Jogos e o ensino de história: concepção de tempo histórico em Quissama - o império das capoeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Heitor de Paula
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/71287
Resumo: Este trabalho debruça-se sobre o uso do jogo de tabuleiro nas aulas de História do Ensino Fundamental II, como material didático para desenvolver conceitos de temporalidade e contribuir para que as aulas se tornem mais significativas aos alunos. O objeto desta pesquisa é o jogo comercial Quissama: império dos capoeiras. Sua análise foi precedida por uma pesquisa sobre metodologias ativas, uso de jogos na educação e importância do desenvolvimento do pensamento histórico no contexto escolar. A proposta de utilização desse jogo insere-se em uma sequência didática mais ampla, que aprofunda seu potencial.
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spelling Jogos e o ensino de história: concepção de tempo histórico em Quissama - o império das capoeirasGAMES AND HISTORY: CONCEPTION OF HISTORICAL TIME IN QUISSAMA - O IMPÉRIO DOS CAPOEIRASJogo de tabuleiroMedodologia ativaTemporalidadeEnsino de históriaEste trabalho debruça-se sobre o uso do jogo de tabuleiro nas aulas de História do Ensino Fundamental II, como material didático para desenvolver conceitos de temporalidade e contribuir para que as aulas se tornem mais significativas aos alunos. O objeto desta pesquisa é o jogo comercial Quissama: império dos capoeiras. Sua análise foi precedida por uma pesquisa sobre metodologias ativas, uso de jogos na educação e importância do desenvolvimento do pensamento histórico no contexto escolar. A proposta de utilização desse jogo insere-se em uma sequência didática mais ampla, que aprofunda seu potencial.This work focuses on the use of board games in History classes for Middle School, as educational material to develop concepts of temporality and contribute to making classes more meaningful for students. The object of this research is the commercial game Quissama: império dos capoeiras. Its analysis was preceded by a study on active methodologies, the use of games in education, and the importance of developing historical thinking in the school context. The proposal to use this game is part of a broader didactic sequence that explores its potential in depth.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloAlmeida Neto, Antonio Simplicio dehttp://lattes.cnpq.br/4291908233389825http://lattes.cnpq.br/4254319850780992Gomes, Heitor de Paula2024-06-28T16:27:57Z2024-06-28T16:27:57Z2024-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis111 f.application/pdfGOMES, Heitor de Paula. Jogos e o ensino de história: concepção de tempo histórico em Quissama - O Império dos capoeiras. 2024. 111 f. UNIFESP, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Guarulhos, 2024https://hdl.handle.net/11600/71287porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-06-28T13:28:01Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/71287Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652024-06-28T13:28:01Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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