Bateria DOTCA-Ch(Avaliação Cognitiva Dinâmica de Terapia Ocupacional para Crianças): Análise do desempenho cognitivo de estudantes com idade de 9 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Homsi, Stephanie Silva de França [UNIFESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49825
Resumo: Introdução: A Avaliação Cognitiva Dinâmica de Terapia Ocupacional para crianças (DOTCA-Ch) é um instrumento de avaliação específico para terapeutas ocupacionais, que avalia o desempenho cognitivo de crianças com idade de 6 a 12 anos, em 22 subtestes dinâmicos distribuídos em cinco áreas cognitivas: Orientação, Percepção Espacial, Práxis, Construção Visuomotora e Operações de Pensamento. Objetivo: Analisar o desempenho cognitivo de estudantes com idade de 9 anos da rede municipal de ensino em diferentes regiões da cidade de Santos/SP. Método: O estudo foi realizado em parceria com a Secretária de Educação da Prefeitura Municipal de Santos, em quatro escolas da rede municipal de ensino de quatro regiões diferentes da cidade, com 40 estudantes do 4º ano com idade de 9 anos, dez crianças por região, de ambos os gêneros, e sem alteração cognitiva. As avaliações foram realizadas no período de agosto de 2015 a outubro de 2017. Resultados: O gênero predominante das quatro escolas foi o feminino (n=23). A escola da região que apresentou maiores pontuações nas áreas cognitivas avaliadas por mais vezes foi da Orla, e as menores pontuações foi a do Centro. O nível de mediação mais utilizado foi o feedback específico (nível 3). A escola da região que utilizou por mais vezes este nível de mediação foi do Centro, e a escola que utilizou por menos vezes foi da Orla. Considerações Finais: A Bateria DOTCA-Ch mostrou-se eficiente para analisar a diferença do desempenho cognitivo das crianças por regiões onde estudam em Santos/SP, em decorrência das diferentes pontuações e necessidades de mediações, considerando, portanto, diferentes habilidades e limitações das crianças por regiões. A partir dos resultados desta pesquisa, será analisado qualitativamente o impacto do contexto social e da dinâmica familiar influenciando o desempenho cognitivo das crianças por regiões com as menores pontuações nas avaliações
id UFSP_a34d98cb6a0d4ba6ad212f0de393d8d2
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/49825
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Bateria DOTCA-Ch(Avaliação Cognitiva Dinâmica de Terapia Ocupacional para Crianças): Análise do desempenho cognitivo de estudantes com idade de 9 anosDOTCA-CH (Dynamic Occupational Therapy Cognitive Assessment for Children): Analysis of the cognitive performance of students with a 9 year old ageTerapia OcupacionalBateria DOTCA-ChAvaliação CognitivaCriançasEscolaresOccupational TherapyDOTCA-CHCognitive EvaluationChildrenSchool childrenIntrodução: A Avaliação Cognitiva Dinâmica de Terapia Ocupacional para crianças (DOTCA-Ch) é um instrumento de avaliação específico para terapeutas ocupacionais, que avalia o desempenho cognitivo de crianças com idade de 6 a 12 anos, em 22 subtestes dinâmicos distribuídos em cinco áreas cognitivas: Orientação, Percepção Espacial, Práxis, Construção Visuomotora e Operações de Pensamento. Objetivo: Analisar o desempenho cognitivo de estudantes com idade de 9 anos da rede municipal de ensino em diferentes regiões da cidade de Santos/SP. Método: O estudo foi realizado em parceria com a Secretária de Educação da Prefeitura Municipal de Santos, em quatro escolas da rede municipal de ensino de quatro regiões diferentes da cidade, com 40 estudantes do 4º ano com idade de 9 anos, dez crianças por região, de ambos os gêneros, e sem alteração cognitiva. As avaliações foram realizadas no período de agosto de 2015 a outubro de 2017. Resultados: O gênero predominante das quatro escolas foi o feminino (n=23). A escola da região que apresentou maiores pontuações nas áreas cognitivas avaliadas por mais vezes foi da Orla, e as menores pontuações foi a do Centro. O nível de mediação mais utilizado foi o feedback específico (nível 3). A escola da região que utilizou por mais vezes este nível de mediação foi do Centro, e a escola que utilizou por menos vezes foi da Orla. Considerações Finais: A Bateria DOTCA-Ch mostrou-se eficiente para analisar a diferença do desempenho cognitivo das crianças por regiões onde estudam em Santos/SP, em decorrência das diferentes pontuações e necessidades de mediações, considerando, portanto, diferentes habilidades e limitações das crianças por regiões. A partir dos resultados desta pesquisa, será analisado qualitativamente o impacto do contexto social e da dinâmica familiar influenciando o desempenho cognitivo das crianças por regiões com as menores pontuações nas avaliaçõesIntroduction: The Dynamic Occupational Therapy Cognitive Assessment for children (DOTCA-Ch) is a specific evaluation instrument for occupational therapist which assesses the cognitive performance for children with age between 6 and 12 years old, in 22 dynamic subtests distributed in 5 cognitive areas: orientation, spatial perception, praxis, visuomotor construction and thought operations. Objectives: Analyze the cognitive performance of students aged 9 years of the municipal school system in different regions of the city of Santos/SP. Methods: The study was carried out in partnership with the Secretary of Education of the Municipality of Santos, in four schools of the municipal education network of four different regions of the city, with 40 students of the 4th year of age of 9 years, 10 (ten) children by region, of both genders, and without cognitive alteration. The choice of the children evaluated was made by the professionals of the schools. The evaluations were carried out from August 2015 to October 2017. Results: The predominant gender of the four schools was the female gender (n = 23). The school in the region that presented the highest scores in the cognitive areas evaluated more often was the