Modelagem GARCH e aplicação para cálculo do VAR de ativos financeiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luiz Henrique Alves [UNIFESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60738
Resumo: O intuito deste trabalho é o de construir modelos robustos de cálculo do Value at Risk (VaR), valendo-se da abordagem que considera a volatilidade condicional (utilizando modelo GARCH) e a que não considera (histórico), para o principal índice da bolsa de valores, Ibovespa, e para as ações da empresa seguradora SulAmerica (SULA11), considerando-a como um referencial para o seu setor. Desse modo, foram feitos os modelos para os horizontes de 1, 10 e 30 dias, utilizando os log-retornos dos ativos compreendidos entre 26 de abril de 2018 e 18 de janeiro de 2020. Feitos os testes estatísticos necessários, foi calculado o VaR para ambos os ativos a partir do modelo GARCH (1,1), além do VaR histórico. Os resultados mostram que a metodologia que considera a heterocedasticidade condicional se ajusta melhor às séries de retornos dos ativos, provando mais eficiente do que a abordagem histórica. Ainda, mais propriamente sobre as particularidades entre IBOV e SULA11, constatou-se que a empresa possui um nível de risco maior do que a média de mercado (representada pelo índice), sendo um agregador de risco para carteiras equilibradas ou coladas no Ibovespa. Destacamos também a importância dos cálculos para o gerenciamento de riscos das empresas no geral, tomadas de decisão e para a sustentabilidade do sistema financeiro.
id UFSP_b12a7b200b5ab6829b7e59936b86ffe6
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/60738
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Modelagem GARCH e aplicação para cálculo do VAR de ativos financeirosValor em Risco, volatilidade condicional, mercado financeiro, GARCH, gerenciamento de riscos.O intuito deste trabalho é o de construir modelos robustos de cálculo do Value at Risk (VaR), valendo-se da abordagem que considera a volatilidade condicional (utilizando modelo GARCH) e a que não considera (histórico), para o principal índice da bolsa de valores, Ibovespa, e para as ações da empresa seguradora SulAmerica (SULA11), considerando-a como um referencial para o seu setor. Desse modo, foram feitos os modelos para os horizontes de 1, 10 e 30 dias, utilizando os log-retornos dos ativos compreendidos entre 26 de abril de 2018 e 18 de janeiro de 2020. Feitos os testes estatísticos necessários, foi calculado o VaR para ambos os ativos a partir do modelo GARCH (1,1), além do VaR histórico. Os resultados mostram que a metodologia que considera a heterocedasticidade condicional se ajusta melhor às séries de retornos dos ativos, provando mais eficiente do que a abordagem histórica. Ainda, mais propriamente sobre as particularidades entre IBOV e SULA11, constatou-se que a empresa possui um nível de risco maior do que a média de mercado (representada pelo índice), sendo um agregador de risco para carteiras equilibradas ou coladas no Ibovespa. Destacamos também a importância dos cálculos para o gerenciamento de riscos das empresas no geral, tomadas de decisão e para a sustentabilidade do sistema financeiro.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloLucas, Edimilson Costa [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/1874057539542352Silva, Luiz Henrique Alves [UNIFESP]2021-03-24T22:08:18Z2021-03-24T22:08:18Z2021-02-25info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion31application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60738porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-09T23:18:35Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/60738Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-09T23:18:35Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem GARCH e aplicação para cálculo do VAR de ativos financeiros
title Modelagem GARCH e aplicação para cálculo do VAR de ativos financeiros
spellingShingle Modelagem GARCH e aplicação para cálculo do VAR de ativos financeiros
Silva, Luiz Henrique Alves [UNIFESP]
Valor em Risco, volatilidade condicional, mercado financeiro, GARCH, gerenciamento de riscos.
title_short Modelagem GARCH e aplicação para cálculo do VAR de ativos financeiros
title_full Modelagem GARCH e aplicação para cálculo do VAR de ativos financeiros
title_fullStr Modelagem GARCH e aplicação para cálculo do VAR de ativos financeiros
title_full_unstemmed Modelagem GARCH e aplicação para cálculo do VAR de ativos financeiros
title_sort Modelagem GARCH e aplicação para cálculo do VAR de ativos financeiros
author Silva, Luiz Henrique Alves [UNIFESP]
author_facet Silva, Luiz Henrique Alves [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lucas, Edimilson Costa [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/1874057539542352
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luiz Henrique Alves [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Valor em Risco, volatilidade condicional, mercado financeiro, GARCH, gerenciamento de riscos.
topic Valor em Risco, volatilidade condicional, mercado financeiro, GARCH, gerenciamento de riscos.
description O intuito deste trabalho é o de construir modelos robustos de cálculo do Value at Risk (VaR), valendo-se da abordagem que considera a volatilidade condicional (utilizando modelo GARCH) e a que não considera (histórico), para o principal índice da bolsa de valores, Ibovespa, e para as ações da empresa seguradora SulAmerica (SULA11), considerando-a como um referencial para o seu setor. Desse modo, foram feitos os modelos para os horizontes de 1, 10 e 30 dias, utilizando os log-retornos dos ativos compreendidos entre 26 de abril de 2018 e 18 de janeiro de 2020. Feitos os testes estatísticos necessários, foi calculado o VaR para ambos os ativos a partir do modelo GARCH (1,1), além do VaR histórico. Os resultados mostram que a metodologia que considera a heterocedasticidade condicional se ajusta melhor às séries de retornos dos ativos, provando mais eficiente do que a abordagem histórica. Ainda, mais propriamente sobre as particularidades entre IBOV e SULA11, constatou-se que a empresa possui um nível de risco maior do que a média de mercado (representada pelo índice), sendo um agregador de risco para carteiras equilibradas ou coladas no Ibovespa. Destacamos também a importância dos cálculos para o gerenciamento de riscos das empresas no geral, tomadas de decisão e para a sustentabilidade do sistema financeiro.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-24T22:08:18Z
2021-03-24T22:08:18Z
2021-02-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60738
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 31
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268461535199232