A ação do MASP na crítica de arte em São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conti, Rafael [UNIFESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/11600/67768
Resumo: Por meio do embate entre recortes de jornais e press releases – produzidos pelo Diretor do Museu de Arte de São Paulo, Pietro Maria Bardi – pretendemos analisar como boa parte da crítica de arte - e da critica sobre o MASP - feita em São Paulo era intermediada por essa instituição e seus agentes históricos. A intenção é revelar como os conflitos entre as diversas relações estabelecidas no/pelo museu são nevrálgicos para a compreensão da arte, da crítica de arte, e do museu moderno, na modernidade brasileira. O recorte temporal se estabelece de 1947 (fundação do museu) até 1968 (conclusão do edifício situado na Av. Paulista e morte de Assis Chateaubriand). Esta escolha se dá pelas complexas relações estabelecidas entre o fundador do museu, seu diretor e o âmbito sociopolítico, entre o pós II Guerra Mundial e o Golpe Militar. Neste período, ainda, é possível analisar como os press releases produzidos pelo MASP acabaram sendo publicados tanto na íntegra, quanto em grandes partes, na imprensa, em particular em colunas especializadas em arte, o que nos leva a problematizar qual era o papel do crítico e da crítica de arte em São Paulo – uma vez que a documentação compulsada nos mostra a pauta do MASP neste ambiente.
id UFSP_a9285061aa4f383be0dd38fe752b6142
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/67768
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Conti, Rafael [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)http://lattes.cnpq.br/3531717189969498http://lattes.cnpq.br/8425420305118490Atique, Fernando [UNIFESP]2023-06-07T12:56:11Z2023-06-07T12:56:11Z2014CONTI, Rafael. A ação do MASP na crítica de arte em São Paulo. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado e Licenciatura em História) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2014.https://repositorio.unifesp.br/11600/67768CONTImonografia2ATIQUE.pdfPor meio do embate entre recortes de jornais e press releases – produzidos pelo Diretor do Museu de Arte de São Paulo, Pietro Maria Bardi – pretendemos analisar como boa parte da crítica de arte - e da critica sobre o MASP - feita em São Paulo era intermediada por essa instituição e seus agentes históricos. A intenção é revelar como os conflitos entre as diversas relações estabelecidas no/pelo museu são nevrálgicos para a compreensão da arte, da crítica de arte, e do museu moderno, na modernidade brasileira. O recorte temporal se estabelece de 1947 (fundação do museu) até 1968 (conclusão do edifício situado na Av. Paulista e morte de Assis Chateaubriand). Esta escolha se dá pelas complexas relações estabelecidas entre o fundador do museu, seu diretor e o âmbito sociopolítico, entre o pós II Guerra Mundial e o Golpe Militar. Neste período, ainda, é possível analisar como os press releases produzidos pelo MASP acabaram sendo publicados tanto na íntegra, quanto em grandes partes, na imprensa, em particular em colunas especializadas em arte, o que nos leva a problematizar qual era o papel do crítico e da crítica de arte em São Paulo – uma vez que a documentação compulsada nos mostra a pauta do MASP neste ambiente.Through the contraposition between newspaper clippings and press releases - produced by the Director of the Art Museum of São Paulo , Pietro Maria Bardi - we intend to analyze how much of art criticism - and criticism over the MASP - in São Paulo was intermediated by that institution and its historical agents . The intent is to reveal how conflicts between the various relationships established in/by the museum are essential to understanding art, art criticism , and modern museum , in the Brazilian modernity . The time frame is established 1947 (foundation of the museum) until 1968 (conclusion of the building edification located at Avenida Paulista and death of Assis Chateaubriand). This choice is made by the complex relations establish between the founder of the museum, its director and the sociopolitical context, between the post World War II and the Military Coup. In this period is also possible to analyze how the press releases produced by MASP eventually became published in full, or large parts, in the press, particularly in specialized columns in art, which leads us to question what was the role of the critic and art criticism in São Paulo - once the collected documentation shows us an idea of MASP in this environment .157 