Avaliação das práticas e conhecimentos de profissionais da atenção primária a saúde sobre vigilância do desenvolvimento infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiras, Amira Consuelo de Melo [UNIFESP]
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/17876
Resumo: Objetivo: Avaliar os conhecimentos e praticas relacionadas a vigilancia do desenvolvimento da crianca, de medicos e enfermeiros que atuam na atencao primaria a Saúde. Metodos: Populacao - 160 profissionais, sendo 40 medicos e 40 enfermeiros de Unidades Municipais de Saúde - UMS, 40 medicos e 40 enfermeiros do Programa da Familia Saudavel - PFS. Instrumentos de avaliacao - Teste sobre Desenvolvimento da Crianca, Questionario sobre Praticas Relacionadas a Vigilancia do Desenvolvimento da Crianca e entrevistas com 320 maes atendidas por estes profissionais. Resultados: A maioria dos medicos das UMSs eram pediatras (92,5 por cento), enquanto que no PFS eram clinicos gerais (90 por cento). No Teste, de um total de 19 questoes, a media de acertos dos medicos foi 11,5, sendo 12,1 para medicos das UMSs e 10,9 para medicos do PFS. Para os enfermeiros, de um total de 14 questoes, a media de acerto foi 8,1, sendo 8,7 para enfermeiros do PFS e 7,6 para enfermeiros das UMSs. Do total dos profissionais, 64,8 por cento afirmaram que solicitavam a opiniao das maes sobre o desenvolvimento dos seus filhos, 70,6 por cento relataram que faziam avaliacao rotineira do desenvolvimento das criancas atendidas e 70,3 por cento que forneciam orientacao as maes sobre a estimulacao do desenvolvimento das criancas. Entretanto, na entrevista com as maes, verificou-se que apenas 21,8 por cento das que compareceram as consultas aprazadas informaram que foram indagadas pelos profissionais sobre o desenvolvimento dos seus filhos, 27,6 por cento relataram que o profissional perguntou ou observou o desenvolvimento da sua crianca e 14,4 por cento que receberam orientacao sobre como estimula-las. Conclusao: Profissionais da atencao primaria (medicos e enfermeiros) no municipio de Belem apresentam defiCiências nos conhecimentos sobre desenvolvimento infantil, sendo que os medicos das UMSs apresentaram melhor desempenho no teste aplicado que os do PFS, enquanto que os enfermeiros do PFS tiveram melhor rendimento que os das UMSs. Em sua maioria, os profissionais consideraram importante fazer a vigilancia do desenvolvimento utilizando informacoes da mae, avaliacao da crianca e orientacoes sobre estimulacao. Entretanto, segundo as informacoes das maes, observou-se que esta pratica nao ocorre de maneira sistematica. Portanto, concluimos que, a vigilancia do desenvolvimento infantil nao e realizada de forma satisfatoria na atencao primaria no municipio de Belem, sendo necessario sensibilizacao...(au)
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Instrumentos de avaliacao - Teste sobre Desenvolvimento da Crianca, Questionario sobre Praticas Relacionadas a Vigilancia do Desenvolvimento da Crianca e entrevistas com 320 maes atendidas por estes profissionais. Resultados: A maioria dos medicos das UMSs eram pediatras (92,5 por cento), enquanto que no PFS eram clinicos gerais (90 por cento). No Teste, de um total de 19 questoes, a media de acertos dos medicos foi 11,5, sendo 12,1 para medicos das UMSs e 10,9 para medicos do PFS. Para os enfermeiros, de um total de 14 questoes, a media de acerto foi 8,1, sendo 8,7 para enfermeiros do PFS e 7,6 para enfermeiros das UMSs. Do total dos profissionais, 64,8 por cento afirmaram que solicitavam a opiniao das maes sobre o desenvolvimento dos seus filhos, 70,6 por cento relataram que faziam avaliacao rotineira do desenvolvimento das criancas atendidas e 70,3 por cento que forneciam orientacao as maes sobre a estimulacao do desenvolvimento das criancas. Entretanto, na entrevista com as maes, verificou-se que apenas 21,8 por cento das que compareceram as consultas aprazadas informaram que foram indagadas pelos profissionais sobre o desenvolvimento dos seus filhos, 27,6 por cento relataram que o profissional perguntou ou observou o desenvolvimento da sua crianca e 14,4 por cento que receberam orientacao sobre como estimula-las. Conclusao: Profissionais da atencao primaria (medicos e enfermeiros) no municipio de Belem apresentam defiCiências nos conhecimentos sobre