A Formação Permanente de Professores na Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos: uma análise sobre concepções divulgadas nos documentos oficiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Fabiana Lopes [UNIFESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/11600/67917
Resumo: O presente estudo buscou analisar as concepções contidas em dois dos principais documentos oficiais da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos sobre formação permanente de professores. O objetivo deste trabalho, ao identificar aspectos sobre as concepções de formação permanente da rede, a partir do conhecimento e estruturação desses princípios norteadores presentes nos documentos e contribuir com o debate sobre o tema. Para tanto, adotou-se como referencial teórico autores que investigam sobre o tema há alguns anos como Mizukami (2002), Candau (1996), Gatti (2008), Imbernón (2009), Libâneo (2007) e Nóvoa (1992). Para análise dos documentos oficiais escolhidos para esse estudo contamos com as contribuições de Ludke (2008), além dos pressupostos de análise documental presentes na pesquisa de investigação de Calado (2011) e Sá-Silva (2011). Nessa perspectiva, o conteúdo analisado foi organizado em cinco categorias com o objetivo de explicitar de forma mais rigorosa as concepções contidas nesses documentos sobre formação permanente. Identificou-se, de um modo geral, que há certo distanciamento entre as bases teóricas sobre formação norteadoras desses documentos e as práticas anunciadas no Programa de Formação da rede municipal de Guarulhos.
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