Educação terapêutica aos pais de um bebê com paralisia cerebral em atendimento fisioterapêutico: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feliciano, Thais Oliveira [UNIFESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/21626
Resumo: Introdução: Este trabalho registra a atuacao do Fisioterapeuta inserido em um contexto educacional, atuando no atendimento a criancas, adolescentes e jovens com deficits fisicos e psiquicos, tendo assim seu foco na Educacao em Saúde, na qual e fundamental o papel da comunicacao entre profissional da Saúde e paciente. Na presente pesquisa, a relacao dialogica da-se com os pais, uma vez que o dialogo com o paciente nao foi possivel, por tratar-se de uma crianca. Alem dos exercicios realizados nos atendimentos de Fisioterapia, tinha-se o intuito de que os pais compreendam quem sao seus filhos, quais necessidades apresentam e qual a melhor forma de trabalha-las a fim de promover melhora da qualidade de vida fortalecimento da relacao mae-bebe. Objetivo: Analisar a relacao entre pais e seu filho com Paralisia Cerebral durante atendimentos fisioterapeuticos nos quais sao dadas orientacoes aos pais, no sentido de favorecer sua propria autonomia e a do paciente. Alem disso, identificar alguns fatores favorecedores para que os pais se apropriem daquilo que lhes e falado durante as intervencoes para que atribuam significado e transformem sua participacao no tratamento. Metodo: Neste estudo, utilizou-se a metodologia qualitativa. Foi realizado um Estudo de Caso, atraves de observacao direta no ambiente terapeutico e domiciliar no qual o pesquisador foi o observador e a propria terapeuta que realiza as intervencoes junto aos sujeitos estudados. Os relatos de observacao durante os atendimentos foram registrados no diario de campo; realizaram-se tambem filmagens dos atendimentos no ambiente terapeutico. Resultados: Foi possivel notar, atraves da observacao da diade mae-bebe, uma melhora na execucao dos exercicios/manuseios pela mae durante os atendimentos, porem isso nao se estendeu para o ambiente domiciliar conforme orientada. No entanto, nem todo o conteudo existente e externado explicitamente, ficando grande parte implicita em atitudes da mae, da diade e da terapeuta. Fica registrado, desta forma, em todas as falas e atitudes a importancia do acolhimento dado a familia das criancas com defiCiência. Consideracoes finais: Nao foi possivel, nesta pesquisa, falar do acolhimento da familia como um todo, devido a ausencia da figura paterna e de uma rede de sustentacao e apoio a esta mae. No aspecto da comunicacao fica registrada a importancia desta interacao entre mae e terapeuta no sentido de favorecer a compreensao da defiCiência, em seus aspectos tecnicos. O outro aspecto evidenciado atraves deste dialogo e a relacao de confianca estabelecida, confianca da mae na terapeuta e entre bebe e terapeuta. Foi possivel verificar a importancia do acolhimento e do estabelecimento de uma relacao de confianca com os pais da crianca que fica aos cuidados de uma equipe tecnica. De fato, eles buscam nos terapeutas algo alem da tecnica
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Alem dos exercicios realizados nos atendimentos de Fisioterapia, tinha-se o intuito de que os pais compreendam quem sao seus filhos, quais necessidades apresentam e qual a melhor forma de trabalha-las a fim de promover melhora da qualidade de vida fortalecimento da relacao mae-bebe. Objetivo: Analisar a relacao entre pais e seu filho com Paralisia Cerebral durante atendimentos fisioterapeuticos nos quais sao dadas orientacoes aos pais, no sentido de favorecer sua propria autonomia e a do paciente. Alem disso, identificar alguns fatores favorecedores para que os pais se apropriem daquilo que lhes e falado durante as intervencoes para que atribuam significado e transformem sua participacao no tratamento. Metodo: Neste estudo, utilizou-se a metodologia qualitativa. Foi realizado um Estudo de Caso, atraves de observacao direta no ambiente terapeutico e domiciliar no qual o pesquisador foi o observador e a propria terapeuta que realiza as intervencoes junto aos sujeitos estudados. Os relatos de observacao durante os atendimentos foram registrados no diario de campo; realizaram-se tambem filmagens dos atendimentos no ambiente terapeutico. Resultados: Foi possivel notar, atraves da observacao da diade mae-bebe, uma melhora na execucao dos exercicios/manuseios pela mae durante os atendimentos, porem isso nao se estendeu para o ambiente domiciliar conforme orientada. No entanto, nem todo o conteudo existente e externado explicitamente, ficando grande parte implicita em atitudes da mae, da diade e da terapeuta. Fica registrado, desta forma, em todas as falas e atitudes a importancia do acolhimento dado a familia das criancas com defiCiência. Consideracoes finais: Nao foi possivel, nesta pesquisa, falar do acolhimento da familia como um todo, devido a ausencia da figura paterna e de uma rede de sustentacao e apoio a esta mae. No aspecto da comunicacao fica registrada a importancia desta interacao entre mae e terapeuta no sentido de favorecer