desenvolvimento infantil, sendo que os medicos das UMSs apresentaram melhor desempenho no teste aplicado que os do PFS, enquanto que os enfermeiros do PFS tiveram melhor rendimento que os das UMSs. Em sua maioria, os profissionais consideraram importante fazer a vigilancia do desenvolvimento utilizando informacoes da mae, avaliacao da crianca e orientacoes sobre estimulacao. Entretanto, segundo as informacoes das maes, observou-se que esta pratica nao ocorre de maneira sistematica. Portanto, concluimos que, a vigilancia do desenvolvimento infantil nao e realizada de forma satisfatoria na atencao primaria no municipio de Belem, sendo necessario sensibilizacao...(au)Purpose: To evaluate the practices and knowledge of doctors and nurses acting within primary healthcare, in relation to child development surveillance. Methods: Evaluations were made of a population of 160 professionals, among whom there were 40 doctors and 40 nurses from Municipal Healthcare Units (UMS), and 40 doctors and 40 nurses from the Family Healthcare Program (PFS). The evaluation instruments applied were the Child Development Test, the Questionnaire on Practices Related to Child Development Surveillance, and interviews with 320 mothers attended by these healthcare professionals. Results: The majority of the doctors from the UMS were pediatricians (92.5%), while in the PFS 90% were general clinicians. In the Test, out of a total of 19 questions, the average number of correct answers given by doctors was 11.5, with 12.1 for the UMS doctors and 10.9 for the PFS doctors. For nurses, out of a total of 14 questions, the average number of correct answers was 8.1, with 8.7 for the PFS nurses and 7.6 for the UMS nurses. Out of the whole group of professionals, 64.8% stated that they requested the mothers’ opinions concerning the development of their children, 70.6% affirmed that they made routine evaluations of the development of children under their care and 70.3% said that they gave guidance to mothers concerning the stimulation of child development. However, it was seen in the interviews with mothers that only 21.8% of the mothers who attended the arranged consultations mentioned that the healthcare professional asked about their child’s development, 27.6% of the mothers said that the healthcare professional asked about or observed the child’s development, and 14.4% of the mothers said they received guidance on how to stimulate them. Conclusions: Primary healthcare professionals (doctors and nurses) in the municipality of Belém presented deficiencies in their knowledge of child development. Doctors from the UMS had better performance in the Test than did those from the PFS, while nurses from the PFS had better performance than did those from the UMS. The majority of the healthcare professionals consider it important to perform development surveillance, by making use of information from mothers and child evaluations, and giving guidance on stimulation. Nonetheless, according to information from the mothers, this practice is not seen to be happening systematically. We therefore conclude that child development surveillance is not being accomplished satisfactorily in primary healthcare in the municipality of Belém. It is thus necessary to sensitize healthcare professionals to the problem and provide them with appropriate skills training for such practice.BV UNIFESP: Teses e dissertações127 f.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Desenvolvimento InfantilVigilânciaAvaliação de Desempenho ProfissionalAtenção Primária à SaúdeAvaliação das práticas e conhecimentos de profissionais da atenção primária a saúde sobre vigilância do desenvolvimento infantilEvaluation of the practices and knowledge of primary healthcare professionals in relation to child development surveillanceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de MedicinaPediatriaORIGINALTese-7029.pdfTese-7029.pdfapplication/pdf1490329${dspace.ui.url}/bitstream/11600/17876/1/Tese-7029.pdf905bb33a15167863b9ec6d4d1da2f842MD51open access11600/178762022-11-29 16:12:08.489open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/17876Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652022-11-29T19:12:08Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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