Desconstruindo o documentário Nuestra Haydée (Esther Barroso, 2015): a representação da atuação política de uma “heroína da Revolução Cubana"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64937 |
Resumo: | Esta pesquisa analisa o documentário cubano Nuestra Haydée (2015), produzido pela Casa de las Américas e Cubavisión Internacional, com roteiro e direção da jornalista e cineasta cubana Esther Barroso (1968-). Este documentário trata da trajetória da cubana Haydée Santamaría (1922-80), guerrilheira do Movimiento 26 de Julio (movimento cujas ações ocasionaram a Revolução em 1959) e presidente da importante instituição cultural Casa de las Américas, de 1959 até 1980, ano em que comete suicídio. Após sua morte emblemática, iniciou-se um processo de mitificação de Haydée pela memória oficial cubana, ao qual o documentário Nuestra Haydée está relacionado. Esse discurso mitificador enfatizou, nas mídias cubanas, representações de feminilidade e sacrifício pessoal, salientando a postura “maternal” de Haydée à frente da direção da Casa de las Américas e minimizando sua atuação política e as possíveis divergências em relação à política cultural assumida pelo governo. Este documentário é uma das produções de caráter oficial que visa divulgar nacional e internacionalmente, por meio da linguagem audiovisual e das redes da internet, em tom heroico, a trajetória política de Haydée e a celebração da Revolução. Investigamos o processo de produção do documentário, seu formato e o discurso que constrói sobre a vida de Haydée e o processo revolucionário, considerando o contexto em que foi realizado (Cuba dos anos 2010, sob o governo de Raúl Castro). Demonstramos que este documentário apresenta, por meio da linguagem audiovisual, uma avaliação histórica do papel de Haydée como guerrilheira e dirigente no contexto do processo de institucionalização da Revolução Cubana, não isenta de ambiguidades e silenciamentos. Problematizamos as noções de gênero presentes no documentário, considerando, ainda, que o mesmo foi realizado por uma diretora e e que há, em Cuba, uma tradição de filmes nacionais com temáticas voltadas ao lugar da mulher na Revolução. Também investigamos o papel de uma mulher negra como protagonista e se obra se enquadra como de temática feminista. Por fim, também abordamos a repercussão do documentário em Cuba e no exterior. |
id |
UFSP_9f63b1033a08777973cb2aa247668162 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/64937 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Müller, Carolina de Azevedohttp://lattes.cnpq.br/5661551272707659http://lattes.cnpq.br/9020046743817649Villaça, Mariana MartinsGuarulhos2022-07-25T21:20:42Z2022-07-25T21:20:42Z2022-05-20Müller, Carolina de Azevedo. Desconstruindo o documentário Nuestra Haydée (Esther Barroso, 2015): a representação da atuação política de uma “heroína da Revolução Cubana”https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64937Esta pesquisa analisa o documentário cubano Nuestra Haydée (2015), produzido pela Casa de las Américas e Cubavisión Internacional, com roteiro e direção da jornalista e cineasta cubana Esther Barroso (1968-). Este documentário trata da trajetória da cubana Haydée Santamaría (1922-80), guerrilheira do Movimiento 26 de Julio (movimento cujas ações ocasionaram a Revolução em 1959) e presidente da importante instituição cultural Casa de las Américas, de 1959 até 1980, ano em que comete suicídio. Após sua morte emblemática, iniciou-se um processo de mitificação de Haydée pela memória oficial cubana, ao qual o documentário Nuestra Haydée está relacionado. Esse discurso mitificador enfatizou, nas mídias cubanas, representações de feminilidade e sacrifício pessoal, salientando a postura “maternal” de Haydée à frente da direção da Casa de las Américas e minimizando sua atuação política e as possíveis divergências em relação à política cultural assumida pelo governo. Este documentário é uma das produções de caráter oficial que visa divulgar nacional e internacionalmente, por meio da linguagem audiovisual e das redes da internet, em tom heroico, a trajetória política de Haydée e a celebração da Revolução. Investigamos o processo de produção do documentário, seu formato e o discurso que constrói sobre a vida de Haydée e o processo revolucionário, considerando o contexto em que foi realizado (Cuba dos anos 2010, sob o governo de Raúl Castro). Demonstramos que este documentário apresenta, por meio da linguagem audiovisual, uma avaliação histórica do papel de Haydée como guerrilheira e dirigente no contexto do processo de institucionalização da Revolução Cubana, não isenta de ambiguidades e silenciamentos. Problematizamos as noções de gênero presentes no documentário, considerando, ainda, que o mesmo foi realizado por uma diretora e e que há, em Cuba, uma tradição de filmes nacionais com temáticas voltadas ao lugar da mulher na Revolução. Também investigamos o papel de uma mulher negra como protagonista e se obra se enquadra como de temática feminista. Por fim, também abordamos a repercussão do documentário em Cuba e no exterior.