Professoras dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de São Paulo: o que dizem a respeito do ensino de geografia e do ciclo de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8028169 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59968 |
Resumo: | O trabalho com as Ciências Humanas no Ciclo de Alfabetização do Ensino Fundamental há muito tempo é pauta de debate nos corredores das unidades escolares, considerando o possível enfoque dado aos componentes curriculares que se debruçam as questões do ensinar a ler e a contar. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo identificar o que as professoras do Ciclo de Alfabetização da Rede Municipal de São Paulo dizem sobre o ensino das Ciências Humanas e da formação continuada. No percurso da pesquisa enveredamos pelas questões das políticas públicas de alfabetização em uma perspectiva histórica e contemporânea, apresentando as suas nuances no bojo de uma cidade permeada de desigualdades, aproximando as discussões sobre o componente de Geografia com as especificidades do Ciclo de Alfabetização. No caminho abordamos a escola pública e as políticas de formação continuada em serviço e fora dele, respectivamente a Jornada Especial de Formação Integral (JEIF) e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A escuta das professoras, a partir de entrevista semi-estruturada, foi fundamental para tecermos algumas considerações sobre a percepção das docentes sobre a formação continuada; a importância atribuída às Ciências Humanas e o componente de Geografia; as relações estabelecidas entre o sistema de escrita alfabética e o letramento geográfico, entre outros pontos. Dessa forma entendemos que a pesquisa apresenta elementos que podem contribuir para o debate sobre o Ciclo de Alfabetização, a formação continuada e o ensino das Ciências Humanas. |
id |
UFSP_a1f58fae33dae032ca7117c48120cf8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/59968 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Solano, Fernando Bianco [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Silva, Jorge Luiz Barcellos Da [UNIFESP]2021-01-19T16:37:26Z2021-01-19T16:37:26Z2019-08-21https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8028169https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59968FERNANDO BIANCO SOLANO.pdfO trabalho com as Ciências Humanas no Ciclo de Alfabetização do Ensino Fundamental há muito tempo é pauta de debate nos corredores das unidades escolares, considerando o possível enfoque dado aos componentes curriculares que se debruçam as questões do ensinar a ler e a contar. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo identificar o que as professoras do Ciclo de Alfabetização da Rede Municipal de São Paulo dizem sobre o ensino das Ciências Humanas e da formação continuada. No percurso da pesquisa enveredamos pelas questões das políticas públicas de alfabetização em uma perspectiva histórica e contemporânea, apresentando as suas nuances no bojo de uma cidade permeada de desigualdades, aproximando as discussões sobre o componente de Geografia com as especificidades do Ciclo de Alfabetização. No caminho abordamos a escola pública e as políticas de formação continuada em serviço e fora dele, respectivamente a Jornada Especial de Formação Integral (JEIF) e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A escuta das professoras, a partir de entrevista semi-estruturada, foi fundamental para tecermos algumas considerações sobre a percepção das docentes sobre a formação continuada; a importância atribuída às Ciências Humanas e o componente de Geografia; as relações estabelecidas entre o sistema de escrita alfabética e o letramento geográfico, entre outros pontos. Dessa forma entendemos que a pesquisa apresenta elementos que podem contribuir para o debate sobre o Ciclo de Alfabetização, a formação continuada e o ensino das Ciências Humanas.The work with the Humanities in the Literacy Cycle of Elementary School has long been a matter of debate in the corridors of school units, considering the possible focus given to the curricular components that deal with the issues of teaching to read and to count. In this sense, the present work aims to identify what the teachers of the Cycle of Literacy of the Municipal Network of São Paulo say about the teaching of the Human Sciences and of the continuous formation. In the course of the research, we embark on the issues of public literacy policies in a historical and contemporary perspective, presenting their nuances in the midst of a city permeated by inequalities, bringing the discussions about the Geography component closer to the specificities of the Literacy Cycle. On the way we approach the public school and the policies of in-service and out-of-service training, respectively the Special Integral Training Day (JEIF) and the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC). Listening to the teachers, based on a semi-structured interview, was fundamental to make some considerations about the teachers' perception of continuing education; the importance attributed to the Human Sciences and the component of Geography; the relationships established between the alphabetical writing system and the geographical lettering, among other points. In this way we understand that the research presents elements that can contribute to the debate about the Literacy Cycle, the continuing education and the teaching of the Human Sciences.