Pedro Américo e a Exposição Geral de 1884: pintura histórica religiosa e orientalismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7370545 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52725 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo o estudo de três pinturas conservadas no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro: Davi e Abizag (1879), Judite e Holofernes (1880) e Moisés e Jocabed (1884), realizadas pelo pintor Pedro Américo (1843-1905). Tais pinturas representam cenas do Antigo Testamento e foram expostas em 1884 na 26ª Exposição Geral organizada pela Academia Imperial de Belas Artes no Rio de Janeiro. As obras foram analisadas em suas concepções formais e temáticas, enfatizando a distinção entre pintura histórica e pintura religiosa, as modificações nessas representações ocasionadas pelo orientalismo durante o século XIX e a permeabilidade entre o gênero da pintura histórica e os “gêneros menores”. Tentou-se compreender o lugar dessas pinturas no conjunto da obra de Pedro Américo e sua relação com as telas de outros artistas do mesmo período, em âmbito nacional e internacional, interpretando-as no contexto artístico em que foram produzidas e analisando a fortuna crítica que originaram. Essa pesquisa contou, por meio de uma bolsa de mestrado, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), processo FAPESP 16/01908-4; e com uma bolsa de estágio de pesquisa no exterior (BEPE-FAPESP) por um período de 5 meses na Université Paris 8 – Saint Denis, processo FAPESP 17/08424-5. |
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