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Proc. 2019/08431-7235 f.porUniversidade Federal de São PauloDocumentário cubanoHeroínas nacionaisRelações de gênero em CubaRevolução CubanaCasa de las AméricasSantamaría, HaydéeBarroso, Esther, 1968-. Nuestra Haydée - Crítica e interpretaçãoDocumentário (Cinema) - Cuba - Séc. XXI - História e críticaDesconstruindo o documentário Nuestra Haydée (Esther Barroso, 2015): a representação da atuação política de uma “heroína da Revolução Cubana"Deconstructing the documentary Nuestra Haydee (Esther Barroso, 2015): the political action's representation of a “Cuban Revolution's heroine”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)HistóriaHistória da América LatinaNormas, espaços e deslocamentosORIGINALDissertação final - Carolina Müller.pdfDissertação final - Carolina Müller.pdfapplication/pdf2484594${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64937/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final%20-%20Carolina%20M%c3%bcller.pdf2985343622cbdbccdb06f812df311e91MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85909${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64937/2/license.txte964bfb24c406500a7fbb72542a061bcMD52open accessTEXTDissertação final - Carolina Müller.pdf.txtDissertação final - Carolina Müller.pdf.txtExtracted texttext/plain648472${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64937/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final%20-%20Carolina%20M%c3%bcller.pdf.txt3fba15482d1deac51c467a8d14786e81MD56open accessTHUMBNAILDissertação final - Carolina Müller.pdf.jpgDissertação final - Carolina Müller.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3518${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64937/8/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final%20-%20Carolina%20M%c3%bcller.pdf.jpgaaa9ae1d238fa63479ed3f5b50f06a3cMD58open access11600/649372023-05-15 09:20:14.646open accessoai:repositorio.unifesp.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-25T12:42:53.712881Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desconstruindo o documentário Nuestra Haydée (Esther Barroso, 2015): a representação da atuação política de uma “heroína da Revolução Cubana" |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Deconstructing the documentary Nuestra Haydee (Esther Barroso, 2015): the political action's representation of a “Cuban Revolution's heroine” |
title |
Desconstruindo o documentário Nuestra Haydée (Esther Barroso, 2015): a representação da atuação política de uma “heroína da Revolução Cubana" |
spellingShingle |
Desconstruindo o documentário Nuestra Haydée (Esther Barroso, 2015): a representação da atuação política de uma “heroína da Revolução Cubana" Müller, Carolina de Azevedo Documentário cubano Heroínas nacionais Relações de gênero em Cuba Revolução Cubana Casa de las Américas Santamaría, Haydée Barroso, Esther, 1968-. Nuestra Haydée - Crítica e interpretação Documentário (Cinema) - Cuba - Séc. XXI - História e crítica |
title_short |
Desconstruindo o documentário Nuestra Haydée (Esther Barroso, 2015): a representação da atuação política de uma “heroína da Revolução Cubana" |
title_full |
Desconstruindo o documentário Nuestra Haydée (Esther Barroso, 2015): a representação da atuação política de uma “heroína da Revolução Cubana" |
title_fullStr |
Desconstruindo o documentário Nuestra Haydée (Esther Barroso, 2015): a representação da atuação política de uma “heroína da Revolução Cubana" |
title_full_unstemmed |
Desconstruindo o documentário Nuestra Haydée (Esther Barroso, 2015): a representação da atuação política de uma “heroína da Revolução Cubana" |
title_sort |
Desconstruindo o documentário Nuestra Haydée (Esther Barroso, 2015): a representação da atuação política de uma “heroína da Revolução Cubana" |
author |
Müller, Carolina de Azevedo |
author_facet |
