As Histórias em Quadrinhos no ensino da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Luiza Ribeiro da [UNIFESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/71252
Resumo: Este trabalho visou concatenar a importância das Histórias em Quadrinhos (HQs) com o ensino da matemática, respaldando-se no letramento matemático e importância da contextualização. A metodologia dispôs de pesquisa de cunho teórico que se apoia na análise documental, desse modo, contou com levantamento bibliográfico, análise de livros didáticos (LD), como também, a elaboração de uma História em Quadrinhos sobre Função exponencial e Matemática financeira seguida de uma proposta de aplicação. Além disso, almejou-se, a questão da categorização dos quadrinhos, classificações de acordo com seus respectivos objetivos pedagógicos, expondo a necessidade de uma nova categoria de contextualização, de modo a agregar, principalmente, para com o ensino da matemática visando a aprendizagem significativa por parte discente. As Histórias em Quadrinhos, bem como, gêneros semelhantes, estão trivialmente presentes na sociedade contemporânea, posto isso, nota-se forte familiaridade dos alunos para com os quadrinhos, tornando-os um recurso pedagógico em potencial para serem utilizados em sala de aula. Para, além disso, a possibilidade de trabalhar temas diversos, o lúdico e a catarse viabilizam, também, o letramento matemático, foco da pesquisa. Concomitante a isso, a dissertação contou com a apresentação dos indicadores do letramento matemático, correlacionando-o com a alfabetização científica (AC) e, também, destacando e evidenciando sua presença através do levantamento desses indicadores em Histórias em Quadrinhos encontradas em livros didáticos. Portanto, as Histórias em Quadrinhos e suas características no ensino da matemática podem auxiliar na promoção do letramento matemático, além de serem indispensáveis na atualidade, colaborando para a construção de um ambiente de aprendizagem divertido, possibilitando a quebra do pensamento de que aprender matemática depende de um processo mecânico.
id UFSP_ad96473c7b6d771fe4a790dbe39537c3
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/71252
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling As Histórias em Quadrinhos no ensino da matemáticaComic books in mathematics teachingHistórias em QuadrinhosLetramento MatemáticoContextualizaçãoLivro didáticoAlfabetização científicaComic’s booksMathematical literacyContextualizationDidactic bookScientific literacyEste trabalho visou concatenar a importância das Histórias em Quadrinhos (HQs) com o ensino da matemática, respaldando-se no letramento matemático e importância da contextualização. A metodologia dispôs de pesquisa de cunho teórico que se apoia na análise documental, desse modo, contou com levantamento bibliográfico, análise de livros didáticos (LD), como também, a elaboração de uma História em Quadrinhos sobre Função exponencial e Matemática financeira seguida de uma proposta de aplicação. Além disso, almejou-se, a questão da categorização dos quadrinhos, classificações de acordo com seus respectivos objetivos pedagógicos, expondo a necessidade de uma nova categoria de contextualização, de modo a agregar, principalmente, para com o ensino da matemática visando a aprendizagem significativa por parte discente. As Histórias em Quadrinhos, bem como, gêneros semelhantes, estão trivialmente presentes na sociedade contemporânea, posto isso, nota-se forte familiaridade dos alunos para com os quadrinhos, tornando-os um recurso pedagógico em potencial para serem utilizados em sala de aula. Para, além disso, a possibilidade de trabalhar temas diversos, o lúdico e a catarse viabilizam, também, o letramento matemático, foco da pesquisa. Concomitante a isso, a dissertação contou com a apresentação dos indicadores do letramento matemático, correlacionando-o com a alfabetização científica (AC) e, também, destacando e evidenciando sua presença através do levantamento desses indicadores em Histórias em Quadrinhos encontradas em livros didáticos. Portanto, as Histórias em Quadrinhos e suas características no ensino da matemática podem auxiliar na promoção do letramento matemático, além de serem indispensáveis na atualidade, colaborando para a construção de um ambiente de aprendizagem divertido, possibilitando a quebra do pensamento de que aprender matemática depende de um processo mecânico.This work aimed to catenate the importance of the Comic’s Books with the mathematical teaching, leaning on mathematics literacy and importance of contextualization. The method disposed of a theoretical research that is based on document analysis, although, counted on a biographical survey, didactic books analysis, as also, formulation of the Comic’s Books about exponential function and financial mathematics followed by application proposal. Furthermore, coveted, the question by categorization of Comic’s Books, placing the agreement with your respective pedagogical objective, requirement exposing about one new contextualization category, in order to add, mainly, over the mathematical teaching aiming the learning meaningful by the student part. The Comic’s Books, well as, similar genres, so trivially contemporary society, post that, is noted the strong familiarity by the students to the Comic’s Books, turning them a resource pedagogical potential to be used on the classroom. Furthermore, the possibility to work in several themes, the ludic and catharsis enable, as well, by mathematic literacy, research focus. Concomitant to that, the dissertation counts with the introduction by the indicators of mathematical literacy, correlating with the scientific literacy and, as well as, highlighting evidencing your presence by the survey of these indicators on the Comic’s Books found in didactic books. Therefore, the Comic’s Books and yours characteristics on the mathematical teaching can help on the rise with the mathematical literacy, besides of being indispensable at the nowadays cooperate to the build of funny learning environment, making possible the though break that learn mathematic depends of a mechanical process.