Avaliação da efetividade de mensagens enviadas por telefonia móvel na adesão às medidas de proteção individual contra a COVID-19
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/72271 |
Resumo: | Objetivo. Avaliar a efetividade de mensagens enviadas por telefonia móvel na adesão às medidas de proteção individual contra a COVID-19. Método. Trata-se de um estudo multimétodos e multicêntrico dividido em duas etapas. A primeira etapa foi um estudo metodológico com o objetivo de elaborar e avaliar as evidências de validade de conteúdo de mensagens sobre as recomendações de proteção individual contra a COVID-19. As mensagens foram elaboradas com base nas recomendações vigentes em 2020 e um grupo de juízes especialistas avaliou a relevância teórica, clareza, pertinência prática e vocabulário de cada mensagem. As mensagens que atingiram um índice de validade de conteúdo superior a 90% foram consideradas como apresentando evidências adequadas de validade de conteúdo. A segunda etapa foi um estudo quase experimental, do tipo antes e depois, conduzido em quatro universidades brasileiras. A intervenção constituiu no envio, a cada dois dias, das mensagens validadas na etapa anterior. A adesão às recomendações foi avaliada antes da intervenção e semanalmente durante sete semanas, utilizando um instrumento desenvolvido e refinado pelos pesquisadores. Este instrumento é composto por 13 questões e uma escala do tipo Likert de cinco pontos, com escores variando de 13 a 65 pontos, sendo que quanto maior o escore maior é a adesão. A análise estatística foi realizada por meio da análise multivariada de variância. Nesta etapa, também foram investigadas as relações entre a adesão e possíveis fatores intervenientes de natureza sociodemográfica, clínica, comportamental, psicossocial e política. Para isso, foram aplicados os testes estatísticos t de Student, ANOVA, o teste Qui-quadrado e a regressão logística múltipla clássica, utilizando o método Stepwise do tipo Backward Wald. Considerou-se o p<0,05 como significativo. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa e registrado no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (RBR-2s94rb). Resultados. Foram desenvolvidas 18 mensagens que apresentaram adequadas evidências de validade de conteúdo após a segunda rodada. Na segunda etapa, foram avaliados 429 indivíduos de diferentes cidades brasileiras, e observou-se uma melhora no escore de adesão ao longo das semanas, com significância estatística nas duas últimas semanas (p<0,001). Ao analisar a relação entre possíveis fatores intervenientes e a adesão às recomendações, em uma amostra de 820 indivíduos, identificaram-se menor adesão entre os homens (p=0,003), indivíduos com menos de 30 anos (p=0,004), aqueles sem filhos (p=0,002), consumidores de bebidas alcoólicas (p=0,007), aqueles que relataram ter reduzido a quantidade de alimentos durante a pandemia (p=0,006), pessoas que já tiveram COVID-19 (p=0,008), indivíduos que sentiam desconforto com o uso da máscara (p=0,003) e aqueles que saíam de casa de três a cinco vezes por semana (p=0,011). Conclusão. As mensagens telefônicas foram desenvolvidas e apresentaram adequadas evidências de validade de conteúdo. O envio das mensagens a cada dois dias durante sete semanas foi efetivo para promover a adesão às práticas de proteção individual contra a COVID-19, especialmente após a sexta semana. Foram identificados oito fatores que influenciaram a adesão, incluindo três fatores sociodemográficos, três comportamentais, um psicossocial e um clínico. |
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Avaliação da efetividade de mensagens enviadas por telefonia móvel na adesão às medidas de proteção individual contra a COVID-19Evaluation of the effectiveness of messages sent by mobile phones on adherence to individual protection measures against COVID-19Mensagem de textoCoronavírusIsolamento socialUso de máscarasCooperação e adesão ao tratamentoTerapia comportamentalObjetivo. Avaliar a efetividade de mensagens enviadas por telefonia móvel na adesão às medidas de proteção individual contra a COVID-19. Método. Trata-se de um estudo multimétodos e multicêntrico dividido em duas etapas. A primeira etapa foi um estudo metodológico com o objetivo de elaborar e avaliar as evidências de validade de conteúdo de mensagens sobre as recomendações de proteção individual contra a COVID-19. As mensagens foram elaboradas com base nas recomendações vigentes em 2020 e um grupo de juízes especialistas avaliou a relevância teórica, clareza, pertinência prática e vocabulário de cada mensagem. As mensagens que atingiram um índice de validade de conteúdo superior a 90% foram consideradas como apresentando evidências adequadas de validade de conteúdo. A segunda etapa foi um estudo quase experimental, do tipo antes e depois, conduzido em quatro universidades brasileiras. A intervenção constituiu no envio, a cada dois dias, das mensagens validadas na etapa anterior. A adesão às recomendações foi avaliada antes da intervenção e semanalmente durante sete semanas, utilizando um instrumento desenvolvido e refinado pelos pesquisadores. Este instrumento é composto por 13 questões e uma escala do tipo Likert de cinco pontos, com escores variando de 13 a 65 pontos, sendo que quanto maior o escore maior é a adesão. A análise estatística foi realizada por meio da análise multivariada de variância. Nesta etapa, também foram investigadas as relações entre a adesão e possíveis fatores intervenientes de natureza sociodemográfica, clínica, comportamental, psicossocial e política. Para isso, foram aplicados os testes estatísticos t de Student, ANOVA, o teste Qui-quadrado e a regressão logística múltipla clássica, utilizando o método Stepwise do tipo Backward Wald. Considerou-se o p<0,05 como significativo. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa e registrado no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (RBR-2s94rb). Resultados. Foram desenvolvidas 18 mensagens que apresentaram adequadas evidências de validade de conteúdo após a segunda rodada. Na segunda etapa, foram avaliados 429 indivíduos de diferentes cidades brasileiras, e observou-se uma melhora no escore de adesão ao longo das semanas, com significância estatística nas duas últimas semanas (p<0,001). Ao analisar a relação entre possíveis fatores intervenientes e a adesão às recomendações, em uma amostra de 820 indivíduos, identificaram-se menor adesão entre os homens (p=0,003), indivíduos com menos de 30 anos (p=0,004), aqueles sem filhos (p=0,002), consumidores de bebidas alcoólicas (p=0,007), aqueles que relataram ter reduzido a quantidade de alimentos durante a pandemia (p=0,006), pessoas que já tiveram COVID-19 (p=0,008), indivíduos que sentiam desconforto com o uso da máscara (p=0,003) e aqueles que saíam de casa de três a cinco vezes por semana (p=0,011). Conclusão. As mensagens telefônicas foram desenvolvidas e apresentaram adequadas evidências de validade de conteúdo. O envio das mensagens a cada dois dias durante sete semanas foi efetivo para promover a adesão às práticas de proteção individual contra a COVID-19, especialmente após a sexta semana. Foram identificados oito fatores que influenciaram a adesão, incluindo três fatores sociodemográficos, três comportamentais, um psicossocial e um clínico. Objective. To evaluate the effectiveness of messages sent by mobile phones on adherence to individual protection measures against COVID-19. Methodology. This is a multi-method and multi-center study divided into two stages. The first stage was a methodological study with the goal of developing and evaluating evidence of the content validity of messages on individual protection recommendations against COVID-19. The messages were prepared based on the recommendations in force in 2020, where a group of expert judges evaluated the theoretical relevance, clarity, practical pertinence, and vocabulary of each message. Messages that achieved a content validity index of over 90% were considered to have adequate evidence of content validity. The second stage was a quasi-experimental and before-and-after study conducted in four Brazilian universities.The intervention consisted of sending the messages validated in the previous stage every two days. Adherence to the recommendations was evaluated before the intervention and weekly for seven weeks, using an instrument developed and refined by the researchers. This instrument consists of 13 questions and a five-point Likert scale, with scores ranging from 13 to 65 points, with the higher the score, the greater the adherence. Statistical analysis was carried out using multivariate analysis of variance. At this stage, the relationships between adherence and possible intervening factors of a sociodemographic, clinical, behavioral, psychosocial, and political nature were also investigated.To that end, Student’s t-test, ANOVA, the Chi-square test, and classic multiple logistic regression were applied, using the Wald Backward Stepwise method. A p-value of <0.05 was considered significant. The study was approved by the research ethics committee and registered in the Brazilian Registry of Clinical Trials (RBR-2s94rb). Results. Eighteen developed messages showed adequate evidence of content validity after the second round.In the second stage, 429 individuals from different Brazilian cities were evaluated, and an improvement in the adherence score was observed over the weeks, with statistical significance in the last two weeks (p<0.001). When analyzing the relationship between possible intervening factors and adherence to the recommendations, in a sample of 820 individuals, lower adherence was identified among men (p=0.003), individuals under the age of 30 (p=0.004), those without children (p=0.002), consumers of alcoholic beverages (p=0.007), those who reported having reduced the amount of food they ate during the pandemic (p=0.006), people who had already had COVID-19 (p=0.008), individuals who felt uncomfortable wearing masks (p=0.003) and those who gone out of their houses three to five times a week (p=0.011).Conclusion. The telephone messages were developed and showed adequate evidence of content validity. Sending the messages every two days for seven weeks was effective in terms of promoting adherence to individual protection practices against COVID-19, especially after the sixth week. Eight factors that influenced adherence were identified, including three sociodemographic, three behavioral, one psychosocial, and one clinical.Universidade Federal de São PauloLopes, Juliana de lima [UNIFESP]Santos, Vinicius Batista [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/4234078077590338http://lattes.cnpq.br/1478157388713375http://lattes.cnpq.br/3328821756004203Souza Neto, Vinicius Lino [UNIFESP]2024-10-16T18:27:03Z2024-10-16T18:27:03Z2024-08-30info:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion222 f.application/pdfSOUZA NETO, Vinicius Lino. Avaliação da efetividade de mensagens enviadas por telefonia móvel na adesão às medidas de proteção individual contra a COVID-19. 2024. 222 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) -. Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo; 2024.https://hdl.handle.net/11600/72271porSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-10-17T04:02:35Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/72271Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-10-17T04:02:35Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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