Müller, Carolina de Azevedo |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5661551272707659 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9020046743817649 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Müller, Carolina de Azevedo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Villaça, Mariana Martins |
contributor_str_mv |
Villaça, Mariana Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Documentário cubano Heroínas nacionais Relações de gênero em Cuba Revolução Cubana Casa de las Américas Santamaría, Haydée Barroso, Esther, 1968-. Nuestra Haydée - Crítica e interpretação Documentário (Cinema) - Cuba - Séc. XXI - História e crítica |
topic |
Documentário cubano Heroínas nacionais Relações de gênero em Cuba Revolução Cubana Casa de las Américas Santamaría, Haydée Barroso, Esther, 1968-. Nuestra Haydée - Crítica e interpretação Documentário (Cinema) - Cuba - Séc. XXI - História e crítica |
description |
Esta pesquisa analisa o documentário cubano Nuestra Haydée (2015), produzido pela Casa de las Américas e Cubavisión Internacional, com roteiro e direção da jornalista e cineasta cubana Esther Barroso (1968-). Este documentário trata da trajetória da cubana Haydée Santamaría (1922-80), guerrilheira do Movimiento 26 de Julio (movimento cujas ações ocasionaram a Revolução em 1959) e presidente da importante instituição cultural Casa de las Américas, de 1959 até 1980, ano em que comete suicídio. Após sua morte emblemática, iniciou-se um processo de mitificação de Haydée pela memória oficial cubana, ao qual o documentário Nuestra Haydée está relacionado. Esse discurso mitificador enfatizou, nas mídias cubanas, representações de feminilidade e sacrifício pessoal, salientando a postura “maternal” de Haydée à frente da direção da Casa de las Américas e minimizando sua atuação política e as possíveis divergências em relação à política cultural assumida pelo governo. Este documentário é uma das produções de caráter oficial que visa divulgar nacional e internacionalmente, por meio da linguagem audiovisual e das redes da internet, em tom heroico, a trajetória política de Haydée e a celebração da Revolução. Investigamos o processo de produção do documentário, seu formato e o discurso que constrói sobre a vida de Haydée e o processo revolucionário, considerando o contexto em que foi realizado (Cuba dos anos 2010, sob o governo de Raúl Castro). Demonstramos que este documentário apresenta, por meio da linguagem audiovisual, uma avaliação histórica do papel de Haydée como guerrilheira e dirigente no contexto do processo de institucionalização da Revolução Cubana, não isenta de ambiguidades e silenciamentos. Problematizamos as noções de gênero presentes no documentário, considerando, ainda, que o mesmo foi realizado por uma diretora e e que há, em Cuba, uma tradição de filmes nacionais com temáticas voltadas ao lugar da mulher na Revolução. Também investigamos o papel de uma mulher negra como protagonista e se obra se enquadra como de temática feminista. Por fim, também abordamos a repercussão do documentário em Cuba e no exterior. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-25T21:20:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-25T21:20:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-05-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Müller, Carolina de Azevedo. Desconstruindo o documentário Nuestra Haydée (Esther Barroso, 2015): a representação da atuação política de uma “heroína da Revolução Cubana” |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64937 |
identifier_str_mv |
Müller, Carolina de Azevedo. Desconstruindo o documentário Nuestra Haydée (Esther Barroso, 2015): a representação da atuação política de uma “heroína da Revolução Cubana” |
url |
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64937 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
235 f. |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
Guarulhos |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64937/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final%20-%20Carolina%20M%c3%bcller.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64937/2/license.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64937/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final%20-%20Carolina%20M%c3%bcller.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64937/8/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final%20-%20Carolina%20M%c3%bcller.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2985343622cbdbccdb06f812df311e91 e964bfb24c406500a7fbb72542a061bc 3fba15482d1deac51c467a8d14786e81 aaa9ae1d238fa63479ed3f5b50f06a3c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1783460330452549632 |