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Federal de São PauloTestoni, Leonardo André [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/1385972728034443Silva, Ana Luiza Ribeiro da [UNIFESP]2024-06-25T12:43:57Z2024-06-25T12:43:57Z2024-02-28info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion101 f.application/pdfSILVA, Ana Luiza Ribeiro da. As histórias em quadrinhos no ensino da matemática. 2024. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2024.https://hdl.handle.net/11600/71252engDiademainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-14T01:10:05Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/71252Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-14T01:10:05Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As Histórias em Quadrinhos no ensino da matemática
Comic books in mathematics teaching
title As Histórias em Quadrinhos no ensino da matemática
spellingShingle As Histórias em Quadrinhos no ensino da matemática
Silva, Ana Luiza Ribeiro da [UNIFESP]
Histórias em Quadrinhos
Letramento Matemático
Contextualização
Livro didático
Alfabetização científica
Comic’s books
Mathematical literacy
Contextualization
Didactic book
Scientific literacy
title_short As Histórias em Quadrinhos no ensino da matemática
title_full As Histórias em Quadrinhos no ensino da matemática
title_fullStr As Histórias em Quadrinhos no ensino da matemática
title_full_unstemmed As Histórias em Quadrinhos no ensino da matemática
title_sort As Histórias em Quadrinhos no ensino da matemática
author Silva, Ana Luiza Ribeiro da [UNIFESP]
author_facet Silva, Ana Luiza Ribeiro da [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Testoni, Leonardo André [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/1385972728034443
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Luiza Ribeiro da [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Histórias em Quadrinhos
Letramento Matemático
Contextualização
Livro didático
Alfabetização científica
Comic’s books
Mathematical literacy
Contextualization
Didactic book
Scientific literacy
topic Histórias em Quadrinhos
Letramento Matemático
Contextualização
Livro didático
Alfabetização científica
Comic’s books
Mathematical literacy
Contextualization
Didactic book
Scientific literacy
description Este trabalho visou concatenar a importância das Histórias em Quadrinhos (HQs) com o ensino da matemática, respaldando-se no letramento matemático e importância da contextualização. A metodologia dispôs de pesquisa de cunho teórico que se apoia na análise documental, desse modo, contou com levantamento bibliográfico, análise de livros didáticos (LD), como também, a elaboração de uma História em Quadrinhos sobre Função exponencial e Matemática financeira seguida de uma proposta de aplicação. Além disso, almejou-se, a questão da categorização dos quadrinhos, classificações de acordo com seus respectivos objetivos pedagógicos, expondo a necessidade de uma nova categoria de contextualização, de modo a agregar, principalmente, para com o ensino da matemática visando a aprendizagem significativa por parte discente. As Histórias em Quadrinhos, bem como, gêneros semelhantes, estão trivialmente presentes na sociedade contemporânea, posto isso, nota-se forte familiaridade dos alunos para com os quadrinhos, tornando-os um recurso pedagógico em potencial para serem utilizados em sala de aula. Para, além disso, a possibilidade de trabalhar temas diversos, o lúdico e a catarse viabilizam, também, o letramento matemático, foco da pesquisa. Concomitante a isso, a dissertação contou com a apresentação dos indicadores do letramento matemático, correlacionando-o com a alfabetização científica (AC) e, também, destacando e evidenciando sua presença através do levantamento desses indicadores em Histórias em Quadrinhos encontradas em livros didáticos. Portanto, as Histórias em Quadrinhos e suas características no ensino da matemática podem auxiliar na promoção do letramento matemático, além de serem indispensáveis na atualidade, colaborando para a construção de um ambiente de aprendizagem divertido, possibilitando a quebra do pensamento de que aprender matemática depende de um processo mecânico.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-06-25T12:43:57Z
2024-06-25T12:43:57Z
2024-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Ana Luiza Ribeiro da. As histórias em quadrinhos no ensino da matemática. 2024. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2024.
https://hdl.handle.net/11600/71252
identifier_str_mv SILVA, Ana Luiza Ribeiro da. As histórias em quadrinhos no ensino da matemática. 2024. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2024.
url https://hdl.handle.net/11600/71252
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 101 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Diadema
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268335428206592