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2019)144 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Escola PúblicaEnsino De Geografia.Ciclo De AlfabetizaçãoFormação ContinuadaPublic SchoolTeaching Geography.Literacy CycleContinuing Education.Professoras dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de São Paulo: o que dizem a respeito do ensino de geografia e do ciclo de alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducaçãoEducaçãoEscola Pública, Formação De Professores E Práticas PedagógicasORIGINALFERNANDO BIANCO SOLANO.pdfapplication/pdf2081224${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59968/1/FERNANDO%20BIANCO%20SOLANO.pdf270c0fcb66b7c2f08cd84bcffacdabe6MD51open accessTEXTFERNANDO BIANCO SOLANO.pdf.txtFERNANDO BIANCO SOLANO.pdf.txtExtracted texttext/plain344098${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59968/5/FERNANDO%20BIANCO%20SOLANO.pdf.txtb86eed0f27317b91ed9cd7e0ca0d7d0fMD55open accessTHUMBNAILFERNANDO BIANCO SOLANO.pdf.jpgFERNANDO BIANCO SOLANO.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3781${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59968/7/FERNANDO%20BIANCO%20SOLANO.pdf.jpg4320ac481b41139cd781fb142dcc2896MD57open access11600/599682023-05-15 10:37:47.361open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/59968Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:37:47Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Professoras dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de São Paulo: o que dizem a respeito do ensino de geografia e do ciclo de alfabetização |
title |
Professoras dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de São Paulo: o que dizem a respeito do ensino de geografia e do ciclo de alfabetização |
spellingShingle |
Professoras dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de São Paulo: o que dizem a respeito do ensino de geografia e do ciclo de alfabetização Solano, Fernando Bianco [UNIFESP] Escola Pública Ensino De Geografia. Ciclo De Alfabetização Formação Continuada Public School Teaching Geography. Literacy Cycle Continuing Education. |
title_short |
Professoras dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de São Paulo: o que dizem a respeito do ensino de geografia e do ciclo de alfabetização |
title_full |
Professoras dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de São Paulo: o que dizem a respeito do ensino de geografia e do ciclo de alfabetização |
title_fullStr |
Professoras dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de São Paulo: o que dizem a respeito do ensino de geografia e do ciclo de alfabetização |
title_full_unstemmed |
Professoras dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de São Paulo: o que dizem a respeito do ensino de geografia e do ciclo de alfabetização |
title_sort |
Professoras dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de São Paulo: o que dizem a respeito do ensino de geografia e do ciclo de alfabetização |
author |
Solano, Fernando Bianco [UNIFESP] |
author_facet |
Solano, Fernando Bianco [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Solano, Fernando Bianco [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Jorge Luiz Barcellos Da [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Silva, Jorge Luiz Barcellos Da [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Pública Ensino De Geografia. Ciclo De Alfabetização Formação Continuada |
topic |
Escola Pública Ensino De Geografia. Ciclo De Alfabetização Formação Continuada Public School Teaching Geography. Literacy Cycle Continuing Education. |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Public School Teaching Geography. Literacy Cycle Continuing Education. |
description |
O trabalho com as Ciências Humanas no Ciclo de Alfabetização do Ensino Fundamental há muito tempo é pauta de debate nos corredores das unidades escolares, considerando o possível enfoque dado aos componentes curriculares que se debruçam as questões do ensinar a ler e a contar. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo identificar o que as professoras do Ciclo de Alfabetização da Rede Municipal de São Paulo dizem sobre o ensino das Ciências Humanas e da formação continuada. No percurso da pesquisa enveredamos pelas questões das políticas públicas de alfabetização em uma perspectiva histórica e contemporânea, apresentando as suas nuances no bojo de uma cidade permeada de desigualdades, aproximando as discussões sobre o componente de Geografia com as especificidades do Ciclo de Alfabetização. No caminho abordamos a escola pública e as políticas de formação continuada em serviço e fora dele, respectivamente a Jornada Especial de Formação Integral (JEIF) e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A escuta das professoras, a partir de entrevista semi-estruturada, foi fundamental para tecermos algumas considerações sobre a percepção das docentes sobre a formação continuada; a importância atribuída às Ciências Humanas e o componente de Geografia; as relações estabelecidas entre o sistema de escrita alfabética e o letramento geográfico, entre outros pontos. Dessa forma entendemos que a pesquisa apresenta elementos que podem contribuir para o debate sobre o Ciclo de Alfabetização, a formação continuada e o ensino das Ciências Humanas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-08-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-19T16:37:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-01-19T16:37:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt.fl_str_mv |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8028169 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59968 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
FERNANDO BIANCO SOLANO.pdf |
url |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8028169 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59968 |
identifier_str_mv |
FERNANDO BIANCO SOLANO.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
144 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59968/1/FERNANDO%20BIANCO%20SOLANO.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59968/5/FERNANDO%20BIANCO%20SOLANO.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59968/7/FERNANDO%20BIANCO%20SOLANO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
270c0fcb66b7c2f08cd84bcffacdabe6 b86eed0f27317b91ed9cd7e0ca0d7d0f 4320ac481b41139cd781fb142dcc2896 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764217910034432 |