Mudanças no cotidiano das crianças durante o período de pandemia da COVID 19 e repercussões no desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brassolatti, Beatriz Marino [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68686
Resumo: A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou em março de 2020 o início de uma pandemia causada pelo Coronavírus, vírus que provoca uma doença infecciosa chamada COVID-19 e afeta os pulmões. Como uma das medidas preventivas para conter a doença foi adotado o isolamento social, que trouxe muitas mudanças na vida de diversos grupos sociais, uma vez que as atividades foram restritas e as pessoas precisaram se recolher em suas casas, sendo necessário substituir e alterar algumas atividades cotidianas. No caso das crianças, as atividades de lazer sofreram restrição, as aulas passaram para o formato online, ficaram mais tempo expostas a telas, o ciclo social ficou limitado às pessoas que moravam na mesma casa e o medo de contaminação e a incerteza sobre o futuro se tornaram presentes em seu cotidiano. Portanto, posto que a infância é marcada por um importante período de desenvolvimento e quaisquer interferências nessa fase podem repercutir na vida adulta, é imprescindível investigar como essas mudanças podem influenciar no desenvolvimento infantil a fim de amenizar os prejuízos e planejar ações de cuidado à saúde das crianças. Objetivo: Identificar estudos que discutem sobre as mudanças no cotidiano de crianças de 0 a 12 anos durante a pandemia da COVID-19 e refletir sobre possíveis repercussões no desenvolvimento. Metodologia: Este estudo se caracteriza como uma revisão integrativa de artigos publicados entre 2020 e abril de 2023 para responder a questão "Quais são as consequências do isolamento social decorrente da pandemia de COVID-19 no desenvolvimento infantil?” por meio dos descritores “desenvolvimento infantil”, “pandemia” “isolamento social”, “social isolation” e “child development” . A pesquisa foi feita nas bases de dados PubMed, Web of Science, CAPES e SciELO. Resultados e discussão: Foram encontrados 22 artigos obedecendo os critérios de inclusão e exclusão, sendo que a maioria foi resultado de pesquisa e utilizou como método a aplicação de questionários online. Foi possível notar que o isolamento social trouxe prejuízos a diversas esferas que envolvem desenvolvimento infantil, como contexto familiar, saúde mental, neurodesenvolvimento, brincar e educação. Conclusão: Diferente do que acreditavam no início da pandemia, as crianças foram um público muito afetado pelo contexto de pandemia da COVID-19 e apresentou alguns atrasos no desenvolvimento por conta das restrições vividas durante o período de isolamento social. Mais estudos são necessários para compreender os reais impactos desse contexto no desenvolvimento infantil.
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