operating System (OS), ou ainda utilizar um Real Time Operating System (RTOS). Em algumas situações, como no desenvolvimento de sistemas microcontrolados com recursos computacionais limitados, o desenvolvedor pode ter dúvidas sobre os ganhos do uso de um OS em um projeto. Após o mapeamento sistemático, não pudemos responder algumas perguntas sobre a utilização de um OS ou um RTOS. Pouco foi encontrado sobre o uso de OS em sistemas embarcados, principalmente sobre o impacto de um RTOS em um sistema embarcado. Este projeto tem como objetivo o estudo comparativo sobre o desenvolvimento de um software embarcado aplicando diferentes abordagens de implementação, a fim de medir a curva de aprendizagem, tempo e complexidade do código produzido, para assim tentar responder as vantagens e desvantagens da utilização de um RTOS em um projeto de software embarcado. Para responder as perguntas desta pesquisa utilizamos o estudo experimental no desenvolvimento do software de controle de uma bomba de infusão de insulina, utilizando duasabordagens: o desenvolvimento com o uso do OS TI-RTOS e sem o uso do OS, avaliando a arquitetura do software, a curva de aprendizagem, o tempo de desenvolvimento, e a complexidade do código produzido. Após a execução do estudo experimental obtivemos os seguintes resultados: encontramos evidências que indicam que a curva de aprendizagem no TI-RTOS não é alta em relação ao mesmo sistema sem OS, demonstrando que a produtividade ao se desenvolver com o TI-RTOS não foi significativamente alterada e demonstramos que a utilização do TI-RTOS não aumentou de forma significativa a complexidade do código.
id UFSP_9bca6dcd7bbabd0c7d2922790e5114ac
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/65920
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Um estudo sobre a abordagem de desenvolvimento de software embarcado utilizando o TI-RTOSA study of the approach to embedded software development using TI-RTOSSistemas OperacionaisSoftware EmbarcadoSistema EmbarcadoSistema Operacional de Tempo RealRTOSAo desenvolver um sistema embarcado, é possível ou não a utilização de um Operating System (OS), ou ainda utilizar um Real Time Operating System (RTOS). Em algumas situações, como no desenvolvimento de sistemas microcontrolados com recursos computacionais limitados, o desenvolvedor pode ter dúvidas sobre os ganhos do uso de um OS em um projeto. Após o mapeamento sistemático, não pudemos responder algumas perguntas sobre a utilização de um OS ou um RTOS. Pouco foi encontrado sobre o uso de OS em sistemas embarcados, principalmente sobre o impacto de um RTOS em um sistema embarcado. Este projeto tem como objetivo o estudo comparativo sobre o desenvolvimento de um software embarcado aplicando diferentes abordagens de implementação, a fim de medir a curva de aprendizagem, tempo e complexidade do código produzido, para assim tentar responder as vantagens e desvantagens da utilização de um RTOS em um projeto de software embarcado. Para responder as perguntas desta pesquisa utilizamos o estudo experimental no desenvolvimento do software de controle de uma bomba de infusão de insulina, utilizando duasabordagens: o desenvolvimento com o uso do OS TI-RTOS e sem o uso do OS, avaliando a arquitetura do software, a curva de aprendizagem, o tempo de desenvolvimento, e a complexidade do código produzido. Após a execução do estudo experimental obtivemos os seguintes resultados: encontramos evidências que indicam que a curva de aprendizagem no TI-RTOS não é alta em relação ao mesmo sistema sem OS, demonstrando que a produtividade ao se desenvolver com o TI-RTOS não foi significativamente alterada e demonstramos que a utilização do TI-RTOS não aumentou de forma significativa a complexidade do código.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloMartins, Luiz Eduardo Galvão [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/0203910403476737http://lattes.cnpq.br/7450591257308426Carvalho, Aloysio Augusto Rabello de [UNIFESP]2022-11-18T13:50:18Z2022-11-18T13:50:18Z2022-09-30info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion83 fapplication/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65920porSão José dos Campos, SPinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T02:09:32Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/65920Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-12T02:09:32Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre a abordagem de desenvolvimento de software embarcado utilizando o TI-RTOS
A study of the approach to embedded software development using TI-RTOS
title Um estudo sobre a abordagem de desenvolvimento de software embarcado utilizando o TI-RTOS
spellingShingle Um estudo sobre a abordagem de desenvolvimento de software embarcado utilizando o TI-RTOS
Carvalho, Aloysio Augusto Rabello de [UNIFESP]
Sistemas Operacionais
Software Embarcado
Sistema Embarcado
Sistema Operacional de Tempo Real
RTOS
title_short Um estudo sobre a abordagem de desenvolvimento de software embarcado utilizando o TI-RTOS
title_full Um estudo sobre a abordagem de desenvolvimento de software embarcado utilizando o TI-RTOS
title_fullStr Um estudo sobre a abordagem de desenvolvimento de software embarcado utilizando o TI-RTOS
title_full_unstemmed Um estudo sobre a abordagem de desenvolvimento de software embarcado utilizando o TI-RTOS
title_sort Um estudo sobre a abordagem de desenvolvimento de software embarcado utilizando o TI-RTOS
author Carvalho, Aloysio Augusto Rabello de [UNIFESP]
author_facet Carvalho, Aloysio Augusto Rabello de [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Luiz Eduardo Galvão [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/0203910403476737
http://lattes.cnpq.br/7450591257308426
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Aloysio Augusto Rabello de [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas Operacionais
Software Embarcado
Sistema Embarcado
Sistema Operacional de Tempo Real
RTOS
topic Sistemas Operacionais
Software Embarcado
Sistema Embarcado
Sistema Operacional de Tempo Real
RTOS
description Ao desenvolver um sistema embarcado, é possível ou não a utilização de um Operating System (OS), ou ainda utilizar um Real Time Operating System (RTOS). Em algumas situações, como no desenvolvimento de sistemas microcontrolados com recursos computacionais limitados, o desenvolvedor pode ter dúvidas sobre os ganhos do uso de um OS em um projeto. Após o mapeamento sistemático, não pudemos responder algumas perguntas sobre a utilização de um OS ou um RTOS. Pouco foi encontrado sobre o uso de OS em sistemas embarcados, principalmente sobre o impacto de um RTOS em um sistema embarcado. Este projeto tem como objetivo o estudo comparativo sobre o desenvolvimento de um software embarcado aplicando diferentes abordagens de implementação, a fim de medir a curva de aprendizagem, tempo e complexidade do código produzido, para assim tentar responder as vantagens e desvantagens da utilização de um RTOS em um projeto de software embarcado. Para responder as perguntas desta pesquisa utilizamos o estudo experimental no desenvolvimento do software de controle de uma bomba de infusão de insulina, utilizando duasabordagens: o desenvolvimento com o uso do OS TI-RTOS e sem o uso do OS, avaliando a arquitetura do software, a curva de aprendizagem, o tempo de desenvolvimento, e a complexidade do código produzido. Após a execução do estudo experimental obtivemos os seguintes resultados: encontramos evidências que indicam que a curva de aprendizagem no TI-RTOS não é alta em relação ao mesmo sistema sem OS, demonstrando que a produtividade ao se desenvolver com o TI-RTOS não foi significativamente alterada e demonstramos que a utilização do TI-RTOS não aumentou de forma significativa a complexidade do código.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-18T13:50:18Z
2022-11-18T13:50:18Z
2022-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65920
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 83 f
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São José dos Campos, SP
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268284025962496