Efeitos Genotóxicos em Ucides cordatus Expostos a Chumbo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Andre Luiz Alves [UNIFESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61852
Resumo: Os manguezais são importanteS ecossistemas costeiros que favorecem o acúmulo de metais e outros contaminantes. No entanto, as espécies podem se tornar mais ou menos tolerantes quando submetidas a um contaminante por determinado período, perfazendo-se de uma aclimatação fisiológica obtida durante a vida ou de seleção genética. Nos manguezais contaminados de Cubatão (SP), existem significativas evidências que a espécie Ucides cordatus (caranguejo-uçá) tenha conseguido desenvolver uma maior tolerância aos contaminantes, principalmente ao metal chumbo. Assim, o objetivo do projeto é avaliar danos genotóxicos fixados (micronúcleo) em espécimes de U. cordatus oriundos de Cubatão em comparação a espécimes residentes da Juréia expostos a chumbo. Para tanto, dois experimentos foram realizados, expondo os animais (provenientes dos manguezais de Cubatão e da Juréia-Itatins), ao metal por or 28 dias. Durante o período que foram expostos, em intervalos de 7 dias, foi analisado a frequência de micronúcleo em eritrócito. Os resultados obtidos demonstram que os animais de Cubatão foram menos suscetíveis aos danos genotóxicos. Também se observou que a concentração de Pb prevista pela Resolução CONAMA foi capaz de gerar danos em DNA a partir de 7 dias de exposição.
id UFSP_ad1234782abda09aae1f808961cb88f1
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/61852
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Efeitos Genotóxicos em Ucides cordatus Expostos a ChumboEcotoxicologiaManguezaisCaranguejo uçaOs manguezais são importanteS ecossistemas costeiros que favorecem o acúmulo de metais e outros contaminantes. No entanto, as espécies podem se tornar mais ou menos tolerantes quando submetidas a um contaminante por determinado período, perfazendo-se de uma aclimatação fisiológica obtida durante a vida ou de seleção genética. Nos manguezais contaminados de Cubatão (SP), existem significativas evidências que a espécie Ucides cordatus (caranguejo-uçá) tenha conseguido desenvolver uma maior tolerância aos contaminantes, principalmente ao metal chumbo. Assim, o objetivo do projeto é avaliar danos genotóxicos fixados (micronúcleo) em espécimes de U. cordatus oriundos de Cubatão em comparação a espécimes residentes da Juréia expostos a chumbo. Para tanto, dois experimentos foram realizados, expondo os animais (provenientes dos manguezais de Cubatão e da Juréia-Itatins), ao metal por or 28 dias. Durante o período que foram expostos, em intervalos de 7 dias, foi analisado a frequência de micronúcleo em eritrócito. Os resultados obtidos demonstram que os animais de Cubatão foram menos suscetíveis aos danos genotóxicos. Também se observou que a concentração de Pb prevista pela Resolução CONAMA foi capaz de gerar danos em DNA a partir de 7 dias de exposição.Universidade Federal de São PauloPereira, Camilo Dias Seabra [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/4298143669596994http://lattes.cnpq.br/5334629245157394Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Mendes, Andre Luiz Alves [UNIFESP]2021-09-05T22:34:55Z2021-09-05T22:34:55Z2017-12-17info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion32 f.application/pdfMENDES, Andre Luiz Alves. Efeitos Genotóxicos em Ucides cordatus Expostos a Chumbo. 2017. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar) - Instituto do Mar, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2017.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61852porSantosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-02T14:08:06Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/61852Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-02T14:08:06Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos Genotóxicos em Ucides cordatus Expostos a Chumbo
title Efeitos Genotóxicos em Ucides cordatus Expostos a Chumbo
spellingShingle Efeitos Genotóxicos em Ucides cordatus Expostos a Chumbo
Mendes, Andre Luiz Alves [UNIFESP]
Ecotoxicologia
Manguezais
Caranguejo uça
title_short Efeitos Genotóxicos em Ucides cordatus Expostos a Chumbo
title_full Efeitos Genotóxicos em Ucides cordatus Expostos a Chumbo
title_fullStr Efeitos Genotóxicos em Ucides cordatus Expostos a Chumbo
title_full_unstemmed Efeitos Genotóxicos em Ucides cordatus Expostos a Chumbo
title_sort Efeitos Genotóxicos em Ucides cordatus Expostos a Chumbo
author Mendes, Andre Luiz Alves [UNIFESP]
author_facet Mendes, Andre Luiz Alves [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Camilo Dias Seabra [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/4298143669596994
http://lattes.cnpq.br/5334629245157394
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Andre Luiz Alves [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ecotoxicologia
Manguezais
Caranguejo uça
topic Ecotoxicologia
Manguezais
Caranguejo uça
description Os manguezais são importanteS ecossistemas costeiros que favorecem o acúmulo de metais e outros contaminantes. No entanto, as espécies podem se tornar mais ou menos tolerantes quando submetidas a um contaminante por determinado período, perfazendo-se de uma aclimatação fisiológica obtida durante a vida ou de seleção genética. Nos manguezais contaminados de Cubatão (SP), existem significativas evidências que a espécie Ucides cordatus (caranguejo-uçá) tenha conseguido desenvolver uma maior tolerância aos contaminantes, principalmente ao metal chumbo. Assim, o objetivo do projeto é avaliar danos genotóxicos fixados (micronúcleo) em espécimes de U. cordatus oriundos de Cubatão em comparação a espécimes residentes da Juréia expostos a chumbo. Para tanto, dois experimentos foram realizados, expondo os animais (provenientes dos manguezais de Cubatão e da Juréia-Itatins), ao metal por or 28 dias. Durante o período que foram expostos, em intervalos de 7 dias, foi analisado a frequência de micronúcleo em eritrócito. Os resultados obtidos demonstram que os animais de Cubatão foram menos suscetíveis aos danos genotóxicos. Também se observou que a concentração de Pb prevista pela Resolução CONAMA foi capaz de gerar danos em DNA a partir de 7 dias de exposição.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-17
2021-09-05T22:34:55Z
2021-09-05T22:34:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENDES, Andre Luiz Alves. Efeitos Genotóxicos em Ucides cordatus Expostos a Chumbo. 2017. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar) - Instituto do Mar, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2017.
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61852
identifier_str_mv MENDES, Andre Luiz Alves. Efeitos Genotóxicos em Ucides cordatus Expostos a Chumbo. 2017. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar) - Instituto do Mar, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2017.
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 32 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Santos
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268440776540160