Desconstruindo o documentário Nuestra Haydée (Esther Barroso, 2015): a representação da atuação política de uma “heroína da Revolução Cubana"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Müller, Carolina de Azevedo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64937
Resumo: Esta pesquisa analisa o documentário cubano Nuestra Haydée (2015), produzido pela Casa de las Américas e Cubavisión Internacional, com roteiro e direção da jornalista e cineasta cubana Esther Barroso (1968-). Este documentário trata da trajetória da cubana Haydée Santamaría (1922-80), guerrilheira do Movimiento 26 de Julio (movimento cujas ações ocasionaram a Revolução em 1959) e presidente da importante instituição cultural Casa de las Américas, de 1959 até 1980, ano em que comete suicídio. Após sua morte emblemática, iniciou-se um processo de mitificação de Haydée pela memória oficial cubana, ao qual o documentário Nuestra Haydée está relacionado. Esse discurso mitificador enfatizou, nas mídias cubanas, representações de feminilidade e sacrifício pessoal, salientando a postura “maternal” de Haydée à frente da direção da Casa de las Américas e minimizando sua atuação política e as possíveis divergências em relação à política cultural assumida pelo governo. Este documentário é uma das produções de caráter oficial que visa divulgar nacional e internacionalmente, por meio da linguagem audiovisual e das redes da internet, em tom heroico, a trajetória política de Haydée e a celebração da Revolução. Investigamos o processo de produção do documentário, seu formato e o discurso que constrói sobre a vida de Haydée e o processo revolucionário, considerando o contexto em que foi realizado (Cuba dos anos 2010, sob o governo de Raúl Castro). Demonstramos que este documentário apresenta, por meio da linguagem audiovisual, uma avaliação histórica do papel de Haydée como guerrilheira e dirigente no contexto do processo de institucionalização da Revolução Cubana, não isenta de ambiguidades e silenciamentos. Problematizamos as noções de gênero presentes no documentário, considerando, ainda, que o mesmo foi realizado por uma diretora e e que há, em Cuba, uma tradição de filmes nacionais com temáticas voltadas ao lugar da mulher na Revolução. Também investigamos o papel de uma mulher negra como protagonista e se obra se enquadra como de temática feminista. Por fim, também abordamos a repercussão do documentário em Cuba e no exterior.
id UFSP_9f63b1033a08777973cb2aa247668162
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/64937
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Müller, Carolina de Azevedohttp://lattes.cnpq.br/5661551272707659http://lattes.cnpq.br/9020046743817649Villaça, Mariana MartinsGuarulhos2022-07-25T21:20:42Z2022-07-25T21:20:42Z2022-05-20Müller, Carolina de Azevedo. Desconstruindo o documentário Nuestra Haydée (Esther Barroso, 2015): a representação da atuação política de uma “heroína da Revolução Cubana”https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64937Esta pesquisa analisa o documentário cubano Nuestra Haydée (2015), produzido pela Casa de las Américas e Cubavisión Internacional, com roteiro e direção da jornalista e cineasta cubana Esther Barroso (1968-). Este documentário trata da trajetória da cubana Haydée Santamaría (1922-80), guerrilheira do Movimiento 26 de Julio (movimento cujas ações ocasionaram a Revolução em 1959) e presidente da importante instituição cultural Casa de las Américas, de 1959 até 1980, ano em que comete suicídio. Após sua morte emblemática, iniciou-se um processo de mitificação de Haydée pela memória oficial cubana, ao qual o documentário Nuestra Haydée está relacionado. Esse discurso mitificador enfatizou, nas mídias cubanas, representações de feminilidade e sacrifício pessoal, salientando a postura “maternal” de Haydée à frente da direção da Casa de las Américas e minimizando sua atuação política e as possíveis divergências em relação à política cultural assumida pelo governo. Este documentário é uma das produções de caráter oficial que visa divulgar nacional e internacionalmente, por meio da linguagem audiovisual e das redes da internet, em tom heroico, a trajetória política de Haydée e a celebração da Revolução. Investigamos o processo de produção do documentário, seu formato e o discurso que constrói sobre a vida de Haydée e o processo revolucionário, considerando o contexto em que foi realizado (Cuba dos anos 2010, sob o governo de Raúl Castro). Demonstramos que este documentário apresenta, por meio da linguagem audiovisual, uma avaliação histórica do papel de Haydée como guerrilheira e dirigente no contexto do processo de institucionalização da Revolução Cubana, não isenta de ambiguidades e silenciamentos. Problematizamos as noções de gênero presentes no documentário, considerando, ainda, que o mesmo foi realizado por uma diretora e e que há, em Cuba, uma tradição de filmes nacionais com temáticas voltadas ao lugar da mulher na Revolução. Também investigamos o papel de uma mulher negra como protagonista e se obra se enquadra como de temática feminista. Por fim, também abordamos a repercussão do documentário em Cuba e no exterior.