Relação entre habilidades de decodificação em leitura e espessura cortical em uma população não clínica de escolares de 7 a 10 anos de idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Del' Aquilla, Marco Antonio Gomes [UNIFESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2575380
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Resumo: A leitura é um processo complexo que envolve a capacidade de acessar o sistema de linguagem a partir de estímulos visuais e demanda um aprendizado de associação das letras com os sons da fala. O envolvimento de diversas áreas cerebrais para realização dessas atividades tem sido objeto de várias e importantes pesquisas nas últimas décadas. Objetivos: O presente estudo tem como proposta principal analisar uma amostra de estudantes brasileiros de 6,96 a 9,9 anos de idade, submetidos ao Teste de Desempenho Escolar (TDE), em seu componente de desempenho de leitura, e exames de ressonância magnética estrutural (RM) para avaliar a integridade anatômica da área de Broca em uma população não clínica de crianças classificadas como bons leitores ou como maus leitores. Método: Para tanto, uma amostra de 137 indivíduos, de ambos os gêneros, monolíngües, falantes nativos de português, destros e sem diagnóstico prévio de deficiência relacionada ao desenvolvimento de linguagem e risco ou doença psiquiátrica, e QI estimado > 70. Resultados: Nossos resultados mostram que o grupo de crianças classificadas como maus leitores apresentou uma redução volumétrica, sem apresentar diferenças de espessura cortical, nas regiões do pars triangularis e pars opercularis, sub-regiões da área de Broca, quando comparado com o grupo classificado como bons leitores. Conclusão: Embora haja a necessidade de se interpretar os resultados levando-se em conta que a faixa etária da amostra encontra-se em um período sensível e intenso de remodelagem cortical os presentes achados sugerem que reduções volumétricas na área de Broca estão associadas a um fraco desempenho em tarefas de decodificação no processo de leitura.
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Objetivos: O presente estudo tem como proposta principal analisar uma amostra de estudantes brasileiros de 6,96 a 9,9 anos de idade, submetidos ao Teste de Desempenho Escolar (TDE), em seu componente de desempenho de leitura, e exames de ressonância magnética estrutural (RM) para avaliar a integridade anatômica da área de Broca em uma população não clínica de crianças classificadas como bons leitores ou como maus leitores. Método: Para tanto, uma amostra de 137 indivíduos, de ambos os gêneros, monolíngües, falantes nativos de português, destros e sem diagnóstico prévio de deficiência relacionada ao desenvolvimento de linguagem e risco ou doença psiquiátrica, e QI estimado > 70. Resultados: Nossos resultados mostram que o grupo de crianças classificadas como maus leitores apresentou uma redução volumétrica, sem apresentar diferenças de espessura cortical, nas regiões do pars triangularis e pars opercularis, sub-regiões da área de Broca, quando comparado com o grupo classificado como bons leitores. Conclusão: Embora haja a necessidade de se interpretar os resultados levando-se em conta que a faixa etária da amostra encontra-se em um período sensível e intenso de remodelagem cortical os presentes achados sugerem que reduções volumétricas na área de Broca estão associadas a um fraco desempenho em tarefas de decodificação no processo de leitura. Reading is a complex process that involves the ability to access the language system from visual stimuli and demand learning about associations between letters and speech sounds. The involvement of several brain areas to carry out these activities has been the subject of several important researches in recent decades. Aim: This study has as main purpose to analyze a sample of Brazilian students from 6.96 to 9.9 years of age, submitted to the Academic Performance Test (TDE) in their reading performance component, and structural magnetic resonance images (MRI) to assess the anatomical integrity of Broca's area in a non-clinical children population classified as good or poor readers. Method: For this purpose, a sample of 137 both genders individuals; monolingual, Portuguese native speakers, all right-handed, no previous diagnosis of disabilities related to language development and risk or psychiatric illness, and estimated IQ> 70. Results: Our results show that the group classified as poor readers have presented volumetric reduction in pars triangularis and pars opercularis regions, sub-regions of Broca's area, when compared to the group classified as good readers. No cortical thickness differences were found for this area. Prospective studies of neuroimaging examining the trajectories of neurodevelopment and its association with the acquisition of reading can be especially illuminating. Conclusion: Although being necessary to interpret the results taking into account the age of the samples lying in a sensitive and intensive period of cortical remodeling, our findings suggest that volumetric reduction in Broca's area are associated with poor performance in decoding tasks of reading process.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Lacerda, Acioly Luiz Tavares de [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/9732472446053745http://lattes.cnpq.br/7954069896664377Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Del' Aquilla, Marco Antonio Gomes [UNIFESP]2018-07-30T11:44:57Z2018-07-30T11:44:57Z2015-11-13info:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion106 f.application/pdfhttps://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2575380DEL' AQUILLA, Marco Antonio Gomes. Relação entre habilidades de decodificação em leitura e espessura cortical em uma população não clínica de escolares de 7 a 10 anos de idade. 2015. 106 f. Tese (Doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2015.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/47684porSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-09-11T14:46:17Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/47684Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-09-11T14:46:17Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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