a compreensao da defiCiência, em seus aspectos tecnicos. O outro aspecto evidenciado atraves deste dialogo e a relacao de confianca estabelecida, confianca da mae na terapeuta e entre bebe e terapeuta. Foi possivel verificar a importancia do acolhimento e do estabelecimento de uma relacao de confianca com os pais da crianca que fica aos cuidados de uma equipe tecnica. De fato, eles buscam nos terapeutas algo alem da tecnicaBackground: At the end of my graduation, I started to work at the Mauá City Hall, but I was hired by education department, and not by the Medical department, which caused me some doubts. The facility which I worked at was a school I had to give physical therapy assistance to children and young people with physical and mental disabilities, with low technological resources and without medical assistance. This way, I had the opportunity to develop very important abilities, like creativity and patience, which made me a more humanistic person. I can‟t deny that looking at children with a more humanistic view is very important in the Medical area. I needed to know more about the children‟s house and family, to have a more effective result in their treatment. So I decided to get to know my patients better, by seeing how they lived, and what where their main needs were, and trying to solve them to the best of my abilities. It was in this process that helped me discover and choose the theme for my Masters Degree. Nowadays I‟m paying more attention to the parents, I wanted them to be able to understand more than just physical therapy exercises, I wanted them to understand who is their child is, what are his needs, and what are the best ways to obtain good results and a higher quality of life. Objective: The objective of this research was to: analyze the parents‟ relationships with their children that have cerebral palsy during physical therapy session and orient the parents, in the sense of trying to develop the parents and the patients autonomy; and identify aspects that can help give the parents ownership of this process, transforming their participation and involvement in their child‟s treatment. Methods: In this we used a qualitative methodology. We did a case study, using two kinds of observation, the child at home and the child at physiotherapy. There were sixteen observations at the physiotherapy location, and three at the child‟s home. The researcher was the therapist and the observer. We kept a session record of all the work done at home and at the physiotherapy location, and filmed all the work done at the physical therapy location. Results: It was possible to observe, during the six months of this study, that we had a considerable improvement in the way that the mother did the exercises with her baby at physical therapy, but that did not extend to home, which made it clear that the mother did not follow the orientation given to her. We also observed that some things are not said explicitly, but can be observed in attitudes between the mother, the couple, and the physical therapist. In conclusion, by the records kept of the conversations and attitudes, the importance of receiving, treating differently, and looking into the needs of these families with deficient children. Final considerations: in this study it was not possible include the whole family, because the father was absent at work. In the aspect of communication, we observed the importance of the mother having a better understanding of her child‟s disability on the technical side. After this study, we observed that we had a better and more trustworthy relationship relation between mother, therapist and baby. We can confirm the importance of receiving and establishing a trust relationship between the parents and therapists. Certainly, they look for more than just a physical therapy exercise in the therapists.BV UNIFESP: Teses e dissertações157 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Modalidades de FisioterapiaParalisia Cerebral/terapiaRelações Mãe-FilhoRelações Profissional-FamíliaEducação em SaúdePais/educaçãoEducação terapêutica aos pais de um bebê com paralisia cerebral em atendimento fisioterapêutico: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em Ciências da Saúde – São PauloORIGINALTese-12802.pdfTese-12802.pdfapplication/pdf939259${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21626/2/Tese-12802.pdfe95e0a2ae432c4b8136508c8256d586eMD52open accessTEXTTese-12802.pdf.txtTese-12802.pdf.txtExtracted texttext/plain244485${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21626/3/Tese-12802.pdf.txt73d80e9ad63b7407dfeeb956cf379288MD53open accessTHUMBNAILTese-12802.pdf.jpgTese-12802.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3912${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21626/5/Tese-12802.pdf.jpgade6bf71a74437e92a96689d71a97290MD55open access11600/216262023-05-15 01:22:06.513open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/21626Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:22:06Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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