Patrimônio e urbanização: tombamentos e políticas de preservação em edifícios de transporte coletivo no bairro do Brás (1978-2008)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Squarça, Ana Claudia [UNIFESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/11600/67769
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar e discutir as questões envolvidas na preservação de dois bens arquitetônicos intimamente associados à formação e expansão urbana da região leste da cidade de São Paulo, a partir do final do século XIX: a Estação do Brás e a Estação de Bondes do Brás. A passagem das ferrovias São Paulo Railway e Estrada do Ferro do Norte – e a localização do entroncamento entre ambas no bairro do Brás –, conferiu à região um papel fundamental nos processos de urbanização e industrialização local. As linhas férreas e as duas estações ferroviárias atraíram, ainda, outros equipamentos urbanos que alimentaram este processo como a própria Estação de Bondes e a Hospedaria dos Imigrantes. Os edifícios da Estação do Brás e da Estação de Bondes do Brás foram tombados pelo Condephaat em diferentes momentos. A preservação efetiva e a inserção urbana atual destes locais, contudo, nos revelam uma série de dificuldades relacionadas à leitura histórica, à gestão e à difusão destes patrimônios como bens de interesse coletivo. Buscaremos, portanto, analisar e discutir as questões envolvidas no tombamento e no tratamento desses bens, com base no estudo dos processos de tombamento em nível estadual (Condephaat) da Estação do Brás e da Estação de Bondes do Brás.
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