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Museu de Arte de São PauloMASPModernidadePietro Maria BardiAssis ChateaubriandChatôCrítica de ArteSão PauloMuseu ModernoSão Paulo Museum of ArtMASPModernityPietro Maria BardiAssis ChateaubriandChatôArt CriticismSão PauloModern MuseumA ação do MASP na crítica de arte em São PauloMASP's action in art criticism in São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)História11600/677682023-06-07 09:56:11.808metadata only accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/67768Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-07T12:56:11Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv A ação do MASP na crítica de arte em São Paulo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv MASP's action in art criticism in São Paulo
title A ação do MASP na crítica de arte em São Paulo
spellingShingle A ação do MASP na crítica de arte em São Paulo
Conti, Rafael [UNIFESP]
Museu de Arte de São Paulo
MASP
Modernidade
Pietro Maria Bardi
Assis Chateaubriand
Chatô
Crítica de Arte
São Paulo
Museu Moderno
São Paulo Museum of Art
MASP
Modernity
Pietro Maria Bardi
Assis Chateaubriand
Chatô
Art Criticism
São Paulo
Modern Museum
title_short A ação do MASP na crítica de arte em São Paulo
title_full A ação do MASP na crítica de arte em São Paulo
title_fullStr A ação do MASP na crítica de arte em São Paulo
title_full_unstemmed A ação do MASP na crítica de arte em São Paulo
title_sort A ação do MASP na crítica de arte em São Paulo
author Conti, Rafael [UNIFESP]
author_facet Conti, Rafael [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3531717189969498
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8425420305118490
dc.contributor.author.fl_str_mv Conti, Rafael [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Atique, Fernando [UNIFESP]
contributor_str_mv Atique, Fernando [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Museu de Arte de São Paulo
MASP
Modernidade
Pietro Maria Bardi
Assis Chateaubriand
Chatô
Crítica de Arte
São Paulo
Museu Moderno
topic Museu de Arte de São Paulo
MASP
Modernidade
Pietro Maria Bardi
Assis Chateaubriand
Chatô
Crítica de Arte
São Paulo
Museu Moderno
São Paulo Museum of Art
MASP
Modernity
Pietro Maria Bardi
Assis Chateaubriand
Chatô
Art Criticism
São Paulo
Modern Museum
dc.subject.eng.fl_str_mv São Paulo Museum of Art
MASP
Modernity
Pietro Maria Bardi
Assis Chateaubriand
Chatô
Art Criticism
São Paulo
Modern Museum
description Por meio do embate entre recortes de jornais e press releases – produzidos pelo Diretor do Museu de Arte de São Paulo, Pietro Maria Bardi – pretendemos analisar como boa parte da crítica de arte - e da critica sobre o MASP - feita em São Paulo era intermediada por essa instituição e seus agentes históricos. A intenção é revelar como os conflitos entre as diversas relações estabelecidas no/pelo museu são nevrálgicos para a compreensão da arte, da crítica de arte, e do museu moderno, na modernidade brasileira. O recorte temporal se estabelece de 1947 (fundação do museu) até 1968 (conclusão do edifício situado na Av. Paulista e morte de Assis Chateaubriand). Esta escolha se dá pelas complexas relações estabelecidas entre o fundador do museu, seu diretor e o âmbito sociopolítico, entre o pós II Guerra Mundial e o Golpe Militar. Neste período, ainda, é possível analisar como os press releases produzidos pelo MASP acabaram sendo publicados tanto na íntegra, quanto em grandes partes, na imprensa, em particular em colunas especializadas em arte, o que nos leva a problematizar qual era o papel do crítico e da crítica de arte em São Paulo – uma vez que a documentação compulsada nos mostra a pauta do MASP neste ambiente.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-07T12:56:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-07T12:56:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CONTI, Rafael. A ação do MASP na crítica de arte em São Paulo. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado e Licenciatura em História) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/11600/67768
dc.identifier.file.none.fl_str_mv CONTImonografia2ATIQUE.pdf
identifier_str_mv CONTI, Rafael. A ação do MASP na crítica de arte em São Paulo. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado e Licenciatura em História) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2014.
CONTImonografia2ATIQUE.pdf
url https://repositorio.unifesp.br/11600/67768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 157 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764133175656448