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Proc. 2019/08431-7235 f.porUniversidade Federal de São PauloDocumentário cubanoHeroínas nacionaisRelações de gênero em CubaRevolução CubanaCasa de las AméricasSantamaría, HaydéeBarroso, Esther, 1968-. Nuestra Haydée - Crítica e interpretaçãoDocumentário (Cinema) - Cuba - Séc. XXI - História e críticaDesconstruindo o documentário Nuestra Haydée (Esther Barroso, 2015): a representação da atuação política de uma “heroína da Revolução Cubana"Deconstructing the documentary Nuestra Haydee (Esther Barroso, 2015): the political action's representation of a “Cuban Revolution's heroine”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)HistóriaHistória da América LatinaNormas, espaços e deslocamentosORIGINALDissertação final - Carolina Müller.pdfDissertação final - Carolina Müller.pdfapplication/pdf2484594${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64937/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final%20-%20Carolina%20M%c3%bcller.pdf2985343622cbdbccdb06f812df311e91MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85909${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64937/2/license.txte964bfb24c406500a7fbb72542a061bcMD52open accessTEXTDissertação final - Carolina Müller.pdf.txtDissertação final - Carolina Müller.pdf.txtExtracted texttext/plain648472${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64937/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final%20-%20Carolina%20M%c3%bcller.pdf.txt3fba15482d1deac51c467a8d14786e81MD56open accessTHUMBNAILDissertação final - Carolina Müller.pdf.jpgDissertação final - Carolina Müller.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3518${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64937/8/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final%20-%20Carolina%20M%c3%bcller.pdf.jpgaaa9ae1d238fa63479ed3f5b50f06a3cMD58open access11600/649372023-05-15 09:20:14.646open accessoai:repositorio.unifesp.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-25T12:42:53.712881Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desconstruindo o documentário Nuestra Haydée (Esther Barroso, 2015): a representação da atuação política de uma “heroína da Revolução Cubana"
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Deconstructing the documentary Nuestra Haydee (Esther Barroso, 2015): the political action's representation of a “Cuban Revolution's heroine”
title Desconstruindo o documentário Nuestra Haydée (Esther Barroso, 2015): a representação da atuação política de uma “heroína da Revolução Cubana"
spellingShingle Desconstruindo o documentário Nuestra Haydée (Esther Barroso, 2015): a representação da atuação política de uma “heroína da Revolução Cubana"
Müller, Carolina de Azevedo
Documentário cubano
Heroínas nacionais
Relações de gênero em Cuba
Revolução Cubana
Casa de las Américas
Santamaría, Haydée
Barroso, Esther, 1968-. Nuestra Haydée - Crítica e interpretação
Documentário (Cinema) - Cuba - Séc. XXI - História e crítica
title_short Desconstruindo o documentário Nuestra Haydée (Esther Barroso, 2015): a representação da atuação política de uma “heroína da Revolução Cubana"
title_full Desconstruindo o documentário Nuestra Haydée (Esther Barroso, 2015): a representação da atuação política de uma “heroína da Revolução Cubana"
title_fullStr Desconstruindo o documentário Nuestra Haydée (Esther Barroso, 2015): a representação da atuação política de uma “heroína da Revolução Cubana"
title_full_unstemmed Desconstruindo o documentário Nuestra Haydée (Esther Barroso, 2015): a representação da atuação política de uma “heroína da Revolução Cubana"
title_sort Desconstruindo o documentário Nuestra Haydée (Esther Barroso, 2015): a representação da atuação política de uma “heroína da Revolução Cubana"
author Müller, Carolina de Azevedo
author_facet Müller, Carolina de Azevedo
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5661551272707659