Orla, and the lowest scores were those of the Center. The most used level of mediation was the three, of specific feedback. The school in the region that used this level of mediation more often was from the Center, and the school that used it for less was Orla. Conclusion: The DOTCA-Ch proved to be efficient in analyzing the difference in children's cognitive performance in regions where they study in Santos / SP, due to the different scores and needs of mediations, thus considering different abilities and limitations of children by region. From the results of this research, the impact of the social context and family dynamics will be qualitatively analyzed, influencing children's cognitive performance by regions with the lowest scores in the evaluationsUniversidade Federal de São PauloUchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/3179063226554474http://lattes.cnpq.br/8170470786951133Homsi, Stephanie Silva de França [UNIFESP]2019-04-15T19:41:17Z2024-04-152019-04-15T19:41:17Z2018-12-11info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion33 f.application/pdfhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49825porSantosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-02T13:39:20Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/49825Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-02T13:39:20Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Bateria DOTCA-Ch(Avaliação Cognitiva Dinâmica de Terapia Ocupacional para Crianças): Análise do desempenho cognitivo de estudantes com idade de 9 anos
DOTCA-CH (Dynamic Occupational Therapy Cognitive Assessment for Children): Analysis of the cognitive performance of students with a 9 year old age
title Bateria DOTCA-Ch(Avaliação Cognitiva Dinâmica de Terapia Ocupacional para Crianças): Análise do desempenho cognitivo de estudantes com idade de 9 anos
spellingShingle Bateria DOTCA-Ch(Avaliação Cognitiva Dinâmica de Terapia Ocupacional para Crianças): Análise do desempenho cognitivo de estudantes com idade de 9 anos
Homsi, Stephanie Silva de França [UNIFESP]
Terapia Ocupacional
Bateria DOTCA-Ch
Avaliação Cognitiva
Crianças
Escolares
Occupational Therapy
DOTCA-CH
Cognitive Evaluation
Children
School children
title_short Bateria DOTCA-Ch(Avaliação Cognitiva Dinâmica de Terapia Ocupacional para Crianças): Análise do desempenho cognitivo de estudantes com idade de 9 anos
title_full Bateria DOTCA-Ch(Avaliação Cognitiva Dinâmica de Terapia Ocupacional para Crianças): Análise do desempenho cognitivo de estudantes com idade de 9 anos
title_fullStr Bateria DOTCA-Ch(Avaliação Cognitiva Dinâmica de Terapia Ocupacional para Crianças): Análise do desempenho cognitivo de estudantes com idade de 9 anos
title_full_unstemmed Bateria DOTCA-Ch(Avaliação Cognitiva Dinâmica de Terapia Ocupacional para Crianças): Análise do desempenho cognitivo de estudantes com idade de 9 anos
title_sort Bateria DOTCA-Ch(Avaliação Cognitiva Dinâmica de Terapia Ocupacional para Crianças): Análise do desempenho cognitivo de estudantes com idade de 9 anos
author Homsi, Stephanie Silva de França [UNIFESP]
author_facet Homsi, Stephanie Silva de França [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/3179063226554474
http://lattes.cnpq.br/8170470786951133
dc.contributor.author.fl_str_mv Homsi, Stephanie Silva de França [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Terapia Ocupacional
Bateria DOTCA-Ch
Avaliação Cognitiva
Crianças
Escolares
Occupational Therapy
DOTCA-CH
Cognitive Evaluation
Children
School children
topic Terapia Ocupacional
Bateria DOTCA-Ch
Avaliação Cognitiva
Crianças
Escolares
Occupational Therapy
DOTCA-CH
Cognitive Evaluation
Children
School children
description Introdução: A Avaliação Cognitiva Dinâmica de Terapia Ocupacional para crianças (DOTCA-Ch) é um instrumento de avaliação específico para terapeutas ocupacionais, que avalia o desempenho cognitivo de crianças com idade de 6 a 12 anos, em 22 subtestes dinâmicos distribuídos em cinco áreas cognitivas: Orientação, Percepção Espacial, Práxis, Construção Visuomotora e Operações de Pensamento. Objetivo: Analisar o desempenho cognitivo de estudantes com idade de 9 anos da rede municipal de ensino em diferentes regiões da cidade de Santos/SP. Método: O estudo foi realizado em parceria com a Secretária de Educação da Prefeitura Municipal de Santos, em quatro escolas da rede municipal de ensino de quatro regiões diferentes da cidade, com 40 estudantes do 4º ano com idade de 9 anos, dez crianças por região, de ambos os gêneros, e sem alteração cognitiva. As avaliações foram realizadas no período de agosto de 2015 a outubro de 2017. Resultados: O gênero predominante das quatro escolas foi o feminino (n=23). A escola da região que apresentou maiores pontuações nas áreas cognitivas avaliadas por mais vezes foi da Orla, e as menores pontuações foi a do Centro. O nível de mediação mais utilizado foi o feedback específico (nível 3). A escola da região que utilizou por mais vezes este nível de mediação foi do Centro, e a escola que utilizou por menos vezes foi da Orla. Considerações Finais: A Bateria DOTCA-Ch mostrou-se eficiente para analisar a diferença do desempenho cognitivo das crianças por regiões onde estudam em Santos/SP, em decorrência das diferentes pontuações e necessidades de mediações, considerando, portanto, diferentes habilidades e limitações das crianças por regiões. A partir dos resultados desta pesquisa, será analisado qualitativamente o impacto do contexto social e da dinâmica familiar influenciando o desempenho cognitivo das crianças por regiões com as menores pontuações nas avaliações
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-11
2019-04-15T19:41:17Z
2019-04-15T19:41:17Z
2024-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49825
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 33 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Santos
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268410783072257