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9020046743817649
dc.contributor.author.fl_str_mv Müller, Carolina de Azevedo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Villaça, Mariana Martins
contributor_str_mv Villaça, Mariana Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Documentário cubano
Heroínas nacionais
Relações de gênero em Cuba
Revolução Cubana
Casa de las Américas
Santamaría, Haydée
Barroso, Esther, 1968-. Nuestra Haydée - Crítica e interpretação
Documentário (Cinema) - Cuba - Séc. XXI - História e crítica
topic Documentário cubano
Heroínas nacionais
Relações de gênero em Cuba
Revolução Cubana
Casa de las Américas
Santamaría, Haydée
Barroso, Esther, 1968-. Nuestra Haydée - Crítica e interpretação
Documentário (Cinema) - Cuba - Séc. XXI - História e crítica
description Esta pesquisa analisa o documentário cubano Nuestra Haydée (2015), produzido pela Casa de las Américas e Cubavisión Internacional, com roteiro e direção da jornalista e cineasta cubana Esther Barroso (1968-). Este documentário trata da trajetória da cubana Haydée Santamaría (1922-80), guerrilheira do Movimiento 26 de Julio (movimento cujas ações ocasionaram a Revolução em 1959) e presidente da importante instituição cultural Casa de las Américas, de 1959 até 1980, ano em que comete suicídio. Após sua morte emblemática, iniciou-se um processo de mitificação de Haydée pela memória oficial cubana, ao qual o documentário Nuestra Haydée está relacionado. Esse discurso mitificador enfatizou, nas mídias cubanas, representações de feminilidade e sacrifício pessoal, salientando a postura “maternal” de Haydée à frente da direção da Casa de las Américas e minimizando sua atuação política e as possíveis divergências em relação à política cultural assumida pelo governo. Este documentário é uma das produções de caráter oficial que visa divulgar nacional e internacionalmente, por meio da linguagem audiovisual e das redes da internet, em tom heroico, a trajetória política de Haydée e a celebração da Revolução. Investigamos o processo de produção do documentário, seu formato e o discurso que constrói sobre a vida de Haydée e o processo revolucionário, considerando o contexto em que foi realizado (Cuba dos anos 2010, sob o governo de Raúl Castro). Demonstramos que este documentário apresenta, por meio da linguagem audiovisual, uma avaliação histórica do papel de Haydée como guerrilheira e dirigente no contexto do processo de institucionalização da Revolução Cubana, não isenta de ambiguidades e silenciamentos. Problematizamos as noções de gênero presentes no documentário, considerando, ainda, que o mesmo foi realizado por uma diretora e e que há, em Cuba, uma tradição de filmes nacionais com temáticas voltadas ao lugar da mulher na Revolução. Também investigamos o papel de uma mulher negra como protagonista e se obra se enquadra como de temática feminista. Por fim, também abordamos a repercussão do documentário em Cuba e no exterior.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-25T21:20:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-25T21:20:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-05-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Müller, Carolina de Azevedo. Desconstruindo o documentário Nuestra Haydée (Esther Barroso, 2015): a representação da atuação política de uma “heroína da Revolução Cubana”
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64937
identifier_str_mv Müller, Carolina de Azevedo. Desconstruindo o documentário Nuestra Haydée (Esther Barroso, 2015): a representação da atuação política de uma “heroína da Revolução Cubana”
url https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 235 f.
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Guarulhos
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64937/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final%20-%20Carolina%20M%c3%bcller.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64937/2/license.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64937/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final%20-%20Carolina%20M%c3%bcller.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64937/8/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final%20-%20Carolina%20M%c3%bcller.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2985343622cbdbccdb06f812df311e91
e964bfb24c406500a7fbb72542a061bc
3fba15482d1deac51c467a8d14786e81
aaa9ae1d238fa63479ed3f5b50f06a3c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1783460330452549632